Como Fazer uma Pesquisa de Mercado de Produto ou Serviço em 2019

Como fazer uma pesquisa de mercado passo a passo
A pesquisa de mercado tem diferentes funções, conhecer o consumidor, validar um produto ou serviço e até mesmo entender como as pessoas enxergam a marca.

Aprender como fazer uma pesquisa de mercado é fundamental no sucesso do seu negócio, impedindo de vir à falência e até mesmo aumentando as chances de sucesso. Veja como fazer uma pesquisa de mercado agora mesmo!

Certamente já ouviu falar da importância de fazer uma pesquisa de mercado diversas vezes, mas a questão é: você realmente sabe como fazer uma pesquisa de mercado?

Jovens empreendedores costumam cometer erros grotescos ao montar um negócio, e o principal deles é a falta de uma pesquisa de mercado.


Perceba que, de nada adianta lançar um novo negócio se não tiver demanda para o produto ou serviço, oferecer de forma errônea ou a concorrência ser tão esmagadora que acabará com suas chances de sucesso nos primeiros 2 a 3 meses.

Juntamente com a pesquisa de mercado, ou até mesmo podendo ser considerada parte, você deve executar um plano de negócios. Sobre o assunto, temos alguns posts relacionados:

Está pronto para começar a estudar o seu mercado de atuação e fazer uma excelente pesquisa de mercado? Aproveite!

Passo a Passo para Fazer uma Pesquisa de Mercado

A pesquisa de mercado deve ser feita em etapas, iniciando pela definição do público alvo e o objetivo de se fazer o estudo.

700 Ideias de Negócios

Se você tem dúvidas ou sequer tem ideia de como começar a pesquisa de mercado para o seu negócio, abaixo separamos um passo a passo completo com tudo que precisa para executar uma pesquisa de mercado profissional:

1. Defina o Público-Alvo e Objetivos da Pesquisa de Mercado

Sempre quando você for criar um planejamento estratégico ou uma pesquisa de mercado, é necessário (leia-se: obrigatório) ter definido quem é o seu público alvo e o porquê de se fazer aquele documento.

Para descobrir o público-alvo crie a buyer persona, a qual corresponde ao tipo de cliente “perfeito”, àquele que adquire seus produtos/serviços. Para descobrir, faça perguntas do tipo:

  • Qual é a idade do público que consome meu produto?
  • Faixa etária?
  • Renda mensal?
  • Hábitos;
  • Meios de comunicação que utilizam;
  • Quem influencia sua opinião?
  • Possuem filhos?
  • Hobbies;
  • Etc.

Lembre-se de ter o objetivo da sua pesquisa de mercado bem estabelecido, por exemplo: colher informações sobre o perfil do consumidor, informações para uma futura propaganda ou até mesmo para o lançamento de um produto no mercado.

É comum e recomendável empresas antes de lançar produtos ou serviços fazer uma pesquisa de mercado em menor escala, assim pode-se coletar informações dos consumidores e até verificar se o produto vende, ROI e gastos por aquisição de cliente.

2. Forma de Coleta de Dados

Neste momento deverá estabelecer a forma que obterá os dados, podendo ser secundária ou primária.

  • Dados Secundários: os dados secundários são aqueles que podem ser reunidos ou no sistema interno da empresa ou em fontes externas de fácil acesso, como é o caso do IBGE (ótimo), PNAD, IPEA, entre outros órgãos com informações crédulas.
  • Dados Primários: são dados que não estão disponíveis, é preciso coletá-los. Como exemplo pode ser citada a entrevista/enquete/questionário nas ruas.

3. Método de Pesquisa de Mercado

Qual será o tipo de pesquisa de mercado que fará? Qualitativa ou quantitativa? Vamos conhecer cada uma:

Pesquisa de Mercado Qualitativa

A pesquisa de mercado qualitativa tem caráter exploratório, elaborando conceitos e formas de fazer com que o entrevistado exponha suas considerações livremente e, com base nas informações, o condutor tirará as devidas conclusões.

Como fazer uma pesquisa de mercado passo a passo
A pesquisa de mercado pode ser qualitativa ou quantitativa, isso dependerá do objetivo e as informações a serem obtidas.

O preceito básico da pesquisa qualitativa é que não se pode mensurar, é levado em consideração cada informação.

Normalmente são pesquisas que se tratam de fatores subjetivos, como é o caso de uma pesquisa de mercado qualitativa para descobrir os principais motivos de os consumidores apresentarem objeções quanto a um serviço/produto.

As causas serão diversas, é preciso que o especialista observe e faça um acompanhamento de perto.

Pesquisa Quantitativa

Já a pesquisa quantitativa é facilmente quantificada. Quer um exemplo clássico? A proporção entre homem x mulher que compra determinado produto ou utiliza o serviço.

Esses dados são obtidos através de pesquisa de mercado quantitativa, não se leva em questões os fatores subjetivos, tão somente a compra e quem comprou.

4. Definição da Amostra Que Fará Parte da Pesquisa de Mercado

Quem será entrevistado? Esta é a questão do ponto 4. Você deve decidir quais serão as pessoas/grupos que irão compor a amostra.

Nesta etapa da pesquisa de mercado observe qual é o método escolhido (qualitativo ou quantitativo).

Quando for realizar uma pesquisa de mercado qualitativa “escolherá” a parcela de amostra conforme a identificação de perfil.

Por exemplo, pessoas de X a Z idade, sexo tal, com renda aproximada de Y, hábitos Z e etc. Mesmo que sejam apenas 20 pessoas, será suficiente, pois você trabalhará critérios mais subjetivos.

A pesquisa quantitativa utiliza muito a amostragem, na verdade, é uma das formas mais conhecidas. Neste caso, alguns pontos:

  • Tamanho da população: Quão grande será a população? Proporcional será o tamanho da amostra, por isso, o ideal é conseguir estipular quem será o público-alvo, até mesmo para diminuir a quantidade de pessoas que serão alvos da pesquisa de mercado;
  • Erro Amostral: Você já deve ter se deparado com o erro amostral, é aquele famoso (podendo variar para mais ou para menos em X%). Normalmente, o erro amostral tem margem de 5% em uma pesquisa de mercado, mas não leve isto como “regra”, pois depende do tipo de produto/negócio escolhido.
  • Distribuição de Pessoas: Dependendo da pesquisa de mercado poderá optar por uma parcela maior ou menor de distribuição de pessoas. Ou seja, quanto mais próximas das “características” forem as pessoas, menor será a amostragem. Por exemplo, uma pesquisa de mercado com um público de 70 a 85 anos e que morem com os filhos ainda, exigirá menos amostragem (quantidade de pessoas), contrário se for uma pesquisa para saber quanto as mulheres gastam com produtos de beleza, isso exigirá, talvez, uma cidade inteira.
  • Nível de Confiança: O nível de confiança dentro de uma pesquisa de mercado é a probabilidade de repetição do mesmo resultado caso sejam realizadas novas pesquisas de mercado (leia-se: muito próximo – idêntico é quase impossível)

Veja a tabela abaixo para compreender melhor o Erro Amostral:

Como fazer uma pesquisa de mercado passo a passo

Dica: se você tiver dúvidas quanto ao grau de homogeneidade da amostragem (pessoas/população) utilize o Split 50/50 (tabela acima), isso repercutirá em um nível maior de confiança.

5. Como Elaborar o Instrumento de Pesquisa de Mercado

O instrumento de pesquisa nada mais é do que o questionário, roteiro ou formulário que será utilizado para obter as informações necessárias e conduzir a pesquisa de mercado.

Normalmente, os instrumentos de pesquisa de mercado mais comum são os Roteiros de Entrevista, Questionários e Formulários de Avaliação.

Vejamos agora como fazer uma pesquisa de mercado elaborando os instrumentos de pesquisa de mercado.

Criação do Instrumento de Pesquisa

O erro mais comum cometido ao fazer uma pesquisa de mercado está na própria elaboração do instrumento e na definição do público-alvo (já tratamos).

Esse erro consiste em iniciar fazendo as perguntas, o que é errado, deve-se pensar primeiro nas informações desejadas. Antes de fazer perguntas, descubra as informações que deseja.

Faça uma lista das informações relevantes para a sua pesquisa de mercado, por exemplo: objeções quanto ao produto, percentual que a pessoa está disposta a gastar com X segmento.

Elaborando o Questionário

Agora que já sabe exatamente as informações que busca é o momento de desenvolver o questionário.

O ideal é criar um questionário com opções de respostas de marcar, pois as descritivas exigirão que os entrevistados tenham muito tempo e boa “vontade”, além disso, respostas descritivas costumam ser bem vindas apenas em avaliações qualitativas.

Para criar perguntas realmente eficientes siga as dicas abaixo:

  • Seja objetivo e claro;
  • Ofereça apenas opções relevantes para a pesquisa de mercado;
  • Limite as perguntas a um passado próximo;
  • Perguntas embaraçosas faça em 3ª pessoa;
  • Forneça instruções antes de iniciar o questionário;
  • Evite questionários longos;
  • Para ter uma resposta mais fiel e concreta, atribua numeração/notas (1 a 10);
  • Perguntas que captam o interesse devem ser realizadas primeiro;
  • Foque sempre as perguntas nas informações que você decidiu serem relevantes;

Faça um Pré-Teste do Questionário

Dificilmente conseguirá desenvolver um questionário “perfeito” já nas primeiras entrevistas, por isso, é importante que se faça um pré-teste.

Assim, use o questionário como teste e aborde algumas pessoas para adaptá-lo.

Ao final da entrevista, faça um pré-teste (não irá contar), avalie as respostas e perceba se existem pontos a serem aperfeiçoados.

6. Aplicando a Pesquisa de Mercado

Depois de realizadas todas as etapas e a sua pesquisa de mercado estiver praticamente pronta é o momento de pô-la em prática, e sim, existem mais alguns aspectos que devem ser levados em consideração.

Nestes pontos estão a forma de abordar as pessoas, horário e data mais propícia, locais que se encontram, forma de obter um maior número de pessoas dispostas a contribuir, qual serão as orientações para que o entrevistado consiga responder corretamente o questionário e até mesmo o treinamento para quem entrevistá-lo.

Para quem deseja abrir seu próprio negócio tem de ler os materiais abaixo!

Agora que já aprendeu como fazer uma pesquisa de mercado, o que acha de por em prática? Comente!

★ Dica Importante!

Qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!



8 COMENTÁRIOS

  1. Estou pretendendo montar uma Auto Elétrica e estou procurando conher mais sobre o assunto e quais as ferramentas utilizadas numa loja desse ramo e quanto custa esse equipamento.

    Palmas/TO, 22/02/2013.

    Fernando Milhomem.

    • Bom dia, eu administro um laboratório de analises clinicas, e estamos querendo abrir uma posto de coleta, sendo que já temos 2, gostaríamos de abrir o terceiro. Estou precisando de ajuda para escolher a região, poderia me auxiliar?

  2. Estou querendo fazer pesquisa de mercado para um amigo, ele pretende abrir uma franquia de açai em uma cidade de 25 mil habitantes acho um pouco arriscado e queria ajuda-lo. So que não sei por onde começar

  3. Boa noite!
    Gostaria de montar um mercadinho de bairro, como fazer uma pesquisa de mercado.
    Tenho como concorrente um mercadinho próximo.
    Será que preciso da pesquisa?

  4. Gostaria de montar um mercadinho /mercearia no bairro onde morro, preciso fazer uma pesquisa ou posso abrir sem a pesquisa de mercado.
    Aqui tem um mini mercado a 2 Km.
    Porém onde quero montar a quantidade de pessoas que passa é muito boa.
    Obrigado!

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