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Veja algumas dicas de marketing para conseguir a fidelidade de um cliente. Conseguido o capital inicial para um investimento e montada a loja ou escritório, chegou a etapa principal: a carta de clientes.
Infelizmente, não dá para simplesmente sair comprando clientes, já que é a única coisa que você não pode comprar para o seu negócio. É preciso conseguir clientes, mas ter apenas clientes esporádicos também não é interessante: o ideal é ter público frequente.
Por isso, é importante ter a fidelidade dos seus clientes. Como conseguir isso? Veja em nosso artigo algumas dicas de como conseguir a fidelidade de um cliente para a sua empresa.
Ações de Marketing Para o Cliente
O primeiro passo para ter clientes fiéis é fazer um planejamento de marketing que envolva a divulgação do seu negócio em mídias diversas como na Internet e redes sociais, via lista telefônica e até mesmo com distribuição de panfletos.
Não se esqueça também de planejar ações de preço e promoções para estimular a volta dos clientes. Como?
Veja como fazer marketing de rede.
Um bom desconto para clientes é uma boa pedida. Algumas empresas oferecem 10% de desconto a clientes da casa já cadastrados.
Outras enviam descontos especiais para clientes cadastrados no e-mail marketing da empresa ou dão um bônus para o cliente aniversariante do mês.
O percentual de redução pode variar, porém é importante ter ao menos um incentivo tanto para se ter uma venda grande como para os clientes voltarem com frequência, e os descontos e brindes são as melhores ferramentas.
Descontos são ferramentas duplas, pois eles ajudam a fidelizar clientes e também a incentivar os clientes novos a entrar na sua loja ou lhe fazer encomendas de serviços.
Entretanto, sempre opte por um percentual que possibilite uma boa margem de lucros sem que você tenha prejuízo e que possa manter um preço “tradicional” e justo para os novos clientes. Fazer promoção para todos não é ideal, porque não vai passar verdade em sua estratégia de preço.
Contato Com o Cliente é Importante
Outra dica é sempre manter contatos. Se sua empresa presta serviços e não é uma loja, que tal saber por que um cliente sumiu do nada? Ele pode estar insatisfeito com algo e tal problema pode ser corrigido por telefone.
Ligue após um tempo de ausência do cliente, pergunte, questione e ofereça ajuda e promoções para ele voltar. Todo cliente curte um mimo e um agrado a mais e oferecer atenção o procurando é a melhor forma.
Você vai mostrar que se importa e ele vai se sentir querido. Afinal, é uma empresa ligando para saber como anda seu cliente. Quer mais carinho que isso para com o cliente?
Veja dicas de como ser um empreendedor de sucesso.
Se sua empresa for uma grande corporação, não deixe de manter o item de atenção ao cliente. Faça acompanhamento pós-venda e implante canais de comunicação ao estilo SAC.
Crie um departamento para isso e eventualmente um funcionário será responsável por atender as dúvidas, sugestões e críticas, além de verificar cadastros e ver por quanto tempo o cliente se foi. Mesmo os de pequenas compras são importantes.
Você está investindo para a sua empresa crescer, seu cliente pode estar fazendo o mesmo e um pequeno cliente hoje pode ser um grande cliente corporativo amanhã, não é mesmo? Melhor o empreendedor não arriscar. Veja também sobre numerologia empresarial.
Gostou Das Dicas de Como Conseguir a Fidelidade de um Cliente? Conte Para a Gente!
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!
gostei muito ,….estou entrando no ramo de pintura de parede e gostaria de alguns conselhos…se possivel…obrigado…
GOSTARIA DE TER ALGUMA REFERÊNCIA DE UNS DOIS OU TRÊS CLIENTES QUE TENHAM COMPRADO ESSE MATERIAL DE VOCÊS. É POSSÍVEL?
Gostei do site.