Email Marketing em 5 Passos

Email Marketing em 5 Passos

O e-mail marketing é uma estratégia de publicidade com alta taxa de conversão e de baixo custo.

Consiste no envio de e-mails com o objetivo de conduzir até a compra. São e-mails previamente elaborados, analisados cuidadosamente, dentro de uma automação e de acordo com um funil de vendas que acompanha a jornada de compra do cliente.

A taxa de conversão do e-mail marketing costuma variar entre 4% e 7%, uma métrica relativamente alta e que permite um excelente acréscimo no faturamento do negócio.

Quer aprender tudo sobre e-mail marketing? Então veja o que preparamos neste conteúdo:

  • O que é e-mail Markting
  • Estatísticas do e-mail marketing
  • Como fazer e-mail marketing

O que é e-mail Markting?

Enviar e-mails como forma de se relacionar com o público alvo de um negócio é e-mail marketing. Na verdade, toda e qualquer campanha de e-mail, hoje, já é considerada e-mail marketing.

O objetivo das campanhas de e-mail são diversos, por exemplo:

  • Fidelizar clientes;
  • Pesquisa de satisfação;
  • Realizar vendas;
  • Educar o público alvo sobre o produto ou serviço;
  • Gerar engajamento;
  • Branding;
  • Conduzir um potencial comprador pelas etapas do funil de vendas;

O que diferencia o e-mail marketing de SPAM é o fato de focar em fornecer informações para quem está interessado e não disparar para todas as pessoas, sem um filtro, banco de dados ou consenso.

Estatísticas do e-mail marketing

Está se perguntando por que fazer e-mail marketing e se realmente vale a pena para um negócio? Essas estatísticas vão mudar a sua visão quanto a importância e necessidade da estratégia:

  • 46% das empresas brasileiras utilizam e-mail marketing
  • O Retorno Sobre Investimento (ROI) médio é de 3800%
  • 97% dos consumidores pussem e-mail pessoal,
  • 96% acessam a caixa de entrada do e-mail diariamente
  • 77% das pessoas já realizaram compras a partir de e-mail recebido
  • 96% das empresas que utilizam e-mail marketing acreditam na eficácia da estratégia
  • Disparos de e-mail marketing gera até 3 vezes mais valor/resultado do que um post ou publicação em redes sociais.
  • O e-mail consegue um engajamento 40 vezes maior do que o obtido em publicações nas redes sociais
  • Em média, 35% do público abre o e-mail com base no assunto (então pense antes de escrevê-lo)
  • 70% das pessoas afirmam que vizualizam os e-mails recebidos de suas empresas preferidas (àquelas em que consentiram o envio).
  • Consumidores alvos de campanhas de e-mail markting gastam até 140% a mais na empresa do que os que não recebem
  • E-mails segmentados geram 18 vezes mais resultados do que os gerais, então preste atenção na sua lista.

Como fazer e-mail marketing

1º – Crie um Mailing

Mailing é o grupo de contatos, a famosa lista. O ideal é que esse banco de dados seja segmentado.

Existe mailing de contatos da imprensa, mailing de fornecedores, entre outros.

No seu caso será mailing de clientes, sem necessidade de possuir centenas de dados (embora seja preferível conhecer bem seus consumidores para personalizar as mensagens), apenas será preciso ter uma lista com nome e endereço de e-mail.

A formação de um mailing é o motivo pelo qual sempre se vê em cupons de desconto o pedido de um e-mail, no cadastramento de um novo cliente de uma loja ou até em promoções em sites.

Sua lista de contatos para envio de e-mail marketing deve ser formada antes mesmo de pensar em mandar a mensagem promocional.

Vai dar lucro?

Para criá-la pode-se usar as sugestões citadas acima ou em buscas de redes sociais, por exemplo. Sempre que um novo cliente fizer uma compra, peça seu e-mail para contato.

2º – Crie a Mensagem do Email Marketing

O e-mail marketing tem este nome porque é voltado especificamente para uma campanha de divulgação. Trate a mensagem a ser enviada a seus clientes como um panfleto, um banner ou mesmo um outdoor.

Por isso, crie uma arte específica para o e-mail marketing, conteúdo pensado dentro de um funil, linguagem adequada ao seu público alvo e sem caráter apelativo.

Dica: Evite mandar apenas texto, é cansativo e vai ficar bem semelhante a mensagens de corrente, sendo pouco eficientes e dificilmente lidas.

A mensagem deve ser limpa e clara, com pouco texto e uma ou duas imagens.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Seja objetivo em sua mensagem e não se esqueça de informações básicas como nome da empresa, endereço e telefone para contato, bem como deixe em aberto a possibilidade de receber respostas pelo email remetente ou outro email para contato da empresa, o famoso Fale Conosco.

Caso tenha site, coloque o link na mensagem para a sua página virtual. E não se esqueça de organizar a página virtual para que os clientes tenham sempre uma boa imagem sobre a sua empresa, com informações claras sobre os seus serviços e produtos.

Vai dar lucro?

A construção de e-mail deve ser em HTML para diminuir os riscos de ser marcada como Spam pela empresa gerenciadora.

As ferramentas de e-mail marketing (falaremos delas, não se preocupe), permite criar os e-mails com tecnologia ‘arraste e solte’, famosos construtores e, ao final, será transformado em html para envio, então não se preocupe.

3º – Como Enviar um Email Marketing ou Email Com Propaganda

O envio de tal mensagem deve partir de um e-mail empresarial, ou seja, com o nome da empresa, e não com o seu e-mail pessoal.

Por menor que seja a empresa, crie um e-mail específico para isso, como por exemplo: nomedaminhaloja@gmail.com ou contato@nomedomeusite.com.br.

Emails com nomes de pessoas desconhecidas para o cliente costumam ser ignorados por acreditar ser uma mensagem contendo vírus.

Caso sua empresa tenha carta de clientes superior a 100 pessoas, invista em um serviço de e-mail marketing, há diversas ferramentas gratuitas até 5 mil contatos, vale a pena utilizá-las.

Após ter um número maior de banco de dados, é o momento de assinar a versão premium e aumentar o limite.

Com essas ferramentas de criação e envio de e-mail marketing é possível automatizar todo o processo. Como assim?

Você insere caixas de captação de e-mail, quando o usuário fornecer (digitar) as informações, será realizada uma integração automática com a lista previamente cadastrada e a partir daí são enviados e-mails dentro de uma estrutura de funil criada.

4º – O Que Enviar no Seu Email Marketing

Mandar por mandar uma mensagem a seus clientes não é uma posição agradável e apenas vai fazer seus contatos perderem tempo abrindo mensagens que não o interessam.

Use o canal para divulgar a chegada de novos produtos, a abertura de filiais ou mesmo a chegada de sua loja no mercado. Leia mais.

Algumas pessoas usam os emails com propaganda para envio de informativos aos clientes e assim criar laços com seus contatos.

Um bom exemplo é a loja de produtos naturais Mundo Verde, que usa seu mailing de contatos para mandar informativos com dicas de nutrição e saúde, mas não deixa de registrar o nome da empresa, marca, endereço e telefone para contato.

Que tal montar um restaurante? Veja o passo a passo para abrir uma empresa.

Crie promoções apenas para cadastrados no mailing, que irá ajudar também a ter mais contatos que vão se interessar pela ação e aumentará sua lista de emails.

Basta saber que os sites de compras coletivas usam apenas e-mail como fonte de divulgação e vendem melhor que muitas lojas veteranas no mercado.

A dica é sempre enviar algo que seja relevante ao cliente, que o faça querer ler a mensagem e enviar para os amigos.

5º – Seja Constante em Seus Emails

Crie uma frequência de envio, seja ela um por semana ou um por dia ou mesmo um ao mês.

Mandar cinco emails marketing em um dia e nenhum por mais de quinze dias não pega bem para a imagem de uma empresa, demonstra desorganização e toda empresa precisa de rotina em atividades básicas como divulgação.

Dúvidas sobre e-mail marketing? Deixe nos comentários para que possamos ajudá-lo!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. No post vemos 5 passos importantes. Obrigado pelo post! Como contribuição deixo a quem não conhece o CAPEM na íntegra, um código que aborda as boas práticas do email marketing: targetbox.com.br/page/codigo-de-autorregulamentacao-para-a-pratica-de-email-marketing

    Boas campanhas!

  2. Gostei muito de ler os artigos aqui. Valeu a pena mesmo.
    Mas o mais dificil pra mim é montar um texto pequeno e enviar de email marketting aos clientes. Eu trabalho como corretor de imóveis e sou novo na área estou nisso ainda engatinhando estou no 7º mes mas ate agora nao conssegui se que alugar algum imovel e muito menos vender.
    obrigado pela oportunidade.

  3. adorei essa dicas ,muito bom seu site ,gostaria de receber algumas dicas de como montar um disk agua atraves do meu email,obrigado

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