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O marketing direto é uma das melhores estratégias para atingir o público alvo e aumentar as vendas de um negócio ou de serviços, justamente por atacar uma persona específica (potencial cliente).
Assim, através do marketing direto tem-se um alto índice de conversão de pessoas em compradores.
Quer conhecer mais sobre essa estratégia de marketing responsável por gerar altos faturamentos em empresas de prestação de serviços e de vendas de produtos? Então leia este post até o final!
O marketing direto é definido como uma ferramenta de comunicação focada em um público que tem interesse real em consumir determinado serviço ou produto sem passar por intermediários.
Um dos diferenciais do marketing direto é reforçar a relação com os consumidores e com alto potencial de atingir a fidelização.
Hoje, o marketing direto é uma das ferramentas mais eficazes para a empresa chegar até o público desejado.
E quanto ao custo para fazer marketing direto?
Esta é uma pergunta frequente recebida aqui no portal Novo Negócio.
O marketing direto costuma ser mais caro do que as outras modalidades, justamente por atingir “em cheio” um público específico e de forma bastante particular, o que aumenta a conversão.
Cuidado para não confundir mais caro com “pouco valor”. Na verdade, o custo x benefício do marketing direto talvez seja o melhor dentre todas as modalidades, pois investe-se mais, mas vende-se mais.
Uma das principais vantagens desta modalidade de marketing é garantir que a marca não gaste dinheiro com quem não tem interesse pelo o que a sua empresa disponibiliza.
Dessa maneira, mostra-se mais funcional para as marcas que têm uma carteira de clientes, que pode ser própria ou comprada, sendo necessária conhecê-la com riqueza de detalhes.
Para obter bons resultados através do marketing direto é preciso ter acesso a um banco de dados com informações atuais e detalhadas sobre os indivíduos alvo da campanha da empresa.
Dentre as informações podemos citar: gênero, idade, renda, estilo de vida e demais dados que ajudem a aprimorar e segmentar as ofertas para estes consumidores em potencial.
O marketing direto tem a finalidade de manter, fidelizar e conquistar potenciais clientes ou clientes que já tiveram contato com a empresa, de modo que as ações de comunicação e persuasão sejam voltadas para um público específico, gerando maiores resultados mensuráveis e reduzindo a dispersão de verba.
Esta forma de marketing é muito eficiente para todas as modalidades de empresas, especialmente para as de pequeno e médio porte, as quais não precisarão gastar dinheiro com mídias massivas e caras, como é o caso de anúncios televisivos, entre outros.
Claro, há serviços e produtos em que o marketing direto tem melhor aceitação, por exemplo, o uso do catálogo em produtos de beleza e perfumes, contudo, no geral, costuma ser “sempre” uma ótima opção de investimento em publicidade.
Toda a ação voltada para uma pessoa ou público muito específico, que de, alguma forma, é personalizada, pode ser considerado marketing direto, contudo, há as mais utilizadas, são elas:
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A mala direta é o envio de publicidade no estilo correspondência, seja para casa, empresas ou ambientes de trabalho.
É comum o envio de folders promocionais ou catálogos. Mas para ser um marketing direto eficiente é preciso que o receptor tenha o perfil de potencial cliente e já conheça a marca.
Uma boa opção seria, por exemplo, uma loja de roupas que envia um catálogo com as novidades para as clientes cadastradas para recompra, talvez até com um código promocional exclusivo.
O telemarketing, popularmente conhecido como call center, ainda é uma modalidade de marketing direto com excelente ROI (Retorno sobre Investimento).
Através de ligações para uma base de dados de potenciais clientes interessados no serviço/produto consegue-se convencer uma parcela significativa e isso aumenta bastante os lucros da empresa.
O ponto negativo dessa forma de publicidade é o alto custo, manter um call center exige funcionários preparados, planos de telefonia, estrutura, entre outros gastos.
Estamos na era digital, hoje, com certeza mais de 80% das pessoas possuem um e-mail e, no mínimo, 25% a 40% o checam com regularidade.
Durante muitos anos o e-mail marketing foi uma das estratégias mais utilizadas e com conversão incrível, contudo, devido ao grande número de e-mails de baixa qualidade e desinteressantes (SPAM), diminuiu-se a taxa de abertura do marketing direto.
Leia-se, diminuiu, e não que “deixou de funcionar”.
Ainda é possível obter um bom ROI com o e-mail marketing e o melhor, o custo para usá-lo é bema cessível.
O catálogo é um material publicitário com diversos produtos ou serviços oferecidos por uma marca. É uma excelente opção quando enviado para que já adquire da empresa para recompra ou em casos de vendedores para explicar e convencer o potencial comprador.
O marketing direto por catálogo tem boa aceitação, principalmente para quem já é cliente da marca, nesses casos, a recompra acontece com maior frequência.
Estima-se que a cada 5 já clientes de uma empresa ao ser atingido por um vendedor com catálogo 1 faça a recompra.
O chatbot é uma modalidade nova de marketing direto desenvolvida e implementada como forma de filtrar e agilizar atendimentos.
Com as redes sociais, principalmente o Facebook, iniciou o desenvolvimento de bots (robôs) capazes de responder com até exatidão mensagens e iniciar conversas interativas.
Os chatbots hoje já conseguem enviar mensagens filtradas para pessoas através das redes sociais, criar interação e até realizar vendas, uma excelente estratégia de marketing direto para os dias atuais.
Antigamente era muito comum o marketing direto através de mensagens de celular, o que hoje não funciona mais, já que, 80% das pessoas, não as leem mais.
Contudo, um novo meio de comunicação surgiu, e é uma verdadeira febre, estamos falando do Whatsapp.
Através de mensagens instantâneas (que já existe bot “robô” para criar a interação) é possível realizar o marketing direto no Whatsapp com altíssima conversão e especificidade, trabalhando em cima de um prévio cadastro de números.
Se você mantém um cadastro de telefones dos seus clientes ou interessados analise a implementação do marketing direto via Whatsapp, seu faturamento pode aumentar, E MUITO!
A boa e velha venda pessoal em potenciais compradores que já demonstraram interesse na marca continua sendo uma das melhores opções de marketing direto com alto percentual de conversão (ROI).
Claro, o custo é relativamente alto, já que precisa pagar vendedor e, normalmente, dispor de uma comissão por venda, mas ainda tem-se bons resultados.
Como você já sabe, o marketing direto não é feito para todos, mas sim para um público-alvo específico, pois a taxa de conversão da campanha está intimamente ligado ao público qualificado.
Por isso, o primeiro passo é a identificação do público-alvo do negócio, o que pode ser feito através de uma construção de banco de dados ou da compra das informações necessárias através de corporações terceirizadas.
Lembre-se, as principais informações das pessoas a serem coletadas para fazer o marketing direto são o gênero, idade, renda, estilo de vida, entre outros hábitos.
Dessa maneira, a empresa pode oferecer produtos ou serviços personalizados e específicos para os clientes que deseja captar.
Existe a possibilidade de adquirir as famosas “listas de clientes”, mas não é o mais aconselhável. O ideal é você criar a buyer person ou fazer uma pesquisa em redes sociais, por exemplo.
O marketing direto de uma empresa deve ter um propósito, por exemplo: manter o público consumidor, conquistar novos clientes, fazer uma pesquisa de opinião, lançar um novo produto, criar tráfego para o site ou evento, aumentar o ticket médio dos clientes, entre outras possibilidades.
A partir da definição do propósito, é possível decidir se irá utilizar telemarketing, e-mail marketing ou mala direta para atingir os seus objetivos.
Antes de iniciar o marketing direto da sua empresa é importante testar o potencial do banco de dados.
Para isso, execute a ação em apenas um determinado grupo da sua cartela de clientes e, se tudo funcionar conforme o planejado, estenda a campanha para os demais.
Por exemplo, antes de enviar um catálogo para todas as pessoas do banco de dados, pode-se enviar somente para 100 pessoas e controlar os resultados adquiridos. Assim, a empresa verifica se selecionou a segmentação correta e ao mesmo tempo a taxa média de conversão e ROI.
Ao fazer a sua campanha de marketing direto você deve determinar um prazo de ação para o cliente. Por exemplo, “Apenas Esta Semana”, o que serve para encorajar o destinatário da mensagem a tomar uma atitude de conhecer ou comprar os produtos da empresa o mais rápido possível.
É mais provável que o destinatário da mensagem se sinta convencido a tomar uma ação rapidamente se ele obtiver mais benefícios do que apenas um produto ou serviço de boa qualidade.
Por isso, incentive a ação do destinatário através da oferta de descontos e brindes na realização de compras, o que faz com que eles partam para a ação rapidamente e reduza as objeções de compra.
Se o marketing direto for feito através do e-mail marketing (automação), a empresa deve enviar e-mails apenas para quem se inscreveu para recebê-los.
Do contrário, a mensagem irá parar na caixa de spam e geralmente isso causa uma imagem ruim da marca, podendo, inclusive, manchar a credibilidade.
Outro ponto importante é que, se um determinado endereço de e-mail/ip ser marcado com regularidade como spam, provedores de e-mail podem colocá-lo em uma “lista negra” e impedir que outros recebam, cuidado!
As ações de marketing direto têm que ser sistêmicas e permanentes, ou seja, possuírem uma frequência previamente programada.
A empresa não colherá resultados positivos se anunciar apenas quando possuir lançamentos e promoções, é necessário se fazer presente e construir um relacionamento com o cliente, mas de forma ponderada para não se tornar uma marca demasiadamente insistente e irritante, o ideal é aproveitar as datas comemorativas e eventos para ganhar visibilidade.
Para entender melhor o marketing direto na prática e conhecer o seu poder de conversão selecionamos 5 exemplos de empresas que utilizam a estratégia com excelentes resultados, confira:
A estratégia de marketing direto através de cupons de descontos é muito utilizada por redes de fast food, a Subway e Mc Donalds são exemplos clássicos.
Quem costuma visitar esses locais (potenciais clientes) se deparam rapidamente com cartazes com lanches em promoção (lanche da semana), entre outros cupons de descontos.
É impossível falar de marketing direto sem citar as empresas de cosméticos Natura e Avon (além de outras).
Essas gigantes do mercado, através de ‘consultoras/vendedoras’, levam seus produtos até milhares de consumidores, apresentando catálogos para a escolha dos produtos e, posteriormente, encomendando.
Os e-commerces normalmente utilizam o marketing direto através de e-mail para fazer campanhas de ofertas.
Embora tenhamos citados a Dafiti e a Magazine Luíza, praticamente todas as lojas virtuais fazem marketing direto.
Não citaremos redes de supermercados, mas se você olhar a sua caixa de correio encontrará, com certeza, algum “panfleto” de mala direta com promoções.
Campeãs na utilização do telemarketing são as seguradoras, bancos e empresas de telefonia, os quais ligam para oferecer produtos e serviços como:
Essa prática existe há anos e até hoje continua, justamente por funcionar bem.
O que diminui “um pouco” o ROI dessa estratégia é que normalmente os utilizadores compram as listas e com isso tem muitos consumidores que não estão interessados no produto/serviço.
Com a abordagem em pessoas que já demonstram interesse no produto ou serviço a taxa de sucesso das campanhas de marketing direto é a sua principal vantagem, mas há outras, veja:
Essas são as vantagens diretas, há ainda indiretas, que acontecem em decorrência das campanhas, como é o caso do fortalecimento do branding, entre outras.
Pronto para trabalhar com o marketing direto e aumentar o seu faturamento? Comente e deixe suas dúvidas!
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!
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O marketing direto é uma ótima estratégia, parabéns!