Dominar as tĂ©cnicas de vendas por telefone Ă© fundamental para praticar um telemarketing eficiente. VocĂȘ quer aumentar as vendas dos produtos ou serviços da sua empresa negociando diretamente com o pĂșblico-alvo?
A solução para os seus problemas pode estar no telemarketing, que é uma das ferramentas mais antigas e funcionais do marketing para vender.
Para obter resultados positivos através do telemarketing não basta apenas ligar para o cliente, também é necessårio saber como se comunicar e persuadi-lo para efetuar as vendas e, para isso, as técnicas de vendas por telefone se tornam as principais aliadas dos vendedores.
Afinal, quem é que nunca foi convencido a adquirir um serviço ofertado por telefone devido à boa låbia do vendedor? Quer saber mais? Veja agora mesmo algumas das melhores técnicas de vendas por telefone:
8 TĂ©cnicas de Vendas para Aplicar ao Telefone
1- Faça Um Planejamento de Vendas Por Telefone
Assim como em qualquer ação dentro de uma empresa, as vendas por telefone tambĂ©m precisam ser planejadas com antecedĂȘncia.
Por isso, antes de executar a ação de telemarketing Ă© recomendado se planejar, recolhendo os nĂșmeros de telefone do pĂșblico-alvo e caracterĂsticas como idade, gĂȘnero e hĂĄbitos de consumo, o que ajuda a oferecer os serviços mais personalizados possĂveis.
Além disso, é recomendado ter em sua mesa itens que são importantes para atender e seduzir o cliente como, por exemplo, lista de serviços ou produtos que serão oferecidos e tabela de preços.
Agenda de trabalho, bloco de anotaçÔes, regras, contrato, aditivos contratuais, canetas, calculadora e material da concorrĂȘncia para fazer eventuais comparaçÔes, estes sĂŁo alguns dos pontos mais importantes do planejamento.
Lembre-se, manter um âroteiroâ planejado para falar com o cliente pode aumentar sua taxa de efetivação de vendas e evitar se âenrolarâ, passando maior credibilidade.
2- Tenha Concentração e Pensamento Positivo para Vender por Telefone
As tĂ©cnicas de vendas por telefone nĂŁo requerem apenas teclar nĂșmeros no aparelho, antes de executar esta ação Ă© preciso se concentrar e ter pensamentos positivos, o lado psicolĂłgico e a confiança podem ser decisivos na hora de se comunicar com o cliente. Por isso, comece se sentando de uma maneira confortĂĄvel e se concentre.
Limpe a sua mente, retirando os pensamentos negativos e busque motivaçÔes para realizar as vendas, o que te darĂĄ agilidade de raciocĂnio. Dessa maneira, serĂĄ possĂvel manter a energia necessĂĄria para entrar em contato com o pĂșblico.
Ă comum se sentir abalado apĂłs receber alguns nĂŁoâs, Ă© preciso ter uma mente bem equilibrada. Para as empresas, a sugestĂŁo Ă© fazer discursos motivacionais de X em X tempo, tem-se observado bons resultados.
3- Faça Um Script Para Vender Por Telefone
O vendedor de telemarketing deve transmitir confiança quando entra em contato com o cliente e para que isso aconteça é essencial que ele saiba do que estå falando.
Pensando nisso, uma das técnicas de vendas por telefone é fazer um script, ou seja, um roteiro da ação e do produto ou serviço, o que lhe permite estar mais bem orientado e mais argumentação durante a negociação.
Se a empresa trabalha com grupos diferentes de clientes, o ideal Ă© que o roteiro seja adaptado a cada tipo de pĂșblico. Recomenda-se praticar o roteiro antes da ligação.
Faça isso atĂ© que a apresentação pareça o mais natural possĂvel, impedindo que quem esteja do outro lado da linha perceba que a sua linha de raciocĂnio jĂĄ estava ensaiada.
4- Ligue e Seja Cordial
Depois de toda a preparação necessĂĄria para entrar em contato com o cliente, finalmente Ă© a hora de ligar e quando isso acontecer Ă© preciso que o vender seja o mais cordial possĂvel.
Dessa maneira, cria-se empatia e uma boa impressão, o que faz com que o cliente se torne mais receptivo no decorrer da negociação.
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5- Apresente-se ao Cliente
Uma vez com o cliente na linha Ă© hora de o vendedor começar a negociação e isso se dĂĄ atravĂ©s da apresentação. Primeiramente, pergunte se o cliente tem um tempo para vocĂȘ, se a resposta for negativa Ă© recomendado marcar um horĂĄrio para ligar.
Mas, se não houver empecilhos, fale o seu nome e função na empresa, colocando-se à disposição para ajudå-lo.
Em seguida, apresente a empresa, dando ĂȘnfase para os seus pontos positivos no mercado.
Depois, foque em falar dos produtos ou serviços, evidenciando como eles sĂŁo importantes para a vida deste cliente. Faça uma descrição bem detalhada dos produtos e os seus respectivos benefĂcios e valores.
6- TĂ©cnicas de Vendas por Telefone: Fale Sobre o Cliente
O cliente Ă© a estrela principal nas vendas por telefone, logo, Ă© sobre ele que o vendedor deve falar.
ApĂłs fazer a apresentação da empresa e dos produtos, foque no cliente, procurando saber se ele tem interesse no que vocĂȘ estĂĄ apresentando, mostre interesse nas necessidades dele e evidencie como vocĂȘ pode ajudar a supri-las.
Assim, o cliente vĂȘ valor em vocĂȘ, na empresa e, consequentemente, nos produtos, aumentando as possibilidades de conversĂŁo das vendas.
7- Foque na Solução do Produto
Quando nĂłs compramos um produto, geralmente Ă© porque precisamos dos benefĂcios que ele nos oferece. Portanto, para persuadir a pessoa a comprar Ă© indicado focar na solução do produto.
A solução do produto Ă© suprir as necessidades e nĂŁo as caracterĂsticas tĂ©cnicas, tome cuidado com isso.
O cliente nĂŁo compra um produto ou serviço pelas caracterĂsticas e sim pelo fato de resolver um problema, assim, enfatize a solução dos problemas e nĂŁo as caracterĂsticas do produto.
Por exemplo: Esta televisĂŁo permitirĂĄ que o senhor assista o jogo com uma melhor qualidade de resolução, a imagem ficarĂĄ mais nĂtida. NĂŁo adiantarĂĄ falar que Ă© full hd ou a quantidade de pixels, isso nĂŁo resolve o problema.
Sempre que ouvir uma necessidade do cliente, o vendedor deve encaixar uma solução, demonstrando como o seu produto ou serviço pode resolver os problemas dele.
Focar na solução do produto durante a negociação por telefone Ă© importante para que o cliente tambĂ©m foque nas vantagens que podem obter se adquiri-lo, pois quando vocĂȘ apresentar o produto, a tendĂȘncia Ă© que a pessoa pense em quanto terĂĄ que gastar.
A partir do momento que vocĂȘ reforçar a solução do serviço, o preço fica em segundo plano e torna-se mais fĂĄcil de fechar a venda. Uma boa dica para diminuir a objeção de preço Ă© oferecer um brinde, como Ă© o caso do suporte no caso da televisĂŁo.
8- Use Palavras Positivas Para Fechar a Venda
Durante a negociação de vendas por telefone é recomendado usar palavras positivas para fechar as vendas.
Por exemplo, use mais frases com SIM do que com NĂO. Dessa maneira, trabalha-se o subconsciente do cliente, deixando-o mais suscetĂvel a comprar no final da ligação.
Feitas todas as apresentaçÔes e evidenciadas as soluçÔes para os problemas do cliente, é o momento de o vendedor convidå-lo a fechar a venda, o que deve ser feito de forma natural e não imperativa para que a pessoa não se sinta obrigada a tomar tal decisão.
Se o cliente apresentar alguma objeção, recomenda-se voltar aos benefĂcios que o produto pode lhe acrescentar.
No entanto, se a pessoa se opuser a fechar a venda durante trĂȘs vezes, vocĂȘ deve respeitar e nĂŁo forçar para nĂŁo criar uma mĂĄ impressĂŁo da empresa e impedir abordagens futuras.
Pronto para aplicar estas tĂ©cnicas de vendas por telefone e melhorar seus resultados? Comente se este conteĂșdo foi Ăștil para vocĂȘ!
â Dica Importante!
Para qualquer negĂłcio que vocĂȘ for montar Ă© importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo NegĂłcio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NĂO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua famĂlia em um chute!