Sistema Força de Vendas – Planejamento, Estratégia e Aplicação

Força de Vendas – Como Desenvolver
Força de Vendas

Veja como desenvolver uma força de vendas de qualidade, melhore agora mesmo a sua equipe de vendas!

Como está a sua equipe de vendas? Será que ela pode ser considerada uma força de vendas?

É comum as pessoas pensarem em força de vendas como a equipe de vendas, o que não está totalmente errado, já que de uma forma ampla pode sim ser considerado, mas não é apenas isso. Existem alguns diferenciais.

A força de vendas é o conjunto de pessoas que tem como objetivo oferecer/vender serviços e produtos, contudo, deve-se ter um caráter mais específico, ou seja, uma equipe especializada no assunto, que se utiliza de técnicas de vendas, tem conhecimento avançado sobre o produto, entre outras características.

O que a maior parte dos empresários busca é como desenvolver a força de vendas no seu negócio? Afinal, isso será responsável pelo bom desempenho e aumento das vendas, sem contar a maior taxa de fidelização de clientes.

Quer finalmente descobrir como fazer? Aproveite!

Filtre os Vendedores

Uma força de vendas não se cria “sozinha”, é preciso trabalhar a equipe para desenvolver. Por experiência própria, focar em trabalhar alguns vendedores que não estão aptos ou interessados pode ser uma grande perda de tempo e recursos.

Para desenvolver e instalar a força de vendas no seu negócio filtre os vendedores que farão parte da equipe. Leve em consideração os seguintes pontos:

  • Conhecimento da área;
  • Interesse;
  • Facilidade de comunicação;
  • Disponibilidade para aprendizado;
  • Humildade;
  • Capacidade de ser pró-ativo;
  • Criatividade;
  • Metas que alcançou;
  • Quantidade de vendas realizadas;
  • Considerações positivas feitas pelos clientes;

Os fatores mencionados serão suficiente para que você encontre bons vendedores que estarão dispostos a formar uma equipe eficiente, aprender um com os outros, trabalhar em conjunto, e o melhor de tudo, dar um “upgrade” nas suas vendas.

Intensivo Sobre os Produtos na Força de Vendas

Para conseguir obter uma maior quantidade de conversão de potenciais clientes em compradores a força de vendas precisa conhecer bem os produtos ou serviços comercializados, este é um diferencial importante.

Quando falamos em conhecer o produto não se trata apenas de “decorar” as características e preços, mas sim entender exatamente como é o funcionamento do produto e em que poderá auxiliar o cliente.

Lembre-se, o consumidor compra a solução dos seus problemas e não as características do produto, por isso é importante saber em que o produto irá auxiliar.

O intensivo pode ser durante a carga horária ou até mesmo marcar uma data para se reunir e explanar tudo sobre os produtos/serviços, o importante é não deixar passar muito tempo.

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Técnicas Para Melhorar a Força de Vendas

Os vendedores deixaram de ser pessoas com apenas força de vontade que oferecem produtos/serviços ao consumidor, pelo contrario, nos dias de hoje, ser vendedor é uma profissão que exige conhecimento e muitas técnicas para melhorar a taxa de conversão de compra.

Com a concorrência absurda em praticamente todos os setores da economia, rapidamente se percebe que vendedores de qualidade e com conhecimento possuem maior probabilidade de atingir o resultado.

Por isso, pegue a sua força de vendas e os treine, ensine as principais técnicas de vendas existentes no mercado. Sugiro ainda um treinamento de programação neurolinguística aplicado a vendas, os resultados são bem interessantes.

Você pode gostar também do nosso texto sobre como vender pela internet. Neste caso, existem técnicas de marketing revolucionárias que permitem ótimos resultados.

Planejamento Junto a Força de Vendas

Quer ter uma equipe de vendas realmente incrível? Inicie por um planejamento. Tudo que você for fazer, quando tiver um planejamento, terá maiores chances de dar certo, acredite em mim.

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Para fazer o planejamento de vendas reúna-se com sua força de vendas, estude o perfil dos clientes, mercado, comunicação assertiva e, acima de tudo, abordagem que deverá ser feita.

Caso você trabalhe com vendas online, estabelecer um programa de CRM e quais serão os clientes (SCORE) que irão sair da base de marketing para o setor de vendas é de suma importância.

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Automação e Gestão da Força de Vendas

Quando você conseguir estabelecer a sua força de vendas, organizá-la e até mesmo ter o planejamento pronto, é o momento de automatizar e gerenciar o processo, já que não será possível ficar, a todo tempo, reformulando e acompanhando.

Automatizar o processo é uma tarefa delicada, já que é preciso pensar em todos os detalhes, desde o uniforme que a equipe de vendas utilizará até o sistema pós-vendas.

É preciso organizar de forma que os funcionários consigam seguir o padrão sem precisar de grandes interrupções.

Para fazer isso, uma boa dica é estabelecer as atividades diárias que devem ser realizadas, no inicio pode até parecer um pouco “amador” e ter relutância por parte da força de vendas, mas com o tempo verá que tudo se torna automático.

A gestão quando realizada adequadamente evita margem para erros, seja pela força de vendas ou outro setor.

Lembre-se que a gestão financeira não é a única, tendo a parte operacional, vendas, marketing e etc. Sem contar que todas são interligadas, quando uma falha, rapidamente influenciará as outras.

Concretizando Resultados

Para testar a o seu time de vendas você deve estabelecer metas, o ideal é ter metas individuais e conjuntas, assim irá forçar todos a se dedicar e ao mesmo tempo trabalhar em conjunto. Um erro comum é traçar metas ou individuais ou para equipe, o que ocasiona problemas.

Quando se tem apenas metas individuais, a equipe de vendas irá disputar clientes entre si, criando até mesmo um ambiente hostil.

Já no caso das metas para a equipe, sempre terá uns que trabalharão mais que outros, fazendo com que exista aquele sentimento de “estou fazendo muito e eles nada”.

Cobre os resultados, tenha metas diárias, semanais e mensais, mesmo que a força de vendas não as atinja sempre, é importante uma leve pressão para que busquem alcança-la. Uma boa dica é oferecer prêmios para quem conseguir atingir a meta.

Análise da Força de Vendas

Acha que após conseguir atingir os resultados almejados terminou o serviço de desenvolver a força de vendas “ideal”?

Está enganado, é necessário fazer uma análise constante de como as tarefas estão sendo desenvolvidas, resultados, comentários de clientes, quantidade de vendas e até mesmo especializar cada vez mais a equipe.

Uma boa dica para que você consiga gerenciar melhor estas características é manter um bom sistema de CRM e também armazenar todas as informações referentes às vendas.

Fazer reuniões com a força de vendas, tanto em grupo quanto individuais, indagando como estão as atividades e até mesmo perguntando sobre os demais membros da equipe é uma boa forma de descobrir eventuais problemas e melhorias a serem implantadas.

Como está a sua força de vendas neste momento? Conte-nos!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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