Como vender um produto ou serviço [9 Técnicas Já Testadas]

Como Vender um Produto ou ServiçoPara ingressar na área do comércio é necessário realizar um planejamento para obter sucesso.

A primeira coisa a se saber é que não basta vender um produto ou serviço de qualidade, o mais importante é saber como oferecer e vender um produto ou serviço ao consumidor.

Afinal de contas, deve-se apresentar as qualidades do produto e principalmente os benefícios que ele pode trazer.

Para ajudar a maximizar as suas vendas, traremos aqui algumas dicas de como ser bem sucedido neste ramo. Confira abaixo como vender um produto ou serviço:

Um negócio pode dar certo ou errado, o que decide isto é a aptidão que o empresário e os seus funcionários têm para vender um determinado serviço ou produto.

Existem diversas técnicas que podem ajudar na hora de fazer as suas vendas. Portanto, antes de começar a trabalhar é necessário se preparar, dessa forma será mais fácil de obter lucro.

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1 – Ter aptidão para vendas

Antes de tudo, é necessário que a pessoa goste de trabalhar com vendas, dessa maneira ela se sentirá mais motivada a enfrentar os desafios desta área.

É preciso ser comunicativo, assim será fácil abordar o possível cliente para que ele pelo menos escute atentamente as qualidades e vantagens do produto.

Importante frisar que a aptidão em comunicabilidade podem ser adquirida através de estudos e até mesmo exercícios, bastando dedicação e comprometimento.

Boas dicas para vender mais e melhor podem ser encontradas em nosso texto específico.

Portanto, em primeiro lugar é necessário trabalhar a comunicação e verificar se você tem habilidade para trabalhar com vendas ou é tímido de mais para este setor.

Para se tornar mais receptivo e passar uma boa impressão aos consumidores, a dica é fazer cursos ou treinamentos para saber como abordar os indivíduos e tratá-los bem.

Vai dar lucro?

  • Identifique a sua habilidade para trabalhar com vendas;
  • Melhore a sua comunicação;
  • Invista em cursos e treinamento;

Uma característica própria de um bom vendedor é a capacidade de encontrar clientes e convencê-los em QUALQUER LUGAR, o bom vendedor está sempre pronto para conquistar um cliente, tanto na fila de uma boate quanto na agência.

2 – Conheça o produto ou serviço que irá vender

Para  vender um produto ou serviço a uma pessoa, é de fundamental importância conhecê-lo profundamente, estando apto a retirar QUALQUER dúvida.

Sendo assim, o recomendado é fazer um estudo sobre o que será oferecido, indo à fundo na sua composição, funcionalidade, benefícios, entre outras características.

Somente assim o vendedor terá total segurança ao abordar o consumidor, fazendo com ele se sinta motivado e evitando um constrangimento caso seja questionado sobre algo e não saiba responder.

É interessante fazer também uma pesquisa de mercado para conhecer melhor seus clientes e formas de aborda-los.

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Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Para treinar, pode-se colocar na posição de alguém interessado em adquirir o produto e se fazer todas as perguntas que um cliente comum poderia fazer. Esta é a melhor preparação para poder se colocar no mercado.

Tenha sempre um catálogo de produtos para fornecer aos clientes, bem como para deixar em posse dos vendedores.

Vai dar lucro?

A empresa que tem mais de um funcionário deve disponibilizar este estudo, através de curso ou simples cartilhas que especifique a função de cada produto ou serviço comercializado.

  • Saiba tudo sobre o produto ou serviço;
  • Ao abordar o consumidor dê o máximo de informação sobre os artigos;
  • Forneça cartilhas informativas aos funcionários para que eles saibam as qualidades e benefícios do que estão vendendo;

Outra forma de treinar e incentivar o conhecimento dos funcionários é coloca-los um de frente ao outro (duplas) e ambos fazerem perguntas sobre o produto, isso tornará mais fácil responder as perguntas dos clientes no momento que forem vender um produto ou serviço.

3- Identifique o público para vender produto ou serviço

Como Vender um Produto ou ServiçoLembre-se que sempre antes de pensar em como oferecer um produto é preciso saber para quem vender!

Obviamente que para conseguir vender um produto é preciso encontrar alguém que esteja interessado em comprá-lo. Sendo assim, é necessário descobrir quem são estas pessoas, do que elas gostam e o que estão procurando.

Assim será mais fácil garantir a satisfação dos clientes, uma vez que é possível listar que serviço ou produto pode interessar a determinado grupo.

Em alguns casos, também pode-se apresentar um artigo que não esteja dentro do que o consumidor está buscando, faça isto de maneira educada, sem que ele pense que você está querendo “obrigá-lo’’ a consumir outra coisa, o que pode gerar uma situações constrangedora.

Caso esta tarefa seja bem feita, o cliente pode se interessar e até mesmo comprar algo a mais na empresa.

  • Identifique o público e o que ele deseja consumir;
  • Liste os produtos específicos para cada tipo de consumidor;
  • Sempre que possível apresente produtos novos e úteis para as pessoas;

Para identificar o público alvo pode-se fazer algumas perguntas básicas, dentre elas:

  • Quem consome o produto/serviço? Homem, mulher, criança, todos?
  • Em quais fases da vida?
  • Onde eu posso encontra-los?
  • Qual é a forma de propaganda mais efetiva para esse público?

Depois de conhecer exatamente o público alvo você poderá focar em criar um projeto de produto e focar em todos os tipos de serviços que irá oferecer, inclusive montando os cursos para treinar os funcionários.

4 – Dê ênfase na utilidade ao vender produto ou serviço

Além de ter o máximo de conhecimento do que está vendendo, é necessário explicar para o possível consumidor no que exatamente a mercadoria pode lhe ajudar.

Portanto, elenque as principais qualidades do objeto e aponte-as gentilmente ao interessado em adquiri-lo, tudo de forma PRÁTICA, ou seja, em situações de sua vida,

Exemplo: A “planta” irá tornar a sua sala mais bonita porque é decorativa, além do mais retirará a aparência de “vazio” do ambiente.

Explique como o artigo funciona, demonstrando para que a pessoa possa acompanhar atentamente. Ressalte as vantagens que o item trará para o dia a dia, ou seja, o que ele vai mudar na vida do cliente.

  • Exponha ao consumidor para o que serve o produto;
  • Explique como usar o objeto;
  • Destaque o que o item irá mudar no cotidiano do consumidor;

5 – Cuidar da aparência dos produtos e da funcionalidade do serviço

Além de o vendedor ter qualidades e ser bem informado para oferecer os produtos, é necessário que os artigos tenham uma boa aparência, de modo a conquistar as pessoas.

Portanto, caso a empresa seja responsável pela fabricação das mercadorias que comercializa, a dica é investir na estética dos itens. O ideal é deixá-los atrativos, mas mantendo a estrutura que traz a funcionalidade.

Para oferecer um produto de ótima qualidade, pode-se fazer uso de uma gráfica para montar a “arte” e uma agência de publicidade, para analisar as formas de apresentá-lo.

Em caso de comercializar um serviço, recomenda-se ter transparência e clareza ao expô-lo ao cliente, pois é muito pior que o mesmo descubra que fora “enganado” posteriormente.

Neste caso, pode haver mais dificuldade, mas o importante é levar o serviço até as pessoas, de modo a atender as suas necessidades.

  • Cuide da estética dos produtos;
  • Deixe as mercadorias, mas preserve a estrutura que garante a sua utilidade;
  • Facilite o alcance do cliente ao serviço;

6 – Exponha corretamente para vender um produto ou serviço

Saiba expor para vender um produto ou serviço de maneira que eles sejam bem visualizados pelas pessoas.

Nesta etapa, é preciso prestar atenção na montagem de vitrines ou das fotos que serão tiradas dos produtos (loja online), fazendo com que ela fique harmoniosa e chame os indivíduos para conhecer as mercadorias.

Aprender como decorar a vitrine de forma que não ofusque os produtos e que chame a atenção do consumidor é fundamental para o sucesso nas vendas.

Conseguir vender um produto ou serviço não é mera habilidade, mas muito treino!

Quem não quiser errar nesta fase, o ideal é contratar vitrinistas especializados, assim é mais fácil de dar funcionalidade e demonstrar as características das mercadorias.

  • Coloque os produtos na vitrine ou em um local de fácil visualização;
  • Deixe harmoniosos os espaços em que os produtos estão;
  • Preocupe-se com a estética dos das vitrines;

Dica importante: Em sites, evite muitas cores ou criar “menus” que distraiam a atenção do consumidor, faça tudo de forma simples.

Em vitrines de lojas, tome o máximo de cuidado para não “amontoar” muitos itens em pouco espaço.

7 – Divulgação para vender produto e serviço

Os produtos e serviços podem ser de ótima qualidade, ter bom preço, serem funcionais, mas se ninguém souber da sua existência, logicamente que o a empresa não obterá sucesso.

Portanto, fazer a divulgação do que pretende vender é de fundamental importância para uma empresa pequena ou grande ser bem sucedida.

A frase – ‘’A propaganda é a alma do negócio’’, deve ser levada ao pé da letra, uma vez que é preciso fazer com que a marca seja conhecida pelas pessoas.

Sendo assim, avalie o orçamento disponível e invista o máximo possível em propaganda, a qual pode ser feita em diversos instrumentos de comunicação como, por exemplo, panfleto, jornal, rádio, entre outros.

A internet é um dos melhores e mais funcionais canais para se fazer propaganda, pois é barato e capaz de atingir um público amplo.

Toda a pequena ou grande empresa deve estar em contato com os internautas, uma boa alternativa é abrir uma página no Facebook e no Twitter, na qual seja concentrada diversas informações pertinentes, “adicionando” diversos contatos.

Entender como vender pela internet não é uma tarefa fácil, por isso, veja nossos textos de publicidade na internet e vendas pela internet.

Nestes espaços virtuais é preciso oferecer os produtos e serviços, sempre ressaltando as utilidades e vantagens quem eles têm, traga informações relevantes, que realmente possam contribuir para com a decisão das pessoas que estão interessadas em adquirir a mercadoria.

Nesse ponto, algumas empresas pecam pelo fato de montar uma página na internet, mas não oferecem espaço para o cliente falar ou mesmo por não atualizarem as informações.

Portanto, ao optar por abrir uma página na internet, é essencial mantê-la atualizada, postando coisas interessantes, pelo menos uma vez ao dia.

Caso alguma reclamação surja no ambiente virtual é preciso se colocar à disposição do cliente para solucionar o problema o mais rápido possível, evitando que a marca seja denegrida nas redes sociais.

Dica: Quando resolver o problema enfrentado pelo cliente, peça para que o mesmo deixe um PARECER na página virtual, falando sobre o atendimento e a prontidão em resolver o problema.

  • Divulgue o produto ou serviço;
  • Use as redes sociais para estar em contato com os consumidores;
  • Resolva prontamente os problemas, evitando que façam propaganda negativa da marca na internet;

8 – Dar ao cliente a opção de experimentar o produto ou serviço

Para comprar um produto é necessário que a pessoa sinta que ele irá trazer benefícios para o seu cotidiano.

Para que isto de fato aconteça, nada melhor do que disponibilizar a mercadoria ao cliente, fazendo com que ele possa experimentá-la e posteriormente compre-la.

Portanto, faça uso de produtos demonstrativos (amostras grátis), apenas para mostrar ao consumidor, fazendo que ele mesmo manuseie e verifique se realmente lhe trará vantagens.

Em casos de comercialização de alimentos, o ideal é ter porções especiais para prova, dessa maneira a pessoa pode saborear o produto e depois adquirir uma quantidade maior.

Essa etapa é mais complexa quando se trata dos serviços, uma vez que nem sempre é possível colocá-los a disposição dos possíveis consumidores para experimentá-los.

Porém, é possível trabalhar com este conceito, uma boa alternativa é apresentar exemplos verdadeiros de quem adquiriu o serviço da empresa e obteve satisfação.

Além disso, outra opção é oferecer benefícios adicionais ao cliente, fazendo descontos ou agregando serviços que sejam úteis e não tenham custos. Dessa maneira, o indivíduo terá vantagens em contratar a empresa.

  • Permita que os clientes experimentem os produtos;
  • Instrua o cliente como usar a mercadoria;
  • Ofereça os serviços com adicionais sem custo;

9 –  Faça promoções para vender um produto ou serviço

Uma das melhores formas de aumentar as vendas é realizar promoções, isto pode ser feito em datas especiais ou em dias comuns.

Portanto, sempre que houver a possibilidade, deixe alguns artigos em promoção, pois vale lembrar que as pessoas podem entrar no estabelecimento em busca de algo que está mais barato e também se interessarem por outra mercadoria, aumentando lucro da empresa.

Veja nosso texto de como fazer promoção.

As marcas que estão nas redes sociais também podem utilizar este canal para fazer promoções, ofertando uma mercadoria e adicionando outra gratuitamente.

  • Realize promoções sempre que possível;
  • Oferte outros produtos juntamente com os que estão em promoção;
  • Faça promoções que além do preço baixo ofereçam mais vantagens ao cliente;

Fidelizar o cliente também é muito importante, veja como conseguir a fidelidade de um cliente!

Uma excelente forma de conquistar clientes através de PROMOÇÃO é fazendo uso de programas de fidelidade.

Um bom programa de fidelidade que pode ser citado é a compra de “3 itens – recebe 1 item de graça”, por exemplo.

Foque seus esforços basicamente em 4 (quatro) pilares para obter sucesso na venda de produtos/serviços, são eles: qualidade/estética, bom atendimento, publicidade e promoções, assim conseguirá obter muito sucesso.

Agora que já sabe como vender um produto ou serviço é hora de por em prática!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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