Startup Weekend




Participar de eventos é fundamental para quem deseja ser um empresário de sucesso, pois neles conseguirá conhecer as novas tendências e fazer networking.

Startup Weekend é um evento para o empreendedor colocar suas ideias de inovação em prática e ainda trocar e obter conhecimentos que vão ajudá-lo a alavancar sua startup.

startup weekend
Evento Startup Weekend é um dos mais aguardados e acontece em diversos países.

A ideia surgiu em 2006 com os americanos David Cohen, David Brown, Brad Feld e Jared Polis. Mas é em 2007 com Andrew Hyde, que a Startup Weekend ganha forma e novos sócios, tornando-se uma organização sem fins lucrativos.

Em 2010 acontece o primeiro evento em Bolder no Colorado. Há uma expansão da organização que em 2015 é adquirida pela Techstarts.

A organização sem fins lucrativos passa a gerenciar os eventos e ampliar para mais de 700 cidades em todos os continentes, com foco em montar uma grade de programação para o empreendedorismo mundial.

Conheça mais sobre o Startup Weekend, como ele funciona, quem pode participar, como e muito mais. Confira!

O que é Startup Weekend?

Startup Weekend é um evento de empreendedorismo onde são lançadas novas ideias de negócios inovadores que podem se tornar empresas de sucesso em um futuro próximo.

O evento tem duração de 54 horas e acontece aos finais de semana. Nele o participante pode conhecer outros empreendedores, criar equipes, partilhar ideias e projetos, além de formar uma startup.

700 Ideias de Negócios

Para quem ainda não tem familiaridade com o conceito de startup, em uma definição simples, é o início de um empreendimento inovador e com capacidade de escalabilidade com baixos custos.

O startup weekend é o maior evento de startups do mundo. Foi criado pelo americano Andrew Hyde em 2007, tornando-se uma organização sem objetivo de lucros, com a finalidade de promover encontros para incentivar ideias inovadoras.

Já foram realizados eventos em diversas cidades por todo o território mundial com o intuito de desenvolver projetos de negócios e mostrar que ele pode ser rentável e capaz de produzir receitas e cobrir despesas.

Quem pode participar do Startup Weekend?

Os participantes do startup weekend são divididos em três grupos:




  • Desenvolvedor: participam desse grupo os especialistas em programação, criação de sites e aplicações como engenheiros de software, programadores, entre outros.
  • Designer: nesse grupo estão os especialistas em layout, designer gráfico e identidade visual. São ilustradores, designers de UI (Interface do Usuário – cuida da parte visual que permite a interação do usuário com o produto), designers de UX (Experiência do Usuário – cuida da parte emocional que envolve as sensações que o usuário tem ao interagir com o produto, englobando a usabilidade, arquitetura e conteúdo da informação) e outros profissionais ligação à área de tecnologia.
  • Empreendedor: é o grupo responsável pela captação e desenvolvimento do projeto de negócio. É formado por profissionais do marketing, administradores, publicitários, relações públicas e outros relacionados a essas áreas.

Em geral os eventos de Startup Weekend não possuem foco em nichos específicos, embora os grupos sejam focados na área de tecnologia, mas os segmentos de criação de startups podem ser diversos.

Contudo, há alguns eventos com o foco mais exclusivo em algumas áreas como educação, saúde, fitness, mobilidade, público feminino ou masculino, culinária e outros.

Nesse tipo de evento podem se inscrever profissionais específicos ligados ao segmento ou assunto foco do encontro.

Como funciona o Startup Weekend?

O evento de Startup Weekend tem inícios às 18 horas na sexta-feira e termina na tarde de domingo.

No primeiro dia acontece o encontro, a apresentação do produto ou ideia e formação da equipe.


O evento normalmente inicia com uma palestra sobre startups. No encontro o participante conhecerá pessoas com quem vai trabalhar e ainda fará amigos.

Depois da palestra, todo participante que tiver uma ideia terá trinta segundos para apresentá-la (o famoso pitch) aos outros participantes a fim de atrair interessados para a sua equipe.

Após as apresentações, é realizada uma votação para escolher os projetos que serão trabalhados no fim de semana.

Com os projetos escolhidos, os participantes formam equipes que devem ser multifuncionais, para trabalhar na ideia escolhida durante o final de semana.

O evento é encerrado às 22 horas, mas nada impede que as equipes continuem trabalhando em outro local.

No sábado, o evento é retomado a partir das 8 horas. Com as equipes formadas, é hora de trabalhar para colocar a ideia em prática, transformando-a em um empreendimento de sucesso.

Durante o evento acontece mini-palestras que dão uma noção sobre modelos de negócios repetíveis e escaláveis, bem como, que  atendam a uma necessidade real.

O evento oferece orientação de mentores que ajudam as equipes a buscar soluções para problemas que podem atrapalhar o desenvolvimento do negócio.

Nesse segundo dia cada equipe fica responsável pela captação de clientes, criar e desenvolver o produto, buscar formas de manter esse produto sustentável no mercado.

No domingo depois do café da manha, as equipes continuam trabalhando para finalizar o projeto e apresenta-lo à tarde.

Depois do almoço, acontecem os últimos “retoques”, com orientação dos mentores, para a realização de uma excelente apresentação da ideia que pode sair do evento como um modelo de negócio pronto.

Ao final da tarde cada equipe tem cinco minutos para apresentar seu projeto a um corpo de jurados especializados no assunto, que só participam do evento para avaliar as ideias propostas ali.

Por isso, o foco da apresentação deve estar na resposta a algumas questões como:

  • Qual necessidade a startup resolve?
  • Como ela vai suprir essa necessidade?
  • Quem são os clientes dessa startup?
  • Qual dimensão de mercado tem essa startup?
  • Como se pretende ganhar dinheiro com essa startup?

Ao final das apresentações, os jurados se reúnem e escolhem os vencedores que receberão prêmios dos apoiadores e patrocinadores do evento, exposição de mídias e um selo de negócio que pode dar certo, que funciona.

Benefícios de participar de um Startup Weekend?

O evento oferece benefícios para quem quer empreender, entre eles estão:

  • Construir uma rede de contatos profissionais (networking) do segmento de tecnologia, marketing, administração e outros, além de possíveis investidores para seu negócio.
  • Adquirir novas habilidades e desenvolver potencialidades para desenvolver seu empreendimento.
  • Estar junto de profissionais na área de startup e líderes de mercado que podem orientar sobre seu modelo de negócio e como faze-lo dar certo.
  • Oportunidade de tornar real uma ideia, um empreendimento.
  • Conhecer o mercado de startups.
  • Encontrar parcerias e sócios para startup.
  • Participar de uma comunidade global.

Como participar do Startup Weekend?

como participar startup weekendPara participar do evento é preciso se inscrever antecipadamente na página que será disponibilizada pelos organizadores do evento.

Na página https://startupweekend.org/events é possível encontrar a lista de eventos, suas programações e as informações para adquirir seu ingresso.

Os ingressos são oferecidos por categoria e disponibilizados em quantidade limitada para garantir um equilíbrio entre as habilidades de quem participa, atenção dos mentores e conforto, além de tornar o evento enriquecedor para seus participantes.

Na maioria dos eventos não é liberado o pagamento na porta do local do evento. Isso é devido ao fato da necessidade de os organizadores precisarem ter uma ideia da quantidade de pessoas que participarão para providenciar a alimentação e suprimentos para todos.

Para quem vai participar do evento é importante participar em equipe, mas existe a possibilidade do registro como “Apenas Apresentações de Domingo” para aqueles que querem ver apenas as apresentações das equipes.

Não é necessário ter um projeto para participar, contudo, o evento é focado para desenvolver e encorajar empreendedores inovadores.

O participante pode levar para o evento computador portátil, câmera, cabo de alimentação, cartões de negócios, energia e criatividade.

Quais as ideias que podem ser apresentadas no Startup Weekend?

Qualquer tipo de ideia e projeto de empreendimento pode ser apresentada, mas vale lembrar, o evento é extremamente voltado para o segmento de tecnologias.

Praticamente 95% das ideias estão no setor de internet. Isso se deve muito ao curto período do evento e por isso é recomendado aos participantes que tragam projetos não tecnológicos, que se concentrem em produtos ligados à tecnologia (sites) para apresenta-lo ao final do evento.

Não é permitido divulgar negócios existentes no evento para não enfraquecer o espírito de colaboração, adesão e propriedade, que é uma marca do startup weekend, e também evitar um desequilíbrio entre as ideias apresentadas.

Após o fim do evento continuam sendo fornecidas algumas dicas que podem ajudar a equipe a desenvolver o projeto na página https://startupweekend.org/attendees/resources.

Em relação à propriedade intelectual da ideia ou projeto, não é permitido a assinatura de documentos legais durante o evento. Posteriormente, após o evento, as equipes podem tomar uma decisão.

Há profissionais da área jurídica no evento para dar orientações gerais, mas não é permitido oferecer orientações jurídicas específicas às equipes, tão pouco cobrar.

Negócios de sucesso que começaram em um Startup Weekend

Rover.com

A Rover.com foi a vencedora da edição 2011 do Startup Weekend que aconteceu em Seatle, Estados Unidos.

Inicialmente chamada de Place for Rover, a startup fornece serviços de ajuda online para criadores de animais domésticos que precisam de cuidadores de animais para ficarem com seus cães por algum período.

A rover.com recebeu altos investimentos de diversas empresas e a razão para isso é o grande mercado de pet sitting (popularmente conhecido aqui no Brasil como “babá de cachorro”), que existe nos Estados Unidos.

Easy Tax

A empresa surgiu na edição do Startup Weekend no Rio de Janeiro em 2011. Hoje se tornou uma multinacional presente em 30 países e uma líder global no mercado do seu segmento.

A ideia de criar um aplicativo para solicitar taxi através do smartphone nasceu com a dificuldade que o criador da empresa, Tallis Gomes, teve para conseguir um taxi no Rio de Janeiro, durante o startup weekend.

A ideia foi aprovada e o modelo de negócios já saiu pronto do evento. O passo seguinte foi investir em marketing para divulgar o projeto, atraindo assim investimentos que permitiram a expansão da empresa.

Carousell

A empresa trouxe a ideia inovadora de criar uma plataforma de compra e venda peer-to-peer (de consumidor a consumidor de forma direta) para o Startup Weekend Singapura em 2012.

A equipe foi a vencedora do evento, o que trouxe diversos interessados em investir no projeto.

A empresa cresceu e se tornou referência em aplicativos para o segmento “estilo de vida” na Ásia.

TripLingo

A empresa desenvolveu um aplicativo para ajudar turistas. Entre as ferramentas disponibilizadas estão um tradutor de áudio instantâneo e diversas frases que facilitam a comunicação entre o viajante e o nativo do lugar.

A TripLingo surgiu na edição do Startup Weekend de Atlanta, nos Estados Unidos.

Calendário 2019 de Startup Weekend Brasil

calendario startup weekendSegue abaixo o calendário 2019 de Startups Weekend Brasil.

  • Startup Weekend Women ABC: 8 a 10 de março;
  • Startup Weekend Agrotech Londrina: 15 a 17 de março;
  • Startup Weekend Recife Women: 22 a 24 de março;
  • Startup Weekend São Paulo Energy: 22 a 24 de março;
  • Startup Weekend Taubaté: 22 a 24 de março;
  • Startup Weekend Women Goiânia 2019: 29 a 31 de março;
  • Startup Weekend Women – Campo Grande – Mato Grosso do Sul: 29 a 31 de março;
  • Startup Weekend Maker (criadores) Itabira: 29 a 31 de março;
  • 7º Startup Weekend Joinville: 29 a 31 de março;
  • I Startup Weekend Women Palmas: 29 a 31 de março;
  • Startup Weekend Porto Alegre Legaltech: 29 a 31 de março;
  • Startup Weekend Canoas: 5 a 7 de abril;
  • Startup Weekend Agrotech Maringá: 5 a 7 de abril;
  • Startup Weekend Youth São José dos Campos: 12 a 14 de abril;
  • Startup Weekend Lages: 12 a 14 de abril;
  • Startup Weekend Indaiatuba: 12 a 14 de abril;
  • Startup Weekend Rio de Janeiro EDU: 26 a 28 de abril;
  • Techstars Startup Weekend Mulher – Aracajú: 26 a 28 de abril;
  • Startup Weekend Erechim: 3 a 5 de maio;

Aproveite o evento Startup Weekend para aprender mais e encontrar investidores para a sua ideia, mas lembre-se, antes de tudo é preciso aprender como montar um negócio e fazer a análise de viabilidade

Deixe seu comentário e inscreva-se para receber dicas de negócios.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here