Como Montar Uma Empresa de Criação de Sites [Atualizado 2018]

Como Montar Uma Empresa de Criação de Sites [Atualizado 2018]
Como Montar Uma Empresa de Criação de Sites

Já pensou em montar uma empresa de criação de sites? Com a difusão da internet, estar on-line significa existir, ou quase isso.

Pode ser pessoa física ou jurídica, mas se alguém busca uma informação na rede sobre um negócio, e ele não tem lá o seu endereço eletrônico, pronto! A visão que se tem do negócio fica denegrida, como uma espécie de empresa desatualizada.

Por conta desse cenário, a possibilidade de ganhar dinheiro com a criação de sites é muito grande.

Por Que Montar Uma Empresa de Criação de Sites pode Ser um Excelente Negócio?

O número de usuários de internet no Brasil é de cerca de 120 milhões, de acordo com dados divulgados pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD, em inglês).

Isso significa que é muita gente conectada, querendo falar e ser conhecida por todo o ciberespaço. E o principal, para quem quer fazer negócios online, são 120 milhões de potenciais consumidores navegando.

Então, se alguém está falando sério em ter um negócio, ele precisa ter um endereço virtual, precisa ter um site.

E é por isso que montar uma empresa de criação de sites pode ser um excelente negócio. No final do texto eu lhe digo o que exatamente determina o sucesso ao abrir uma empresa de criação de sites.

Mercado de Uma Empresa de Criação de Sites

O nicho de mercado para criação de sites é praticamente ilimitado, todos os dias pessoas físicas ou jurídicas sentem necessidade de ter um site próprio.

E há ainda milhares de novos sites sendo criados para substituir sites engolidos pela evolução tecnológica. Evolução dos códigos, scripts e linguagem de programação e também evolução da forma de se relacionar e vender para os clientes online.

Embora exista concorrência “pesada”, sou honesto ao dizer que a quantidade de sites novos criados todos os dias dão conta de “abastecer” todas as empresas de criação de sites. Tem trabalho pra todo mundo!

→ Veja aqui como montar uma loja virtual.

Consiga Um Cliente Para Sua Empresa de Criação de Sites Ainda Hoje

Siga os quatro passos abaixo e depois poste nos comentários o resultado que você obteve.

  1. Pegue uma lista telefônica da sua cidade e selecione algumas empresas;
  2. Pesquise no Google pelo nome destas empresas. Use [nome da empresa + cidade]. Exemplo: Casa dos Parafusos São Paulo;
  3. Identifique quais delas tem sites e anote em um papel ou cole em uma planilha;
  4. Descubra quais tem os sites “quebrados”, com problemas de segurança ou desatualizados;
  5. Entre em contato com o proprietário informando dos problemas e oferecendo seus serviços.

Importante: Primeiro informe o problema e as consequências negativas para a empresa caso o site não seja consertado, otimizado. Só depois ofereça seus serviços de criação de sites.

Se você perceber que o empresário ficou interessado, agende uma reunião pra “explicar melhor” e fechar o serviço.

Se você fizer isso, você tem 99% de chances de conseguir seu primeiro cliente ainda hoje!

Possíveis Clientes de Uma Empresa de Criação de Sites

Os sites poderão atender tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Exitem uma infinidade de aplicações com objetivo de marketing pessoal, passando pela venda, até objetivo apenas informacional.

Falando deste último tipo, um nicho de mercado crescente é a criação de sites para empresas governamentais, para ONGs, fundações e outras empresas que precisam divulgar seus serviços e resultados com transparência.

Geralmente os sites desenvolvidos para marketing pessoal são criados em formato de blog. Em alguns deles são vendidos cursos e produtos de informação como no caso deste aqui do Novo Negócio.

Há uma crescente de clientes interessados em criar um blog pessoal, por diversos motivos.

Já as lojas virtuais devem contar com sistema de check-out para pagamento, conter sistema de estoques e cálculo de fretes e outros serviços necessários para agregar valor ao negócio e aumentar a conversão de visitantes em compradores.

→ Quer saber um pouco mais sobre sistemas loja virtual?

O importante aqui é definir bem o perfil do cliente para em seguida encontrar as melhores maneiras de se relacionar e comunicá-lo dos serviços prestados para depois vender.

Divulgação da Empresa de Criação de Sites

A forma de divulgação do negócio está intimamente ligada ao perfil do cliente escolhido. Se você vai trabalhar com micro e pequenas empresas, você poderia:

  • Anunciar na lista telefônica;
  • Ficar bem posicionado no Google Business para sua cidade;
  • Posicionar seu site nas primeiras posições na busca orgânica;
  • Anunciar no Facebook Ads somente para quem tem página de negócios na sua cidade;
  • Fazer pesquisa e telemarketing ativo na busca de clientes;
  • Ter uma página de pouso com uma oferta arrasadora;
  • Utilizar de e-mail marketing (spam não, por favor! rsrs);
  • Dentre outras ações de marketing online e offline.

Como você, provavelmente, já conhece alguns caminhos do marketing na internet, nada melhor do que usar ela mesma para impulsionar o negócio no começo.

Serviço de Marketing Virtual na Uma Empresa de Criação de Sites

O marketing virtual também é um dos nichos interessantes de atuação para uma empresa de criação de sites. Ele consiste basicamente em algumas estratégias para promover os sites dos clientes.

Ou seja, fazer com que os sites dos clientes sejam encontrados pelo público alvo no momento certo de acordo com o objetivo de cada cliente.

Uma das maneiras de marketing online é o chamado SEO (Search Engine Optimization) ou em português: otimização de conteúdo para os buscadores (Google, Bing, Yahoo). Para quem é novo no marketing online, e já aproveitando a oportunidade para deixar uma dica para você promover sua empresa de criação de sites.

Funciona assim: Você cria e otimiza um texto sobre: Criação de Sites + nome da sua cidade. Por exemplo: se fosse eu criando uma empresa de criação de sites, meu texto teria no título algo como: “Criação de Sites em Patos de Minas“.

Quando um possível cliente pesquisar no Google por esta frase, se o trabalho for bem feito, provavelmente ele encontraria meu texto, e ao clicar nele encontraria minha empresa, website e telefone de contato.

Outra forma de serviço que pode ser oferecido é utilizar-se de tráfego pago na internet, como o Google Adwords, Youtube Ads e Facebook Ads.

Segue abaixo uma lista dos serviços mais comuns de uma empresa de criação de sites:

  • Criação de sites;
  • Criação de lojas virtuais;
  • Criação de blogs;
  • Atualização de sites, lojas e blogs;
  • Criação de aplicativos (apps);
  • Google Adwords;
  • E-mail Marketing;
  • Hospedagem de sites;
  • Redes Sociais;
  • Criação de conteúdo para internet;
  • Vídeo marketing;
  • SEO;
  • Criação de textos persuasivos, Criação de hotsites;
  • Dentre outros.

Expandindo a tal ponto o negócio, oferecendo serviços para além da criação de sites, o negócio já se torna uma agência de marketing digital.

Lembre-se também que independente do nicho de mercado e público-alvo que a empresa atender, deve se lembrar que o cliente tem certas expectativas quanto ao resultado que o site irá gerar.

Portanto, é preciso paciência, saber ouvir e entender, além de ter domínio das tecnologias necessárias para atingir o resultado esperado pelo cliente.

Garantias Como Melhora da Oferta do Serviço de Criação de Sites.

A empresa de criação de sites pode estabelecer garantias como o aumento de visitas ao site, o aumento do tempo de cada visitante no site ou até mesmo aumento no atingimento do objetivo do cliente.

Estes objetivos podem ser:

  • Cadastros no site;
  • Vendas;
  • Contato telefônico.

Pra isso o empreendedor deve conhecer o potencial de transformação da sua equipe e dar garantias de acordo.

Concorrentes de Uma Empresa de Criação de Sites

Conhecer os concorrentes também é importante para o sucesso do futuro negócio no mesmo segmento e isso pode ser obtido por meio de pesquisa de concorrência.

Ela é capaz de identificar que pontos são necessários ter uma atenção maior. Busque informações exaustivamente sobre o assunto, saiba o que está sendo oferecido atualmente e procure preencher os espaços que existem.

Olhar para a concorrência é conseguir identificar pontos fracos que podem ser tão valiosos que têm a chance de serem os pilares do futuro empreendimento. Por exemplo:

muita gente hoje em dia sabe fazer site, isso é fato.

Mas será que muitos conseguem identificar as melhores práticas para gerar resultado para o cliente?

Há alguns dias conversando com um dono de uma empresa de energia fotovoltaica, meu cliente de consultoria, percebi que no site dele haviam vários conteúdos copiados de outros sites.

Sem saber das implicações legais e dos resultados negativos para o SEO do site, o web designer que criou o site, ao invés de produzir os textos, simplesmente os copiou da internet, prejudicando o cliente.

Localização da Empresa de Criação de Sites

Inicialmente, o dono da empresa de criação de sites pode trabalhar em casa, porque a natureza do serviço não requer um grande aparato físico. Muitas vezes, as negociações são feitas pela própria internet, em reuniões online, por chat, por e-mail e outra vezes por telefone.

Contudo, com o crescimento do negócio, é importante ter uma sala comercial onde os clientes possam ser atendidos e uma equipe maior possa trabalhar.

Nesse caso, vale a pena investir em locais com grande movimentação e que estejam próximos a regiões empresariais e financeiras, como os grandes centros pois, assim facilita as visitas de interessados.

Espaço Físico de Uma Empresa de Criação de Sites

O espaço físico da sala comercial de uma empresa de criação de sites pode ser de 35 m² com bastante luminosidade, temperatura adequada, facilidade de locomoção e decoração adequada.

Manter o ambiente arrumado e organizado também é muito importante para trazer conforto àqueles que estão em busca do serviço.

Equipamentos Necessários Para Uma Empresa de Criação de Sites

Os equipamentos importantes são muito ligados ao porte da empresa de criação de sites, mas basicamente são computadores, câmeras digitais, impressora, móveis de escritório e telefone.

Você também precisará de vários softwares necessários para edição de imagens, criação dos sites e outros sistemas, de acordo com os serviços que você for prestar.

Por exemplo, se você for oferecer serviços de SEO, somente uma licença do principal software para este fim custa no mínimo $99 dólares mensais. E em alguns casos e épocas são necessários dois ou mais tipos destes sistemas para fazer uma análise de qualidade e traçar um plano de ação para os clientes.

Com a limitação das ferramentas gratuitas para este fim, neste mês em especial, eu precisei investir quase R$ 1 mil reais em sistemas para este fim.

Contratação de Pessoal em Uma Empresa de Criação de Sites

Como Montar Uma Empresa de Criação de Sites [Atualizado 2018]
Empresa de Marketing Online
Como os salários dos funcionários geram custos fixos, o indicado é você começar o negócio com o mínimo possível de pessoas até que você tenha serviços suficientes para todos. Com isso você diminui o risco do negócio.

A quantidade de gente contratada para trabalhar varia conforme o porte do negócio, mas uma estrutura básica de uma empresa de criação de sites conta com o empreendedor, um programador e um web designer.

Para escolher os profissionais, é preciso saber que cada um tem suas qualificações técnicas e características pessoais. E as duas refletem diretamente no trabalho a ser feito.

Portanto, escolha pessoas qualificadas mas também que sejam ágeis, criativas, flexíveis e pró-ativas, pois tudo isso é básico para o bom funcionamento desse tipo de negócio.

Inovação e Novas Tecnologias na Criação de Sites

Uma empresa de criação de sites deve estar sempre atualizada em novas tecnologias, novos processos e inovação. Inovar requer dedicação de toda equipe, comprometimento, estudo e outras iniciativas como participação em cursos, workshops e palestras.

Neste ponto é importante contratar pessoas que tem prazer pelo aprendizado, assim este processo de evolução do profissional é quase que automático.

Certa vez ouvi de algum empreendedor que eu não me lembro agora o seguinte:

é melhor você contratar alguém que você precise frear do que um profissional que precisa ser empurrado!

Uma dica para manter-se atualizado e gastar menos é fazer os cursos você mesmo ou algum chefe de equipe e depois montar um curso e repassar para os funcionários.

Lembrando que estes custos de atualização e desenvolvimento devem ser adicionados à sua projeção de custos para o negócio.

Proteja-se ao Montar a Agência de Criação de Sites

Uma dica importante é ter um contrato padrão para os serviços prestados com as condições de pagamento, entrega e manutenção, quando for o caso. Isso faz com que o combinado esteja documentado e você pode usar, em caso de algum mal entendido, como referência para resolver qualquer dúvida do seu cliente. Além de estar legalmente protegido.

Você deve encontrar alguns modelos de contratos de prestação de serviços de criação de sites na internet, mas, mesmo assim, procure um advogado para checar se está tudo dentro dos conformes quanto a legalidade do que está escrito no contrato.

Um contrato que não se enquadra nas leis, é nulo, não tem validade jurídica. E eu particularmente já vi por aí muitos destes contratos com vícios que poderiam ser questionados. rsrs. Evite dores de cabeça desnecessárias.

Custos, Investimento e Lucro da Empresa de Criação de Sites

Algumas agências de criação de sites criam pacotes de serviço e os precificam de acordo. Já outras preferem trabalhar com alto nível de customização e precificar de acordo com cada projeto.

Nos dois casos o empreendedor deve estar alerta para ter os custos de desenvolvimento de cada projeto na ponta do lápis. Isso para determinar um preço de venda ótimo, em primeiro lugar, é preciso saber quanto custa este serviço.

Um preço de venda considerado ótimo é tido como justo pelo cliente ideal e gera negócios suficientes para maximizar o lucro da empresa.

Por isso, tenha um plano financeiro para sua empresa de criação de sites. Com ele você será capaz de descobrir os custos, investimento necessário, capital de giro, estabelecer preços otimizados e ao final descobrir o potencial de lucro da sua empresa de criação de sites.

→ Veja neste vídeo como descobrir a lucratividade de um negócio.

Resumindo, o que vai determinar o sucesso da sua empresa de criação de sites é a maneira que você modelar as nove áreas do negócio, os números de viabilidade e a sua capacidade de execução do planejamento.

Gostou do texto “Como Montar Uma Empresa de Criação de Sites”? Se você gostou, compartilhe!

5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

  1. Atualize as informações sobre o EI _ Empreendedor Individual, com a Lei Complementar 139 de novembro de 2011 e conitnue informando o mercado, pois são poucos os sites que falam de mei e estão atualizados.

  2. estou estudadando programação design e procuro pessoas que queiram abrir
    uma agencia online comigo para desenvolver jumto o site da agencia e tb
    criar os projetos dividir as habilidades por exemplo um fica com o logotipo outro com o layout outro com javascript e assim por diante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here