Como Montar um Layout de Loja e Modelos para se Inspirar

layout de lojas
O layout de lojas influencia as vendas e deve ser feito com cuidado, observando-se os mínimos detalhes. Aprenda como fazer layout para as mais diversas lojas, desde calçados, supermercados,bares até a disposição dos itens. Aproveite os modelos de layouts e dicas que disponibilizamos

O layout de loja representa o primeiro contato do cliente com a marca e influencia diretamente na sua decisão de compra de um determinado produto e de retornar ou não à loja.

A maneira como as peças são expostas em um ponto de venda (PDV) é um fator crucial para o sucesso ou fracasso de uma loja de varejo.

Por isso, o layout da loja se torna uma ferramenta tão valiosa para o lojista. Afinal, tem o poder de facilitar às vendas.

É através do layout da loja que ela é organizada, dispondo as mercadorias da melhor forma, a fim de atrair a atenção do cliente, aumentar o desejo de compra e até mesmo influenciar em quais produtos se deseja maior saída.

Sabendo dessa importância em entender como montar um layout de loja corretamente criamos este conteúdo com dicas, passos e modelos de layout de lojas para você se inspirar e melhorar a sua.

O que se deve observar em um layout de loja

Layout de loja envolve o posicionamento das paredes, colunas, caixas e balcões, provadores, equipamentos, setores e outras estruturas, tudo com o objetivo de estimular a movimentação do consumidor por todo o ponto de venda.

Um layout bem planejado permite ao lojista aumentar as vendas para cada metro quadrado do PDV, já que a ideia é organizar cada setor ou categoria de produtos, conforme o estudo do comportamento do consumidor.

Assim, os layouts depois de prontos, devem mostrar o tamanho e a localização de cada departamento ou setor, estruturas permanentes, locais de fixação e padrões de tráfego de clientes, servindo de orientação para a equipe de marketing e vendas.

Para organizar esse layout é preciso fazer um estudo de mercado e conhecer as características e comportamentos de seus clientes como:

  • A faixa etária;
  • O poder de compra;
  • O estilo de vida e de consumo;
  • O nível de educação;
  • Entre outras características.

Essas informações são essenciais para definir a linguagem e a abordagem que deverão ser utilizadas na forma de agir com o cliente.

O que observar ao fazer o Layout de Loja

É importante destacar que o consumidor contemporâneo tem uma rotina mais agitada e, portanto, busca agilidade na hora de fazer suas compras.

Para fazer um bom layout de loja é necessário observar alguns pontos fundamentais:

Espaço

Planejar o espaço de uma loja passa, invariavelmente, pela definição dos produtos que serão expostos, da quantidade de pessoas (em média) atendidas, estoque necessário e público-alvo.

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Responder a essas questões permitirá que você tenha uma noção mais consistente da imagem que sua loja deve ter para se tornar uma referência na rua e na região em que está localizada.

Circulação

Quando o assunto é a circulação dos clientes dentro da loja, mapear o trajeto realizado pelos consumidores é essencial.

Após definir o fluxo da loja é possível identificar quais são os pontos frios — locais que costumam passar despercebidos —, e decidir quais serão as medidas adotadas para atrair a atenção dos clientes.

O mapeamento do fluxo dos clientes ajudará a definir onde os produtos promocionais devem ficar.

Aproveite os locais de maior circulação dentro do estabelecimento para colocar os produtos com maior destaque, com maior taxa de lucratividade ou que estão “congelados” em estoque e precisam ser vendidos urgentemente.

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O objetivo principal é atrair o olhar do consumidor para o maior número de produtos possíveis e com isso aumentar as chances de vendas (taxa de conversão).

Mantenha os corredores do estabelecimento com o maior espaço possível para que a circulação dos clientes flua corretamente. Há muitos consumidores que ao se sentir “apertados” ficam incomodados e deixam de comprar para sair o quanto antes daquele ambiente.

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Sinalização

Para um bom layout de loja é importante investir em placas de sinalização bem posicionadas, com mensagens claras e legíveis.

Essas placas são necessárias para que o cliente ache com facilidade os produtos que procura.

Manter os produtos sempre bem organizados nas prateleiras e com preços bem legíveis, também é importante para garantir ao cliente a agilidade na sua compra.

Dica para o Layout da Loja: colocar o valor do preço sem desconto ao lado aumenta a taxa de conversão, também, utilize cores diferentes nos preços dos produtos em promoção, isso chama a atenção dos consumidores e a taxa de compra sobe drasticamente.

A sinalização pode ser usada para direcionar o tráfego de clientes, sinalizar áreas de exposição de itens-chave e para ajudar como incentivo a compras por impulso.

Entrada

A área de entrada deve ser organizada a fim de garantir acesso fácil.

A largura mínima da porta deve permitir a passagem de cadeira de rodas com facilidade. Muita atenção aos cuidados com pessoas portadoras de alguma dificuldade, os próprios consumidores que não há tem avaliam isso.

E quando falamos em dificuldades pode ser crianças, idosos, portadores de deficiência física, acidentados, entre outras.

Em casos em que a porta deve permanecer fechada, dê preferência por vidro para que os consumidores possam ver sem dificuldades o Layout e interior da loja.

Portas com sensores de movimento são altamente indicadas, mas o preço pode ser alto, então verifique suas finanças antes de tomar qualquer decisão.

É importante garantir espaço suficiente para a circulação de meios que auxiliam o cliente como cestas e carrinhos de compras, buscando sempre evitar desníveis no piso.

Esses cuidados aperfeiçoam o acesso aos usuários de cadeira de rodas ou portadores de dificuldades.

Vale lembrar, 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, ou seja, de cada 100 pessoas, 24 possíveis compradores terão dificuldades, pensar neles significa um possível GRANDE AUMENTO nas vendas.

Área de Vendas

É muito importante disponibilizar ao vendedor um ambiente confortável, no qual o acesso à mercadoria seja ágil e fácil para que o cliente seja atendido o mais rápido possível.

Muitos dos consumidores só decidem o que vão comprar quando já estão dentro da loja, observam os produtos e conseguem prová-los.

E para mostrar a maior quantidade de produtos o vendedor precisa ter acesso rápido ao que deseja.

Por isso, investir em um bom layout e em promoções atraentes é essencial para estimular o consumo de seus clientes e aumentar o faturamento.

Veja também: Maiores erros na área de vendas

Caixas

Os caixas devem ser posicionados de maneira a não desviar a atenção dos clientes das prateleiras e estandes promocionais.

Contudo, deve ser visível o suficiente para que ninguém tenha dificuldade em encontrá-lo para pagar as compras.

Colocar itens que incentivam a compra por impulso, próximos ao caixa, é uma estratégia de layout eficiente.

Nessa área é interessante inserir os itens de baixo, como chocolates, guloseimas, bebidas geladas, pilhas.

É valido também colocar produtos de cuidados pessoais como presto barbas ou preservativos, dependendo do perfil da sua clientela.

Administração

O espaço destinado à administração da loja deve ser bem planejado.

Em estabelecimentos maiores, é interessante que essa área fique próxima à sala de segurança e organizada de forma a garantir o bom fluxo de documentos e uma atualização de dados ágil para acompanhar o ritmo das vendas.

Em estabelecimentos menores o balcão pode substituir essa área, desde que haja uma boa organização de documentos e do caixa.

Como organizar a posição das mercadorias no layout da loja

Para adequada exposição dos produtos é importante saber utilizar os pontos focais. Isso porque eles fazem parte do campo de visão mais forte de suas prateleiras e vitrines.

É interessante destacar ainda mais as mercadorias, organizá-las na altura correta, posicionando-as entre 1.20 metros e 1.60 metros de altura, respeitando um ângulo limite de 45 graus do braço para baixo ou para cima.

Outro aspecto a ser observado é que o melhor ponto visual está localizado na altura dos olhos.

A maior parte das pessoas segue a regra do esforço mínimo, agindo como um reflexo natural do corpo humano, buscando poupar esforços e dando mais atenção aos produtos que estejam localizados em locais que seu campo de visão tem fácil acesso.

Portanto, posicionar os produtos na altura dos olhos garante maior visibilidade pelo cliente.

Áreas acima da cabeça e abaixo da cintura são desprivilegiadas para exposição de produtos por estarem fora do campo de visão.

A iluminação é um fator importante no layout de uma loja.

A má iluminação do estabelecimento pode ser um fator responsável por vendas negativas.

Mantenha o ambiente sempre bem iluminado, destacando produtos com alta lucratividade e promoções.

Outro fator que deve ter a devida atenção é alimpeza e a organização em dia, cuidando do layout das gôndolas e garantindo maior potencial de venda para as mercadorias.

Tipos de layout de loja

O modelo de layout da loja vai depender dos tipos de produtos vendidos, a localização do edifício, a arquitetura do prédio, o posicionamento deconcorrentes em volta a loja e quanto a empresa pode investir no projeto em geral.

Existem algumas prioridades na análise da construção de um layout, que passa pelo estudo desses 5 aspectos:

  1. Transição da Entrada para o Interior da Loja
  2. Tendência do consumidor em virar à direita
  3. Estrutura de Corredores
  4. Identificação dos Espaços Nobres
  5. Guiar a trajetória do cliente para Zonas Frias

Veja alguns tipos de layouts de loja de acordo com a planta inferior:

Planta Reta

O piso plano reto é um layout de loja comum para a maioria dos tipos de varejo.

Ele faz uso das paredes e luminárias para criar pequenos espaços dentro da loja.

O piso plano reto é um dos layouts de loja mais econômicos.

layout-loja-planta-retaPlanta Diagonal

O piso plano diagonal é uma boa opção para o layout da loja de autoatendimento.

Ele oferece uma excelente visibilidade para os caixas e clientes.

O piso plano diagonal facilita a circulação e tráfego pela loja.

layout-loja-planta-diagonalPlanta Angular

O piso plano angular é mais utilizado para lojas especializadas de alto nível.

As curvas e ângulos de luminárias e paredes fazem o projeto da loja se tornar mais caro.

Contudo, os ângulos suaves facilitam o fluxo em toda a loja de varejo.

layout-loja-planta-angularPlanta Geométrica

A planta geométrica é apropriada para lojas de roupas e confecções.

Utiliza racks e acessórios para criar um ambiente descontraído, mas nada fora do comum de design de loja.

O mais interessante é que seu custo não é elevado.

layout-loja-planta-geometricaPlanta Mista

O plano de piso misto incorpora no chão a Planta Reta, Diagonal e Angular para criar o design da loja mais funcional.

O layout direciona o tráfego para as paredes e o fundo da loja.

layout-loja-planta-mistaEstilos de layout para loja

Um layout eficiente determina a localização correta e estratégica dos setores, produtos, área do caixa, espaço de descanso e qualquer outro elemento de uma loja.

O arranjo da estrutura interna pode variar de acordo com o perfil e objetivos do estabelecimento.

Para encontrar a melhor opção é importante conhecer os principais tipos de layout possíveis para testá-los e então definir a solução ideal.

Veja alguns estilos de layouts.

Layout Grade

Os produtos são expostos nas laterais, é mantido um corredor principal que direciona o fluxo da vitrine para o fundo da loja.

Layout Pista

Os expositores seguem uma sequência que lembra uma pista de corrida. Corredores secundários partem de um corredor principal, criando diversas áreas de passagem.

Layout Arena

Produtos mais baixos e expositores menores são mantidos no centro, enquanto os produtos mais altos e expositores maiores permanecem nos cantos e laterais.

Essa disposição permite uma visualização geral da loja sem a presença de elementos que criam barreiras.

Layout Boutique

É caracterizada pela presença de ambientes independentes do restante da loja. Ou seja, cada área tem seu próprio estilo e decoração.

Layout Fluxo livre

Os produtos são expostos de maneira livre, sem um fluxo definido. Essa disposição encoraja compras compulsivas.

Nas lojas de móveis, os layouts “fluxo livre” e “boutique” são os mais comuns e indicados.

 O fluxo livre possibilita ao cliente transitar pelo local com facilidade. A boutique permite agrupar peças para simular cômodos.

15 Modelos de layout de loja

Nem sempre a ‘teoria’ permite criar um layout de loja incrível e os modelos facilitam a inspiração e até mesmo ajudam a entender as formas de fazer a exposição.

Por isso selecionamos os principais modelos de layout de lojas para você entender e se inspirar para criar o seu próprio. É possível copiá-los, mas sugiro criar a sua própria identidade para condizer com a marca.

Layout – Loja de Calçados

Layout - Loja de CalçadosNeste layout, a organização das prateleiras facilita a observação dos produtos. A forma que os móveis são dispostos permite o fluxo dos clientes na loja.

A cor clara, iluminação adequada e limpeza ajudam a atrair o consumidor que se sente a vontade na loja.

Como montar uma Loja de Calçados

Layout – Loja de Móveis

Layout - Loja de Móveis
Créditos – Retirada de: http://blog.lineabrasil.com.br/wp-content/uploads/2017/05/92682-conheca-7-dicas-de-visual-merchandising-para-a-sua-loja-de-moveis-1.jpg

Nesse tipo de layout o cliente consegue ter uma boa experiência de compra, ótima interação com os produtos através do toque, do contato.

Também consegue se movimentar pela loja tranquilamente, isso o deixa a vontade no ambiente.

Como Montar uma Loja de Móveis

Layout – Loja de Vestuário

Layout - Loja de Vestuário
Créditos – Retirada de: http://www.mmdamoda.com.br/wp-content/uploads/2013/08/layout1.jpg

Nesse tipo de layout, o espaço livre é o mais importante. A utilização de móveis com funções múltiplas podem substituir balcões, que ocupam muito espaço.

Investir em prateleiras e araras para demonstrar o produto é uma excelente ideia, evita espaços com vários produtos e a sensação de excesso desnecessário, o que pode atrapalhar as vendas.

Layout 2 – Loja de Calçados

Layout 2 - Loja de Calçados
Créditos – Retirada de: https://2.bp.blogspot.com/-kSPWp595rmc/VzzRXj7oFYI/AAAAAAAAPyo/4phL3z3tnvwkRorOvzuhJjiLmMHZpOUpgCLcB/s640/4DP.jpg

Esse tipo de layout ajuda a atrair os clientes, pois permite a experimentação do calçado confortavelmente.

O espaço é agradável e a mercadoria está bem exposta, isso facilita a escolha do cliente.

Layout de loja de calçados e bolsas

Layout de loja de calçados e bolsas
Créditos – Retirada de: https://sebrae.ms/wp-content/uploads/2018/04/apparel-boutique-colors-135620-1024×707.jpg

Nos novos layouts de lojas, o ambiente é agradável e induz o cliente a escolher seu produto e a compra-lo.

Como Montar uma Revenda de Bolsas

Layout – Loja de Roupas

Layout - Loja de Roupas
Créditos – Retirada de: https://sebrae.ms/wp-content/uploads/2018/04/boutique-clothes-clothing-264554-1024×683.jpg

Nos layouts modernos deve-se pensar nos mínimos detalhes, desde a cor, iluminação, disposição dos móveis até a exposição dos produtos. Tudo voltado para que o cliente entre, olhe, experimente e compre.

Layout de loja de cosméticos

Layout de loja de cosméticos
http://www.mmdamoda.dominiotemporario.com/wp-content/uploads/2016/08/The-Beauty-Box-2baixa-CrC3A9dito-Eduardo-Viana.jpg

Aproveitar toda a área de forma a atrair a atenção do consumidor, isso é um layout eficiente.

Uma decoração diferenciada que facilite o acesso do cliente aos produtos e o impulsione a comprá-lo.

Como Montar uma Loja de Cosméticos

Layout de checkstand

Layout de checkstand
Créditos – Retirada de: https://operacionalvarejo.files.wordpress.com/2018/03/mobiliario-lineas-de-caja-768×4612.jpg?w=768

Utilizar checkstand é comum em supermercados, drogarias, padarias e outros estabelecimentos comerciais.

É uma ótima estratégia de venda, já que o cliente fica um bom tempo na fila de espera para pagar a sua compra.

Essas áreas devem ser abastecidas com produtos de venda por impulso ou que ficaram esquecidos na lista de compras. Torna a espera menos entediante e ainda gera lucros à empresa.

Layout – Lojas de Bijuterias

Layout - Lojas de Bijuterias
Créditos – Retirada de: https://i.pinimg.com/564x/ed/44/1f/ed441ff0759a8eae8e9eb98f387499cf.jpg

A forma como o produto e exposto é muito importante e por isso é interessante usar mostruários que valorizam o produto e atiçam o desejo de possui-lo.

Como Montar uma Loja de Bijuterias

Layout de provadores de loja

Layout de provadores de loja
Disponível em https://i.pinimg.com/564x/02/cb/f6/02cbf64eb33cc7d879cd3a7e6673ec20.jpg

Os provadores são muito importantes na hora de vender um produto.

Se o cliente está em um provador confortável, que o ajude a ver como a roupa fica em seu corpo, isso facilitará a aquisição do produto e o retorno do cliente à loja.

Layout de Loja de Materiais de Construção

Layout de Loja de Materiais de Construção
Créditos – Retirada de: http://www.bonasoldi.com.br/wp-content/uploads/2017/07/materiais-construc%CC%A7a%CC%83o.jpg

A organização das mercadorias, a fácil identificação das seções e a livre circulação pela área da loja são requisitos essenciais para um layout que garanta boas vendas.

Como Montar uma Loja de Materiais de Construção

Layout de farmácia

Layout de farmácia
Disponível em https://i.pinimg.com/originals/0c/c8/4c/0cc84c1088a48f079ba6b5347cd791a0.jpg

A organização e identificação dos produtos na prateleira facilitam o acesso do cliente àquilo que deseja.

A livre circulação pelo ambiente também é outro fator que favorece a compra, pois incentiva a olhar outros produtos e fazer novas compras.

Como Montar uma Farmácia

Layout de prateleiras de supermercado

Layout de prateleiras de supermercado
Créditos – Retirada de: https://helioprint.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/07/organizar-prateleiras-supermercado-min.jpg

Há alguns aspectos para observar ao organizar itens em uma prateleira: disposição e identificação do produto.

Uma prateleira bem organizada faz toda a diferença na hora do cliente escolher seus produtos.

Layout de loja de utensílios domésticos

Layout de loja de utensílios domésticos
Créditos – Retirada de: https://finesound.com.br/wp-content/uploads/2018/04/com-180m-e-recem-inaugurada-em-sao-paulo-a-souq-tem-layout-que-remete-aos-antigos-mercados-arabes.jpg

Para montar o layout ideal é preciso harmonizar os ambientes através do equilíbrio de cores, disposição correta dos produtos, iluminação e espaçamento.

Layout de entrada de loja

Layout de entrada de loja
Créditos – Retirada de: https://elevabd.com.br/wp-content/uploads/2012/11/eleva-blog-marketing_varejo_loja1-1.jpg

A entrada da loja é o primeiro chamariz para o cliente entrar e comprar.

A primeira impressão de um local é decisiva para dizer se a pessoa voltará outras vezes.

Por isso, boa iluminação, boa recepção, disposição de produtos chamativos e fáceis de pegar são dicas essenciais para a eficácia.

Layout de empório

Layout de empório
Créditos – Retirada de: https://zanottirefrigeracao.com.br/blog/wp-content/uploads/emporio-1-1024×640.jpg

Criar um conceito único de espaço que oferece diversidade de produtos e se torne um ponto de encontro dos clientes pode aumentar e muito o faturamento da empresa.

Layout – Livraria

Layout - Livraria
Créditos – Retirada de: http://www.revistadesktop.com.br/v2/imagens/blog/1119_1.jpg

Em um bom layout de loja, é preciso buscar sempre o conforto do cliente, fazer com que se sinta à vontade e que não queira deixar o local.

Interagir com o produto, circular pelo espaço e fazer novas descobertas, isso cativa o cliente.

Aprendeu como criar o layout de loja perfeito? Se você ainda tiver dificuldades em atingir o potencial máximo do seu negócio, assista ao vídeo completo sobre como atingir o sucesso do seu empreendimento.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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