Negócio Lucrativo [FERRAMENTA]
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Frequentemente recebemos perguntas sobre como divulgar minha empresa aqui no portal e hoje resolvemos ajuda-lo com isso. Afinal, publicidade é a alma do negócio.
Há diversas formas de divulgar uma empresa e encontrar a ideal depende, principalmente, dos seus objetivos e o público alvo do negócio.
Fazer a divulgação da empresa de forma eficiente traz vantagens como o aumento do faturamento, crescimento de clientes, branding da marca e recorrência de compras. Por isso a importância de saber exatamente a resposta para a pergunta: como divulgar minha empresa?
Seja autônomo, negócio digital, empresa nova na cidade, produto recém lançado ou uma loja física, este conteúdo ensinando a divulgar uma empresa será útil, então acompanhe.
A análise prévia de divulgação e publicidade de um negócio consiste em descobrir o objetivo, público alvo, hábitos, analise de orçamento e encontrar soluções. Veja mais abaixo:
Você deve descobrir o que deseja atingir com a publicidade, é comum os empreendedores se confundirem nesse ponto e acabar por desperdiçar dinheiro.
De forma prática, supondo que sua empresa é nova, teoricamente, a campanha deve focar em branding, esta seria a melhor opção.
Diferente se a empresa já possui nome no mercado e está fazendo um lançamento de um novo produto, neste caso, o foco da divulgação será no serviço/produto e provavelmente mensurará através de vendas ou faturamento.
Nesse caso, a solução seria uma promoção (cuidado, promoção no sentido de promover e não de baixar o preço).
Assim, analise o que de fato deseja com a divulgação da empresa/negócio, qual é o objetivo e meta a ser atingida, isso facilitará a criação da publicidade correta.
O público alvo é aquele que deve receber a campanha de divulgação, e acredite, isso moldará toda a estrutura das suas campanhas de publicidade.
Vamos a um exemplo prático, supondo que efetue a venda de produtos para pessoas de 3ª idade, estas raramente estão em redes sociais, assim, uma divulgação no Facebook seria uma péssima solução.
Faça um estudo prévio da sua persona para assim aplicar as estratégias de publicidades com maior potencial de conversão.
Hábitos correspondem à rotina do seu público alvo e é neles que você deve manter o foco ao fazer a divulgação da empresa.
Através da análise dos hábitos é possível identificar aspectos como:
Divulgação é um investimento importante na empresa, mas é preciso que esteja dentro do seu orçamento e, acima de tudo, o retorno ao atingir as metas sobreponha os gastos com marketing.
O orçamento deve contemplar não apenas o valor gasto na campanha publicitária, mas também:
Todo e qualquer valor que possa julgar importante insira no orçamento.
Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!
Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.
Agora que você já tem as informações prévias necessárias para começar a divulgar a sua empresa é preciso analisar as soluções, ou seja, os meios para isso.
Abaixo você encontra alguns dos principais, mas lembre-se de fazer uma relação própria e colocar prós e contras de cada um.
Há dezenas de estratégias para divulgar um negócio e, justamente por isso, surge a dificuldade: qual escolher? Como saber a melhor para o seu tipo de negócio?
Normalmente, a solução de divulgação ideal observa a resposta das seguintes perguntas:
Com essas 4 respostas é possível analisar as estratégias de divulgação e escolher a que melhor se adapta para a sua situação.
Por exemplo, na pergunta “onde” o público alvo está responder que das 08:30 até as 18:00 horas no trabalho. De nada adiantará entregar panfletos na rua, ma sim depois das 18h nos locais de circulação, como pontos de ônibus, etc.
Lembre-se, não há uma verdade absoluta, os negócios possuem suas particularidades, um salão de beleza não pode ser visto da mesma forma que um escritório de contabilidade, e essa distinção você deve fazer de acordo com seu público alvo e receptividade.
Esta é uma opção que engloba não apenas publicidade digital, mas também física. E por que a opção digital também funciona bem?
Ao fazer campanhas em mídias como o Facebook é possível segmentar por região, cidade e até mesmo bairros, além dos interesses, com isso atingirá apenas o público local.
Contudo, há outros meios de divulgação para empresas situadas na cidade, é o caso das mídias físicas, como jornais, panfletos, boca a boca, outdoors, entre outros. Abaixo, veja as melhores estratégias de divulgação com menos custos:
Também, selecionamos algumas mídias que hoje, já não tem boa aceitação e resultados positivos quando comparadas aos custos.
Contudo, pode ser importante para conhecer e até mesmo evitar, caso não seja estritamente necessária para o seu empreendimento:
E quem não deseja gastar para divulgar a empresa, o que fazer?
Essa é uma das perguntas mais comuns que recebemos, divulgar a minha empresa gratuitamente!
Há formas grátis de fazer propaganda, mas lembre-se de que normalmente será menos eficiente.
Também, o que você deixa de investir acaba “tomando do seu tempo” para fazer você mesmo.
Depois disso, podemos mencionar alguns exemplos de estratégias de divulgação de negócio grátis são:
Até o momento, as melhores estratégias de divulgação presencial são focadas na propaganda boca a boca, através de bons programas de marketing de relacionamento.
Outra excelente maneira de divulgar a empresa gratuitamente é através da participação de eventos free, neles é possível conversar com outras pessoas e conseguir “parcerias” entre lojas para receber indicações de clientes.
Caso esteja disposto a investir um pouco, mas de forma bem moderada, pode-se fornecer prêmios para sorteios ou até mesmo sortear algo na sua empresa.
Em regra, gratuitamente mesmo conseguirá fazer divulgação através dos perfis nas redes sociais e grupos relacionados ao seu negócio.
Divulgar a empresa nas redes sociais é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores opções do momento quando se trata de publicidade de baixo custo e efetiva.
A questão é, como fazer isso corretamente?
Abaixo demonstramos 3 formas de divulgar em redes sociais, tanto Facebook quanto Instagram. Também, criamos o passo a passo para facilitar e evitar erros, confira!
Fazer parte dos grupos do Facebook relacionados à atividade do seu negócio onde potenciais clientes fazem perguntas é uma forma excelente de divulgação e contato com seu público alvo.
Responder essas perguntas e até mesmo sugerir a sua empresa costuma trazer ótimos resultados, inclusive com conversões em vendas.
Mas cuidado, moderadores não gostam de propagandas em grupos, por isso é preciso auxiliar as pessoas retirando dúvidas e quando sugerir sua empresa, fazer de forma bastante sutil.
Depois disso, de forma sutil, é possível sugerir o seu negócio como solução para o problema.
Para isso, acesse os grupos relacionados a sua área de atuação, peça para participar. Após aprovação, poderá fazer os comentários e divulgação.
Grupos da sua cidade/região são os melhores, é o caso de Compra e Venda da cidade, normalmente poderá sugerir sua empresa em algumas ocasiões.
Criar um perfil próprio da empresa no Instagram ou a página no Facebook permite convidar outras pessoas para segui-la.
Consequentemente, ao fazer as publicações conseguirá engajamento.
Com isso, o engajamento (curtidas, compartilhamentos) faz com que outras pessoas vejam as publicações, criando uma espécie de teia.
Para isso você deve:
Divulgar uma empresa usando anúncios patrocinados em redes sociais é sinônimo de assertividade e baixo custo, pelo menos, na maioria das vezes.
Sabendo disso, as vantagens de investir em anúncios patrocinados é o baixo custo, possibilidade de segmentação e boa taxa de conversão.
Mas para conseguir isso você deve tomar alguns cuidados, são eles:
O Google é o maior buscador do Mundo e aparecer nele traz credibilidade para as empresas e serve para divulgar o negócio.
A dúvida é: como estar entre os primeiros resultados?
Assim, pense da seguinte forma, ao buscar por empresa de gesso são exibidos milhares de resultados e somente os primeiros serão acessados.
Há 3 maneiras de divulgar o seu negócio no Google e todas elas podem ser cumuladas, são elas:
É comum cometer erros na divulgação da empresa, mas isso pode custar caro, literalmente.
Por isso selecionamos os principais erros cometidos em campanhas de publicidade e alguns cuidados que você deve tomar:
Esses são alguns erros comuns de quem começa uma campanha de divulgação para a sua empresa, não os cometa!
Agora que já tirou sua dúvida de como divulgar minha empresa, o que acha de aumentar as suas chances de sucesso e fazer uma análise de mercado e aprender exatamente como montar um negócio do zero? Acesse este vídeo e confira!
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!