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As estatísticas revelam que apenas 15 % das franquias fecham após três anos de abertura contra um percentual de 80% das empresas normais.
A oportunidade no mercado de franquias acompanha características como a experiência das empresas franqueadoras, no qual é cedido às empresas franqueadas e ainda o uso da marca que já é renomada no mercado.
Essas vantagens mercadológicas já constituem o primeiro passo para que a abertura da franquia encontre sucesso de vendas e de gestão de marketing.
O mercado de franquias atualmente oferece uma diversidade de opções em vários ramos e setores e, portanto, é necessário que o interessado em abrir uma franquia pesquise sobre os seguintes tópicos:
A pesquisa não para por aí. Além de descobrir em qual segmento abrir uma pequena franquia, é necessário descobrir também certos detalhes:
Taxas de franquias – a taxa de franquia consiste no valor cobrado pelas franqueadoras pelo valor da marca. A taxa de franquia é efetivada no momento de assinatura de contrato.
A taxa de franquia tem a função de conceder licença para uso da marca, capacitação do franqueado e da equipe, e ainda a transferência de todo o conhecimento para operação da empresa.
Quando a franqueadora não cobra a taxa de franquia é porque este valor já está presente no valor do investimento inicial, estoque ou outro item concedido pela franqueadora.
Capital de giro – o investimento inicial das franquias não abrange todos os custos. Assim, quem investir em franquias investirá também em telefonia, estoque inicial, marketing de inauguração, taxa de franquia, reformas e ainda o custo com capital de giro. Veja mais em franquias baratas e lucrativas.
Os custos iniciais com a franquia podem ser bem altos dependendo do negócio e ramo escolhido e ainda da marca a ser franqueada.
Por isso, é que antes de assinar o contrato, as franqueadas devem ter em mente quanto custará a franquia, pois o custo pode ser alto e ainda possuir alguns valores adicionais. Fazer as contas antes é melhor do que desistir de um bom negócio por falta de recursos.
A organização financeira é um assunto a parte para o franqueado, pois o franqueado que não possui esse aporte deverá tomar empréstimos ou financiamentos e assim investir em uma franquia.
Sem esquecer que as franquias devem comprovar a renda e possibilidades de abrir capital de giro para abrir uma operação.
Quem pretende abrir uma pequena franquia o faz por vários motivos: gestão e plataforma de operações pronta, uma marca de renome, pesquisas de mercado e outros.
Mas a desvantagem é que o franqueado não possui muitas oportunidades para ser criativo e inovar. Por isso, antes de empreender, o empresário deve avaliar se possui perfil para lidar com uma franquia.
Vejamos algumas vantagens em investir em uma franquia:
As desvantagens das franquias são:
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É necessário também lembrar aos interessados em se tornar uma franquia que as franqueadoras assim que tiverem interesse podem rejeitar o perfil de candidatos à franqueados pelos motivos: perfil empreendedor, renda, localização, perfil profissional e outros.
Abrir uma franquia significa tomar diversos cuidados e realizar pesquisas, mas antes de decidir fechar contrato com alguma franquia é necessário entender mais sobre o assunto. Veja como registrar uma marca.
É necessário, portanto, estar informado sobre os principais termos que também são fatores imprescindíveis para quem pretende abrir uma franquia. Veja mais:
Franqueado – é o empreendedor que investe em uma franquia e se torna responsável em gerir a franquia.
Franqueadora – é a rede de franquias que detém os direitos da marca, do modelo de negócios e até de sistemas e que passa todos esses direitos com contrato a ser celebrado entre franqueado e franqueadora.
Franquia – será mais uma unidade da rede franqueadora.
Taxa de franquia – é o valor que se refere à concessão de franquia para o direito de abrir a franquia e deter os direitos como: uso da marca, padronização de processos e sistemas e ainda direito á capacitação e treinamentos.
Taxa de royalties – a taxa de royalties deve ser paga mensalmente e consiste em obter diversos benefícios concedidos pela rede de franquias como: o uso da marca e acesso a sistemas de informação, acesso ao fornecimento credenciado de estoques e outros.
Taxa de Publicidade ou taxa de marketing – é bem vantajosa para o empreendedor, pois o custo com publicidade é menor e o serviço é padronizado para campanhas realizadas em toda a rede de franquias.
COF – talvez seja o documento mais importante para o franqueado, pois na circular de franquia estão contidas todas as informações sobre o processo de franqueamento com direitos e deveres da franquia e dos franqueados.
O franqueado tem direito de receber este documento e por isso, o franqueado deve exigir o documento que funciona como uma cartilha e que será entregue em no mínimo dez dias antes da assinatura do contrato, para que não haja dúvidas sobre o sistema de franquias.
Questões comerciais e legais devem constar no contrato e serem esclarecedoras, e se possível, o franqueado deve pedir auxílio a um advogado para ter certeza sobre todos os pontos encontrados no contrato.
Abrir uma pequena franquia exige dedicação, trabalho, busca por informações e também custos. Mas, nem todas as franquias possuem um alto custo para iniciar as operações. Existem no mercado franquias que cabem em diversos bolsos.
A CI é uma franquia no ramo de turismo e intercâmbio com investimento inicial de R$120 mil e mais taxa de franquia e retorno em até 29 meses.
Sendo que no mercado de franquias o investimento inicial por menos de 200 mil reais é considerado um valor abaixo do mercado. E sendo que o prazo médio de retorno de 36 meses.
A Fantasia é uma franquia voltada para produtos da Disney e presente em diversos shoppings e custa o investimento inicial de 194 mil reais para formato quiosque.
Outra franquia bem em conta é a franquia Fini que produz e vende doces e guloseimas. O investimento inicial para esta franquia é de 80 mil reais para lojas ou quiosques.
Outra opção de franquia barata é a franquia da rede Empada Brasil. A franquia no ramo de alimentação já possui alguns anos de tradição, pois foi criada em 1999 e cobra investimento inicial de 73 mil reais e taxa de franquia de até 40 mil reais, vale a pena conferir.
A Jan Pro é uma franquia no setor de serviços. A franquia do ramo de limpeza é norte-americana e possui um dos modelos gerenciais que tem dado resultado em diversas regiões do mundo e que atende bem as necessidades dos clientes, franqueadores e franqueados.
Para investir na franquia será necessário apenas um investimento inicial de R$25 mil reais que inclui todo o aparelhamento para dar início às operações.
Acima falamos que são os franqueadores que escolhem onde pretendem expandir seus negócios.
Com essa informação, os interessados em abrir uma pequena franquia e que residem no interior podem comemorar, pois as franquias de marcas renomadas têm bastante interesse em expandir seus negócios para o interior.
Os motivos que levam essas franquias de sucesso em expandir seus negócios para o interior são o baixo custo com imóvel, com marketing e até com mão de obra. O custo é baixo, mas as possibilidades de ganhos continuam altas.
As franquias que pretendem expandir para o interior são de vários segmentos: cosmética, alimentação, moda, serviços e outros.
Vejamos alguns exemplos dessas franquias:
Franquias Ares Perfumes – a marca que já conta com 62 unidades tem plano para abrir novas unidades em cidades de até 25 mil habitantes.
Os interessados em abrir uma franquia da Ares Perfumes desembolsará o total de 60 mil para investimento com marca e mais 28 mil para investimentos com taxas.
Outra opção de franquia é a China House. A franquia que trabalha com comida chinesa tipo delivery também aposta em negócios no interior do país.
No interior de São Paulo o restaurante já conta com várias unidades e espera expandir para o interior de outros estados.
Outra opção de franquias que querem expandir para o interior é a Hope Lingerie a empresa que conta com uma marca renomada. A empresa pretende expandir seu negócio no ramo de lingerie em cidades que tenham pelo menos 150 mil habitantes.
Existem ainda outra opções para abrir uma franquia, basta interesse e pesquisa do empresário. Leia também sobre como vender na internet.
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!
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Olá! gostaria de saber mais informações a respeitp de abrir um negócio no ramo de festas infantis. Sou de Belo Horizonte e já adquiri este material no ano passao.
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