Marketing Pessoal – O que é, passo a passo e dicas




Marketing Pessoal
O marketing pessoal é utilizado para melhorar o networking, alcançar objetivos e até conquistar uma vida melhor. Aprenda como fazer o marketing pessoal, significado e dicas práticas.

A definição de marketing vem de mercado, ou seja, a prática de mercado. O marketing pode ser aplicado a produtos, serviços e Carreira.

O marketing pessoal é uma das estratégias mais eficientes para se auto-promover e aumentar as chances de sucesso. 

Visto como um dos segmentos do marketing de maior relevância e ao mesmo tempo responsável pela ascensão de milhares de personalidades famosas, um dos mais conhecidos, e que, inclusive, ajuda pessoas a desenvolver o marketing pessoal, é Tony Robbins (responsável por trabalhar o Obama para a presidência).

Mas afinal, o que é o marketing pessoal?

De forma bastante prática é “vender a sua imagem”, ou seja, como as pessoas a percebem, com que efetividade consegue demonstrar a sua imagem e se é eficiente.

Por exemplo. Supondo que esteja iniciando em uma empresa de corretores de seguro e para conseguir subir no cargo precise gerar vendas. Contudo, percebe que os clientes buscam um tipo X específico de vendedor, bem sucedido, com carro do ano, etc.

O que fazer?

Aqui é o momento de trabalhar a sua imagem e marketing pessoal. É possível transparecer o que deseja, até mesmo “ser alguém melhor”. E não necessariamente é preciso “fingir”.

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A postura adequada, linguagem corporal, roupa condizente, um relógio, vocabulário, há dezenas de fatores que podem ser trabalhados.

As vezes, basta observar e trabalhar o marketing pessoal para sermos nós mesmos mas de uma maneira “mais receptiva” pelos outros.

Enfim, a verdade é que o marketing pessoal é efetivo e muito importante para conseguir atingir o sucesso na vida e ser bem quisto pelos outros. Quer aprender a se ‘auto promover’ melhor?

Então aprenda como fazer marketing pessoal e coloque em prática as dicas que separamos para você agora mesmo para ser uma pessoa melhor!

A importância do marketing pessoal

importância marketing pessoal
Ser bem sucedido no trabalho ou na vida pessoal exige o desenvolvimento do marketing pessoa.

A importância do marketing pessoal é incontestável, tanto para network, sucesso profissional quanto para se relacionar melhor com pessoas próximas, fazer amizades, etc.




Através de um bom trabalho de análise e “correção” de crenças limitantes, principalmente, consegue-se aumentar o nível de “felicidade”, satisfação e sucesso na vida.

Até então não entendeu na prática a importância do marketing pessoal? Então vamos aos exemplos.

É comum comentários do tipo:

  • Fulano é irritante;
  • Não aguento mais ouvir a voz do Ciclano;
  • Beltrano é inconveniente;
  • Etc.

Acontece que essas observações se dão em razão da análise de determinados comportamentos que, muitas vezes, não existiriam se a pessoa trabalhasse o marketing pessoal.

Por exemplo, ondulação vocal, pausa ao falar e altura, são os principais fatores que levam a irritação dos outros. Ao corrigir isso, já se consegue ser melhor aceito.


Cuidar da higiene e aparência também um fator de marketing pessoal muito importante. Combinar cores corretamente e até desenvolver um estilo adequado já pode ser um passo importante.

Falando em cores, dependendo o tipo de atividade profissional desempenhada, usar as cores corretamente já pode, por si só, melhorar a promoção da pessoa.

Com isso, aumentar a efetividade, seja vendas ou se relacionar bem com colegas/funcionários.

Percebeu como o marketing pessoal impacta diretamente nas atividades do dia a dia e no sucesso dos seus objetivos?

Se tiver dúvidas, basta deixar nos comentários!

Metas do Marketing Pessoal

As metas são objetivos que podem ser mensurados, mas cuidado para não se perder com metas excessivas.

Pesquisas mostram que apenas um terço da população têm metas específicas sobre o seu futuro profissional e quanto a realizações pessoais.

E fica pior. Apenas 1% da população coloca seus planos no papel e realizam um planejamento.

As metas devem ser específicas, com datas, ter planejamento para alcançá-la, possíveis imprevistos, ser medidas, e um conjunto de “micro metas” até alcançar a principal.

O ideal é ter metas diárias, semanas, mensais, semestrais  e anuais.

Por exemplo, supondo que perceba que falar em público e se comunicar seja uma das suas dificuldades e que isso impede de atingir um nível mais alto do marketing pessoal. Suas metas poderiam ser:

  • Diária: Comunicar-se com 10 pessoas por dia e falar de forma pausada;
  • Semanal: Ir 2x por semana a um fonoaudiólogo;
  • Mensal: Conseguir se relacionar bem com 20 pessoas;
  • Semestral: Ter aumentado em 80% o nível de eficiência de comunicação;
  • Anual: Conseguir palestrar em público e ter feedbacks positivos (mínimo 10).

Aproveite para ler nosso conteúdo sobre como atingir o sucesso empresarial através das metas.

Metas devem ser sistêmicas, ou seja, será que o que se pretende alcançar é útil para o objetivo final? Se a resposta for não, evite-a, pois possivelmente é perda de tempo.

Como Fazer Marketing Pessoal Poderoso e Eficiente

Já vimos a importância do marketing pessoal e como criar metas para atingi-lo, mas ainda faltou: como fazer o marketing pessoal? Existe um passo a passo? O que observar?

Para facilitar ao máximo criamos um passo a passo organizado de como fazer marketing pessoal de forma efetiva:

Passo 1: Quem é seu público alvo?

Quando fizemos marketing pessoal é preciso saber PARA QUEM? Afinal, as pessoas percebem uma mesma situação, imagem ou coisa, de formas diferentes.

É o famoso ditado: “A beleza está nos olhos de quem vê”.

A forma como vai trabalhar o marketing pessoal, o que fará e as metas estão relacionadas ao público alvo, pois tem de fazer da maneira que ele o perceba.

Por isso, o primeiro passo é: Descubra para quem deseja transmitir a imagem.

Passo 2: Qual é a imagem que deseja transmitir?

como fazer marketing pessoal passo a passoAgora que já sabe o público alvo é a hora de analisar o que deseja transmitir? Qual é a percepção que as pessoas devem ter? Que características as pessoas precisam “ligar” a você?

Criamos alguns exemplos para ajudar:

  • Sucesso;
  • Riqueza;
  • Trabalhador;
  • Sério;
  • Engraçado;
  • Descontraído;
  • De bem com a vida;
  • Animado;
  • Misterioso;
  • Estudioso;
  • Dedicado;
  • Culto;
  • Aventureiro;
  • Comunicativo;
  • Etc.

Com uma caneta e papel escreva as características que deseja transmitir e melhorar através do marketing pessoal.

É importante fazer com papel e caneta e não no computador, pois o processo de escrever, reler e visualizar, aumenta a chance de realmente acontecer. E sim, É COMPROVADO por estudos.

Passo 3: Qual é a imagem atual?

Não basta saber as características que deseja criar através do marketing pessoal, é preciso conhecer a sua imagem atual para poder criar uma “ponte” e transformá-la.

Afinal, como mudar algo que não se sabe o estado atual?

Novamente com um papel e uma caneta anote as características atuais da sua imagem. SEJA SINCERO.

Caso tenha dificuldades em apontar os pontos negativos, peça auxilio de outra pessoa.

Passo 4: A ponte da transformação da imagem

Em programação neurolinguística estudamos muitas técnicas para sair do estado atual ao desejado. A isso vamos chamar de “ponte”.

A ponte da transformação é o caminho a ser percorrido, as atitudes, estratégias necessárias para criar através do marketing pessoal a imagem que deseja.

Faça uma análise da imagem atual x desejada, uma espécie de comparativo para encontrar formas e estratégias de criar a mudança.

Inicialmente, parecerá “fingimento”, mas acredite, em breve (menos de 60 dias), já estará empossado e sentirá que aquelas características realmente fazem parte da sua personalidade, imagem e pessoa.

Imponha-se metas a serem atingidas, não esqueça!

Passo 5: Colocando em prática o Marketing Pessoal

Neste passo já saberá o que fazer para criar a imagem desejada, mas saber e fazer tem diferença.

Manter-se no estado atual é cômodo e por isso o cérebro dificulta a tarefa de aplicar as mudanças de marketing pessoal, então esteja preparado, é uma luta constante nos primeiros 2 a 3 meses.

Para colocar em prática há algumas dicas, veja:

  1. Faça um planejamento com cronograma (do que fazer);
  2. Crie uma nova rotina em que as atividades necessárias estejam inseridas;
  3. Acorde mais cedo e inicie mudanças de hábitos, isso diminuirá a resistência da sua mente em aceitar as novas atitudes.
  4. Faça afirmações antes de dormir e principalmente ao acordar.
  5. Assistir vídeos motivacionais ajuda.
  6. Faça um cartaz com imagens e textos que demonstrem o que deseja e a recompensa se alcançar.
  7. A cada meta/etapa do marketing pessoal concluída se permita uma recompensa.
  8. Aceite ajuda de outras pessoas se for preciso.
  9. Cursos de PNL podem ser uma boa ideia, além de contratar um coach, caso tenha condições financeiras.

Passo 6: Reanálise e autoconhecimento

Depois de aplicar as estratégias e iniciar as mudanças para aprimorar o seu marketing pessoal definitivamente é preciso fazer reanálises.

Assim poderá encontrar pontos ainda deficitários e que estão impedindo de atingir o marketing pessoal almejado.

Lembre-se sempre de anotar tudo, isso fortifica o processo e aumentas as chances de conseguir por em prática.

Passo 7: É hora de medir os resultados do Marketing Pessoal

Todo esse processo foi feito com um único objetivo, atingir metas e desenvolver o marketing pessoal desejado, correto?

Estabeleça uma periodicidade para medir os resultados atingidos, pode ser, por exemplo, 3 em 3 meses.

Percebeu a importância de criar metas concretas, quantificáveis e bem estabelecidas?

Se após medir os resultados durante 2 ciclos não perceber melhorias, refaça todo o processo de desenvolvimento de marketing pessoal, pois há algo errado.

Dicas Marketing Pessoal e Profissional

Determinação – dúvidas só atrapalham, tenha fé e esperança em seus objetivos e siga em frente

Informação – mantenha-se sempre informado(a) sobre notícias nacionais e internacionais, lembre-se de que você faz parte do sistema, é cidadão do mundo e os acontecimentos é um problema de todos, afinal hoje em dia o profissional é um cidadão do mundo.

Não fique paralisado(a) – muitas são as situação de acomodação que nos deixa paralisados, ou por receio, falta de esperanças,pouca disposição e falta de força de vontade.

Não se deixe se abater pelas dificuldades e não se acomode, lute com o que for preciso para o alcance dos objetivos, desde que seja nobre as causas e os motivos, vale a pena o esforço.

Acreditar no melhor e no certo a se fazer, é algo que se faz para si mesmo, então não se perca e esteja sempre firme com seus valores, crenças e objetivos.

Outras dicas que fazem a diferença é trabalhar a reorganização e administração do tempo, bem como a disciplina.

Não se limite – acredite que é possível chegar no seu objetivo, se os outros conseguiram, você pode!

Priorize o que é mais urgente e assim organize suas metas, objetivos e visão de futuro.

Mude sua vida agora que aprendeu como fazer marketing pessoal e atinja seus objetivos! Inscreva-se em nossa newsletter para receber dicas sobre negócios.

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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