Marketing Para Pequenas Empresas: Aprenda Como Fazer!

Como Fazer Marketing Para Pequenas EmpresasVeja agora mesmo como fazer o marketing para pequenas empresas e aplique na sua!

O marketing é um dos pontos mais importantes de um negócio, ele será responsável por tornar a sua marca atraente, seu produto quisto e “pegar na mão” das pessoas e leva-las até onde precisam ser levadas para comprar seus produtos/serviços.

Afinal. O que é marketing? Vou começar dizendo o que não é marketing. O marketing não é uma simples propaganda publicitária em um site ou outdoor, isso é apenas uma parte da estratégia.

O marketing é um conjunto complexo de ações e estudos que visam melhorar o desenvolvimento do negócio, seja através de preço, distribuição, produto ou comunicação.

Algum tempo atrás, as pessoas/empresários observavam o marketing apenas para grandes empresas e redes, mas, na verdade, o marketing para pequenas empresas é tão importante e eficiente quanto para qualquer outro porte.

Por isso, resolvemos tecer considerações importantes sobre o assunto e mais, ensinar como fazer marketing para pequenas empresas de forma eficiente, organizada e que gere bons resultados. O que acha? Ficou interessado!??!

Qual é o Objetivo Com o Marketing Para Pequenas Empresas

Lembre-se disso: todo planejamento exige um objetivo sólido e bem analisado. Este talvez seja o erro mais cometido por quem começa a trabalhar marketing para pequenas empresas, porque irá impedir de você traçar o caminho, fazer o planejamento correto e até mesmo estabelecer as possibilidades que serão exploradas.

Mas como descobrir o objetivo da sua empresa? Bom, passamos ao seguinte ponto: seu objetivo é fortalecer a marca? Tornar intrínseca uma determinada característica? Quer atrair mais clientes? Aumentar as vendas para clientes que já possui?

Perceba a quantidade de possíveis objetivos existentes, por isso é importante ter calma ao estabelecer o porquê de estar trabalhando o marketing para pequenas empresas.

Inclusive, você pode fazer marketing pessoal em determinada pessoa, como, líder da empresa, para assim fortalecer a imagem e melhorar o desempenho como chefe, forma que é visto pelos funcionários.

Como Está O Produto/Serviço Que Está Oferecendo e Trabalhando o Marketing Para Pequenas Empresas?

Normalmente o foco do marketing para pequenas empresas é melhorar o desempenho das vendas (aumentar a demanda) e gerar mais receita.

Então, neste caso, o primeiro ponto a se pensar é: o produto está bom? Pode ser melhorado? Peça opiniões externas, irão facilitar o seu julgamento.

O produto precisa satisfazer as necessidades e expectativas que o cliente possui, caso contrário, seu produto não tem a qualidade almejada. O cliente estará disposto a pagar o valor quando a contraprestação atenda as suas expectativas.

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Como Está o Seu Nicho de Mercado?

É bem verdade aquele dizer: “um bom vendedor consegue vender areia no deserto”, agora, acredite, estar no mercado com um nicho com pouca demanda ou até mesmo, focando em um nicho errado, dificulta muito o sucesso de qualquer campanha de marketing para pequenas empresas.

Veja nosso texto sobre como revolucionar o marketing da sua empresa.

Caso seu nicho esteja ruim, uma boa dica é procurar formas de melhorar o seu público-alvo, às vezes, uma opção pode ser introduzir novo produto/serviço no mercado, mas claro, estude com calma e verifique a possibilidade.

Quem é o Público-Alvo das Pequenas Empresas Lucrativas Em Foco

Ter bem definido quem será o público alvo do marketing para pequenas empresas é pressuposto básico para a construção do planejamento ou plano de marketing.

Para descobrir quem é o público-alvo ou também conhecida Persona do seu negócio, faça perguntas do tipo:

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Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


  • Qual é a idade da pessoa que busca pelo meu produto/serviço?
  • Quanto ela aufere de renda mensal?
  • Tem um gênero predominante? (mais homens ou mulheres que compram?)
  • Quais os problemas que costuma enfrentar?
  • Qual é o cargo/função que costuma exercer? Cargo de chefia? Subordinado?
  • Quanto estaria disposta a pagar pelos serviços?

Perceba que as perguntas têm como objetivo caracterizar o potencial cliente. Você pode fazer outras perguntas pertinentes.

Como Fazer um Planejamento de Marketing Para Micro e Pequenas Empresas

O plano de marketing para pequenas empresas é todo o estudo que será realizado, padrões, atitudes que serão tomadas, campanhas, formas de veiculação e muito mais. Podemos dizer que o plano de marketing é a estrutura, depois de feito, basta segui-lo.

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  1. Fazer o Planejamento do Marketing Para Pequenas Empresas

Nesta primeira etapa você irá estabelecer os objetivos, metas, missão e valores da empresa. Lembre-se de escrever em um documento de forma detalhada.

Faça um resumo do objetivo e metas que precisam ser alcançadas a curto, médio e longo prazo.  É importante fazer metas atingíveis, caso contrário ficará frustrado e o objetivo de nada servirá.

  1. Análise dos Fatores Internos e Externos para Fazer o Plano de Marketing Para Pequenas Empresas

Esta é a fase em que o planejador irá avaliar os fatores externos e internos que envolvem a empresa. Nessa etapa é comum encontrar fatores que, por si só, ao serem melhorados, já conseguem melhorar o desempenho da empresa.

Por exemplo, supondo que analisando os fatores internos da empresa perceba dificuldades de relacionamentos entre os funcionários.

Ao sanar esta dificuldade e integrar o quadro de funcionários, é bem provável que se consiga maximizar o desempenho de produção, impactando diretamente na empresa.

Verifique os fatores externos em busca de erros ou possíveis melhorias: concorrência, fornecimento de matéria prima, logística, público-alvo, nicho, entre outros.

Já os fatores internos se referem às atividades dentro da sua própria empresa, seja administrativo, desenvolvimento do produto, atendimento e etc.

Você pode também fazer uma análise da concorrência, buscar os pontos fortes e procurar introduzir no seu negócio, e nos pontos fracos, procurar tirar proveito e tornar sua empresa superior oferecendo uma melhor qualidade no que o concorrente deixa a desejar.

Aproveite também e aprenda como fazer um planejamento de vendas.

  1. Desenvolvendo as Estratégias de Marketing Para Pequenas Empresas

Agora é o momento de desenvolver as estratégias de marketing para pequenas empresas, ou seja, é estabelecer o que será feito e por a “mão na passa”.

Lembre-se da importância de anotar tudo em documento, pode ser em uma planilha do excel, no word ou até mesmo à mão ou em um quadro.

As estratégias de marketing que podem ser adotadas irão depender do objetivo da sua pequena empresa e claro, das particularidades.

Contudo, para ajuda-lo, vamos citar algumas estratégias de marketing para pequenas empresas que podem ser utilizadas ou, no mínimo, fazê-lo entender qual é o “rumo” a ser seguido:

Promoções: você está com o seu negócio em queda e precisa melhorar? Uma boa ideia é as promoções, mas lembre-se, são temporárias, não irão resolver definitivamente o seu problema.

As promoções podem ser consideradas uma ótima forma de chamarisco para que os clientes venham até a sua loja conhecer os lançamentos.

Fortaleça a marca: um erro bastante comum das pequenas empresas é fazer marketing para vender ao invés de tornar seu negócio atrativo. Marketing permanente e estável é aquele que torna sua marca de qualidade, autoridade no assunto.

É nisso que você precisa focar. Por exemplo, desenvolva uma característica que é interessante para sua marca e faça com que se torne “parte dela”. Veja o caso da empresa Havaianas “todo mundo usa”. Ela fortaleceu a marca, com um atributo de característica social.

Ações sustentáveis: dedicar esforços em ações sustentáveis costuma trazer bons resultados em longo prazo, isso porque as pessoas tendem a dar preferência na compra para empresas politicamente corretas.

Seja diferente: o marketing tradicional deixou de ser a opção mais atrativa nos dias atuais, já que as pessoas estão investigativas, ou seja, para comprar algo, faz-se uma pesquisa extensa, muitas vezes sabendo exatamente o que se deseja.

Procure por desenvolver campanhas menos “apelativas” para a venda de produtos e serviços, focando em campanhas educativas sobre o tema, isso desenvolve credibilidade e autoridade para a empresa, além de ser uma forma de diminuir as objeções no momento da compra e conduzir o potencial cliente para a sua empresa de forma sutil.

Propagandas virais: o objetivo principal de uma propaganda é torna-la viral e fazer com que o público-alvo lembre-se da sua empresa sempre que X situação ocorrer.

Por incrível que pareça, o cérebro humano tem uma brilhante capacidade de armazenar informações que aparentam um pouco “estranhas” ao cotidiano, então, desde que seja pertinente ao seu negócio, utilize este fator.

Também, é importante trabalhar os sistemas cerebrais corretos, instintivo e emocional, evitando o racional.

  1. Tenha Prazo

Um plano de marketing para pequenas empresas pode se estender bastante, por isso é importante que você monte um cronograma para cada etapa e realmente o cumpra.

Trabalhe com prazos razoáveis, a intenção é fazer algo de qualidade e ao mesmo tempo coloca-lo em prática em um momento adequado.

  1. Análise dos Clientes na Estratégia de Marketing Para Pequenas Empresas

Você desenvolveu todas as técnicas de marketing para pequenas empresas, já tem o cronograma, está aplicando e está funcionando na prática? Você só irá descobrir exatamente como está funcionando através das análises.

Claro, será possível perceber mudanças significativas no faturamento por exemplo, ou até mesmo no clima organizacional da empresa, mas isso não lhe traz dados conclusivos e eficientes.

Comece a observar e até mesmo pedir para os clientes se o produto está atendendo as expectativas, o que o levou a ir até a loja, como ficou sabendo dos serviços, entre outras perguntas pertinentes. Isso irá lhe trazer dados concretos.

O Que Acha de Começar a Trabalhar o Marketing Para Pequenas Empresas no Seu Negócio? Compartilhe!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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