▷ Como Divulgar Minha Empresa: Guia Passo a Passo 【2023】

Frequentemente recebemos perguntas sobre como divulgar minha empresa aqui no portal e hoje resolvemos ajuda-lo com isso.  Afinal, publicidade é a alma do negócio.

Há diversas formas de divulgar uma empresa e encontrar a ideal depende, principalmente, dos seus objetivos e o público alvo do negócio.

como divulgar minha empresa

Fazer a divulgação da empresa de forma eficiente traz vantagens como o aumento do faturamento, crescimento de clientes, branding da marca e recorrência de compras. Por isso a importância de saber exatamente a resposta para a pergunta: como divulgar minha empresa?

Seja autônomo, negócio digital, empresa nova na cidade, produto recém lançado ou uma loja física, este conteúdo ensinando a divulgar uma empresa será útil, então acompanhe.

Faça uma Análise prévia de divulgação da empresa

A análise prévia de divulgação e publicidade de um negócio consiste em descobrir o objetivo, público alvo, hábitos, analise de orçamento e encontrar soluções. Veja mais abaixo:

Objetivos e metas da divulgação

Você deve descobrir o que deseja atingir com a publicidade, é comum os empreendedores se confundirem nesse ponto e acabar por desperdiçar dinheiro.

De forma prática, supondo que sua empresa é nova, teoricamente, a campanha deve focar em branding, esta seria a melhor opção.

Diferente se a empresa já possui nome no mercado e está fazendo um lançamento de um novo produto, neste caso, o foco da divulgação será no serviço/produto e provavelmente mensurará através de vendas ou faturamento.

Nesse caso, a solução seria uma promoção (cuidado, promoção no sentido de promover e não de baixar o preço).

Assim, analise o que de fato deseja com a divulgação da empresa/negócio, qual é o objetivo e meta a ser atingida, isso facilitará a criação da publicidade correta.

Observe o Público Alvo para Fazer Divulgação

O público alvo é aquele que deve receber a campanha de divulgação, e acredite, isso moldará toda a estrutura das suas campanhas de publicidade.

Vamos a um exemplo prático, supondo que efetue a venda de produtos para pessoas de 3ª idade, estas raramente estão em redes sociais, assim, uma divulgação no Facebook seria uma péssima solução.

Faça um estudo prévio da sua persona para assim aplicar as estratégias de publicidades com maior potencial de conversão.

Vai dar lucro?

Conheça os Hábitos

Hábitos correspondem à rotina do seu público alvo e é neles que você deve manter o foco ao fazer a divulgação da empresa.

Através da análise dos hábitos é possível identificar aspectos como:

  • Meio de veiculação da campanha;
  • Horários;
  • Ticket do valor do produto;
  • Entre outros.

Análise de orçamento

Divulgação é um investimento importante na empresa, mas é preciso que esteja dentro do seu orçamento e, acima de tudo, o retorno ao atingir as metas sobreponha os gastos com marketing.

O orçamento deve contemplar não apenas o valor gasto na campanha publicitária, mas também:

  • Custo x lucratividade;
  • Custo x lucro em determinados períodos;
  • Valor extra para imprevistos;
  • Tempo de duração da divulgação;
  • Limites diários, semanais e mensais de investimento;
  • Valor destinado para cada segmento de publicidade e responsável por fazê-lo.

Todo e qualquer valor que possa julgar importante insira no orçamento.

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Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Considerar as soluções de divulgação

Agora que você já tem as informações prévias necessárias para começar a divulgar a sua empresa é preciso analisar as soluções, ou seja, os meios para isso.

Abaixo você encontra alguns dos principais, mas lembre-se de fazer uma relação própria e colocar prós e contras de cada um.

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Quais as Melhores Formas de Divulgar Minha Empresa?

Há dezenas de estratégias para divulgar um negócio e, justamente por isso, surge a dificuldade: qual escolher? Como saber a melhor para o seu tipo de negócio?

Normalmente, a solução de divulgação ideal observa a resposta das seguintes perguntas:

  • Onde seu público alvo está?
  • Quando ele recebe a divulgação?
  • Como ele gosta de receber a informação?
  • Por que ele se interessaria?

Com essas 4 respostas é possível analisar as estratégias de divulgação e escolher a que melhor se adapta para a sua situação.

Por exemplo, na pergunta “onde” o público alvo está responder que das 08:30 até as 18:00 horas no trabalho. De nada adiantará entregar panfletos na rua, ma sim depois das 18h nos locais de circulação, como pontos de ônibus, etc.

Lembre-se, não há uma verdade absoluta, os negócios possuem suas particularidades, um salão de beleza não pode ser visto da mesma forma que um escritório de contabilidade, e essa distinção você deve fazer de acordo com seu público alvo e receptividade.

como fazer publicidade do negócioComo divulgar minha empresa na cidade?

Esta é uma opção que engloba não apenas publicidade digital, mas também física. E por que a opção digital também funciona bem?

Ao fazer campanhas em mídias como o Facebook é possível segmentar por região, cidade e até mesmo bairros, além dos interesses, com isso atingirá apenas o público local.

Contudo, há outros meios de divulgação para empresas situadas na cidade, é o caso das mídias físicas, como jornais, panfletos, boca a boca, outdoors, entre outros. Abaixo, veja as melhores estratégias de divulgação com menos custos:

  • Panfletagem: é uma excelente opção de publicidade local, pode atingir um bairro específico ou cidade, tem um custo baxíssimo e é bem visto pelos consumidores;
  • Amostragem: em caso de divulgação de nova empresa ou de produtos específicos, amostragem é uma boa ideia. Consiste em pessoas “abordarem” outras na rua para apresentar os produtos e permitir que experimentem, fazendo propaganda;
  • Anúncios em jornais: ainda há pessoas que leem jornais, principalmente o público de mais idade, caso este seja seu público alvo, aproveite essa modalidade de divulgação;
  • Propaganda em rádio: durante anos a propaganda em rádio era vista pelos empresários como a mais efetiva e barata, hoje, não é mais. A divulgação na rádio ainda é uma boa opção, barata, mas não se tem mais o mesmo alcance, por isso, repense sempre;
  • Redes sociais: com a possibilidade de segmentar as campanhas em mídias sociais é, sem dúvida, uma das melhores opções para divulgar uma empresa, inclusive de forma local. Com poucos reais consegue-se atingir milhares de pessoas.

Piores meios de divulgação da empresa

Também, selecionamos algumas mídias que hoje, já não tem boa aceitação e resultados positivos quando comparadas aos custos.

Contudo, pode ser importante para conhecer e até mesmo evitar, caso não seja estritamente necessária para o seu empreendimento:

  • Televisão: tem alto custo e impacto em pessoas não interessadas, normalmente, no produto/empresa. Vale a pena quando o objetivo for conquistar credibilidade;
  • Revistas: as revistas dificilmente são lidas pelo público alvo, também, tendem a ter um custo relativamente alto para inserir divulgação;
  • Outdoor: altíssimo investimento e com impacto generalizado (pessoas que passam e não o público alvo), contudo, atinge um grande número.

Como divulgar a minha empresa gratuitamente?

E quem não deseja gastar para divulgar a empresa, o que fazer?

Essa é uma das perguntas mais comuns que recebemos, divulgar a minha empresa gratuitamente!

Há formas grátis de fazer propaganda, mas lembre-se de que normalmente será menos eficiente.

Também, o que você deixa de investir acaba “tomando do seu tempo” para fazer você mesmo.

Depois disso, podemos mencionar alguns exemplos de estratégias de divulgação de negócio grátis são:

Onde Divulgar Na Internet?

Como Divulgar a Empresa de forma Presencial?

Até o momento, as melhores estratégias de divulgação presencial são focadas na propaganda boca a boca, através de bons programas de marketing de relacionamento.

Outra excelente maneira de divulgar a empresa gratuitamente é através da participação de eventos free, neles é possível conversar com outras pessoas e conseguir “parcerias” entre lojas para receber indicações de clientes.

Caso esteja disposto a investir um pouco, mas de forma bem moderada, pode-se fornecer prêmios para sorteios ou até mesmo sortear algo na sua empresa.

Em regra, gratuitamente mesmo conseguirá fazer divulgação através dos perfis nas redes sociais e grupos relacionados ao seu negócio.

Como divulgar minha empresa nas redes sociais: Facebook e Instagram

Divulgar a empresa nas redes sociais é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores opções do momento quando se trata de publicidade de baixo custo e efetiva.

A questão é, como fazer isso corretamente?

Abaixo demonstramos 3 formas de divulgar em redes sociais, tanto Facebook quanto Instagram. Também, criamos o passo a passo para facilitar e evitar erros, confira!

Divulgar empresa em grupos no Facebook

Fazer parte dos grupos do Facebook relacionados à atividade do seu negócio onde potenciais clientes fazem perguntas é uma forma excelente de divulgação e contato com seu público alvo.

Responder essas perguntas e até mesmo sugerir a sua empresa costuma trazer ótimos resultados, inclusive com conversões em vendas.

Mas cuidado, moderadores não gostam de propagandas em grupos, por isso é preciso auxiliar as pessoas retirando dúvidas e quando sugerir sua empresa, fazer de forma bastante sutil.

Depois disso, de forma sutil, é possível sugerir o seu negócio como solução para o problema.

Para isso, acesse os grupos relacionados a sua área de atuação, peça para participar. Após aprovação, poderá fazer os comentários e divulgação.

Grupos da sua cidade/região são os melhores, é o caso de Compra e Venda da cidade,  normalmente poderá sugerir sua empresa em algumas ocasiões.

Divulgação em Páginas e Perfil do Facebook e Instagram

Criar um perfil próprio da empresa no Instagram ou a página no Facebook permite convidar outras pessoas para segui-la.

Consequentemente, ao fazer as publicações conseguirá engajamento.

Com isso, o engajamento (curtidas, compartilhamentos) faz com que outras pessoas vejam as publicações, criando uma espécie de teia.

Para isso você deve:

  • Passo 1: Criar o perfil ou página, escolhendo o nome e as opções apresentadas corretamente, como é o caso de negócio local ou empresa, etc;
  • Passo 2: Convidar as pessoas próximas para dar início a sua própria rede;
  • Passo 3: Aumentar a quantidade de seguidores. Para isso utilize de promoções/sorteios, publicações freqüentes e outras formas que acredita estarem ao seu alcance;
  • Passo 4: Crie publicações que engajem as pessoas, títulos persuasivos, conteúdo relevante, promoções, benefícios para quem seguir e assim por diante. Lembre-se, sua página/perfil é patrimônio, através dela você divulga e faz muitas vendas;
  • Passo 5: Se possível, patrocine algumas publicações (as mais relevantes), conseguirá resultados rapidamente e é barato;
  • Passo 6: Insira um chatbot para que as pessoas possam fazer contato ou até mesmo comprar diretamente pelas redes sociais. Ou, caso contrário, mantenha um funcionário responsável para responder as perguntas;
  • Passo 7: Revise as informações constantes no perfil ou página, lembre-se de colocar o Whatsapp da Empresa, telefone, endereço e demais informações.

Anúncios patrocinados em redes sociais

Divulgar uma empresa usando anúncios patrocinados em redes sociais é sinônimo de assertividade e baixo custo, pelo menos, na maioria das vezes.

Sabendo disso, as vantagens de investir em anúncios patrocinados é o baixo custo, possibilidade de segmentação e boa taxa de conversão.

como divulgar uma empresa captação

Mas para conseguir isso você deve tomar alguns cuidados, são eles:

  • Segmentar corretamente os anúncios para o público alvo;
  • Analisar o ROI (Retorno sobre Investimento);
  • Observar as políticas de criação de anúncios de cada plataforma;
  • Desenvolver anúncios persuasivos, com bons títulos e conteúdo;
  • Imagens são importantes, procure-as com cuidado;
  • Crie o anúncio pensando nos objetivos da campanha e não apenas em exibições, custo ou cliques;
  • É importante desenvolver um “caminho” para aumentar a conversão, ou seja, que a pessoa ao acessar o anúncio entre em contato com a empresa e faça compras;
  • Busque o contato e não a venda, senão estará “jogando fora” muitos leads (potenciais clientes que tem contato com a marca).

Como divulgar minha empresa no Google

O Google é o maior buscador do Mundo e aparecer nele traz credibilidade para as empresas e serve para divulgar o negócio.

A dúvida é: como estar entre os primeiros resultados?

Assim, pense da seguinte forma, ao buscar por empresa de gesso são exibidos milhares de resultados e somente os primeiros serão acessados.

Há 3 maneiras de divulgar o seu negócio no Google e todas elas podem ser cumuladas, são elas:

  • Posicionamento orgânico: através da estruturação do site da empresa e aplicação de técnicas avançadas de SEO (Search Engine Optimization) é possível conseguir um bom ranqueamento, não exigindo pagamento de anúncios.
  • Anúncios patrocinados: através do pagamento realizado em leilão (Google Adwords) é possível estar entre os primeiros resultados para determinadas palavras/buscas pagando por isso. O pagamento pode ser por cliques (CPC) ou por mil impressões (CPM).
  • Google Meu Negócio: permite cadastrar a sua empresa e aparecer nas buscas na aba “Google meu negócio”.

Erros na divulgação: Evite-os AGORA!

É comum cometer erros na divulgação da empresa, mas isso pode custar caro, literalmente.

Por isso selecionamos os principais erros cometidos em campanhas de publicidade e alguns cuidados que você deve tomar:

  • Mantenha uma sobra de valores de no mínimo 20% no orçamento para postergar a campanha ou arcar com custos extras se necessário;
  • Tenha metas diárias, semanais, mensais e de conclusão a serem atingidas com a campanha;
  • Crie um plano de ação e um planejamento estratégico;
  • Segmente o seu público alvo e não faça campanhas para “todas as pessoas”;
  • Resultados são importantes, caso não esteja atingindo, pare tudo e reveja a estratégia, algo está errado!
  • Não é preciso fazer campanhas em todos os meios de divulgação. Foque naqueles que realmente satisfazem as suas necessidades.

Esses são alguns erros comuns de quem começa uma campanha de divulgação para a sua empresa, não os cometa!

Agora que já tirou sua dúvida de como divulgar minha empresa, o que acha de aumentar as suas chances de sucesso e fazer uma análise de mercado e aprender exatamente como montar um negócio do zero? Acesse este vídeo e confira!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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