Como divulgar minha empresa passo a passo




Frequentemente recebemos perguntas sobre como divulgar minha empresa aqui no portal e hoje resolvemos ajuda-lo com isso.  Afinal, publicidade é a alma do negócio.

Há diversos meios de divulgação de uma empresa e encontrar o ideal depende principalmente dos seus objetivos e o público alvo do negócio.

como divulgar minha empresaSeja autônomo, negócio digital, empresa nova na cidade, produto recém lançado ou uma loja física, este conteúdo ensinando a divulgar uma empresa será útil, então acompanhe.

Análise prévia de divulgação da empresa

A análise prévia de divulgação e publicidade de um negócio consiste em descobrir o objetivo, público alvo, hábitos, analise de orçamento e encontrar soluções. Veja mais abaixo:

Objetivos e metas da divulgação

Você deve descobrir o que deseja atingir com a publicidade, é comum os empreendedores confundirem-se nesse ponto e acabar por desperdiçar dinheiro.

De forma prática, supondo que sua empresa é nova, teoricamente, a campanha deve focar em branding, esta seria a melhor opção.

Diferente da situação em que a sua empresa já possui nome no mercado e está fazendo um lançamento de um novo produto.

Nesse caso, a solução seria uma promoção (cuidado, promoção no sentido de promover e não de baixar o preço).

700 Ideias de Negócios

Assim, análise o que de fato deseja com a divulgação da empresa/negócio, qual é o objetivo e meta a ser atingida, isso facilitará a criação da publicidade correta.

Público Alvo

O público alvo é aquele que deve receber a campanha de divulgação, e acredito, isso moldará toda a estrutura de publicidade.

Vamos a um exemplo prático, supondo que efetue a venda de produtos para pessoas de 3ª idade, estas raramente estão em redes sociais, assim, uma divulgação no Facebook seria um péssimo negócio.

Faça um estudo prévio da sua persona para assim aplicar as estratégias de publicidades com maior potencial de conversão.

Hábitos

Hábitos correspondem à rotina do seu público alvo e é neles que você deve manter o foco ao fazer a divulgação da empresa.




Através da análise dos hábitos é possível identificar aspectos como:

  • Meio de veiculação da campanha;
  • Horários;
  • Ticket do valor do produto;
  • Entre outros.

Análise de orçamento

Divulgação é um investimento importante na empresa, mas é preciso que esteja dentro do seu orçamento.

O orçamento deve contemplar não apenas o valor gasto na campanha publicitária, mas também:

  • Custo x lucratividade;
  • Custo x lucro em determinados períodos;
  • Valor extra para imprevistos;
  • Tempo de duração da divulgação;
  • Limites diários, semanais e mensais de investimento;
  • Valor destinado para cada segmento de publicidade e responsável por fazê-lo.

Todo e qualquer valor que possa julgar importante, insira no orçamento.

Considerar as soluções

Agora que você já tem as informações prévias necessárias para começar a divulgação da sua empresa, é preciso analisar as soluções, ou seja, os meios para isso.


Abaixo você encontra alguns dos principais, mas lembre-se de fazer uma relação própria e colocar prós e contras de cada um.

Melhores maneiras de divulgar minha empresa

Relacionamos as melhores maneiras de divulgar a empresa, produto ou negócio, observando, principalmente, custo x retorno.

Lembre-se, não há uma verdade absoluta, os negócios possuem suas particularidades, um salão de beleza não pode ser observado da mesma forma que um escritório de contabilidade, e essa distinção você deve fazer de acordo com seu público alvo e receptividade.

como fazer publicidade do negócioComo divulgar minha empresa na cidade

Esta é uma opção que engloba não apenas publicidade digital, mas também física. E por que a opção digital também funciona bem?

Ao fazer campanhas em mídias como o Facebook é possível segmentar por região, cidade e até mesmo bairros, além dos interesses, com isso você atinge apenas o público local.

Contudo, há outros meios de divulgação para empresas situadas na cidade, é o caso das mídias físicas, como jornais, panfletos, boca a boca, outdoors, entre outros. Abaixo veja as melhores e menos custosas:

  • Panfletagem: é uma excelente opção de publicidade local, pode atingir um bairro específico ou cidade, tem um custo baíxssimo e é bem visto pelos consumidores;
  • Amostragem: em caso de divulgação de nova empresa ou de produtos específicos, amostragem é uma boa ideia. Consiste em pessoas “abordarem” outras na rua e apresentar os produtos e permitir que experimentem, fazendo propaganda;
  • Anúncios em jornais: ainda há pessoas que leem jornais, principalmente o público de mais idade, caso este seja seu público alvo, aproveite essa modalidade de divulgação;
  • Propaganda em rádio: durante anos a propaganda em rádio era vista pelos empresários como a mais efetiva e barata, hoje, não é mais. A divulgação na rádio ainda é uma boa opção, barata, mas não se tem mais o mesmo alcance, por isso, repense sempre;
  • Redes sociais: como mencionado, com a possibilidade de segmentar as campanhas em midias sociais é, sem dúvida, uma das melhores opções para divulgar uma empresa, inclusive de forma local.

Piores meios de divulgação da empresa

Também, selecionamos algumas mídias que hoje, já não possuem os melhores resultados quando comparadas aos custos.

Contudo, pode ser importante para conhecer e até mesmo evitar, caso não seja estritamente necessária para o seu empreendimento:

  • Televisão: tem alto custo e impacto em pessoas não interessadas, normalmente, no produto/empresa. Vale a pena quando o objetivo for conquistar credibilidade;
  • Revistas: as revistas dificilmente são lidas pelo público alvo e também, tendem a ter um custo relativamente alto para inserir divulgação;
  • Outdoor: altíssimo investimento e com impacto generalizado (pessoas que passam e não o público alvo), contudo, atinge um grande número.

Como divulgar a minha empresa gratuitamente

E quem não deseja gastar para divulgar a empresa, o que fazer?

Essa é uma das perguntas mais comuns que recebemos, divulgar minha empresa gratuitamente!

Há formas grátis de fazer propaganda, mas lembre-se de que normalmente será menos eficiente.

Também, o que você deixa de investir, acaba “tomando do seu tempo” para fazer você mesmo.

Depois disso, podemos mencionar alguns exemplos de formas de divulgação de negócio grátis são:

  • Internet

– Facebook;

– Twitter;

– Instagram;

– Foruns.

  • Presencial

– Propaganda boca a boca;

– Participar de eventos.

Também, há meios extremamente baratos de fazer propaganda de um negócio.

Como exemplo, está fornecer prêmios para sorteios ou até mesmo sortear algo na sua empresa.

Em regra, gratuitamente mesmo você conseguirá fazer divulgação através dos perfis nas redes sociais e grupos relacionados ao seu negócio.

Como divulgar minha empresa nas redes sociais: Facebook e Instagram

Divulgar a minha empresa nas redes sociais é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores opções do momento quando se trata de publicidade de baixo custo e efetiva.

A questão é, como fazer isso corretamente?

Abaixo criamos 3 formas de divulgar em redes sociais, tanto Facebook quanto Instagram, que vão ajudar, bem como, passos para facilitar e evitar erros, confira!

Divulgar empresa em grupos no Facebook

Fazer parte dos grupos do Facebook relacionados a atividade do seu negócio onde potenciais clientes fazem perguntas.

Responder essas perguntas e até mesmo sugerir a sua empresa é uma forma de divulgação.

Mas cuidado, moderadores não gostam de propagandas em grupos, por isso é preciso auxiliar as pessoas retirando dúvidas.

Depois disso, de forma sutil, é possível sugerir o seu negócio como solução para o problema.

Para isso, acesse os grupos relacionados a sua área de atuação, peça para participar. Após aprovação, você poderá fazer os comentários e divulgação.

Grupos da sua cidade/região são os melhores, é o caso de Compra e Venda da cidade.

Priorize por esses, normalmente poderá sugerir sua empresa em algumas ocasiões.

Divulgação em Páginas e Perfil do Facebook e Instagram

Criar um perfil próprio da empresa no Instagram ou a página no Facebook permitem convidar outras pessoas para seguir.

Consequentemente, ao fazer as publicações você conseguirá engajamento.

Com isso, o engajamento (curtidas, compartilhamentos) faz com que outras pessoas vejam a publicação, criando uma espécie de teia.

Para isso você deve:

  • Passo 1: Criar o perfil ou página, escolhendo o nome e as opções apresentadas corretamente, como é o caso de negócio local ou empresa, etc;
  • Passo 2: Convidar as pessoas próximas de você para dar início a sua própria rede;
  • Passo 3: Aumentar a quantidade de seguidores. Para isso utilize de promoções/sorteios, publicações freqüentes e outras formas que acredita estarem ao seu alcance;
  • Passo 4: Crie publicações que engajem as pessoas, títulos persuasivos, conteúdo relevante, promoções, benefícios para quem seguir e assim por diante. Lembre-se, sua página/perfil é patrimônio, através dela você divulga e faz muitas vendas;
  • Passo 5: Se possível, patrocine algumas publicações (as mais relevantes), conseguirá resultados rapidamente e é barato;
  • Passo 6: Insira um chatbot para que as pessoas possam fazer contato ou até mesmo comprar diretamente pelas redes sociais. Ou, caso contrário, mantenha um funcionário responsável por responder as perguntas;
  • Passo 7: Revise as informações constantes no perfil ou página, lembre-se de colocar o Whatsapp da Empresa, telefone, endereço e demais informações.

Anúncios patrocinados em redes sociais

Divulgar uma empresa usando anúncios patrocinados em redes sociais é sinônimo de assertividade e baixo custo, pelo menos, na maioria das vezes.

Sabendo disso, a vantagem de investir em anúncios patrocinados é o baixo custo, possibilidade de segmentação e boa taxa de conversão.

como divulgar uma empresa captaçãoMas para conseguir isso você deve tomar alguns cuidados, são eles:

  • Segmentar corretamente os anúncios para o público alvo;
  • Analisar o ROI (Retorno sobre Investimento);
  • Observar as políticas de criação de anúncios de cada plataforma;
  • Desenvolver anúncios persuasivos, com bons títulos e conteúdo;
  • Imagens são importantes, procure-as com cuidado;
  • Crie o anúncio pensando nos objetivos da campanha e não apenas em exibições, custo ou cliques;
  • É importante desenvolver um “caminho” para aumentar a conversão, ou seja, que a pessoa ao acessar o anúncio entre em contato com a empresa e faça compras.

Como divulgar minha empresa no Google

O Google é o maior buscador do Mundo e aparecer nele traz credibilidade para as empresas e serve para divulgar o negócio.

A dúvida é: como estar entre os primeiros resultados?

Assim, pense da seguinte forma, ao buscar por empresa de gesso são exibidos milhares de resultados e somente os primeiros serão acessados.

Há 3 maneiras de divulgar o seu negócio no Google e todas elas podem ser cumuladas, são elas:

  • Posicionamento orgânico: através da estruturação do site da empresa e aplicação de técnicas avançadas de SEO (Search Engine Optimization) é possível conseguir um bom ranqueamento, não se exigindo pagamento de anúncios.
  • Anúncios patrocinados: através do pagamento realizado em leilão (Google Adwords) é possível estar entre os primeiros resultados para determinadas palavras/buscas pagando por isso. O pagamento pode ser por cliques (CPC) ou por mil impressões (CPM).
  • Google Meu Negócio: permite cadastrar a sua empresa e aparecer nas buscas na aba “Google meu negócio”.

Veja na prática cada uma dessas exibições:

IMAGENS

Erros – Evite-os AGORA!

É comum cometer erros na divulgação da empresa, mas isso pode custar caro, literalmente.

Por isso selecionamos os principais erros cometidos em campanhas de publicidade e alguns cuidados que você deve tomar:

  • Mantenha uma sobra de valores de no mínimo 20% no orçamento para postergar a campanha ou arcar com custos extras se necessário;
  • Tenha metas diárias, semanais, mensais e de conclusão a serem atingidas com a campanha;
  • Crie um plano de ação e um planejamento estratégico;
  • Segmente o seu público alvo e não faça campanhas para “todas as pessoas”;
  • Resultados são importantes, caso não esteja atingindo, pare tudo e reveja a estratégia, algo está errado!
  • Não é preciso fazer campanhas em todos os meios de divulgação. Foque naqueles que realmente satisfazem as suas necessidades.

Esses são alguns erros comuns de quem começa uma campanha, não os cometa!

Agora que já tirou sua dúvida de como divulgar minha empresa, o que acha de aumentar as suas chances de sucesso e fazer uma análise de mercado e aprender exatamente como montar um negócio do zero? Acesse este vídeo e confira!

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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