Como diferenciar seu negócio e ultrapassar o concorrente

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Você está montando a sua microempresa e deseja torná-la referência no ramo de atividade em que atua, mas para isso sabe que precisa ter um diferencial.

Já cansou de ler por aí, em diversas publicações especializadas, que o sucesso de um negócio também tem muito a ver com a particularidade dele, com algo que ele vai oferecer e que ninguém ainda fez isso.

Mas como conseguir esse destaque? Veja dicas de como diferenciar o seu negócio com o consultor Fábio Borri, diretor da Borri Consultoria Empresarial.

Diferenciar o seu negócio: foco no cliente

O mercado onde as microempresas operam está muito saturado, pois existem diversas delas que oferecem os mesmos produtos e serviços e somente um tratamento diferenciado dado aos clientes é que faz esses empreendimentos conseguirem o diferencial.

“Hoje a grande diferenciação de uma empresa, seja na venda de produtos ou na prestação de serviços, está na qualidade do bem fornecido e no tratamento do cliente, pois eles querem se sentir especiais e é dessa forma que o empresário e seus funcionários devem tratá-lo. Temos o foco no atendimento e no pós-venda, onde os clientes percebem a diferença da empresa”, orienta Borri.

Para ter sucesso, o empresário deve constantemente focar no diferencial e para isso, deve saber que não existe somente um ponto específico de atuação, como por exemplo, preços.

A tecnologia e os recursos humanos são forças que devem atuar juntas. As ações do negócio devem ser mais globais e essas diversas partes devem estar interligadas para chegarem à diferenciação.

“A diferenciação deve estar presente na abordagem, no atendimento e no pós-venda. Hoje, o preço já não é a principal diferenciação para o cliente, mas sim, o bom atendimento e a forma como utilizamos para suprir as suas necessidades”, aconselha.

O foco no cliente é algo preconizado por unanimidade por especialistas e empresários e isso deve ser feito da forma mais integrada e intensa possível, como defende o autor Phillip Kotler, em seu livro Marketing 3.0.

Na visão dele, é necessário atingir o espírito do cliente, tudo aquilo que faz com que ele se sinta realizado como pessoa e como cidadão.

Isso se dá através de ações que venham a valorizá-lo, mas não somente ele, mas todos aqueles públicos ao redor do negócio: funcionários, fornecedores, parceiros e sociedade.

A empresa então precisa também criar um valor social, ajudar a construir um mundo melhor para atingir esse cliente que hoje é crítico e tem uma visão mais ampla devido ao acesso fácil às informações e às ferramentas de comunicação. Assim, é possível também alcançar um diferencial.

E como diferenciar o negócio já funcionando?

Muita gente abre seu negócio sem a menor diferenciação e só depois percebe que deve mudar algo. Será que é possível encontrar o diferencial ao longo do tempo? Será que a imagem da empresa não fica prejudicada?

Para isso, é necessário atuar em duas frentes: a qualidade deve ser primordial, o empresário deve investir na sua melhoria e um trabalho de comunicação social também é essencial.

“Uma primeira imagem ruim é dificilmente mudada ao longo do tempo, mas isso pode ser melhorado de alguma forma, como por exemplo, quando inicia-se uma modificação da qualidade e mais suporte aos clientes. Na imagem da empresa, um bom planejamento estratégico, contendo a Comunicação, que pode envolver estratégias como Marketing, Publicidade e Propaganda e Assessoria de Imprensa, ajudam na consolidação de uma imagem positiva da empresa”, explica o consultor.

Manter uma conversa aberta com os clientes é uma forma de criar um diferencial do seu negócio, ainda mais hoje em dia que a internet está presente na vida das pessoas.

Por mais que o seu empreendimento seja ainda pequeno, não custa muito investir na comunicação com todos eles pela rede mundial de computadores.

Dependendo do ramo de atuação e do público-alvo do negócio, é importante abrir canais na internet usando as mídias sociais, tais como blogs e Twitter, e redes sociais, como Facebook e Orkut.

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Quem já está no mercado e buscando um diferencial, deve investir na comunicação feita ao cliente. Usar essa tecnologia online relativamente barata é uma ferramenta útil.

Internet também ajuda a diferenciar o seu negócio

De acordo com o livro Mídias Sociais na Prática, do jornalista José Antônio Ramalho, as pessoas vão falar da empresa nas mídias sociais, queira o empresário ou não.

A decisão então do empreendedor será a de participar ou não dessa conversa abrindo canais, como página no Facebook, perfil do Twitter, um blog corporativo, etc. A pior notícia é que normalmente as pessoas falam mais dos aspectos negativos do que dos positivos.

Sendo assim, se o seu público-alvo tem esse hábito de usar a internet para falar do seu empreendimento, tenha muita atenção nisso e invista nesse sentido.

Fazer o cliente se sentir bem e valorizá-lo por meio de conversas feitas diretamente com ele é uma das ferramentas para chegar à diferenciação.

Ainda nesse sentido, atualmente os comentários públicos feitos em blogs e redes sociais são muito considerados por quem faz parte delas. Isso tem um impacto muito grande no momento de consideração de compra por um potencial cliente.

Ele é capaz de decidir ou não em consumir um produto ou contratar o serviço simplesmente pelos comentários de outras pessoas na rede.

Portanto, se o público-alvo da empresa está presente na internet, é importante monitorar esse ambiente e tentar dialogar com as pessoas da melhor forma possível e, claro, oferecer qualidade para que os comentários não surjam mais ou que apareçam em menor quantidade. Estar presente nessa realidade é uma maneira de diferenciar o seu negócio.

Em casos em que a empresa esteja necessitando de uma diferenciação e não está conseguindo isso de jeito nenhum, é preciso buscar ajuda com quem já entende, como uma consultoria empresarial, por exemplo.

“A consultoria auxilia o microempresário a visualizar seus pontos de erro e traz soluções às oportunidades apontadas. É um trabalho gradativo e que necessita da total colaboração do empresário”, finaliza o consultor da Borri Consultoria Empresarial.

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Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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Vinicius Gonçalves

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