Como diferenciar seu negócio e ultrapassar o concorrente

Como diferenciar seu negócioVocê está montando a sua microempresa e deseja torná-la referência no ramo de atividade em que atua, mas para isso sabe que precisa ter um diferencial.

Já cansou de ler por aí, em diversas publicações especializadas, que o sucesso de um negócio também tem muito a ver com a particularidade dele, com algo que ele vai oferecer e que ninguém ainda fez isso.

Mas como conseguir esse destaque? Veja dicas de como diferenciar o seu negócio com o consultor Fábio Borri, diretor da Borri Consultoria Empresarial.

Diferenciar o seu negócio: foco no cliente

O mercado onde as microempresas operam está muito saturado, pois existem diversas delas que oferecem os mesmos produtos e serviços e somente um tratamento diferenciado dado aos clientes é que faz esses empreendimentos conseguirem o diferencial.

“Hoje a grande diferenciação de uma empresa, seja na venda de produtos ou na prestação de serviços, está na qualidade do bem fornecido e no tratamento do cliente, pois eles querem se sentir especiais e é dessa forma que o empresário e seus funcionários devem tratá-lo. Temos o foco no atendimento e no pós-venda, onde os clientes percebem a diferença da empresa”, orienta Borri.

Para ter sucesso, o empresário deve constantemente focar no diferencial e para isso, deve saber que não existe somente um ponto específico de atuação, como por exemplo, preços.

A tecnologia e os recursos humanos são forças que devem atuar juntas. As ações do negócio devem ser mais globais e essas diversas partes devem estar interligadas para chegarem à diferenciação.

“A diferenciação deve estar presente na abordagem, no atendimento e no pós-venda. Hoje, o preço já não é a principal diferenciação para o cliente, mas sim, o bom atendimento e a forma como utilizamos para suprir as suas necessidades”, aconselha.

O foco no cliente é algo preconizado por unanimidade por especialistas e empresários e isso deve ser feito da forma mais integrada e intensa possível, como defende o autor Phillip Kotler, em seu livro Marketing 3.0.

Na visão dele, é necessário atingir o espírito do cliente, tudo aquilo que faz com que ele se sinta realizado como pessoa e como cidadão.

Isso se dá através de ações que venham a valorizá-lo, mas não somente ele, mas todos aqueles públicos ao redor do negócio: funcionários, fornecedores, parceiros e sociedade.

A empresa então precisa também criar um valor social, ajudar a construir um mundo melhor para atingir esse cliente que hoje é crítico e tem uma visão mais ampla devido ao acesso fácil às informações e às ferramentas de comunicação. Assim, é possível também alcançar um diferencial.

E como diferenciar o negócio já funcionando?

Muita gente abre seu negócio sem a menor diferenciação e só depois percebe que deve mudar algo. Será que é possível encontrar o diferencial ao longo do tempo? Será que a imagem da empresa não fica prejudicada?

Vai dar lucro?

Para isso, é necessário atuar em duas frentes: a qualidade deve ser primordial, o empresário deve investir na sua melhoria e um trabalho de comunicação social também é essencial.

“Uma primeira imagem ruim é dificilmente mudada ao longo do tempo, mas isso pode ser melhorado de alguma forma, como por exemplo, quando inicia-se uma modificação da qualidade e mais suporte aos clientes. Na imagem da empresa, um bom planejamento estratégico, contendo a Comunicação, que pode envolver estratégias como Marketing, Publicidade e Propaganda e Assessoria de Imprensa, ajudam na consolidação de uma imagem positiva da empresa”, explica o consultor.

Manter uma conversa aberta com os clientes é uma forma de criar um diferencial do seu negócio, ainda mais hoje em dia que a internet está presente na vida das pessoas.

Por mais que o seu empreendimento seja ainda pequeno, não custa muito investir na comunicação com todos eles pela rede mundial de computadores.

Dependendo do ramo de atuação e do público-alvo do negócio, é importante abrir canais na internet usando as mídias sociais, tais como blogs e Twitter, e redes sociais, como Facebook e Orkut.

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Quem já está no mercado e buscando um diferencial, deve investir na comunicação feita ao cliente. Usar essa tecnologia online relativamente barata é uma ferramenta útil.

Internet também ajuda a diferenciar o seu negócio

De acordo com o livro Mídias Sociais na Prática, do jornalista José Antônio Ramalho, as pessoas vão falar da empresa nas mídias sociais, queira o empresário ou não.

Vai dar lucro?

A decisão então do empreendedor será a de participar ou não dessa conversa abrindo canais, como página no Facebook, perfil do Twitter, um blog corporativo, etc. A pior notícia é que normalmente as pessoas falam mais dos aspectos negativos do que dos positivos.

Sendo assim, se o seu público-alvo tem esse hábito de usar a internet para falar do seu empreendimento, tenha muita atenção nisso e invista nesse sentido.

Fazer o cliente se sentir bem e valorizá-lo por meio de conversas feitas diretamente com ele é uma das ferramentas para chegar à diferenciação.

Ainda nesse sentido, atualmente os comentários públicos feitos em blogs e redes sociais são muito considerados por quem faz parte delas. Isso tem um impacto muito grande no momento de consideração de compra por um potencial cliente.

Ele é capaz de decidir ou não em consumir um produto ou contratar o serviço simplesmente pelos comentários de outras pessoas na rede.

Portanto, se o público-alvo da empresa está presente na internet, é importante monitorar esse ambiente e tentar dialogar com as pessoas da melhor forma possível e, claro, oferecer qualidade para que os comentários não surjam mais ou que apareçam em menor quantidade. Estar presente nessa realidade é uma maneira de diferenciar o seu negócio.

Em casos em que a empresa esteja necessitando de uma diferenciação e não está conseguindo isso de jeito nenhum, é preciso buscar ajuda com quem já entende, como uma consultoria empresarial, por exemplo.

“A consultoria auxilia o microempresário a visualizar seus pontos de erro e traz soluções às oportunidades apontadas. É um trabalho gradativo e que necessita da total colaboração do empresário”, finaliza o consultor da Borri Consultoria Empresarial.

Ficou interessado no artigo de como diferenciar o seu negócio?

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Não consigo sair da estaca zero, estou todo individado. Não acontece nada, e olha que sempre ajudo os outros. Não sei o que eu faço.

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