Revenda de Calçados – Como Fazer, Dicas e Fornecedores

revenda de calçados
Trabalhe com revenda de calçados e tenha um negócio de sucesso. Aprenda tudo com este guia completo sobre como revender calçados

Você já quis ter seu próprio negócio? Já pensou em trabalhar com revenda de calçados?

Se a resposta for sim e o seu desejo é revender sapatos e calçados em geral este conteúdo é para você.

Neste conteúdo você vai aprender tudo sobre como iniciar um negócio de revenda de calçados, nele passaremos por pontos como rentabilidade, quais os tipos de revenda e dicas importantes para ter sucesso em seu empreendimento. Confira!

Como trabalhar com revenda de calçados?

Revender sapatos é uma atividade que dá lucro e não é tão trabalhosa como outros ramos, já que você não fabricará os calçados, mas somente vendê-los.

A venda pode ser feita de diversas formas, contudo, normalmente se dá ou através de uma loja física ou virtual.

Outras opções são: venda por catálogo, porta a porta, publicidade no Facebook, entre outras.

Como em qualquer negócio, é normal haver dúvidas sobre o que fazer, como iniciar o negócio e qual o primeiro.

Então, já posso falar que o primeiro passo é saber como funciona a revenda de sapatos.

Em uma loja “normal” de sapatos você adquire um grande estoque ou uma determinada coleção de uma marca.

Com isso, ao trabalhar com uma loja de sapatos você alocará um percentual de ganho alto, cerca de 150% a 300% por cada sapato com a venda direta para o consumidor.

Na revenda de sapatos o público-alvo é outro (normalmente, é livre para trabalhar diferente). O foco aqui é revender sapatos para empresas, em uma quantidade maior, normalmente na modalidade atacado.

Com isso, o seu objetivo será ganhar na quantidade de unidades vendidas com um preço mais baixo. Em outras palavras, determinará um percentual de ganho menor com o intuito de vender uma quantidade maior.

Por isso é chamado de revenda de sapatos, é semelhante ao que é realizado pelas distribuidoras de bebidas. Elas recebem os produtos e repassam, cobrando um valor sobre eles pelos seus serviços.

 Você receberá um catálogo de sapatos para revender da fábrica que trabalhar, escolhendo os modelos que melhor se adaptam ao perfil do seu negócio.

O ideal aqui é conseguir revender sapato direto da fábrica, pois o preço de aquisição é mais baixo. Tente evitar comprar de outras revendedoras, a não ser que o preço seja bom.

Que tipo de sapato revender: masculino, feminino ou os dois?

revenda de calçados femininosSe você decidiu trabalhar com sapatos para revender e surgiu a dúvida sobre qual será seu público-alvo? Veja algumas dicas.

O primeiro passo, para iniciar o próprio negócio, é descobrir quem serão os clientes ideais para você. Por exemplo, a busca por sapatos é maior pelo público feminino, contudo, a concorrência é maior, o que pode se tornar uma desvantagem.

É interessante estudar o mercado e verificar como estão as compras dos consumidores e também das lojas na região em que vive.

Monte um plano de negócios e verifique todos os quesitos necessários para decidir corretamente pelo produto e público com que vai  trabalhar.

Trabalhar com as duas  modalidades de sapatos para revender não é uma boa opção porque você dificilmente irá conseguir um mercado tão abrangente, é mais fácil se tornar “referência” ao trabalhar com poucos produtos.

Contudo, a vantagem de trabalhar com o público masculino e feminino é a possibilidade de manter uma demanda equilibrada, quando um estiver em alta e  o outro em baixa, você conseguirá manter-se a estabilidade.

Vantagens e desvantagens de trabalhar com revenda de calçados

Veja as vantagens e desvantagens em revender calçados:

Vantagens:

  • É um segmento estável e com compras freqüentes por causa do desgaste do produto e sua necessidade.
  • Alta lucratividade. Pouco afetado pela época, já que as pessoas apenas alteram o estilo de sapato de acordo com a estação do ano.
  • Muita demanda dos dois públicos (masculino e feminino).

Desvantagens:

  • Forte concorrência.
  • Produto “dispensável”.

Quando falamos em produto dispensável estamos falando naqueles produtos que em momentos de crise financeira costumam ter o seu consumo reduzido. Entre eles estão roupas, acessórios e calçados.

Como revender calçados – Loja física ou virtual

Um aspecto muito importante a ser observado ao iniciar com a revenda de calçados é a escolha da forma de trabalho, online ou física.

A loja online permite alcançar um público maior, os custos são baixos e necessita de pouco espaço, apenas para armazenamento dos produtos (quanto não fazer venda por catálogo – espécie de dropshipping).

Porém, também pode ter maior concorrência e dificultar o ganho de mercado, já que muitas fábricas de calçados e revendas fornecem o produto da forma online.

A loja física oferece uma maior facilidade para ganhar mercado, já que muitos lojistas preferem comprar de um fornecedor próximo.

Há também vantagens na facilidade de troca de produtos, entrega e negociação direta, que atraem consumidores.

Contudo, a desvantagem é o custo maior para montar uma loja física de sapatos para revender.

Outra desvantagem da loja física é o território de abrangência limitado e os custos maiores, consequentemente, exige uma cobrança maior no preço dos calçados, o que refletirá no valor final mais caro.

O que você pode fazer é montar um estoque grande em um local mais afastado da cidade, visitar as lojas e informar sobre seus produtos e serviços, convidá-los para ir conferir os sapatos para revender ou apresentar um catálogo, o que  lhe poupará custos.

Há ainda a possibilidade de montar um site com o catálogo, o que pode facilitar bastante seu trabalho.

Vale lembrar, quando falamos em revenda de calçados estamos tratando de montar um negócio com estoque físico e revender para lojistas e, em alguns casos, consumidores finais.

A modalidade em que se combina com a fábrica de “representá-la” ou o consumidor comprar de você e então fazer o pedido para a fábrica é chamada dropshipping e, normalmente, tem-se uma lucratividade bem inferior (pois não é preciso comprar em atacado e manter estoque), nesses casos, os preços das fabricas são altos.

Qual é o ganho percentual por produto

Em revenda, o mais comum é trabalhar com atacado, tornando o seu ganho menor em relação à venda diretamente para pessoas físicas.

Por isso, os ganhos costumam variar de 35% a 60% por item. Acima disso o preço pode ficar alto para seus clientes (lojistas) que terão de incidir um novo percentual, o que torna um valor oneroso demais para os consumidores finais pagarem.

Para entender melhor como funciona o ganho percentual por produto é preciso pensar que o cliente (lojista), para ter lucros significativos e pagar as despesas com aluguel, funcionários, contribuições fiscais e etc, precisará atribuir um percentual entre 130% a 180% de lucro, por isso é preciso que o preço seja realmente atraente.

Tipos de revenda de calçados

Na opção de revenda de calçados por atacado, você ganha na quantidade

Atacado

Na opção de revenda de calçados por atacado o ganho é na quantidade vendida. Mas qual é a quantidade mínima para vender no atacado? Essa é uma das perguntas mais importantes a ser feita.

É necessário descobrir quantos itens precisam ser vendidos para que o lojista faça jus ao “descontão” por comprar em grandes quantidades.

É comum as fábricas exigirem que você compre pelo menos 10 itens para alcançar a modalidade atacado, mas isso não significa que você deve trabalhar da mesma forma.

É preciso levar em consideração o seu orçamento e a quantidade do seu estoque.

Por exemplo, se houver grande rotatividade de clientes e demanda é possível diminuir para 5 pares de sapatos, ou se os seus clientes forem de grande porte e a demanda seja mais restrita, poderá aumentar para 20 pares.

Outro ponto fundamental a ser trabalhado são as numerações. Existem numerações que tem maior volume de venda e você não poderá comprar apenas elas dos fabricantes, então é preciso repassar às lojas também.

É comum chegarmos a uma loja de sapato e não encontrarmos o nosso número e ainda ver os tamanhos que sobraram em uma super promoção.

Já se perguntou por que as lojas compraram aquelas numerações se sabem que não tem saída? A resposta é simples, porque para comprar em atacado não se pode escolher a numeração, compra-se uma quantidade X de pares (misturando a numeração).

Por isso é importante estipular a forma de trabalhar no atacado. Uma dica interessante é verificar como os seus concorrentes estão fazendo, isso pode ajudar a estabelecer a forma mais adequada na sua região.

Outro aspecto que deve ser observado na revenda por atacado é a forma de pagamento. Parcelado, no cartão, boleto ou cheques? Quantos dias de prazo?

Essas questões devem estar bem resolvidas quando iniciar o seu negócio. Lembrando de que você já deve ter analisado isso previamente no seu plano de negócios.

Os fabricantes e revendas de sapatos para revendedores costumam aceitar pagamentos à vista (boleto), normalmente com um desconto de 5% para incentivar a compra, além de parcelamento em até 3x no cartão de crédito. Você pode trabalhar da mesma forma com os seus clientes.

Para comprar calçados no atacado para revenda é preciso ter uma empresa aberta, a maioria dos distribuidores fornecem calçados no atacado apenas para quem possui CNPJ, mas em alguns casos a compra também pode ser feita com o CPF (custo mais alto – sem ser atacado).

Para comprar calçados no atacado para revenda, é necessário realizar um cadastro no site do fornecedor, selecionar os produtos e a quantidade desejada e fazer o pagamento.

Você receberá os produtos em casa pelos Correios ou por alguma transportadora.

Dessa forma poderá começar a revender tranquilamente rapidamente os seus produtos. Após a primeira compra, muitas distribuidoras oferecem melhores condições para os clientes, como descontos e a possibilidade de comprar no atacado em menores quantidades.

Vale lembrar que nem todos os fornecedores possuem sites e esta forma de pedido, às vezes é necessário ir até a fábrica negociar e escolher.

Consignação

Os sapatos também podem ser vendidos em consignação.

A venda por consignação funciona da seguinte maneira: o distribuidor combina com o fornecedor que as peças solicitadas somente serão pagas após a compra e pagamento do cliente final.

Ou seja, o fornecedor deverá especificar para o distribuidor ou lojista qual é a disponibilidade de produtos existentes em estoque para que eles possam ser vendidos com a promessa de que estarão disponíveis na data de entrega para os clientes finais.

 Os sapatos são itens que praticamente todos os clientes já sabem qual é a sua numeração e isso facilita tanto para quem vai revender sapatos em consignação, assim como para o cliente, que já saberão que o modelo desejado estará disponível.

Bons exemplos de empresas que trabalham através desse método são os clubes de compra online. Para a venda é necessário que a loja virtual tenha disponível apenas a foto do produto.

Depois de ter vendido um determinado número desse produto, ele muda seu status para indisponível na loja online e passa a ser responsabilidade do fornecedor a entrega ao distribuidor do número total de produtos vendidos de determinados modelos, cores e tamanhos.

Esse método de vendas é bastante inovador, pois evita desperdícios ou compras desnecessárias por parte dos fornecedores.

Para as pessoas que têm interesse em revender sapatos em consignação, o processo requer um CNPJ ou CPF sem restrições (às vezes aceitam apenas CNPJ), inscrição estadual e todas as certificações empresariais necessárias.

Após isso, fornecedores de sapatos (encontrados em maior número em Jaú – São Paulo), já têm seus processos para trabalhar com os novos empresários autônomos, devendo-se analisar todos os aspectos diretamente com os fabricantes.

Direto da fábrica

revenda de calçados de fábricaA venda direto da fábrica possibilita a revenda de um produto tradicional no mercado, como os sapatos.

Os sapatos são itens desejados por todos os tipos de pessoas e que sempre trazem novidades no mercado, especialmente para o público feminino.

Portanto, essa é uma das grandes vantagens de comprar sapatos para revender direto da fabrica, mas há também a lucratividade que é boa e pode chegar a 120% sobre cada sapato vendido.

Outra vantagem para o revendedor é que ele tem a possibilidade de comprar as principais novidades do mercado e oferece-las a seus clientes antes de chegarem às lojas.

Isso possibilita criar destaque em sua cidade mesmo sem ter uma loja própria de sapatos.

Há também a possibilidade de poder conciliar a revenda de sapatos com qualquer outro trabalho fixo que você já tenha, tendo esse trabalho apenas como uma fonte de renda extra ou montar um negócio sólido no mercado.

É preciso definir qual será a forma de revenda, pois não adianta montar um estoque de sapatos se não sabe qual a forma que irá revendê-los.

Faça uma pesquisa de mercado em sua cidade para somente depois definir se a revenda será em uma loja física, se será de porta em porta ou outra forma que se adapta melhor ao perfil dos consumidores do local.

Encontrar distribuidores de sapatos para revender direto da fabrica não é das tarefas mais fáceis, pois geralmente você precisará ir a outras regiões para buscar pequenas fabricas e tudo isso pode ter um custo alto, mas essa é uma necessidade básica.

O importante é fazer uma pesquisa de bons fornecedores para garantir produtos de qualidade e bons preços. Também é importante verificar as condições oferecidas pela empresa para realizar um bom negócio.

Outra boa opção para revender direto da fabrica é saber importar produtos de grandes marcas para revender na sua cidade.

Essa é uma opção que vem sendo muito utilizada, já que a margem de lucro é alta e você poderá comprar sapatos femininos importados pagando até 80% a menos que os preços comercializados aqui no Brasil.

Por isso, esse é um mercado que vale muito a pena, sem falar que você poderá ser um dos únicos revendedores de determinadas marcas e modelos de sapatos em sua região.

Fornecedores de calçados para revenda

Uma das primeiras medidas de quem pretende se tornar um revendedor de calçados é encontrar uma empresa que forneça estes produtos no atacado.

Veja algumas delas

Calçados Victorine

Essa é uma empresa localizada na cidade de Birigui/SP e trabalha exclusivamente com sapatilhas, rasteirinhas, mocassim e alpargata no atacado para lojistas e revendedores em geral.

Você poderá entrar em contato também pelo telefone (18) 3021-1930 ou diretamente pelo site.

Daniel Atacado de Calçados

É uma distribuidora de calçados para revenda na região do Brás em São Paulo. Ela possui diversos tipos de calçados no atacado e é fornecedor autorizado da marca Grendene.

O telefone de contato é (11) 2696-3165.

São Roque Calçados

É uma empresa localizada na região do Brás que possui uma grande variedade de calçados em seu catálogo, além dos chinelos Havaianas.

 O telefone de contato é (11) 2692-3742.

Avacy Distribuidora de Calçados

É uma empresa que atua no mercado desde 1969 e por isso é uma das maiores distribuidoras de calçados do Brasil. Nela é possível encontrar variados tipos de calçados de marcas como Dakota, Via Scarpa, Molekinha, Mississipi, Ipanema, Olympikus, Topper e muito mais.

O telefone para contato é (11) 2693-0222.

Fiorella Distribuidora de Calçados

É uma grande empresa que trabalha com diversas marcas de calçados infantis, masculinos e femininos no atacado.

Está localizada na cidade de Sorocaba em São Paulo e trabalha com marcas como Beira Rio, Moleca, Rafarillo, Ipanema e muitas outras.

Entre em contato pelo telefone (15) 3359-6988.

Fabrica de Calçados Kidy

É uma fabrica de calçados infantis que produz lindas coleções de calçados para crianças inspiradas em cada estação do ano. Possui sede própria na cidade de Birigui em São Paulo.

Você poderá entrar em contato pelo telefone (18) 3643-2500.

Bella Sul Fabrica de Calçados

O foco principal da fabrica é a produção de calçados femininos para vender no atacado aos lojistas.

A fábrica está instalada na cidade de Nova Serrana no estado de Minas Gerais e a distribuição dos pedidos é feita a partir de Feira de Santana na Bahia.

Para conseguir maiores informações é só entrar em contato pelo telefone (75) 98833-7778 ou na página no Facebook.

Fabrica de calçados Rafarillo

É uma das maiores referências no mercado brasileiro na fabricação de sapatos masculinos. Basta procurar um representante em seu estado e manifestar o interesse em ter estes produtos em sua loja.

São sapatos de couro, modelos sociais e mais despojados com matérias primas de boa qualidade.

O contato pode ser feito pelo telefone (16) 2103-0300.

Calçados Beira Rio

A empresa calçados Beira Rio é a fabricante das marcas Vizzano, Moleca, Beira Rio e Modare. Ela possui mais 20 filiais espalhadas pelo Brasil e por isso consegue fornecer seus produtos para lojistas de todos os estados e até para outros países.

É possível entrar em contato pelo telefone 0800-6473536.

Calçados Vannora

É uma fornecedora que trabalha com calçados femininos direto da fábrica. Está localizada em Jaú – SP.

O contato pode ser feito whatzapp: (14) 99884-9793 ou no email: contato@vannora.com.br, além do site www.vannora.com.br.

Calçados Rafaela Camargo

Fornecedora de calçados femininos como mocassins, scarpins, sapatilhas, slip on, mules e tênis. Está localizada em Jaú.

O contato pode ser feito pelo telefone (14) 3624-7507 ou pelo email rafaelacargocalcados2@hotmail.com.

Calçados Marina Sábio

È uma empresa que trabalha com sapatilhas, calçados casuais e calçados feitos à mão para noivas e festas.  Também está localizada em Jaú.

O contato pode ser feito pelo telefone: (14) 3624-8755 | 3032-601, pelo email: calcadosmarinasabio@gmail.com ou pelo site: www.marinasabio.com.br.

Calçados Di Firenze

A fabricante de Calçados Di Firenze trabalha com sapatos masculinos, femininos e infantis com grande variedade de modelos e numeração. Está localizada em Jaú- SP.

O contato pode ser feito pelo telefone: (14) 2104-2551 ou pelo site: www.difirenze.com.br

Calçados Bia Dimaro

É uma fábrica especializada em calçados femininos (link) em couro de alta qualidade. Também está localizada em Jaú – SP.

O contato pode ser feito pelo telefone: (14) 3602-1020 | 3621-7995, pelo email: biadimaro@biadimaro.com.br ou pelo site: www.biadimaro.com.br.

Calçados Julya Annita

Fábrica de calçados femininos focada na venda tanto no atacado quanto varejo. Sua sede está localizada em Jaú – SP.

O contato pode ser feito pelos telefones: (14) 3621-5975 | 3032-6815. Você ainda pode visitar a página da loja no Facebook.

Veja como montar uma loja de calçados.

Dicas para revender calçados e ganhar dinheiro

Para ter bons rendimentos com a revenda de calçados é preciso seguir algumas dicas que podem ser de ouro para seu negócio.

  • Conversar com outros revendedores

Adquirir conhecimento sobre revenda de calçados através de quem já atua na área pode facilitar sua caminhada porque ajuda a mapear os concorrentes e também a elaborar estratégias que permitem maior lucratividade.

  • Escolha entre catálogo ou estoque

Essa é uma decisão importante a ser tomada pelo empreendedor. O mercado de revenda de calçados funciona basicamente de duas formas: por meio de catálogo ou estoque.

A primeira opção é parecida com a de vendas de cosméticos, nas quais as revendedoras Avon (link) (por exemplo) disponibilizam os produtos em catálogos e fazem o pedido a partir da demanda das clientes.

A outra opção de revenda está relacionada à criação de um pequeno estoque baseado no seu público-alvo. É uma opção que necessita de um investimento inicial maior e também conhecimento sobre os possíveis clientes e como eles chegarão até você.

Pode-se ainda começar a vender por catálogo e depois criar um estoque. Mas há um detalhe importante: é necessário verificar se as marcas que você deseja revender possuem catálogos para vendas.

  • Defina a margem de lucro

Você deve definir a sua margem de lucro. Esse valor é o que excede o preço do produto e virá integralmente para o seu bolso.

Para estabelecer um preço justo é preciso considerar a concorrência, o tempo gasto por dia ou hora para o desenvolvimento da atividade de revenda e o quanto seus consumidores/lojistas estarão dispostos a pagar.

Muitos empreendedores começam com valores mais baixos para formar uma clientela e, aos poucos, vão aumentando o preço até o montante ideal

A cada nova estação o mercado de calçados está sempre aquecido. Novas coleções provocam o desejo dos clientes e logo chegam às ruas definindo a moda da época.

O processo em si é simples, mas o empreendedor deve sabre onde quer chegar para usar bem seu tempo e investimentos.

Pronto para trabalhar com revenda de calçados e começar o seu próprio empreendimento? Aprenda como administrá-lo e levar ao sucesso do zero com o kit novo negócio!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here