Como Montar Uma Delicatessen

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Montar uma delicatessen representa  um exemplo de ideia de negócio que surge a partir de um amadurecimento da ideia de oportunidade, pois para o sucesso do empreendimento é necessário a avaliação de vários fatores.

Como o mercado, o nicho de mercado a ser atendido e outros fatores econômicos a serem levados em consideração, como a estrutura real para o desenvolvimento das atividades e capacidade produtiva diante dos possíveis investimentos.

Mercado de uma delicatessen

O estudo de mercado para determinação de um público-alvo ou nicho de mercado de uma delicatessen passa pelo estudo do mercado consumidor com suas preferências, gostos, hábitos e também referências socioeconômicas como idade e classe social.

Portanto, para realizar uma pesquisa completa é necessário conhecer o público-alvo da delicatessen, segmentar um nicho de mercado e ainda as tendências de mercado para o ramo.

Comece a pesquisa avaliando a viabilidade local para implantação do negócio.

Localização de uma delicatessen

A viabilidade para a localização é de extrema importância para a instalação da delicatessen. Uma localização ideal é aquela em que existe um público potencial e que irá frequentar a  loja.

Portanto, nessa fase de  pesquisa prévia, realize testes de conceito com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o estabelecimento, informar sobre produtos oferecidos e avaliar o potencial consumidor e disposição em frequentar uma delicatessen.

Liste os locais com maior possibilidade e potencial consumidor quando foram realizadas as pesquisas sobre  gostos e hábitos dos consumidores locais.

Se a população se interessar por uma opção refinada de alimentação (que é a delicatessen) darão início às outras etapas da pesquisa como qual melhor formato e cardápio para agradar o público-alvo.

Concorrência de uma delicatessen

Mesmo que não haja outra delicatessen no local, o estabelecimento deve investir em pesquisa, pois a concorrência poderá oferecer um estilo de lanches mais aceito pelos consumidores locais.

É preciso, portanto, um estudo que decidirá se a delicatessen será um diferencial que atrairá clientes ou se o gosto popular fará com que ela encontre desafios.

Se houver delicatessens concorrentes no local, pesquise se há possibilidade de atrair a clientela diversificando e diferenciando no atendimento e oferta de produtos.

Tendências de mercado em uma delicatessen

Sempre que existe a possibilidade da abertura de uma nova delicatessen há também o gosto por culinária. Muitos empresários só iniciam a atividade por possuir um dom para identificar sabores e saber o que oferecer para os clientes.

Como oportunidade de negócio, é bom alinhar o gosto e conhecimentos culinários ao que  deve ser devidamente oferecido sem esquecer as tendências de mercado.

Atualmente, as delicatessens estão oferecendo diversos sabores de chás. O hábito de tomar chá com acompanhamento está cada vez mais popular e existe uma possibilidade nesse hábito para um um nicho a mais de mercado.

A tarefa dos empresários diante dessa tendência de mercado é pesquisar novos sabores, saber suas propriedades e características dos chás e ainda saber informar e comunicar de forma eficiente para os clientes a Cultura do Chá. Invista nesta ideia.

A escolha do cardápio acompanha a pesquisa de mercado: é uma consequência para o atendimento eficiente dos clientes e é muito importante, pois reflete na  decisão do que oferecer e comprar para obter sucesso na região.

Portanto, verifique quais pratos saem mais, a preferência por novos lançamentos e anote tudo que tem a ver com o cardápio oferecido sem descartar a ideia de inovar.

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Plano financeiro de uma delicatessen

O plano financeiro terá a descrição de todos os investimentos, custos e despesas. Para isso, é necessário para organizar um orçamento inicial.

O investimento inicial de uma delicatessen será com a montagem da loja que exigirá investimentos com a arquitetura e adequação do local, compra ou locação de imóveis, compra de mobiliário e de até dois veículos necessários.

A delicatessen terá investimentos com montagem da cozinha com equipamentos para confecção dos lanches.

As despesas iniciais serão com divulgação que torne conhecida a delicatessen, e ainda despesas administrativas com obrigação contábeis e abertura de empresa. Não esqueça ainda das despesas com automatização considerando o sistema contábil, caixa e estoque.

A delicatessen pode optar por um sistema de automatização que integre um software para todos os requisitos: caixa, estoques e até folha de pagamentos. Portanto, informe-se sobre o que o mercado de software pode oferecer e analise custos e benefícios.

Os custos devem ser contabilizados de acordo com o atendimento, pois se calculam os custos de produzir e vender. Uma eficiente gestão de custos deve considerar a produção dos lanches, a embalagem, os acompanhamentos e todos os custos envolvidos entre a produção dos quitutes até o pagamento no caixa.

A delicatessen pode, como oportunidade de  economizar, preferir pelo modelo de negócio em que se encomenda os produtos como bolos, doces  e salgados já prontos e ter o trabalho de fazer sucos, cafés e outros.

É necessário colocar na ponta do lápis todos os custos e despesas para tomar as melhores decisões e a opção entre produzir ou encomendar é de suma importância, Considerando que encomendar tem como consequência a avaliação prévia dos quitutes.

Capacidade de produção em uma delicatessen

Quantos pratos por dia é possível formar com a capacidade instalada de acordo com a estrutura do estabelecimento, os recursos e a mão de obra?

A produção é indiretamente ou diretamente afetada pelo espaço físico, pela existência ou não de equipamentos e tecnologia. Por isso, é necessário um estudo da capacidade real do estabelecimento, levando em consideração que o atendimento e lucratividade estão limitados à capacidade instalada.

Portanto, é preciso um estudo e análise das possibilidades da delicatessen e expandir a capacidade, se possível for, para atender mais consumidores.

A capacidade de produção também é marcada pela quantidade de atendimentos que um estabelecimento pode realizar com economia de custos, agregando valor e obtendo maiores resultados.

Outros fatores ligados ao custo benefício vão além da produtividade, como fatores de realizar mais receitas expandindo o cardápio com redução de desperdícios.

Diferencial de uma delicatessen

Organize eventos como saraus de poesia e outros eventos que tornem a delicatessen frequentada pelo público-alvo e muito conhecida.

Outro fator diferencial é a possibilidade de oferecer uma maior gama de produtos como bolos, salgados, produtos de padaria e abrir e fechar em horários diversos, formando assim um diferencial no atendimento.

Estabelecer um diferencial é importante, mas é preciso foco, pois  delicatessen não é padaria. Então lembre-se de que a estrutura da padaria é diferente e o atendimento também. A delicatessen precisa dedicar tempo ao atendimento, manter o local sempre limpo e arrumado para o recebimento dos clientes e investir no estilo do ambiente.

A decoração é fator crítico de sucesso para as delicatessens com um toque de arte, portanto, adquira potes interessantes, quadros, mesas e cadeiras de antiquários. Estabeleça um  local mágico, pois essa é a proposta da delicatessen.

Plano operacional em uma delicatessen

O plano operacional é de suma importância em uma delicatessen, pois objetiva analisar os processos de produção e atendimento e deve constar no plano de negócios descrevendo todas as operações realizadas na produção e atendimento.

A organização dos processos significa arrumar o estabelecimento de forma que as atividades sejam desenvolvidas de forma mais rápida,eficiente e qualidade.

E para implantação de um plano operacional com eficiência  no atendimento deve considerar o tempo em que os clientes ficam aguardando, redução de desperdícios e outros fatores que refletirão  em melhor gestão de custos e lucratividade.

Fornecedores de uma delicatessen

Uma eficiente gestão de fornecedores é, com certeza, fator crítico para o sucesso quando se deseja montar uma delicatessen, pois o setor de alimentação requer uma urgência nas entregas.

Além de entregas, os produtos devem estar de acordo com as normas de segurança e saúde e ainda com qualidade.

É necessário, portanto, uma integração entre fornecedores e a delicatessen para que o produto final esteja de acordo com o gosto dos clientes e atraia mais e mais consumidores para a sua delicatessen.

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Ver Comentários

  • Tenho uma Padaria de pequeno porte e tenho interesse de passar o ponto para uma empresa tipo a delicatessen pois o ponto precisa de ampliação um pouco mais de investimento na área de atendimento e uma pequena reforma. o ponto aqui é bom não tem concorrência por perto,e o lugar pede algo a altura da clientela, pois tem prédio em volta e muitas casas comerciais.
    Fica localizada na Avenida Conselheiro Carrão 405 equina com a Rua Guaraciaba Vila Carrão Tatuapé o bairro ta evoluindo e eu não to com saúde física e nem financeira para da continuidade com o patamar que a merece....

    atenciosamente
    Nubia Francelino Mariani
    Contato 11 2506 2442 ou 11 94012 2253

  • Boa Tarde, Preciso de ajuda, pretendo abrir uma delicatessen aqui na minha cidade, mais gostaria de saber qual a média de gasto para uma pequena delicadessen !

    Obrigada!

Publicado por
Vinicius Gonçalves
Tags: Doces

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