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A expansão do movimento do food truck no Brasil ocorreu em 2014 e, desde então, tem se expandido, sendo caso de sucesso de muitos pequenos empreendedores, os quais, que antes viam como uma forma de renda extra, passaram a trabalhar como renda principal e viver muito bem com os ganhos.
Mas afinal, como montar um food truck? Basta apenas comprar um veículo estilizado e devidamente adaptado para fabricação e comercialização de lanches? A resposta é não!
Este negócio exige um bom ponto, lanche de qualidade, estratégias para chamar a atenção do público, preço acessível, observação de legislação específica e muito mais. Está pronto para saber como montar um food truck do zero?
O mercado de Food Truck tem crescido de forma espantosa, para se ter uma ideia, no ano de 2014, observou-se um movimento financeiro de R$ 140 bilhões de reais.
Nos EUA, um dos locais em que se iniciou o Food Truck (juntamente com regiões da Europa), o segmento de food truck foi um dos que mais cresceu, passando de 15% para 37% das receitas do setor entre o período de 2008 e 2012, conforme analise da IBISWorld.
Embora o mercado de food truck seja uma ótima opção de negócio ambulante, adentrar no meio precisa ser precedido de análises, pois você irá disputar mercado não apenas com outros vendedores ambulantes, mas também com pequenos restaurantes e lancherias.
Lembre-se de que você precisará de um food truck personalizado, e isto pode demorar tempo, em algumas oficinas especializadas, o prazo de espera pode atingir até 4 meses, então, caso esteja com presa, comece a pesquisar o melhor lugar para adquirir.
Em virtude de o Food Truck ser um negócio com legislação mais específica, além de se tratar de setor alimentício, um dos mais fiscalizados no Brasil, criamos por tópicos o que você precisa fazer para deixar tudo dentro dos conformes legais:
Faça tudo dentro dos padrões legais, mesmo que demore um pouco de tempo para iniciar seu negócio e ganhar dinheiro, caso contrário, você poderá ter suas atividades suspensas e receber uma multa.
O processo de liberação de toda a documentação para poder trabalhar com um food truck pode varias de 3 meses a 6 meses. Em cidades pequenas, a tendência é conseguir a liberação antes desse prazo.
Você já pensou no cardápio do seu food truck? Esse é um dos pontos mais importantes, justamente porque a localização, compra de equipamentos e até mesmo o investimento e lucratividade estarão interligados ao cardápio.
Por exemplo, um cardápio de lanches rápidos como hot dog ou espetinhos, tem como ponto ideal saídas de festas. Além disso, um food truck para a venda de espetinhos pode ser mais simples e precisa de uma mini churrasqueira adaptada, o que não se encontra na maioria dos carrinhos.
Então a questão é, qual é o seu cardápio?
Uma boa dica para tomar essa decisão antes de montar o seu food truck é analisar a concorrência. Visite outros food trucks na sua cidade e verifique o que estão vendendo, bem como, quais são os pedidos mais frequentes.
Uma enquete divulgada no Facebook (campanha paga) pode facilmente ajudar na sua escolha e você gastará menos de R$ 50,00 reais.
Coloque na enquete os lanches que está pensando em comercializar e peça para que as pessoas selecionem. É importante colocar segmentação na campanha, por exemplo, Salvador, Belo Horizonte, enfim.
Depois de saber exatamente o seu cardápio, faça um levantamento de preço, custos e lucratividade, assim descobrirá se realmente vale a pena montar um food truck na sua cidade.
Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!
Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.
Ao decidir montar um food truck a localização ideal é fundamental, embora você não esteja obrigado a permanecer em um único local (venda ambulante), ainda será necessário ter seu próprio ponto.
O ponto escolhido pelo Food Truck o tornará conhecido, diminuindo as variações de ganhos mensais. Normalmente, um food truck permanece no seu ponto comercial, deslocando-se apenas em caso de eventos na cidade.
Isso porque, ao montar um food truck em um bom ponto comercial, é possível criar uma boa referência, fazendo com que as pessoas, quando estiverem a fim de um lanche, lembrem-se do seu food truck.
Por isso seguir horários de atendimento e um ponto fixo é muito importante.
Para encontrar a localização ideal ao montar um food truck você deve levar em consideração fatores como:
Lembre-se de fazer um estudo do ponto comercial, análise de mercado e um planejamento estratégico para montar um food truck, pois, embora seja um ótimo negócio, cada caso é um caso, e pode ser que não seja tão lucrativo na sua localidade. Se você não sabe como fazer isso, aqui eu te ajudo.
Está se perguntando quais são os equipamentos para montar um food truck? Com certeza é um dos tópicos mais importantes. Embora o food truck seja uma “adaptação” de uma pequena van ou até mesmo um mini caminhão, não pode faltar os equipamentos fundamentais para o preparo do produto.
Abaixo listamos os equipamentos imprescindíveis para um food truck, confira:
Os equipamentos acima são o básico para iniciar, e o custo pode variar entre R$ 20.000,00 e R$ 30.000,00 reais.
Ainda, precisará adquirir o “engate”, uma espécie de pequeno trailer, o qual pode ser levado através do engate em um outro veículo (preferencialmente caminhonete). Esse “engate” (food truck) pode custar em torno de R$ 12.000,00 a R$ 15.000,00.
Para colocar todos os equipamentos e adaptar no Food Truck um especialista cobrará em torno de R$ 5.000,00 a R$ 9.000,00.
Também, é importante disponibilizar algumas mesas e cadeiras para os clientes, muitos deles preferem sentar e comer tranquilamente, além de um toldo, principalmente no verão, para fazer sombra.
Você pode optar por contratar uma empresa especializada em customização e adaptação de veículos, em média, uma empresa cobra entre R$ 30.000,00 reais e R$ 150.000,00 reais, dependendo do veículo e exigências, para entregar todo adaptado, inclusive com os equipamentos, etc.
Leve em consideração as suas reais necessidades para a preparação dos alimentos, não raras são as vezes que empresários de primeira viagem compram food trucks com diversos equipamentos que sequer são utilizados, isso acaba por gerar um custo desnecessário.
Também, ter um bom capital de giro é fundamental, já que você terá de comprar alimentos, estoque e até mesmo fazer a manutenção do veículo/equipamentos. Caso não compre um veículo adaptado novo, é provável que tenha de fazer frequentes manutenções, pois a quantidade de equipamentos utilizados é alta.
Para quem está com pressa para iniciar um negócio de food truck, adquirir um usado pode ser a melhor opção, isso porque, além de receber “tudo pronto”, sem se preocupar com aquisição de equipamentos, instalação, adaptação, etc, também pode economizar.
Em média, um food truck usado é 40% a 60% mais barato do que fazer um idêntico novo. Por isso, um modelo simples pode ser adquirido a partir de R$ 8.000,00 reis, um mediano a partir de R$ 20.000,00 e um de “luxo” a partir de R$ 60.000,00.
Veja alguns modelos de Food Truck Usada.
Assim como qualquer negócio, você deve fazer a divulgação ao montar um food truck. Como fazer isso?
O marketing de um food truck é peculiar e nem todas as estratégias de publicidade podem ser aplicadas, até porque nem sempre o Food Truck estará no local.
Também, diferente das empresas “comuns”, o food truck tende a ter poucos clientes recorrentes, já que, na maior parte das vezes, quem consome o lanche está de passagem e, por acaso, deparou-se com o food truck.
As opções de divulgação para food truck com melhores retornos são:
Quando se trata de vendedor ambulante, o ponto comercial, análise de viabilidade, concorrência e a qualidade do produto são os fatores preponderantes e responsáveis direto pelo sucesso, então, cuidado com eles.
Achou que por fugir do aluguel mensal de uma peça comercial o food truck não tivesse custos? Errou!
Um food truck tem sim seus custos e acredite, não são tão baixos assim, principalmente em razão da manutenção, normalmente semanal.
Abaixo os custos médios mensais de um food truck:
Já deu para perceber que o custo não é tão baixo quanto esperava, não é? O imposto é considerado o maior vilão por parte dos food trucks.
Vale lembrar, eventos costumam cobrar para entre R$ 1.000,00 por dia ou um percentual do faturamento, algo entre 20% e 30%.
Também, em algumas cidades, o vendedor ambulante é proibido de estacionar em lugares públicos, ou seja, é preciso fazer uma “parceria” com algum espaço privado, como é o caso de garagens de venda de carros, etc. Isso reduz um pouco os lucros, em torno de 5% a 10%.
Mas acalme-se, ainda pode ser um bom negócio, veja a lucratividade abaixo.
Já se perguntou qual é a lucratividade de um food truck? E quanto um proprietário ganha mensalmente? Com certeza essas são respostas que determinam se irá ou não montar um food truck.
A lucratividade depende do lanche serviço e dos custos do empreendedor. No geral, o lanche tem uma lucratividade de 100% ou mais. Agora, claro, é preciso deduzir seus custos além da matéria prima.
Em média, um food truck tem uma lucratividade de 35% a 45% do faturamento. Parece pouco? Mas não é!
Um food truck bem localizado consegue vender em média 100 a 150 lanches em 6h, e 220 em 8/9 horas. Supondo que o lanche custe R$ 20,00 reais (média), até porque é costume vender bebidas, aumentando um pouco o lucro, o cálculo seria:
Valor do lucro: 20 (venda final) – custos de matéria prima = R$ 10,00.
100*10 = R$ 1.000,00 * 40% = R$ 400,00 reais.
R$ 400,00*25 dias (normalmente é o tempo trabalhado) = R$ 10.000,00 reais.
Em outras palavras, a média de faturamento líquido de um proprietário de food truck varia entre R$ 8.000,00 e R$ 14.000,00 reais. Isso se confirma também por dezenas de depoimentos de pessoas proprietárias de food truck.
Claro, estamos falando de um food truck já consolidado, normalmente após 4 meses a 6 meses de atuação. No início pode ser mais difícil auferir essa renda mensal líquida.
Considerando o investimento para montar um food truck e a lucratividade acima, qual é o prazo de retorno de investimento do negócio?
Essa é uma pergunta frequente e por isso preciso fazer uma consideração.
O prazo de retorno depende também do investimento feito por você. Por exemplo, uma pessoa que gastou R$ 40.000,00 e outra R$ 120.000,00, dificilmente terão um prazo de retorno igual.
Por isso, podemos falar de uma média de prazo de retorno de investimento.
Pelo que se observa em empresários que possuem food truck, a média de prazo de retorno de investimento varia entre 9 meses e 12 meses.
Aspectos como:
São os responsáveis diretos pela diferença de prazo de retorno de investimento.
A temática do food truck diz muito sobre o negócio e pode ser um “facilitador” para que o potencial cliente, de longe, possa reconhecer o lanche oferecido.
Um erro comum de empreendedores é pensar no food truck como um restaurante, o que não é.
O food truck serve lanches rápidos, normalmente na modalidade delivery, diferente dos restaurantes. Por isso, é importante montar um cardápio rápido e saboroso. O ideal é criar um produto diferente e consiga se destacar no mercado.
O famoso carro chefe. É o lanche que será responsável por trazer o negócio ficar conhecido. Esse lanche deve ter muita qualidade, um preço acessível e ser diferente dos oferecidos pelos concorrentes.
É muito comum os proprietários de food truck comprarem equipamentos desnecessários para produzir seus lanches e, com isso, investindo mais do que o preciso.
Os custos estão diretamente ligados com os ganhos, isso porque, quanto menores os custos, maior será o lucro líquido.
Procure, ao máximo, manter os custos dentro de um padrão “aceitável”. Faça um planejamento e analise todo o fluxo de caixa para garantir que seus ganhos estejam superando os custos, bem como, se os mesmos não podem ser reduzidos.
Levar o food truck aos eventos pode significar um alto faturamento diário, muitas vezes, em um evento de 4 a 7 dias, um food truck consegue ganhar o equivalente a 30 dias de trabalho normal.
Contudo, os eventos também são conhecidos por gerar grandes prejuízos e até mesmo levar food trucks à falência. Isso porque o custo de locação de espaço para alocar o veículo e efetuar a venda dos lanches é muito caro.
Em média, o dia de evento custa entre R$ 1.500,00 a R$ 2.500,00 reais, ou, em alguns casos, o custo é de 30% do ganho no evento.
Agora, imagine quando em um evento, o food truck não obtem boas vendas, seja em razão de chuvas, concorrência, falta de público ou outros imprevistos, nesse caso, certamente o prejuízo será muito alto e pode comprometer o negócio.
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!
Ver Comentários
Olá, parabéns foram ótimas dicas, este site e seu criador são únicos, recomendo, foi um belo paço entrar aqui , muito agradável e proveitoso, agora já tenho um rumo. Obrigado, Claudinei
Bom dia Prezados,
Muito obrigado pela grande ideia deste negócio!
Vou seguir os vossos conselhos e vou organizar-me para o negócio próprio.
Bem haja a todos
Teresa da Silva