Personal Stylist – Guia de Profissão [O que faz, quanto ganha e dicas]

Advertisement
Compartilhe!

Seu Negócio Lucrativo [FERRAMENTA]

Descubra e controle o INVESTIMENTO, reserve o Capital de Giro, ajuste os números e LUCRE MAIS com um negócio previsível. Quero baixar →

O personal stylist é um profissional responsável por prestar consultoria sobre moda e estilo dentro das possibilidades dos clientes, incluindo roupas, sapatos e acessórios ideais para o tipo físico, idade e renda dos seus clientes.

Dessa forma, os consultores de estilo estão representando uma categoria profissional cada vez mais atuante no mercado e capazes de atender diversas necessidades dos clientes, encontrando soluções quando o assunto é imagem pessoal.

Mercado de personal stylist

As oportunidades encontradas no mercado de trabalho para um personal stylist surgem pelo  motivo da exclusividade que existe.

O atendimento é individual e a consultoria prestada atende às principais necessidades dos clientes. O que antes era considerado como um serviço que não encontraria demanda por ser superflúo, atualmente, é um serviço bem requisitado, pois diante de tantas possibilidades vendidas no mercado da moda, é natural que as pessoas se sintem inseguras quanto ao que comprar e vestir para passar uma imagem significante.

Importância do personal stylist

O profissional personal stylist é importante, pois orienta seus clientes como montar uma imagem ideal .

A imagem ideal é aquela que cabe perfeitamente em cada um, ou seja, é individual, por isso o profissional deve orientar sobre as roupas que caem bem no cliente, com cores que combinam, formas e tecidos que tem a ver com o cliente e que correspondam melhor para a criação de um estilo ideal.

A importância do personal stylist é indiscutível, pois as pessoas se preocupam cada vez mais em montar um estilo com a segurança e de não serem consideradas deselegantes diante da sociedade.

Mercado de trabalho para o personal stylist

O profissional personal stylist pode trabalhar como autônomo ou então em empresas. As empresas que contratam um personal stylist são empresas de moda, como revistas de moda, lojas de roupas e acessórios em geral.

Outras empresas que podem contratar personal stylist são empresas de salões de beleza, clínicas de estética e acadêmias de ginástica.

O campo de atuação do personal stylist não é restringido. O profissional pode dedicar-se também a oferecer palestras e realizar workshops. Quando trabalham em lojas, eles podem se dedicar a prestar assessoria aos clientes, orientando sobre como comprar e vestir de forma que favoreça sua imagem pessoal.

Público-alvo do personal stylist

O público-alvo do personal stylist é bem diversificado, pois não há como prever quem precisará de um. Ele pode ser formado por adolescentes que estão acima do peso e têm dúvida sobre como se vestir ou podem ser executivos que conquistaram uma ascensão na carreira e não sabem como se vestir para manter uma boa imagem no ambiente de trabalho.

Outros clientes podem ser mulheres grávidas que querem passar este período com estilo e bom gosto ou mulheres que acabaram de dar luz. Há ainda pessoas que terminaram um longo relacionamento, como casamentos, noivados e namoros, e que precisam de uma orientação de estilo para reconstruir sua autoestima.

Os momentos de transição e passagem são imprescindíveis na vida das pessoas e precisar de um personal stylist pode ser bem natural.

Lembrando que o público-alvo para este serviço não se limita  somente a mulheres. Existem serviços especializados na imagem masculina, pois mesmo os homens estão conscientes do valor que têm a imagem das pessoas para uma primeira impressão e a diferença que faz estar bem vestido, elegante, com uma aparência moderna e saudável.

Os profissionais executivos sabem que sua imagem tem muito a dizer sobre a confiança, credibilidade e segurança que deseja passar.

Esses profissionais podem orientar a imagem masculina de forma que o guarda-roupa esteja organizado para combinar cores, tecidos, gravatas, meias ideais e outros.

Pesquisas realizadas revelam que as mulheres procuram o serviço em maior proporção quando o atendimento  é oferecido para pessoas físicas, mas quando o atendimento é oferecido por empresas, a clientela é formada pela maior parte por homens.

Quando o personal stylist trabalha para empresas, o profissional realiza serviços de repaginação no visual de funcionários, palestras e workshops, criação de uniformes  com exclusividade.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Atividades realizadas por um personal stylist

O personal stylist realiza como primeira etapa do seu serviço a análise do armário de roupas de seus clientes e avalia o que falta, o que deve ser trocado e quais as roupas e sapatos que podem continuar no armário.

Para a prestação de um serviço de qualidade é importante que o personal stylist ajude o cliente a construir uma imagem que combine com seu estilo de vida, sua profissão, com seu peso e sua idade.

A orientação sobre como acompanhar a moda, respeitando seu estilo pessoal, e como vestir-se para reuniões de trabalho, festas e eventos em geral, é uma preocupação constante para a prestação de serviços do personal stylist.

O personal stylist realiza suas atividades atendendo aos anseios de seus clientes e respeitando os gostos pessoais e estilo de cada um.

Formação de um personal stylist

Não existe formação acadêmica de nível superior para um personal stylist, mas os profissionais formados em Moda poderão realizar cursos de curta duração para atuar neste mercado.

Os interessados pela profissão encontrarão no mercado diversos cursos de aprimoramento e formação nessa área de atuação e existem bons cursos que formam um personal stylist. Para realizá-los, procure instituições competentes e responsáveis e que ofereçam um ensino de qualidade com certificado.

Nos cursos oferecidos para formação em personal stylist, os alunos aprenderão a analisar formas do corpo físico e proporções, formas e cores de tecidos que combinam com diversos biotipos e rostos, identidade visual individual, planejamento para compras de roupas e sapatos e outros assuntos importantes para a função.

Divulgação de um personal stylist

O personal stylist poderá divulgar seus serviços na internet, com blogs e sites sobre moda.

É importante que os blogs e sites possuam conteúdo completo sobre moda, estilo e temas abordados de interesse geral, e através do conteúdo motive os leitores a procurarem um personal stylist. Anuncie seus serviços de forma sútil com telefone, e-mail e outros contatos.

Crie também um canal de comunicação para o envio de propostas de trabalho.

Dicas para um personal stylist

Estude muito sobre moda e estilo, leia revistas e livros especializados, viaje e preste atenção no que as pessoas estão vestindo, seus erros e acertos (de forma discreta, é claro).

Realize outros cursos que podem ser complementares. Cursos de fotografia, de corte e costura, maquiagem e outros são importantes.

Faixa salarial personal stylist

Uma pesquisa realizada em novembro de 2011 sobre salários no mercado de Moda revela que um personal stylist, quando em início de carreira, ganha até R$1.600,00 mensais; quando atinge status de profissional pleno, ou seja, com experiência e cursos complementares de uns 5 anos, passa a receber salário igual a R$5.250,00; e quando atinge a ascensão profissional referente a gerente, supervisor e coordenador, os salários de um personal stylist podem chegar a R$9.000,00.

Fique Atualizado
Receba Sacadas de Negócios Diretamente no seu E-mail

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Ver Comentários

  • Olá Patricia, realmente ps cursos dessa área são caríssimos. Já vi cursos de $5.000 a $9.000 por apenas 16 horas de aula. Um lugar muito conceituado q tem esse tipo de curso é no Senac. Não sei se é bom mas todos os cusros q eu já fiz lá, até hoje, me satisfizeram. Procure na sua cidade.
    Boa sorte, Manoela.

  • A revista Time considera o Consultor de Imagem uma das 10 mais importantes profissões do futuro porque, no mundo de hoje, a imagem dos indivíduos, grupos e instituições já se coloca como fator decisivo para o sucesso pessoal e profissional.

    Decidido a ter uma carreira de sucesso?

    Conheça cursopersonalstylist.com.br - uma opção concreta para o Início de uma carreira profissional como Personal Stylist!

  • GOSTARIA DE FAZER CURSOS PRA SER UMA PERSONAL STYLIST,AMO MODA ADORO PODER AJUDAR PESSOAS A FIUCAREM MAIS BONITAS ,AQUI NA MINHA CIDADE TEM CURSO COM DURAÇAO DE 20 HS ACHEI POUCO E CURSO BARATO QUERIA FAZER,VCS PUDEREM MANDAR PRA MIM ALGUMA RESPOSTA SOBRE CURSOS BONS SE FALE APENA FAZER ESSE EU AGRADECERIA MUITO OBRIGADA

Publicado por
Vinicius Gonçalves
Tags: Freelancer

→ NÃO monte seu negócio Sem Ver Este Vídeo. #É SÉRIO  VER AGORA ►