Como Alcançar o Sucesso Empresarial Através de Metas

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Como alcançar o sucesso empresarial através de metas

Todo novo empresário almeja o sucesso. Você pode não querer ficar rico, mas com certeza quer se bem sucedido em seu meio e isso é o que mais estimula muitas pessoas a entrar no meio empresarial. Porém, o sucesso não é fácil de ser alcançado, mesmo com a propaganda geral informando que todo mundo pode ficar rico em pouco tempo com o empreendimento certo.
De fato, todos nós podemos ficar ricos com um empreendimento de sucesso um dia, porém, o curto tempo e a facilidade do processo é um mito a ser combatido.

Primeiro é preciso pensar que, se você só considera o sucesso empresarial como o fato de ficar rico, então pode ser que demore um pouco a alcançar ou jamais alcance o seu objetivo. Porém, se você considerar ser um bom empresário aquele que tem todos os pagamentos em dia e que tem um dinheiro sobrando no fim do mês, lhe permitindo se sustentar com o seu empreendimento, talvez você possa alcançar isso em pouco tempo.  O segredo do sucesso está todo em suas metas.

O que são metas?

Metas são objetivos a serem alcançados. Um exemplo de meta é dobrar o número de funcionários e x tempo. Para isso, você precisa aumentar a receita da sua empresa e, portanto, haverá dinheiro no caixa para a contratação. Outro exemplo é abrir uma filial, quando também é preciso ter lucro e aumentar a receita da empresa. Podemos afirmar que ter metas é o segredo de um grande negócio e vamos explicar o porquê.

As metas podem ser estabelecidas a curto, médio e longo prazo. As de curto prazo são as que devem ser alcançadas em pouco tempo, em média dias ou no máximo dois meses. São exemplos de metas de curto prazo estabelecer um número de vendas mínimo a ser feito em um mês, a arrumação de uma loja, uma nova campanha de marketing, a quantidade de clientes novos por dia que um atendente de telemarketing deve conseguir em um turno de trabalho, entre outras coisas.

Já as metas de longo prazo possuem como tempo de estimativa de alcance ao menos alguns meses. Seria um exemplo de meta de médio prazo ganhar novas fatias do mercado para alcançar ou ultrapassar um concorrente. Também é um exemplo a contratação de novos funcionários em alguns meses ou em datas comemorativas, pois são programadas e acontecem em intervalos de poucos meses. Já as de longo prazo são as metas que serão alcançadas em um ou dois anos e na maioria das vezes, são as mais importantes. São exemplos de metas de longo prazo: comprar uma casa com o lucro anual da empresa, montar uma filial, abrir uma multinacional, expandir para outros estados, entre outras.

Qual a importância das metas?

Já ouviu falar que para subir na vida precisamos ter objetivos? O mesmo vale para a sua empresa. Um empreendimento que não tem nenhuma ambição e apenas funciona todos os dias, não tende a crescer. Se você fica feliz com qualquer venda do dia e não se importa com a quantidade, é ótimo para o seu ego de empresário, mas não é bom para os negócios. Não é à toa que as lojas estipulam uma venda mínima para os seus vendedores, pois ter uma meta ajuda na receita da empresa. As metas são as responsáveis por impulsionar o seu negócio, sejam elas a curto, médio ou longo prazo. Uma empresa precisa de metas para funcionar bem, caso contrário, os funcionários irão trabalhar da maneira que acharem melhor e você nem terá certeza de quanto esperar de receita ao fim do mês.

Metas de faturamento são o segredo do negócio de sucesso

A principal meta deve ser sempre relacionada ao faturamento e está aí o segredo para o seu negócio ter sucesso. Você tem contas a pagar e por isso, precisa alcançar ao menos um valor mínimo de vendas ou prestação de serviços mensais para pagar as suas contas e ficar com saldo positivo. Empreendimento que dá prejuízo não é bom negócio. Some em uma folha de papel tudo o que você gasta no mês como água, luz, telefone, aluguel, salários de funcionários, compra de produtos, entre outros. O valor conseguido será o necessário para se manter de pé e este é o valor mínimo para estar funcionando, o que só será conseguido se tiver metas de venda. Mas o ideal é que ainda sobre um pouco para reaplicar no negócio como capital de giro e servir de reserva em caso de uma emergência.

Metas básicas como pagamentos de contas e salário, inclusive o seu, devem ser apenas o começo, mas esta meta não pode faltar. Posteriormente, você deve ir aumentando o valor mensal a ser alcançado, mas esta etapa deve acontecer bem gradualmente. Aumente um passo de cada vez, para não enlouquecer os seus funcionários. Uma dica para estimular as vendas é oferecer uma premiação ao final, ao menos um aumento de percentual do salário a cada meta atingida de vendas, sempre calculando no lucro total mensal o quanto pode ser retirado para tal bônus sem prejudicar a empresa.

Como estipular metas para a sua empresa

Estipular metas não tem segredo: você coloca em um papel o que deseja alcançar com seu empreendimento e em quanto tempo. Em seguida, enumere tudo o que é preciso fazer para chegar a sua grande meta. A meta de longo prazo geralmente depende do alcance de metas menores, sendo importante o planejamento. Organize tudo em uma planilha; é mais fácil para visualizar e assim você vai poder alcançar os seus objetivos.

Metas serão as responsáveis pelo crescimento do seu empreendimento e de você como empresário, se as conseguir alcançar. Para isso, a melhor forma de fazer é ter um bom planejamento por escrito e fazer com que este seja seguido. Seja criativo no estímulo aos seus funcionários para ajudar o crescimento da empresa. Se não consegue fazê-los te seguir em seu entusiasmo, ofereça brindes e bonificações para cada meta alcançada, como as grandes corporações e lojas o fazem. Desta forma, não é apenas o patrão que ganha, mas todo o corpo de funcionários e haverá um motivo para todos trabalharem bem, nem que este seja o ganho pessoal.

O que achou dos nossos segredos para alcançar o sucesso empresarial?

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Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Ver Comentários

  • Boa noite! Eu adorei as dicas, estou querendo montar uma lanchonete e achei muito interessante. Eu estava em dúvida em relação ao local onde devo montar a lanchonete, mas agora já me encontrei, obrigada.

Publicado por
Vinicius Gonçalves

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