4 Motivações Para Iniciar um Negócio Que Não Dão Certo

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Todo mundo já pensou que teve a melhor ideia da sua vida para ficar rico, mas algumas motivações podem não dar certo para iniciar um negócio.

Por algum momento você já pensou na sua vida que teve a melhor ideia do mundo e acha um absurdo que ninguém tenha pensado nisso antes.

Você também já deve ter pensado se tal loja fosse sua, você já estaria rico. Infelizmente nada é tão fácil e apenas uma observação superficial não é sinal de sucesso absoluto.

E nem toda ideia de negócio é tão boa que pode te tornar um empreendedor de sucesso em menos de um mês, por mais provável que isso pareça em sua mente.

A motivação deste artigo é um fato bem marcante: mais de 50% de novas empresas falham no primeiro ano.

Os motivos são: mau planejamento, uma ideia não tão sólida ou simplesmente perda de motivação, abandonando o projeto. Hoje vamos enumerar algumas dicas de razões para o seu negócio não dar certo.

São ideias e motivações as quais não devem ser seguidas, pois podem finalizar em falência ou fechamento antes mesmo de ter começado. Às vezes a sua ideia é mesmo ótima, mas caso seja feita de outra forma, pode dar super certo.

Começar um Negócio Pela Sua Paixão Pelo Tema

Trabalhar com o que se gosta é ótimo, mas começar um novo negócio por conta disso pode não ser uma boa opção.

Às vezes pensamos que podemos fazer diferente dos demais, simplesmente porque amamos o tema e começamos algo com verba ideal, empenho, motivação e nada de conhecimento.

As motivações ideais para um bom empreendedor não é paixão pelo seu segmento profissional, mas conhecimento da concorrência para perceber ali um nicho não explorado.

Você pode amar fotografia, mas havendo mais de dez estúdios em seu bairro, dificilmente o seu empreendimento irá sobreviver mais de um ano.

Procure se motivar por estar em um ramo ainda não explorado e gostar do tema, não apenas por ser apaixonado por seu negócio ou querer ser seu próprio chefe.

Abrir Uma Empresa Por Entusiasmo

Todo mundo quer ser seu próprio chefe e a ideia faz qualquer um ficar muito feliz. Mas esta é a melhor opção mesmo? Talvez não seja.

Por isso, é melhor procurar outras motivações para abrir uma empresa que apenas a sua felicidade em não ter mais chefe.

Motivação de querer fazer diferente ou se identificar com um ramo de negócio, são sentimentos passageiros e podem ir por terra na primeira dificuldade de caixa ou nos problemas em gerenciar a equipe.

Melhor amadurecer a ideia e não agir com entusiasmo. Veja aqui frases empreendedoras para motivar o seu  negócio.

Uma dica para enfrentar tal problema é esperar ao menos três meses, um bom período para estudar e verificar o quão boa é sua ideia de novo negócio.

Dê a si mesmo um tempo para ler sobre o assunto na Internet, conversar com pessoas já consolidadas no ramo e também entender um pouco mais sobre o assunto.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Alguns empresários passam mais de um ano planejando um novo negócio, e 90 dias pode ser o tempo necessário para estudar a ideia e te privar de um investimento errado, caso os números mostrem um entusiasmo fadado ao fracasso.

Montar um Negócio Com Sucesso Comprovado

Vamos a um exemplo prático. No Brasil, a empresa Peixe Urbano foi a pioneira no setor de compras coletivas e por isso, tinha mais de um milhão de acessos ao dia. Ela era única, em um mercado não explorado e seu sucesso comprovado.

Porém, com menos de um ano apareceram mais de 100 sites de compras coletivas. Com isso, a concorrência aumentou e com certeza todo mundo está disputando mano a mano os clientes da web. Resultado? Lucro baixo e repartido para todo mundo.

A este tipo de negócio chamamos de modismo, com lucro passageiro. Alto valor entrando no caixa no começo, até todo mundo aprender o segredo, fazer igual e o cliente buscar os mais baratos. O sucesso pode durar em média um ano, com sorte.

O mesmo aconteceu com os provedores de Internet, até serem criados os gratuitos e muitas empresas quebraram ou estão vivendo de outros serviços menores para não cair em falência.

Outro exemplo é tentar repetir um modelo de sucesso de empreendimento. Exemplo: o Orkut. Rede social pioneira, depois dela surgiram mais de 50 outras redes sociais em menos de dois anos.

A menos que você faça melhor, caso do Facebook, você será considerada uma versão piorada e dificilmente irá se sobressair. Não nos lembramos de outras redes sociais concorrentes do Orkut, não é mesmo?

Começar um Negócio Sem Conhecer Nada Sobre o Tema

Montar uma loja não é simplesmente vender. Ter uma ideia de produto não é simplesmente fazer o produto, embalar e sair vendendo. Ter motivação não garante o sucesso do empreendimento.

O ideal para fugir do fracasso logo nos primeiros meses é fazer um curso de empreendedorismo e ler bastante sobre temas relacionados à abertura de uma empresa, como documentação, criação de marca, o que seria um caixa, como pagar aos funcionários, além de noções de finanças.

Conhecer o seu segmento é importante também. Não venda algo que não tenha ideia de como é feito. Um exemplo disso, são as camisetas da copa do mundo, um negócio bem específico e ligado a uma determinada época.

Você não conhece o setor, a média de venda e investe em 500 camisetas para venda, conseguindo a saída de apenas 100. O pior é que seu produto não será mais comprado, pois a cada nova Copa do Mundo existe um novo padrão de camisa.

Além de não lucrar, o empreendedor ainda teve prejuízo. Por mais simples que seja o tema em questão, todo cuidado é pouco.

O Que Achou Das Motivações Para Iniciar um Negócio Que Não Funcionam? Deixe Seu Comentário.

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Ver Comentários

  • GOSTEI DE MAIS POIS MEU COMERCIO NASCEU DE UM CHUTE ESSE NAO VOI O PRIMEIRO JA CHUTEI OUTRAS VEZES MAIS QUANDO ESTAR TUDO INDO BEM PARO E VOLTO PARA O COMEÇO NOVAMENTE TRADUZINDO NAO ME ACHO EMPRESARIA E SIM AVENTUREIRA E TODAS AS MINHAS AVENTURAS DAO LUCRO CERTO COMO SE EX ISTO ESTOU COM UM COMERCIO QUE JA FAZ UM ANO E MEIO MAIS JA ME SINTO CANSADA E AI O QUE MAIS ME DA RAIVA E QUE TUDO QUE FAÇO SEMPRE APARECE ALGUEM PARA FAZER TAMBEM E ISTO ME DESANIMA PORQUE PASSO MUITO TEMPO PENSANDO ANALISANDO O QUE FAZER DE DIFERENTE QUANDO POHO EM PRATICA LOGO APARECE ALGUEM PARA FAZER TAMBEM ENTAO SAIO E VOU PROCURAR OUTRA NOVIDADE PARA LANÇAR SERA QUE SOU NORMAL?

  • Estou adorando ler seus artigos já que estou em processo de amadurecimento para abrir meu negócio. Vou continuar lendo e aprendendo com essas dicas maravilhosas obrigada.

  • Boa tarde!!
    Bom, estou interessado em abrir meu negócio e tive uma ideia, já venho pesquisando acerca do tema. Desejo comprar uma máquina de fazer chinelos e comercializar o produto em uma feira próxima à minha residência, além de tentar fechar um negócio com os mercados locais. Dessa forma, eu não precisaria abdicar do meu trabalho e nem dos meus concursos, já que vou separar uma hora diária para a confecção dos produtos. O que acha? O investimento inicial baseia-se no valor da máquina e da matéria-prima, que custariam aproximadamente 2,500.

  • gostei das dicas... são de grande importancia sim. mas é preciso estudar muito para não se perder e não deixar que o entusiasmo você "dar um passo maior que a perna" como diz o ditado popular. muito obrigada.

  • Gostei muito das dicas. A 7 anos que sou administradora de uma creche mais ela não desenvolve, a creche tem capacidade para umas 150 crianças mais sou consigo atingir 40 ou 45 crianças e vivo sempre no aperto e não sei o que fazer porque estou muito desmotivada, não tenho tido lucros e preciso muito de ajuda. Por favor

    • Olá Laurentina! Possivelmente você não tem lucro ou ele é pequeno pela baixa utilização da capacidade instalada. Você está utilizando apenas 30% da capacidade da creche. Pode ser que o mercado consumidor da região onde está sua creche seja pequeno mesmo. Para chegar a uma solução é preciso estudar o mercado, perfil do cliente, onde mora, o que é importante para ele, hábitos de consumo, etc. Minha sugestão é que você contrate uma consultoria empresarial. Abraço.

  • Achei de bom proveito as dicas aqui dadas, é importante ouvir coisas concretas e dicas sinceras.
    Estou na telexfree a quase um mês, precure saber a respeito e entre em minha rede,o negócio é bom.
    Vou deixar meus contatos.(31)8663-8990 leobh52@ hotmail.com - telexfree.com/freitasleo
    Boa sorte a todos.

  • deve ter mais motivações além detas 4, mas estas são suficientes para pensar muito antes de gastar tudo no negócio dos sonhos. Aquela frase "se deve trabalhar no que gosta sem pensar no dinheiro que ele acaba vindo naturalmente " não funciona mais. (minha funilaria, sem lucro)A maior dica para vc iniciante:- se tiver 100000 invista só 50 %, se tiver 5000 invista só 50 %. Só se investe tudo quando dá certo.

  • Sempre escolho as peças pessoalmente, me preocupo em atender moda jovem, jovem Senhora, para fortinhas e moda praia no alto verão.

  • Faz 5 anos que estou nesse ramo, mas tenho uma pequena loja dentro de um centro de beleza, agora quero ter minha propria loja. Procuro estar atualizada nas tendencias das próximas estações com meses de antecedêcia.

Publicado por
Vinicius Gonçalves
Tags: Planejamento

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