Nomes para restaurantes: 81 sugestões para inspirar sua escolha

Sonha em abrir um restaurante, mas ainda não tem ideia de qual nome dar para o negócio? Então me acompanhe nesta leitura para encontrar as melhores dicas e mais uma lista repleta de sugestões de nomes para restaurantes.

É cada dia mais comum encontrar pessoas que pensam em se aventurar no empreendedorismo, principalmente no ramo alimentício.

Afinal, quando lidamos com uma das necessidades básicas do ser humano, como a alimentação, há grandes chances de prosperar com o negócio.

Ainda mais quando o serviço prestado é de qualidade, bem como os produtos oferecidos. Até que você monte o restaurante e fidelize os primeiros clientes, será preciso atraí-los da forma certa.


Nesse sentido, o nome tem o grande papel de cativar o público e tornar a comunicação entre consumidor e restaurante mais direta e eficaz.

Por isso, é essencial que você defina um nome coerente para o seu negócio. Assim poderá usufruir de algumas vantagens que essa escolha é capaz de trazer.

Benefícios de escolher o nome certo para o restaurante

No momento em que for definir o nome do seu restaurante, pense que ele será o primeiro contato entre você e o público-alvo.

Com toda a certeza, isso poderá ajudar muito o início do seu negócio. Veja a seguir como a sua empresa pode se beneficiar com um bom nome.

700 Ideias de Negócios


Ajuda sua marca a ser lembrada

Ser lembrado pelos consumidores é sempre uma boa maneira de estar presente nas escolhas diárias que eles fazem.

Sendo assim, ao definir um nome relacionado com o seu mercado de atuação, que seja direto e objetivo, seus clientes lembrarão de você com mais facilidade.

Como resultado, quando eles estiverem à procura de um restaurante na região, terão o seu como primeira opção.

Comunica o seu diferencial

Hoje em dia, com tantas opções novas para os consumidores, é muito importante evidenciar o que diferencia o seu restaurante dos demais.

Caso você ofereça um produto ou serviço único, por exemplo, ou um prato que seja difícil de encontrar em outros restaurantes, deixe isso claro através da escolha do seu nome.

Dessa maneira, será mais fácil atrair a clientela até o seu estabelecimento e ainda atender a um nicho que os concorrentes não estão atendendo.

É como sua empresa será encontrada

Pense em como a maioria das pessoas chega a um novo estabelecimento e preocupe-se em estar entre essas opções.

Afinal, sabemos que o grande meio de conexão entre empresas e clientes, atualmente, é a internet. Estar presente no meio online, portanto, é essencial.

Para que esse encontro ocorra de forma tranquila, opte por nomes que sejam de fácil entendimento e digitação.

Assim sua clientela chegará ao seu estabelecimento sem nenhuma complicação na hora de buscar pelo restaurante.

Viu só como uma boa escolha pode impulsionar o seu negócio para frente logo de cara? Entretanto, devo alertar que esse é apenas um dos passos que deixarão você mais perto de alcançar o sucesso.

A verdade é que, antes de tudo, você precisa concluir um tarefa básica que será o divisor de águas para o seu negócio.

Planejar é preciso

Em primeiro lugar, você deve entender que, para uma empresa crescer e seguir constantemente na busca por melhorias, é preciso haver planejamento.

Igualmente, você, como empreendedor, tem que estar preparado para tomar qualquer decisão necessária ao longo do caminho. Nesse sentido, o plano de negócios certamente será o seu principal aliado para isso.

Em outras palavras, após montar um planejamento completo para o seu restaurante, você terá mais confiança para definir as estratégias que ajudarão o seu negócio a conquistar os objetivos traçados inicialmente.

Além disso, você entenderá melhor como funciona o mercado e o que deverá fazer para ganhar o seu próprio espaço diante da concorrência.

Por isso, caso ainda não tenha feito o seu plano de negócios, sugiro que pare um pouco com as buscas pelo nome perfeito para o restaurante e dedique-se exclusivamente a isso.

Esse será um passo decisivo para que você continue sua empreitada de forma mais segura, certo de estar fazendo as melhores escolhas para sua empresa.

Se você não souber por onde começar, não se preocupe, pois tenho um conteúdo exclusivo que vai ajudar a concluir essa etapa.

Então, feito isso, que tal darmos sequência às dicas de como escolher o nome do seu restaurante?

Dicas para escolher o nome ideal para o restaurante

No momento de escolher um nome para o restaurante, você precisa saber o que deve fazer para tomar a melhor decisão para sua empresa.

Então se liga nas dicas abaixo!

Faça um brainstorm

Esse é um método muito eficaz que poderá ajudar nessa tarefa. Afinal, ele consiste em desbloquear sua mente, liberando a criatividade adormecida.

Para isso, separe um tempo a fim de se concentrar apenas no assunto em questão. Comece a anotar tudo que vier à sua mente, desde que tenha relação com o seu negócio.

Faça uma pesquisa das palavras e termos mais buscados quando alguém procura por restaurantes.

Depois que tiver formado uma lista com algumas palavras ligadas ao tema da sua empresa, comece a brincar com elas. Perceba quais podem funcionar bem juntas e deixe a imaginação fluir.

Fale a língua do seu público

Saber o que seu consumidor pensa e espera de um negócio como o seu é fundamental para que a comunicação não tenha ruídos.

Por isso, defina bem quem é o seu público-alvo e certifique-se de falar a mesma língua que ele. Ou seja, procure nomes que façam parte do dia a dia dos clientes e serão fáceis de entender.

Dessa forma, você conseguirá identificar qual nome terá mais apelo para atraí-los até o seu restaurante, garantindo uma escolha certeira.

Faça uma análise do mercado

Procure estar sempre por dentro de tudo que a concorrência faz para atrair mais clientes, assim como a escolha dos nomes de cada um.

Com isso, você vai entender o que tem funcionado ou não com o público-alvo, além de garantir que a sua escolha seja única e autêntica.

Como resultado, você não correrá o risco de que seu restaurante seja confundido ou comparado com outro da região, ganhando assim cada vez mais espaço com a clientela.

O que evitar ao escolher o nome para restaurante

Agora é hora de você saber o que precisa evitar para garantir que a sua escolha seja a melhor possível para a sua empresa.

Fuja de nomes genéricos

Os nomes genéricos tendem não ser uma boa escolha para as marcas porque servem para nomear qualquer tipo de negócio. Isto é, empresas de qualquer ramo de atuação.

Em outros termos, eles não representam o que a sua empresa quer comunicar para o consumidor, causando dúvidas a respeito do tipo de mercado que você atua.

Sendo assim, o melhor é fugir desse tipo de nome para ter uma interação mais direta e objetiva com o público.

Evite abreviações

As abreviações também podem ser um agravante na comunicação entre você o consumidor, pelo mesmo motivo do exemplo acima.

Ao optar por um nome abreviado, portanto, você pode dar margem para que que os clientes tenham dúvidas e perdê-los para a concorrência.

Isso porque, mais uma vez, ele não dirá nada a respeito do seu restaurante.

Lembre-se sempre de facilitar o encontro da clientela com o seu negócio, eliminando tudo que possa se tornar um obstáculo para isso.

Cuidado com nomes difíceis

Em meio a tantos concorrentes e, principalmente, tantas opções online, certifique-se de que o consumidor encontrará sua loja com facilidade.

Para isso, evite nomes complicados e difíceis de pronunciar e escrever. Afinal, qualquer dúvida no momento da pesquisa pode eliminar seu restaurante dos resultados.

Nesse sentido, prefira nomes mais curtos e objetivos, que sejam de conhecimento do público-alvo.

Depois de todas essas dicas, pegue papel e caneta e fique atento às sugestões de nomes para restaurantes que separei na lista abaixo.

81 sugestões de nomes para restaurantes

  • My Favorite Taste
  • Food Art
  • Sabor da Villa
  • Santa Grelha
  • Tempero Baiano
  • Restaurante Cumari
  • Santo Fogão
  • Água na Boca
  • Restaurante do Portuga
  • Bem Servido
  • Rancho do Sabor
  • Prato Cheio
  • Pfão
  • Arroz com Feijão
  • Rei da Marmita
  • Mais Sabor
  • Panela Encantada
  • Viela Gastronômica
  • La Cucina
  • Uai Comida Mineira
  • Sal & Brasa
  • Cheiro Verde
  • Pimenta de Cheiro
  • Tempero Fit
  • Food InBox
  • Salute & Gusto

Nomes para restaurantes caseiros

  • Quintal do Rango
  • Cantina  DiFamília
  • Ô Lá InCasa
  • Tempero da Nona
  • Panela Velha
  • Caminho de Casa
  • Recanto Caseiro
  • Caseiríssimo
  • Mexidão do Sabor
  • Sabor D’Casa

Nome para restaurante pequeno

  • Petit Restô
  • Temperin
  • Box Culinário
  • Small Taste

Nomes criativos para restaurantes

  • Papa Tudo Restaurante
  • Pança Cheia
  • Comida DaBoa
  • Bom DiGarfo
  • Restaurante PacMan
  • Le Rangô
  • KiGula
  • El Tômpero
  • Chapa Quente
  • Mais KiBão
  • Prato Hermoso
  • Temperadíssimo
  • Charada Gastronômica
  • Ala Kart’s

Nomes bíblicos para restaurantes

  • La Quaresma
  • Divino Pão
  • Água & Vinho
  • Santa Ceia
  • Restaurante Divinaria
  • Paraíso da Gula

Nomes para restaurante japonês

  • Ninja Sushi Bar
  • DuJapa
  • Oishii Sushi
  • Sushi San
  • Nippon Culinária Oriental
  • Shitake
  • Arigatô

Nomes para bares e restaurantes

  • Jalapenõ’s Bar e Restaurante
  • Food & Beer
  • Comida de Buteco
  • Bodega do Sabor
  • Pé na Jaca
  • Petiscaria Central
  • Gastrô Bar

Nomes para restaurantes chiques

  • Varanda Gourmet
  • Le Bistrô
  • Signature
  • Requinte
  • La Finesse
  • Salsa Alta Gastronomia
  • Prime Cuisine

Deu para perceber que existem milhares de opções de nomes perfeitos para restaurantes, não é mesmo? Tenho certeza que, depois de tanta inspiração, você vai encontrar um ideal para o seu.

Contudo, pode ser que você tenha incertezas sobre seguir adiante e até mesmo dúvidas se deve abrir ou não sua empresa.

Saiba que isso é normal nesse momento, afinal você está prestes a dar um grande passo. Tornar-se empreendedor requer muita ponderação, de fato.

Por isso, quero reforçar uma última dica para garantir que você não desista do seu sonho do negócio próprio.

Para não ter mais dúvidas

Primeiramente, entenda que nenhum negócio se torna lucrativo do dia para a noite. Ainda mais com a concorrência e a alta rotatividade de empresas hoje em dia.

No entanto, a dedicação e a energia empregada para que a sua marca dê certo poderão ser um grande diferencial rumo ao sucesso.

Além disso, é fundamental que você esteja preparado para contornar tudo que possa aparecer no meio do caminho.

Dessa forma, com a segurança e o conhecimento necessário para tomar as melhores decisões, você certamente estará um passo mais próximo de chegar lá.

Como mencionei no início deste artigo, a melhor maneira para isso é montando um planejamento completo e detalhado para o seu restaurante.

Como resultado, você verá o seu negócio não apenas seguindo na direção certa, mas também conquistando cada vez mais o mercado e os clientes.

Por isso, repito, não deixe essa tarefa para depois, ok? Ela será a base para um crescimento consistente e contínuo da sua marca.

Conclusão

Por fim, quero saber o que você achou deste conteúdo. Deixe um comentário contando se todas as dicas que separei aqui para você ajudaram na definição do nome do seu negócio.

Ah, não esqueça também de acrescentar qualquer outra ideia que você tenha e possa ajudar outros empreendedores que, assim como você, estão apenas começando.

Espero que as 81 sugestões de nomes para restaurantes tenham inspirado a sua escolha. Estou na torcida. Boa sorte!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorNomes para hamburgueria: 113 ideias inspiradoras para o seu negócio
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Também criou o Kit Novo Negócio, o qual já contribuiu com mais de 8 mil empreendedores em vários países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here