Como Trabalhar Com Email Marketing

Como Trabalhar Com Email MarketingSaiba como trabalhar com email marketing para divulgar a sua empresa. Hoje em dia a ferramenta mais usada em comunicação é, sem sombra de dúvidas, o email.

O envio de correspondência pelos correios ainda é usado, mas todo mundo possui um email e este é o meio mais usado para informações, e também para divulgação.

Você pode conhecer uma empresa sem site, mas ao menos um email corporativo ela precisa ter para que todos se comuniquem e usem ao mesmo tempo o nome da empresa. E este também será um canal de comunicação entre o ambiente interno e o externo.

Como ferramenta de divulgação de sua empresa, o email também não deve ser ignorado. O motivo? Ele é bastante eficiente para divulgar por ser bem mais barato que o panfleto e conseguir um alcance bem maior que o envio de papel impresso.

Um email pode ser repassado a um número infinito de pessoas de diferentes locais do mundo via Internet, enquanto um panfleto precisa de outros meios para ser lido por mais pessoas. Esta regra vale para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Para fazer divulgação, uma empresa não precisa gastar muito quando se trata de email marketing. Ainda não sabe como usar esta ferramenta? Veja neste artigo como trabalhar com email marketing em um passo a passo simples que dá para ser feito sem qualquer ajuda.

Como trabalhar com email marketing passo a passo

1 – Crie um email

Você pode ter um email da empresa, o @novonegocio.com, por exemplo, ou pode ter um email pessoal com o nome da empresa. O fato é que é preciso ter um email com username, a parte frontal do email, com o nome da sua empresa.

Uma dica seria criar um gmail, um dos mais usados e bem simples de fazer, levando menos de seis minutos e com outros mimos como a capacidade de se criar um blog com ele.

Caso não tenha um site nem endereço de email na web com o nome do seu negócio, comece com um email simples mesmo, com conta gratuita, mas crie um endereço fácil de ser identificado como seu negócio. Exemplo: lojadamalu@gmail.com.

2 – Guarde endereços de email de clientes e amigos

Você tem um email corporativo e até já fez a sua arte para mandar para seus amigos, mas vai precisar ter para quem mandar, não é mesmo?

Por isso, vá fazendo uma lista de contatos aos poucos, sem pressa, mas eficiente. A cada corrente enviada para você, guarde os emails em uma pasta e comece a enviar para as pessoas.

Guarde emails de amigo e faça uma coletagem em redes sociais. Sabe aquelas comunidades apenas falando de calças jeans e você vende calça jeans? Pegue os contatos por email e guarde, vai precisar.

Pesquise bem na web e vai achar bastante emails, bem como de seus fornecedores. Peça aos distribuidores e funcionários emails de conhecidos e guarde em um arquivo, se possível por cidades e regiões.

Vai dar lucro?

3 – Crie uma campanha para mandar o seu email marketing

Você já tem um email, já sabe para quem mandar. Mas o que mandar? O email marketing é uma ferramenta de divulgação na qual você pode dizer tudo o que quiser.

Mas o que dizer, não é mesmo? A dica é informar sobre abertura da loja ou empresa, promoções, novos produtos e vagas para emprego.

Para fazer uma campanha de marketing a lógica é a mesma de um panfleto: é preciso fazer a arte do documento. Panfleto e email marketing podem ser feitos da mesma forma, modificando apenas a forma de envio: um seria impresso e o outro apenas por email.

Caso domine programas gráficos, você pode fazer a arte sozinho. Caso não saiba, contrate um design gráfico para fazer o layout do produto da melhor forma possível e um trabalho bem feito. O valor irá variar conforme a complexidade da arte escolhida.

O ideal é ter pouco texto e imagens marcantes e de boa qualidade. Prefira não usar imagens da Internet e tire suas próprias fotos com uma máquina, o design pode fazer o tratamento adequado.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Seja simples e direto em seu recado, seja para uma promoção ou criação de campanha. Você perde tempo lendo um mesmo email com mais de 40 linhas? Pense nisso antes de criar a sua campanha de email marketing.

Seja direto e claro em sua mensagem para não gerar dúvidas. Antes de considerá-la pronta, peça a alguém não envolvido na sua empresa para ler. Se ele entender e curtir, seu objetivo foi alcançado.

Vai dar lucro?

Nem sempre a mensagem pode estar clara, sendo importante verificar se está tudo correto. O email marketing deve ter um grande apelo visual.

Deve ter as cores da logomarca da empresa e apelo visual em acordo com o seu negócio, com fontes chamativas e com design arrojado ou cores e fontes mais discretas, se esse for o objetivo.

Depois de criada a campanha, salve em formato de imagem ou em HTML.

4 – Envie sua mensagem para os endereços desejados

Primeiro escolha para quem quer mandar a sua campanha. Crie um arquivo de Word e coloque todos os emails separados por vírgula e certifique-se que eles estejam escritos corretamente, ou caso contrário não vai conseguir mandar a mensagem.

Enumerados os contatos, é preciso anexar a imagem em seu email, mas escolha a opção corpo da mensagem e não anexo, pois nem todo mundo abre este formato e pode suspeitar de vírus por não conhecer o remetente.

Coloque no título do seu email uma mensagem simples, apenas uma frase curta indicando o assunto facilmente. Um detalhe importante: mande a mensagem cópia oculta, também visualizada em CCO na caixa do seu email e jamais com cópia aberta.

Não é elegante uma empresa informar todo o seu mailing de contatos aos clientes.

Aproveite as dicas de como trabalhar com email marketing e comece hoje mesmo a aplicar em sua empresa.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorVending Machine: 3 Motivos Que a Fazem um Negócio Rentável
Próximo artigo7 erros fatais para os empresários
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Boa matéria! Para maiores detalhes sobre como trabalhar com e-mail marketing de forma correta recomendo que consultem o Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing, que pode ser encontrado no link

    Abraços e boas campanhas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here