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A franquia Shakerama tem o objetivo de oferecer o menor investimento para abrir um negócio no setor de sorvetes artesanais, a partir de R$ 99 mil reais. Quem já buscou por franquias de sorvete sabe que o investimento muitas vezes é alto.

Além do “baixo investimento” a Shakerama também traz como conceito a boa qualidade do produto, variedade (100 itens) e o acompanhamento do franqueado para melhorar o desempenho. Quer saber mais sobre a Shakerama?

Produtos Franquia Shakerama

A Shakerama Shakes e Delícias trabalha com foco no conceito tradicional semelhante as sorveterias self service, aquelas famosas vendas de sorvetes em que o consumidor está com pressa, compra e vai tomando. Acalme-se, não significa que não tenha outros produtos, e sim que a venda massiva ocorre com sorvetes de preparo rápido.

Assim, oferece Milk Shakes, Casquinha no Copo, Casquinhas e Cascões, entre outros. O grande diferencial dos produtos da marca é o sabor. Diferente daqueles sorvetes encontrados na maioria das cidades feitos em máquinas, os produtos oferecidos pela Shakerama são cremosos e de alta qualidade.

Para se ter uma ideia é comum comparar o sorvete da Shakerama com os oferecidos pelo McDonalds e a Chiquinho Sorvetes.

Outra característica que chama a atenção do mix de sorvetes da marca é a variedade de sabores e combinações. Veja o cardápio completo de produtos:

  • Milk Shakes: Tradicionais e Turbinados, que podem ser feitos a partir de um dos diversos sabores como chocolate, morango, diamante negro, brigadeiro, iogurto e muitos outros, são mais de 30 opções.
  • Casquinha de copo: Sabores creme, chocolate e misto.
  • Casquinhas: Tem as opções tradicionais, especiais, calda quente e trufadas. Pode-se pedir um cascão também.
  • Petit Gateau: É um bolo de chocolate recheado com uma bola de sorvete de creme.
  • Sundaes: Opções de chocolate, caramelo, morango e calda quente. Tem a versão super sandae.
  • Mix Frutas: É a opção de sorvete com polpa de uma fruta. A marca oferece com morango, maracujá, frutas vermelhas, amora e abacaxi.
  • Linha Mix Supremo

Vantagens Franqueado Shakerama

O que acha da variedade de produtos da Shakerama? É com certeza uma das vantagens de trabalhar com a empresa, principalmente porque pode ser considerada um diferencial frente aos concorrentes, mas não é só isso, o franqueado tem outros motivos para se interessar pela marca, confira:

  • Experiência: A franquia possui mais de 20 anos de atuação no mercado, conhecendo à fundo o nicho e traçando novas estratégias para sempre aumentar a receita das unidades.
  • Know How: Ao se tornar um franqueado receberá o know how, ou seja, todo o modo de operação e preparo dos produtos, o qual já é considerado um sucesso.
  • Escolha do ponto: A franqueadora oferece suporte na busca do ponto comercial ideal para abrir a loja.
  • Consultoria de campo: Auxilia com consultorias de campo sempre que o franqueado estiver passando por dificuldades ou quedas bruscas de faturamento.
  • Software específico: Traz software específico para o segmento, garantindo que o franqueado esteja organizado.
  • Padrão visual e projeto arquitetônico: A empresa irá fazer todo o projeto arquitetônico da loja e o padrão visual do design.
  • Variedade de produtos: O franqueado irá trabalhar com um mix variado de produtos e preços, conseguindo atingir um maior público e consequentemente mais lucro.
  • Suporte completo: A marca disponibiliza profissionais especializados para dar suporte aos franqueados em todas as áreas, desde jurídica, negociação até contabilidade e administração.

Investimento para Abrir uma Franquia Shakerama

Para descobrir exatamente as taxas e valores cobrados pela franquia Shakerama é preciso fazer contato direto através do formulário aqui (link retirado, site fora do ar).

Contudo, podemos descrever os valores do ano passado, é importante fazer contato para ter certeza que não mudou:

  • Taxa de franquia: deve ser paga no momento da assinatura do pré-contrato/contrato e corresponde ao valor de R$ 25 mil reais.
  • Capital de instalação: serve para comprar mobílias, equipamentos e adaptar o ponto comercial. O valor é de R$ 74 mil reais.
  • Capital de giro: é aconselhável manter um capital de giro de R$ 15 a R$ 20 mil reais para os primeiros meses de atividade.

Estima-se que o faturamento médio de cada unidade seja de R$ 32 mil reais, com uma taxa de lucratividade de 15%. O prazo de retorno do investimento é de 20 a 30 meses de atuação.

Como se tornar um franqueado

Para se tornar um franqueado é preciso preencher o formulário no site oficial da empresa ou entrar em contato. Feito este primeiro contato serão solicitadas informações e documentações para a empresa avaliar a viabilidade ou não da negociação.

Caso a avaliação seja positiva, uma reunião presencial será marcada entre a franqueadora e interessado, na qual também será fornecida a COF, esta que contém todas as informações, deveres e obrigações da empresa.

Não é preciso decidir na hora, poderá analisar por alguns dias, calmamente, a circular.

Estando ambas as partes em acordo será feito o pré-contrato ou contrato, momento em que o interessado paga a taxa de franquia.

A partir daí inicia o estudo de mercado e viabilidade da região do interessado, procura de ponto comercial, projeto arquitetônico e etc.

Será realizado o treinamento do franqueado e escolhida a equipe de funcionários.

Depois disso ocorre a inauguração, com um coquetel, promoções e campanhas de marketing forte, isso tende a trazer bons resultados e aumentar as buscas pelos produtos já no início da atuação.

Dicas para acertar em uma franquia

É fato que as franquias não são todas iguais, contudo, acredite, muitas delas fornecem as mesmas coisas, pelo menos 60% das vantagens é possível encontrar na maior parte delas.

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O que torna uma franquia o negócio ideal é o conhecimento do franqueado em administrá-la, produto, custos e suporte ao franqueado.

O cuidado principal não deve ser com o investimento inicial para montar a unidade, mas sim as taxas mensais que, muitas vezes, podem consumir até 80% do faturamento líquido do empreendedor.

Ter de pagar muitos funcionários também é uma péssima ideia, salvo quando o empreendimento for muito lucrativo. É o caso do McDonalds, por exemplo.

A concorrência paralela com produtos semelhantes ou que resolvem o mesmo “problema” é outro motivo que pode tornar uma franquia um verdadeiro fracasso. Faça uma boa análise de concorrência na sua região.

Verifique o momento econômico do seu nicho. Muitas vezes a sua região ou momento econômico está desfavorável para abrir aquele tipo de negócio, podendo levar a tempos difíceis, principalmente durante os primeiros 4 meses.

Não negligencie o capital de giro. Muitos empresários iniciantes pensam no capital de giro como algo subsidiário, “para bonito” e quando realmente precisam tem de pegar recursos financeiros com instituições bancárias, pagando juros e perdendo a lucratividade do negócio. Capital de giro é obrigatório e com certeza precisará nos primeiros 3 a 6 meses de atividade.

Tem dúvidas se está pronto para ter seu próprio negócio? Veja tudo que precisa do zero aqui.

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Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Publicado por
Vinicius Gonçalves

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