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Esses locais são um mar de oportunidades. Nas feiras de franquias há redes para todos os gostos:
Se você está empolgado em visitar uma feira de franquias e não sabe por onde começar, o especialista Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, preparou um passo a passo a sua ida ao evento mais produtiva e sem perdas de tempo, e ao final, acrescentamos um calendário de feiras de franquia em 2019, aproveite!
O primeiro passo é estar preparado para o evento, analise quais as opções que terão disponíveis no evento e os setores que o atraem. Não perca tempo olhando franquias fora do seu foco ou com o que não se identifica.
“Uma boa franquia para você escolher é aquela que está dentro de um setor ou ramo de atividade que mais se identifica com você. Sendo assim, se você é apaixonado, por exemplo, por carros, pode facilmente ser atraído por franquias como oficinas mecânicas, postos de combustíveis, locadoras ou concessionárias de automóveis, etc”, explica Marcus.
O especialista aconselha deixar o traje esportivo de lado e vestir-se para uma ocasião de negócios, ainda que de forma casual. “Deixe as crianças em casa e não se esqueça de levar cartões de visita e uma pasta para coletar informações das franquias de seu interesse”, orienta.
Para evitar perder tempo e garantir o maior aproveitamento da ida à feira é preciso montar um planejamento.
Normalmente, a feira de franquias acontece de quarta-feira a sábado, sempre no período da tarde e à noite, mas sexta-feira e sábado são os dias mais concorridos e todos estão muito cansados. “É no início que as pessoas estão mais animadas nos stands para um melhor atendimento”, alerta Rizzo. Então, programe-se!
Quando chegar ao local, logo após efetuar a inscrição, tire alguns minutos para analisar o folder do evento. “Tome um café com calma e faça uma primeira avaliação das empresas que estão presentes, localizando-as previamente na planta que é oferecida. Selecione, então, aquelas que mais se identificam com o seu interesse”, ensina o consultor. Já sabe por onde começar?
Ter disciplina é o primeiro passo para que você consiga realizar sua visita com sucesso. “Priorize a visita aos stands dos negócios que você tem interesse e não subestime o tempo necessário para cada stand”, sinaliza Rizzo, dizendo que o ideal é que cada visita, inicialmente, não ultrapasse 15 minutos. “Nesta etapa, procure descartar imediatamente as franquias que não lhe interessaram”, observa.
Em uma feira de franquias há tantas opções que você não terá como analisar cuidadosamente uma a uma, por isso é importante se preparar para não passar mais tempo do que o necessário em cada stand.
Para isso crie perguntas prévias para saber se determinada franquia será ou não do seu interesse antes de começar a se aprofundar na proposta do negócio, plano, etc.
Marcus Rizzo explica que a melhor maneira de fazer isso é fazendo três perguntas objetivas, as questões sugeridas são:
Interessou? Parta para a próxima etapa. O conselho de Rizzo é fazer perguntas igualmente diretas, porém mais detalhadas e que podem gerar uma boa conversa sobre o negócio:
1- Em que consiste o conceito e o sistema de operação do negócio? (Toda franquia possui um conceito, tente obter informações que você não encontrará nos materiais de venda de franquias).
2- Vocês possuem um plano de crescimento na minha região? (Esta resposta pode lhe dar uma ideia sobre os esforços que serão dirigidos pela organização franqueadora para a sua região).
3- Posso pegar seu material promocional da franquia? (Procure conferir as informações passadas com o material fornecido).
4- Pode me explicar seu programa de treinamento para o negócio? (Verifique o tempo do treinamento, onde ele acontece e sua profundidade. Um programa de treinamento sólido representa o cuidado do franqueador com seus franqueados).
5- Quantas unidades próprias vocês operam? (Um dos pontos mais importante no franchising, para não dizer o mais importante é o know-how que o franqueador tem para lhe oferecer. Se um franqueador não opera nenhuma unidade, como ele poder lhe passar experiência para a sua operação?
6- Como funciona o suporte ao franqueado? (Um franqueador com bom suporte pode representar a diferença entre sucesso e fracasso. Verifique se esse suporte já existe desde o início da instalação da franquia e durante sua operação).
Ligue o alerta amarelo. De acordo com Rizzo, ssto pode parecer ser uma vantagem mas, no Franchising, são as taxas que remuneram todo o treinamento e suporte que o franqueador vai dar a você. Logo, será que o suporte não será igual à taxa, ou seja, zero?
Normalmente, a pergunta inicial que todos fazem é quanto dinheiro é necessário para instalar a franquia.
Essa é sempre uma questão muito difícil de ser respondida pelo franqueador, pois depende de uma série de variáveis específicas, como performance de negócios já em operação, ponto comercial e do próprio mercado de atuação do negócio.
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Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.
“É melhor conversar com franqueados da rede para saber, na prática, tudo o que foi necessário para começar a operar a franquia”, ressalta Marcus.
Sim, existem perigos nas feiras de franquias, são os “corretores”, estas pessoas tentam convencer os presentes na feira a aderir as franquias.
Sempre muito cuidado com aqueles stands em que várias franquias são agrupadas por corretores, mesmo credenciados por franqueadores. “Os corretores são movidos pela comissão de venda da franquia, nunca pela relação de continuidade dela por longo tempo”, analisa o consultor, alertando que uma franquia que necessita de terceiros para realizar suas vendas dá sinais de que também não possui preparo suficiente para entregar o que foi vendido por terceiros.
Veja bem a comparação feita por Marcus Rizzo: “Feira, como o nome mesmo diz, é um lugar de “balada”, nada apropriado para fazer ou receber pedidos de casamento. Antes de casar, deve-se investigar muito. Não assine nada, nem se comprometa com nenhum dos negócios, mesmo que você esteja totalmente “apaixonado””, brinca.
Tenha sempre muita calma antes de entusiasmar-se com a ala das franquias internacionais da feira. “Certamente, você é quem acabará como o “rato de laboratório”, experimentando os novos conceitos no Brasil”, finaliza Marcus Rizzo.
Evento | Data | Local |
ABF Franchising Week | 24 a 29 de junho | Expo Center Norte – São Paulo |
ABF Franchising Expo | 26 a 29 de junho | Expo Center Norte – São Paulo |
Expo Franchising ABF Rio | 12 a 14 de setembro | Centro de Convenções SulAmérica – Rio de Janeiro |
Convenção ABF do Franchising | 23 a 27 de Outubro | Hotel Transamérica – Ilha de Comandatuba/BA |
Brasil Expo Franquia | 05 a 07 de Julho | Parque Vila Germânica – Blumenau |
Já foi a alguma feira? Como foi sua experiência? Divida-a conosco! Comente.
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!