Comportamento do Consumidor: Tipos, Fatores e Como Fazer Estudo

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Você já tem ou pretende ter um negócio? Para que seja possível obter sucesso é de fundamental importância cuidar de um conjunto de fatores que podem fazer a empresa lucrar ou simplesmente ficar condenada ao fracasso como, por exemplo, a qualidade das mercadorias, a capacitação dos funcionários e o atendimento que é dado ao consumidor.

Esta última questão deve ser monitorada regularmente, pois é preciso manter os clientes interessados em seu negócio.

O que seria de um estabelecimento comercial sem clientes? Absolutamente nada, não é mesmo? É por isso que um dos pontos que devem ser compreendidos pelas empresas é a relação que elas possuem com o seu público consumidor, pois ela deve ser alimentada e protegida continuamente, uma vez que um produto de qualidade é possível encontrar em outros estabelecimentos, mas bom atendimento é difícil.

Para conseguir chegar a um bom atendimento ao consumidor ou até mesmo atingir a venda conforme esperado, tem-se de compreendê-lo, ou seja, estudar o comportamento do consumidor, e, com isso, chegar a conclusões específicas sobre como atingir da melhor forma possível esse público.

Claro, algumas dicas de vendas poderão ajudar a fazer com que a sua efetivação de compras aumente, mas para conseguir atingir o sucesso absoluto e automatizado, somente se você entender o comportamento do consumidor e descobrir o que ele realmente espera do estabelecimento.

Assim, a melhor forma de obter êxito junto ao público é estudando a Teoria Do Comportamento Do Consumidor, que é uma prática essencial para conhecê-lo, saber quais são as suas novidades e trabalhar para atendê-las da melhor maneira possível.

Para que você consiga fazer isso de forma simples, rápida e eficiente, criamos esse texto com ótimas informações e dicas sobre o comportamento do consumidor e os Fatores Que Afetam a Decisão. Confira abaixo!

O Que é o Comportamento do Consumidor?

Para que seja viável promover uma mudança na relação com os clientes da sua empresa, a primeira coisa a se fazer é entender o que é de fato o comportamento do consumidor.

Pois bem, este fator pode ser definido como o estudo, que tem como objetivo analisar o porquê, onde e como as pessoas escolhem e decidem comprar uma mercadoria.

O estudo do comportamento do consumidor pode ser considerado bastante completo e importante para mudar a relação da empresa com ele, pois são feitas combinações de economia, psicologia, sociologia e antropologia social, que visam entender como se dá o processo de tomada de decisão do cliente, tanto em individual quanto em grupo.

Além de estudar o comportamento do consumidor, é interessante montar um planejamento para isso. Caso você não saiba como fazer, uma boa dica é olhar nosso texto sobre planejamento de vendas.

A análise do comportamento do consumidor é realizada por meio da avaliação nos comportamentos de consumo, em que o consumidor é enxergado em três momentos diferentes, que são: como utilizador, pagador e comprador.

Todas as informações colhidas neste estudo podem ser aplicadas para melhorar a relação da empresa com os clientes e promover um marketing mais efetivo.

Qual é a Importância do Estudo do Comportamento do Consumidor?

Estudar o comportamento do consumidor é importante para promover mudanças e melhorias para qualquer empresa, uma vez que a partir desta análise é possível conhecer o seu consumidor de verdade, sabendo quem ele é, o que ele pensa sobre o seu negócio e produtos, o que o motiva procurar pelos seus serviços e quais são as razões que o fazem decidir comprar ou não uma mercadoria.

Através do estudo do comportamento do consumidor pode-se descobrir quais são as reais necessidades dos clientes, visto que eles podem ser estudados de forma individual ou em grupo, o que permite às empresas desenvolver ações que vão de encontro ao que os clientes estão buscando no seu estabelecimento, fazendo com que eles se sintam satisfeitos e fidelizem-se à sua marca, garantindo o seu lucro.

Ainda, através do estudo do comportamento do consumidor você irá conhecê-lo melhor, consequentemente será mais fácil de trabalha-lo, tanto no tocante a forma de atendê-lo para parecer mais “receptivo” e criar o rapport, quanto no desenvolvimento de campanhas de marketing, porque você saberá a forma de pensar do seu público alvo, onde se encontram e a linguagem utilizada.

Como Fazer Um Estudo do Comportamento do Consumidor

A sua empresa está perdendo clientes em vez de ganhar? Para reverter este problema é preciso descobrir em que consiste o erro e, posteriormente, trabalhar para consertá-lo.

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Para fazer esta descoberta é necessário aplicar um estudo de comportamento do consumidor para colher as informações. Acompanhe abaixo como fazer esse estudo do comportamento do consumidor:

1- Fator Cultural no Estudo de Comportamento do Consumidor

Para estudar o comportamento do consumidor é importante levar vários fatores em consideração, entre eles está o fator cultural, que diz respeito ao meio em que os clientes estão inseridos como, por exemplo, as normas, tradições, organizações, rituais e demais crenças que possuem. Afinal de contas, estas crenças são responsáveis por moldar a visão de mundo e de consumo das pessoas.

O convívio cultural é tido como a personalidade de uma sociedade, ou seja, a partir do momento em que as pessoas se reúnem em grupos e passam a compartilhar coisas, a tendência é que elas adotem valores, aprendizados e interesses em comum. Estudar estas aglomerações é importante para as empresas atingirem o seu público em larga escala.

Ao avaliar os grupos em que os seus consumidores estão inseridos, o empresário pode compreender as características deles, corrigir problemas ou desenvolver ações que vão atinjam de forma positiva as crenças que foram desenvolvidas, fazendo com que se sintam estimulados a tomar a decisão de compra.

2- Fator Social no Comportamento do Consumidor

O segundo fator a ser avaliado no estudo de comportamento do consumidor é o social, que pode ser definido como as referências que o cliente tem, as quais podem vir da família, amigos, status, papéis sociais que desenvolvem ao longo das suas vidas, entre outras. Estas questões são levadas em consideração no momento da realização de uma compra.

Para conhecer qual é o cenário social em que o consumidor está inserido é necessário fazer questionamentos que envolvem os círculos em que ele faz parte como família, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, grupos que gostaria de pertencer, bem como aqueles que deseja se dissociar.

O contexto social de uma pessoa é o um dos pontos chaves do seu comportamento. Na verdade, a grande maioria das pessoas são “alterada” pelo meio, ou seja, a sociedade e pessoas com que se relacionam (coletividade) influem diretamente na sua conduta, fazendo com que façam coisas que os outros julguem “aceitáveis” e corretas.

3- Fator Pessoal no Comportamento do Consumidor

Para estudar o comportamento do consumidor é importante compreender que as pessoas passam por um ciclo de vida pessoal que acaba moldando as suas preferências e características na hora de escolher um produto, pois as experiências individuais fazem com que cada cliente tenha um motivo para comprar.

Portanto, é recomendado fazer uma pesquisa com perguntas dissertativas, que sejam iguais, mas que possibilitem que o seu grupo de clientes possa responder seguindo os seus respectivos pontos de vista sobre os assuntos que envolvem os seus produtos e atendimento. Dessa maneira, aumentam-se as possibilidades de tornar as campanhas de marketing mais assertivas.

Veja, estamos falando que o fator pessoal influi no motivo de compra, o que não significa que você não possa dividir o seu público-alvo em grupos. Muitos dos indivíduos listarão motivos pessoais diferentes para adquirir o produto, porém, os motivos estão em uma mesma categoria, seja desejo, poder, status e etc.

4- Fator Psicológico do Comportamento do Consumidor

Sem dúvida alguma, um dos fatores mais importantes na hora de estudar o comportamento do consumidor é o psicológico, pois a partir do momento em que a empresa sabe o que os clientes pensam fica mais fácil de oferecer o que ele quer e, consequentemente mantê-lo, satisfeito com a sua marca.

Sendo assim, é indicado fazer uma pesquisa de caráter psicológico, construindo questionamentos que tenham o objetivo de descobrir quais são as necessidades psicológicas dos clientes como, por exemplo, a memória afetiva que têm com um produto e porque confiam na empresa.

5- Motivação no Comportamento do Consumidor

O consumidor precisa se sentir motivado para realizar uma compra, por isso é essencial que a empresa descubra qual é a motivação que ele teve para procurar pelos seus serviços e posteriormente efetivar ou não a compra.

Veja agora mesmo como conquistar o primeiro cliente, costuma ser o mais difícil!

Depois de descobrir quais as motivações do seu público-alvo, o estabelecimento pode desenvolver campanhas mais precisas para atingir o psicológico dos clientes, de modo a despertar o interesse deles pelos seus produtos.

6- Tomada de Decisão Através do Comportamento do Consumidor

Por fim, também é importante avaliar o que é definitivo para que os consumidores queiram ou não comprar um produto. Este processo pode ser realizado tanto por questionamento direto quanto pela observação do padrão de comportamento das pessoas dentro do estabelecimento comercial.

São diversos pontos que podem interferir na tomada de decisão dos consumidores como, por exemplo, o processo dos produtos, o modo como estão dispostos nas vitrines, o atendimento prestado pelos funcionários, entre outras coisas. Compreender estes motivos ajuda a aprimorar o seu negócio.

E Você, Pronto Para Compreender o Comportamento do Consumidor? Deixe nos Comentários se o Texto te Ajudou!

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Ver Comentários

  • Olá!
    Gostei muito do texto e gostaria de citá-lo no meu trabalho. Vcs autorizam ? Poderiam me fornecer a fonte (citação) correta, digo nome do autor completo, data que foi escrito... etc.
    Grata desde ja!
    Erika Costa

Publicado por
Vinicius Gonçalves

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