7 Dicas Para Expandir Seu Negócio

7 Dicas Para Expandir Seu NegócioVeja em nosso artigo, 7 dicas para expandir seu negócio e aumentar seus lucros.

Ao abrir um novo negócio, a maior parte dos investidores faz muita pesquisa, elabora um plano de negócios e pode até buscar ajuda de bons consultores ou dos concorrentes. Se estiver com o empreendimento já solidificado no mercado, talvez seja a hora de partir para um próximo nível e expandir seu negócio. A maior parte das empresas fecha nos três primeiros anos de vida por não possuir planejamento. Se este não é o seu caso, parta para uma expansão e aumente sua lucratividade anual com algumas pequenas dicas que vamos dar a seguir. Veja também ideias para montar uma pequena empresa.

1 – Abra Uma Filial

Pode não ser a melhor pedida para o seu tipo de empreendimento, mas é a primeira opção quando se tem uma loja ou prestadora de serviços bem firmada no mercado local. A expansão física nem sempre é a melhor opção e exige tanto planejamento quanto abrir a primeira filial, mas é uma forma de solidificar a marca e partir para novos mercados em um segmento que você já conhece e não quer desperdiçar todo o conhecimento anterior.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


O empresário com bons lucros em uma matriz pode pensar em abrir um novo empreendimento. Contudo, terá que pesquisar tudo novamente, selecionar seu nicho de mercado, investir mais capital e corre o risco de não dar certo. Partindo para o já conhecido, as chances de sucesso são maiores.

Para abrir uma filial é preciso ter uma grande margem de lucro na matriz, estudar o novo mercado e a procura do serviço. Além disso, é preciso procurar um espaço bem localizado e investir mais tempo e dedicação à nova loja. A primeira já tem seus clientes e lucro, é necessário fazer o mesmo trabalho para expandir seu negócio. Observe também as tendências, tanto econômicas como de consumo, para indicações sobre a capacidade de resistência de sua empresa. Todos os cuidados tomados no primeiro investimento devem estar no segundo.

2 – Ofereça o Seu Negócio Como Uma Franquia ou Oportunidade de Negócio a Outros Investidores

Se seu empreendimento está dando lucros, outros empresários podem ter observado isso e estão interessados em sua pesquisa de mercado. Uma franquia é uma forma lucrativa tanto para o novo investidor como para o dono da marca. O investidor terá em mãos um empreendimento pronto, já consolidado no mercado e um produto ou serviço já conhecido e dispensará a pesquisa sobre no que investir. O dono da marca vai ter mais força na sua marca e expandir seu negócio com lucros e sem trabalho. Veja como abrir uma franquia.

São grandes exemplos de franquias de sucesso, o Mc Donalds e o Bob´s, lanchonetes locais norte americanas que ganharam o mercado mundial em menos de trinta anos.

3 – Licenciar o Produto

Você criou o produto ou serviço e pode permitir que outras pessoas fabriquem e revendam por aí. É uma forma simples de ganhar dinheiro, pois a cada novo produto criado e vendido você ganha com os royalties.

4 – Estude Outros Mercados

Se o mercado atual está servindo bem, saiba que existem outros que podem ser conquistados. Você pode oferecer entrega de produtos em casa para cidades vizinhas, por exemplo, e assim ganhar uma maior fatia do mercado. Você pode estudar encomendas para outras lojas revenderem seus itens. No caso de serviços, pode estudar a possibilidade de oferecer para empresas, fazer contratos em outras cidades. O importante é expandir seu negócio, mas dar conta do serviço.

5 – Junte-se a Outra Marca

Se surgir uma oportunidade, negocie uma fusão de duas marcas. É muito comum no mercado, lojas se unirem e ambas ganharem com a junção. Você pode unir sua prestadora de serviços com outra e dividir os lucros, aumentar a fatia do mercado e todos acabam ganhando.

6 – Entre em Licitações do Governo

Os órgãos governamentais eventualmente abrem licitações para contratar fornecedores de produtos e serviços com contratos longos e de boa lucratividade. É uma forma de garantir as vendas por alguns anos e não precisar procurar novos clientes, organizar a produção para expandir. Para isso, procure por licitações no Diário Oficial de seu Estado e tenha uma empresa totalmente regularizada com a Prefeitura e Receita Federal. Você pode fornecer cadernos para as escolas, merendas, serviços de limpeza, e muitos outros.

7 – Venda na Internet

Não existe nada mais lucrativo e expansivo que investir na web. Uma loja virtual pode abarcar clientes de todo o mundo a custo zero de aluguel. Contudo, precisa bastante planejamento para entregas nos prazos, qualidade do produto e manter a loja sempre atualizada para não vender mais do que possui em estoque.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo Ter Uma Criação de Chinchila
Próximo artigo10 Dicas Para Abrir um Negócio
Administrador de Empresas pela Universidade Estadual de Goiás, Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, atuou na Algar Telecom, SEBRAE e vários pequenos negócios, aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Também criou o Kit Como Abrir Um Negócio, o qual já contribuiu com mais de 8 mil empreendedores em vários países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here