Leonardo Lopes: visão para novos negócios

Leonardo LopesCom os rumores de crise cada vez mais frequentes, Leonardo Lopes resolveu fazer de um limão, uma limonada e enxergou esse período como um bom momento para criar uma oportunidade de negócio. E deu certo. Nada mal, pois para ele, empreender é visionar e construir seu próprio futuro.

Pensando em recuperar o crédito de pessoas físicas e empresas no mercadocrédito, renegociando algumas dívidas, intermediando acordos entre financeiras e clientes e revisando tributos, a Cred Limp chegou ao mercado cheia de gás. Em pouco tempo a rede já abriu quatro unidades e espera passar muito bem para o próximo ano.

Para isso, Leonardo sonha alto: 35 unidades para começar 2016. E o empresário não acredita ser impossível. Empreendedor desde cedo, com 24 anos ele já era pecuarista e sentiu na pele o peso dos custos de um negócio e o quanto fazia falta uma assessoria qualificada. Unindo o útil ao agradável, Leonardo agora está do outro lado da estrada e oferece auxílio a quem precisa.

Nessa entrevista ao Novo Negócio, Leonardo Lopes conta um pouco da sua experiência e fala sobre os desafios do negócio. Veja:

Novo Negócio – Como surgiu a ideia de investir em um negócio que se propõe a renegociar dívidas?

Leonardo Lopes – Quando pecuarista, aos meus 24 anos, sofri muito com a inadimplência. Na ocasião, não consegui suportar os custos do negócio por conta desse problema. Então comecei a notar que alguns agricultores, empresários e cidadãos comuns também sofriam como eu e necessitavam de uma assessoria extremamente qualificada, porém, não tinham conhecimento de como e nem mesmo de quais profissionais pudessem fazer isso por eles.

Novo Negócio – O que você fazia antes da Cred Limp?

Leonardo Lopes – Desde meus 10 anos eu já era empreendedor. Eu vendia os cavalos que ganhava da minha mãe para comprar outros e isso por um motivo: uma satisfação pessoal ao ver a evolução do meu capital pela minha própria gestão. Além de pecuarista, trabalhei como cattle manager, em uma fazenda nos EUA, e ainda tive outras experiências em gestão, logística, agricultura, e nutrição animal.  E recentemente, há um ano, dei início a um grande empreendimento imobiliário em urbanização.

Novo Negócio – Que tipo de pesquisa de mercado você fez antes de pôr a mão na massa e abrir a empresa?

Leonardo Lopes – Há algum tempo eu vinha observando dados de mercado sobre endividamento, aumento das cargas tributárias, inadimplência e, de outro lado, o aumento da inflação e o retrocesso da economia. Foi então que visionei que haveria um grande número de potenciais clientes para a Cred Limp, basicamente, 58,6 % da população ativa brasileira que, de acordo com uma recente pesquisa Fecomercio, está endividada.

“O que vai se tornar mais intenso nesse período de crise é uma tendência global de busca por inovação para que as empresas permaneçam no mercado, ou seja, todos os empreendimentos no momento devem buscar diferenciais e aperfeiçoar a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos, independente do seguimento”.

Novo Negócio – Endividamento ainda é um assunto mal resolvido no Brasil?

Leonardo Lopes – Não vejo como mal revolvido, mas sim como mal instruído ou orientado, pois ainda é muito recente o acesso ao crédito no Brasil. A política financeira desenvolvida, a partir de 2003, proporcionou, até os dias atuais, que 80 milhões de brasileiros pudessem financiar seu carro, casa, ter seu cartão de crédito etc. Porém, para isso tivesse sido feito de forma sólida e orgânica seria necessário que fossem realizadas uma série de ações sócio-políticas, o que não ocorreu. Hoje o brasileiro está sentindo na pele as dificuldades financeiras que só tendem a se agravar, mas o que muitos não sabem é que existe também uma gama de ações administrativas e legislativas que asseguram direitos ao devedor. Proporcionando, assim, uma redução brusca dos juros abusivos praticados por algumas instituições financeiras.

Novo Negócio – Como você vê o momento atual? É um bom período para abrir um negócio em geral ou o campo está bom somente para determinados empreendimentos?

Vai dar lucro?

Leonardo Lopes – Vejo como um momento delicado, pois a instabilidade política e econômica no país acabam que inibindo os investidores e empreendedores. Porém, acredito que para uma boa ideia, toda hora é hora. O que vai se tornar mais intenso nesse período de crise é uma tendência global de busca por inovação para que as empresas permaneçam no mercado, ou seja, todos os empreendimentos no momento devem buscar diferenciais e aperfeiçoar a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos, independente do seguimento.

Novo Negócio – Para cada negócio, um perfil. Que características um franqueado da Cred Limp precisa ter para fazer o negócio dar certo?

Leonardo Lopes – Ser um bom consultor em vendas e, de uma forma didática, saber expor ao cliente final como a contratação de algum dos nossos serviços pode ser extremamente rentável.

Novo Negócio – E que características suas você utiliza bastante no negócio?

Leonardo Lopes – Existem muitas características, tanto do Leonardo Lopes, CEO da Cuatro Inc. e do Leonardo Teixeira Lopes, filho da Heloisa e do José Carlos, menino que passava horas junto aos cavalos, na infância. A principal delas é sempre visionar uma perspectiva de crescimento e trabalhar seriamente junto a toda minha equipe para que isso ocorra com ética e solidez.

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Novo Negócio – Sua expectativa é passar de quatro para 35 unidades até o fim do ano. Você acha que isso vai se concretizar?

Leonardo Lopes – Sim, nossa equipe de expansão está trabalhando seriamente para alcançar essa meta. Contamos com muitos atrativos que fazem com que nossa marca seja uma ótima opção de negócio, um deles é a facilidade que damos ao franqueado de financiar, diretamente com a franqueadora, sua taxa de franquia em até 36 vezes. Além de sermos uma das franquias home Office com melhor custo benefício do mercado.

Vai dar lucro?

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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