Atualmente, as empresas exercem todo o seu poder e capacidade competitiva para se manterem no mercado e para isso, é essencial foco no cliente e saber divulgar a empresa com um menor custo.
Para continuar sendo competitivas as empresas têm também a preocupação de oferecer produtos e serviços de qualidade. Assim, se faz essencial a aplicação de uma eficiente divulgação dos produtos e serviços.
Marketing Promocional
O Marketing Promocional também deve ser competitivo, mas para isso, é necessário que a empresa entenda onde ela está, qual sua posição no mercado e como está aplicando os 4 P’s do marketing na empresa que são preço, produto, promoção e praça.
É preciso que se entenda que em qualquer setor ou segmento em que a empresa esteja, ela deve analisar alguns pontos:
- qualidade dos produtos e serviços
- quanto custa esses produtos e serviços e será que o preço é competitivo
- quais locais que a empresa vende seus produtos e serviços e quais os canais de venda
- qual o marketing promocional
A promoção constitui meios que são usados para informar, convencer e até lembrar aos clientes sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Um dos princípios do marketing promocional é promover a marca, mostrando as qualidades do produto e serviço ou através de ofertas, descontos e liquidação.
Para ser moderno e competitivo o marketing promocional deve ser criativo e acompanhar as tendências de mercado.
Comunicação
A comunicação da empresa deve ser eficaz e ser realizada com uma boa Identidade Visual. Uma comunicação eficaz tem como resultado tornar o consumidor fidelizado e um defensor da empresa.
A comunicação tem que ser direcionada ao público-alvo que se queira atingir e buscar a ampliação de uma nova segmentação de mercado.
Os meios tradicionais para divulgação são a TV, Rádio, Jornal e Revistas. Na escolha da forma de comunicação há de se considerar o público que se deseja atingir, que é o público-alvo.
Estude a idade desse público, seus interesses, sexo, classe social e outros, e assim alinhe a comunicação da empresa ao público-alvo.
Mas como o nosso foco é a economia com eficácia, vamos analisar as opções em Mídias Alternativas.
As Mídias Alternativas são mais uma opção moderna, criativa e eficiente em se comunicar. Dentre as estratégias para promover as vendas, está o adesivo de chão.
O adesivo de chão é criativo e funciona com passinhos no chão para serem seguidos até a loja e com dizeres que promovem produtos ou promoções da empresa.
Esta mídia custa apenas 100 reais para cada metro instalado. Uma mepresa exemplo para este serviço é a Comunicação Visual – Stamplacar.
Outra mídia interessante são os balões mascotes. Os balões são uma opção divertida que podem ficar no lado externo da loja e chamam a atenção para que os consumidores visualizem a loja . A mídia custa 180 reais e os balões duram até 7 dias.
Além de serem uma opção barata, as fachadas também constituem uma maneira de comunicação eficaz e fixa. As fachadas realizam de forma direta e duradoura a Identidade Visual das empresas e por isso, elas devem ser bem elaboradas, com design moderno e sem poluição visual com excesso de informação.
A mídia custa 125 reais o metro quadrado. Os toldos que também podem seguir a mesma linha de implantação das fachadas custam 95 reais.
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As vitrines devem ser organizadas de forma que não tenham excesso de produtos e promoções e principalmente que se comunique de forma estratégica oferecendo produtos/serviços que devem ser os primeiros a ser vendidos.
A mídia Taxidoor é um recurso também interessante de divulgação e tem a vantagem de ser bem vísivel, atingindo um número incalculável de pessoas e ainda custa barato: 420 reais por mês. Mas tem a restrição de não poder escolher em qual táxi será colocada a divulgação.
Outra mídia similar é a Busdoor. A vantagem dessas mídias é o alcance de todos os públicos possíveis, além de não haver restrição entre as classes A e B. A mídia custa 420 reais.
Os Banners constituem um estilo de artes visuais modernos, atuais e ainda são uma forma artística de divulgação, custando apenas 55 reais.
A pintura de parede em volta dos estabelecimentos é uma forma de divulgação artística e capaz de encantar e encher os olhos dos clientes. A pintura deve ter uma ligação direta ou indireta com os produtos ou serviços oferecidos.
A pintura de parede deve ser de qualidade, ter bom gosto e por isso, deve ser realizada por profissionais talentosos e que utilizem material de qualidade. O ideal é contratar profissionais que já tenham realizado um trabalho com excelência.
O SMS por celular é um marketing direto bem eficaz . Por esse marketing direto é possível avisar os clientes sobre novas promoções e outros lembretes. Existem sites que oferecem o serviço gratuitamente como o Torpedo Grátis.
O site também é uma mídia promocional bem eficaz, considerando que o Brasil é um dos países com maior número de internautas. Essa mídia completa pode sair por 750 reais ou se preferir o empresário pode usar a plataforma Sebrae no sistema conect yola.
As Redes Sociais também são uma opção dentro do universo Internet capaz de atingir várias pessoas e ao mesmo tempo influenciar. Portanto, para os empresários as redes sociais constituem um espaço bastante produtivo para divulgação.
Então faça um perfil atraente para a empresa e escolha bons posts para divulgar seus produtos e serviços. Não deixe que essa página contenha posts de teor altamente pessoal e postados sem alguma restrição.
Crie regras para postar na página da empresa e se for também sua página pessoal cuidado com o teor dos posts. Lembre-se de que a postura e imagem dos empresários interferem na imagem da empresa.
A divulgação também pode estar no ambiente interno da empresa para sinalizar produtos, informar promoções, sinalizar filas, atendimento e outros.
Utilize a sinalização interna de maneira inteligente e criativa evitando possíveis erros de atendimento, pois esse é o objetivo da empresa ao sinalizar internamente, ou seja, a sinalização deve ser auxiliar para um atendimento de qualidade.
Outras mídias de divulgação consiste em usar o carro da empresa com a logomarca e telefone. O segredo dessa mídia é a máxima de quando menos é mais, pois o carro logomarca deve ter o minímo de informação.
A espera telefônica é outra mídia que pode ser usada para informar os clientes sobre os produtos/serviços da emrpesa.
Por que é necessário utilizar diversas mídias interativas?
Para motivos como vencer a concorrência, para se atualizar diante das tendências de mercado, para divulgar com eficiência atingindo o maior número de pessoas e para atinigir o objetivo maior que é aumentar as vendas.
Plano de Comunicação
Antes de o empreendedor optar por uma forma de comunicação ou mídia é preciso planejamento, anotando tudo e estabelecendo um plano de comunicação.
O plano de comunicação deve conter problemas ou oportunidades de divulgação, público-alvo a ser atingindo, os meios de comunicação que serão escolhidos e por fim, o plano de ação com cronograma, preços e serviços que serão contratados.
Depois comunique aos funcionários sobre as escolhas realizadas e estabeleça um orçamento para a realização do plano de comunicação e divulgar a sua empresa com um menor custo.
Gostou das nossas dicas de como divulgar a sua empresa com um menor custo? Deixe seu comentário:
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!
Excelente post!
Explicitar cada ferramenta inserida no campo da publicidade é extremamente útil para a empresa que está indecisa sobre em que tipo de marketing investir, afinal cada ferramenta, seja ela virtual ou não, possui seu próprio objetivo e área de atuação, que garantem um maior sucesso quando respeitados!
Ótimas dicas, principalmente no meu caso, comprei uma agência de turismo falida e estou buscando todo tipo de informação e divulgação com baixos custos. O desafio é grande… Obrigada e Sucesso prá nós!!
Quem teve essa iniciativa e desapego de abrir a caixa preta, mostrando todo o ouro, só pode ser uma pessoa de bem com a vida, que não tem inveja, bem sucedida e que se preocupa com seu semelhante. Aqui tem tudo que um empreendedor responsável necessita. Criei uma marca de moda infanto-juvenil, UNIDUNI, inauguro minha loja no início de setembro próximo, mas confesso que após essas dicas, vou ter que rever meus conceitos. O mínimo que posso fazer para retribuir tanta dedicação é divulgar esse site. Obrigado e Parabéns!
Estou encantada com o site de voces, já li muito e achei muito importante, estou passando por um momento dificil, cometi erros e agora os erros tomaram proporções complicadas…
Ótimas dicas, gostei!