Como divulgar a sua empresa com um menor custo

Como divulgar a sua empresa com um menor custoAtualmente, as empresas exercem todo o seu poder e capacidade competitiva para se manterem no mercado e para isso, é essencial foco no cliente e saber divulgar a empresa com um menor custo.

Para continuar sendo competitivas as empresas têm também a preocupação de oferecer produtos e serviços de qualidade. Assim, se faz essencial a aplicação de uma eficiente divulgação dos produtos e serviços.

Marketing Promocional

O Marketing Promocional também deve ser competitivo, mas para isso, é necessário que a empresa entenda onde ela está, qual sua posição no mercado e como está aplicando os 4 P’s do marketing na empresa que são preço, produto, promoção e praça.

É preciso que se entenda que em qualquer setor ou segmento em que a empresa esteja, ela deve analisar alguns pontos:

  • qualidade dos produtos e serviços
  • quanto custa esses produtos e serviços e será que o preço é competitivo
  • quais locais que a empresa vende seus produtos e serviços e quais os canais de venda
  • qual o marketing promocional

A promoção constitui meios que são usados para informar, convencer e até lembrar aos clientes sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Um dos princípios do marketing promocional é promover a marca, mostrando as qualidades do produto e serviço ou através de ofertas, descontos e liquidação.

Para ser moderno e competitivo o marketing promocional deve ser criativo e acompanhar as tendências de mercado.

Comunicação

A comunicação da empresa deve ser eficaz e ser realizada com uma boa Identidade Visual. Uma comunicação eficaz tem como resultado tornar o consumidor fidelizado e um defensor da empresa.

A comunicação tem que ser direcionada ao público-alvo que se queira atingir e buscar a ampliação de uma nova segmentação de mercado.

Os meios tradicionais para divulgação são a TV, Rádio, Jornal e Revistas. Na escolha da forma de comunicação há de se considerar o público que se deseja atingir, que é o público-alvo.

Estude a idade desse público, seus interesses, sexo, classe social e outros, e assim alinhe a comunicação da empresa ao público-alvo.

Mas como o nosso foco é a economia com eficácia, vamos analisar as opções em Mídias Alternativas.

As Mídias Alternativas são mais uma opção moderna, criativa e eficiente em se comunicar. Dentre as estratégias para promover as vendas, está o adesivo de chão.

Vai dar lucro?

O adesivo de chão é criativo e funciona com passinhos no chão para serem seguidos até a loja e com dizeres que promovem produtos ou promoções da empresa.

Esta mídia custa apenas 100 reais para cada metro instalado. Uma mepresa exemplo para este serviço é a Comunicação Visual – Stamplacar.

Outra mídia interessante são os balões mascotes. Os balões são uma opção divertida que podem ficar no lado externo da loja e chamam a atenção para que os consumidores visualizem a loja . A mídia custa 180 reais e os balões duram até 7 dias.

Além de serem uma opção barata, as fachadas também constituem uma maneira de comunicação eficaz e fixa. As fachadas realizam de forma direta e duradoura a Identidade Visual das empresas e por isso, elas devem ser bem elaboradas, com design moderno e sem poluição visual com excesso de informação.

A mídia custa 125 reais o metro quadrado. Os toldos que também podem seguir a mesma linha de implantação das fachadas custam 95 reais.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


As vitrines devem ser organizadas de forma que não tenham excesso de produtos e promoções e principalmente que se comunique de forma estratégica oferecendo produtos/serviços que devem ser os primeiros a ser vendidos.

A mídia Taxidoor é um recurso também interessante de divulgação e tem a vantagem de ser bem vísivel, atingindo um número incalculável de pessoas e ainda custa barato: 420 reais por mês. Mas tem a restrição de não poder escolher em qual táxi será colocada a divulgação.

Vai dar lucro?

Outra mídia similar é a Busdoor. A vantagem dessas mídias é o alcance de todos os públicos possíveis, além de não haver restrição entre as classes A e B. A mídia custa 420 reais.

Os Banners constituem um estilo de artes visuais modernos, atuais e ainda são uma forma artística de divulgação, custando apenas 55 reais.

A pintura de parede em volta dos estabelecimentos é uma forma de divulgação artística e capaz de encantar e encher os olhos dos clientes. A pintura deve ter uma ligação direta ou indireta com os produtos ou serviços oferecidos.

A pintura de parede deve ser de qualidade, ter bom gosto e por isso, deve ser realizada por profissionais talentosos e que utilizem material de qualidade. O ideal é contratar profissionais que já tenham realizado um trabalho com excelência.

O SMS por celular é um marketing direto bem eficaz . Por esse marketing direto é possível avisar os clientes sobre novas promoções e outros lembretes. Existem sites que oferecem o serviço gratuitamente como o Torpedo Grátis.

O site também é uma mídia promocional bem eficaz, considerando que o Brasil é um dos países com maior número de internautas. Essa mídia completa pode sair por 750 reais ou se preferir o empresário pode usar a plataforma Sebrae no sistema conect yola.

As Redes Sociais  também são uma opção dentro do universo Internet capaz de atingir várias pessoas e ao mesmo tempo influenciar. Portanto, para os empresários as redes sociais constituem um espaço bastante produtivo para divulgação.

Então faça um perfil atraente para a empresa e escolha bons posts para divulgar seus produtos e serviços. Não deixe que essa página contenha posts de teor altamente pessoal e postados sem alguma restrição.

Crie regras para postar na página da empresa e se for também sua página pessoal cuidado com o teor dos posts. Lembre-se de que a postura e imagem dos empresários interferem na imagem da empresa.

A divulgação também pode estar no ambiente interno da empresa para sinalizar produtos, informar promoções, sinalizar filas, atendimento e outros.

Utilize a sinalização interna de maneira inteligente e criativa evitando possíveis erros de atendimento, pois esse é o objetivo da empresa ao sinalizar internamente, ou seja, a sinalização deve ser auxiliar para um atendimento de qualidade.

Outras mídias de divulgação consiste em usar o carro da empresa com a logomarca e telefone. O segredo dessa mídia é a máxima de quando menos é mais, pois o carro logomarca deve ter o minímo de informação.

A espera telefônica é outra mídia que pode ser usada para informar os clientes sobre os produtos/serviços da emrpesa.

Por que é necessário utilizar diversas mídias interativas?

Para motivos como vencer a concorrência, para se atualizar diante das tendências de mercado, para divulgar com eficiência atingindo o maior número de pessoas e para atinigir o objetivo maior que é aumentar as vendas.

Plano de Comunicação

Antes de o empreendedor optar por uma forma de comunicação ou mídia é preciso planejamento, anotando tudo e estabelecendo um plano de comunicação.

O plano de comunicação deve conter problemas ou oportunidades de divulgação, público-alvo a ser atingindo, os meios de comunicação que serão escolhidos e por fim, o plano de ação com cronograma, preços e serviços que serão contratados.

Depois comunique aos funcionários sobre as escolhas realizadas e estabeleça um orçamento para a realização do plano de comunicação e divulgar a sua empresa com um menor custo.

Gostou das nossas dicas de como divulgar a sua empresa com um menor custo? Deixe seu comentário:

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anteriorComo divulgar um e-commerce: Passo a Passo do Zero
Próximo artigoComo elaborar um panfleto para seu negócio Passo a Passo
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Excelente post!
    Explicitar cada ferramenta inserida no campo da publicidade é extremamente útil para a empresa que está indecisa sobre em que tipo de marketing investir, afinal cada ferramenta, seja ela virtual ou não, possui seu próprio objetivo e área de atuação, que garantem um maior sucesso quando respeitados!

  2. Ótimas dicas, principalmente no meu caso, comprei uma agência de turismo falida e estou buscando todo tipo de informação e divulgação com baixos custos. O desafio é grande… Obrigada e Sucesso prá nós!!

  3. Quem teve essa iniciativa e desapego de abrir a caixa preta, mostrando todo o ouro, só pode ser uma pessoa de bem com a vida, que não tem inveja, bem sucedida e que se preocupa com seu semelhante. Aqui tem tudo que um empreendedor responsável necessita. Criei uma marca de moda infanto-juvenil, UNIDUNI, inauguro minha loja no início de setembro próximo, mas confesso que após essas dicas, vou ter que rever meus conceitos. O mínimo que posso fazer para retribuir tanta dedicação é divulgar esse site. Obrigado e Parabéns!

  4. Estou encantada com o site de voces, já li muito e achei muito importante, estou passando por um momento dificil, cometi erros e agora os erros tomaram proporções complicadas…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here