Teste de Perfil Empreendedor

Para realizar o teste de perfil empreendedor:

1 – Leia atentamente cada breve afirmação do teste de perfil empreendedor;

2 – Marque a opção que melhor o descreve;

3 – Descubra se você tem perfil empreendedor;

Metodologia do Teste de Perfil Empreendedor

Este questionário é baseado nas CCE’s – Características do Comportamento Empreendedor, resultado do estudo de David McClelland na década de 90 (Universidade de Harvard) para descobrir características entre empreendedores de sucesso e usado como referência para o Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento – PNUD.

Como metodologia utilizamos 2 afirmações para cada uma das características de sucesso do comportamento empreendedor definidas por McClelland e pontuamos as respostas com notas entre 1 e 5.

De acordo com sua pontuação você terá uma ideia do quanto precisa desenvolver seu perfil empreendedor para ter mais chances de sucesso ao iniciar seu próprio negócio.

Este teste não é conclusivo e serve apenas de parâmetro para você.

Teste de Perfil Empreendedor

Ser empreendedor é o sonho de muita gente, mas será que todas “levam jeito” para isso? E se não levam, isto significa que não terão sucesso?

Quantas vezes você já ouviu por aí alguém dizer: você tem perfil empreendedor! Ou até mesmo o oposto?

Ter o perfil empreendedor pode ajudar, instintivamente, a ter resultados atrativos ao montar o seu próprio negócio, o que não significa que a pessoa que não tenha o perfil empreendedor “ideal” irá fracassar.

A verdade é que o próprio perfil empreendedor pode ser desenvolvido.

São levados diversos quesitos em consideração, desde pró-atividade em resolver problemas até a organização administrativa.

Uma boa forma de descobrir se você leva jeito para ser o mais novo empresário da família é através do teste de perfil empreendedor.

Antes de fazer o seu teste, conheça um pouco sobre o perfil empreendedor!

Perfil Empreendedor – O que é

O perfil empreendedor é uma “personalidade” criada através de análises e estudos de casos de sucesso, além de situações enfrentadas por empresários.

Com foco nestes estudos, desenvolveu-se a “personalidade” ideal, com as características principais de empresários de sucesso.

Claro, lembre-se, o perfil empreendedor não é garantia de sucesso empresarial, mas observou-se que as pessoas com as características costumam ter menos dificuldades e representam a maior proporção de empreendedores bem sucedidos.

Características Levadas em Consideração no Teste de Perfil Empreendedor

Quais são então as características do empreendedor? O que é levado em consideração ao se fazer o teste?

Estas são perguntas importantes.

Criatividade e Iniciativa: saber encontrar oportunidades e tomar iniciativa é fundamental para se obter sucesso no meio empresarial.

A concorrência é alta e aqueles que não souberem encontrar oportunidades e “abraça-las” estão fadados ao fracasso.

Persistência: não será raro encontrar casos de empresários bem sucedidos que já foram a falência 2 ou 3 vezes com seus negócios.

O que os destaca é justamente a persistência de ter tentado novamente. Não desista do que deseja fazer, mas lembre-se sempre de avaliar os riscos.

Riscos calculados: assumir riscos é normal quando se é empreendedor, saber trabalhar com eles e calculá-los para obter bons resultados é uma característica muito apreciada.

Comprometimento: ser empreendedor significa não ter chefe, o que não é sinônimo de pouco trabalho e irresponsabilidade.

Ter comprometimento com as atividades e o próprio negócio será responsável direto pelo sucesso.

Ser Exigente e Objetivar Qualidade: você deve estar sempre aprimorando o seu negócio, exigir de si mesmo e da empresa, isto o manterá na frente dos concorrentes com o passar dos anos.

Trabalhar com Metas: sem chefe é importante ter metas a serem cumpridas, conseguir estabelece-las e seguir irá manter seu negócio padronizado e com foco.

Planejamento e Monitoramento: o princípio de todo negócio é o planejamento e o escalonamento para o sucesso é o monitoramento.

Veja, o primeiro passo ao iniciar um negócio é fazer um planejamento. Este mesmo plano inicial será continuado depois que você abrir a empresa. Lá ele será chamado de plano estratégico.

Autoconfiança e Independência: o empreendedor será responsável por tomar as atitudes decisivas na sua empresa, para que se faça isso é preciso ser autoconfiante e independente, as opiniões de terceiros podem “auxiliar”, mas jamais ser norteadoras da decisão.

Persuasão: muitas vezes será necessário persuadir outras pessoas, funcionários, clientes e até investidores.

Ao fazer o teste de perfil empreendedor serão avaliadas, através de questionários, as características do empreendedor, formando um percentual de “quão” presentes elas estão no possível empresário.

O Que Influencia nos Negócios Ter Perfil Empreendedor?

Seu sucesso no mundo do empreendedorismo será ditado em parte pelas suas habilidades técnicas específicas da atividade em que você empreender.

Se você vai montar um lava jato, conhecer a técnica de lavagem, os produtos utilizados e conhecer sobre carros é importante.

Mas também será determinante dominar habilidades de gestão e ter habilidades comportamentais favoráveis ao empreendedorismo.

Enfim, o perfil empreendedor funciona como um facilitador no seu dia a dia na empresa e aumenta consideravalmente suas chances de sucesso com o negócio.

Teste de Perfil Empreendedor – Como Funciona

O teste de perfil empreendedor consiste em uma série de perguntas do dia a dia, de múltipla escolha, avaliando o perfil empreendedor/características da pessoa.

As perguntas são pensadas com cuidado para conseguir avaliar cada característica empreendedora, com isso se consegue uma melhor eficácia no resultado do teste.

Além disso, estamos trabalhando para que você receba as características que estão em “menor nível de desenvolvimento”, assim poderá trabalha-las e melhorar ainda mais.

Lembre-se, é possível apreender a ser empreendedor! O perfil pode ser construído com esforço e dedicação.

Conforme a pessoa vai respondendo, o sistema irá calculando em percentual, levando em consideração as características do empreendedor.

Ao final do teste, você receberá uma “nota” (de 0% a 100%) do quanto você tem de perfil empreendedor.

Conte-me, você tem mais de 80%? Está escolhendo a “profissão” certa, foque no caminho!

O teste leva menos de 5 minutos, são 20 perguntas apenas.

Faça, embora não seja 100% conclusivo que você deve montar um negócio, irá ajudar bastante nas suas dúvidas referentes a ser bom ou não para o desafio.

Tenho Perfil Empreendedor: O Que Fazer?

Você tem perfil empreendedor? Leia-se, pontuação acima de 80% (a meu ver é o mínimo ideal), senão, busque melhorar suas características faltantes.

Ter o perfil não significa ir correndo montar seu próprio negócio, que você está no caminho certo e deve agora passar para a fase de pré análise da ideia de negócio.

Não basta ter o perfil empreendedor, você vai precisar de uma ideia de negócio otimizada, que torne seus pontos fortes uma vantagem competitiva.

Você também terá que encontrar o mercado favorável à sua ideia de negócio, com boas margens de lucro, vendas suficientes e com competição no máximo moderada.

Você vai precisar:

  • Formar uma ideia de negócio com maiores chances de sucesso,
  • Aprimorar as nove áreas do negócio baseado no que já funciona,
  • Checar o investimento, capital de giro e lucratividade do negócio  baseando se no mercado,
  • Incrementar o negócio ou
  • Liquidar o pouco que tiver investido e planejar, testar outra ideia.

Se você precisar de ajuda para planejar seu próprio negócio, conte com o Kit Como Abrir Um Negócio.

Lá você verá o nosso Método FÁCIL para criação de negócios, o Simulador de Negócios e vários outros bônus para ajudar você a ter sucesso ainda mais rápido.

Faça agora o seu teste de perfil empreendedor e descubra o seu score empreendedor!