→ 1.000 Ideias de Negócios | → Plano de Negócios: Guia Completo | → Franquias | Teste de Perfil GRÁTIS! | ■ Mapa da Mina!
0 votos
Estou querendo comprar um caminhão para trabalhar, mais estou em dúvida se compro um guincho ou caminhão baú. Qual dos dois terá mais facilidade no mercardo?
perguntado por

3 Respostas

0 votos
Melhor resposta
Olá!

Um bom começo para seu planejamento seria uma sondagem no mercado para conhecer a demanda por estes serviços.

Conhecer exatamente quem será seu cliente (seguradoras? fazendas? agropecuárias? cooperativas?), o volume de serviços mensais, se há contrato, qual o período do contrato e cláusulas de quebra de contrato.

Isso porque conforme estas condições seu negócio poderá ficar vulnerável demais.

Nesta sondagem das empresas você já descobrirá quem são elas e qual o procedimento para cadastrar seu caminhão guincho ou caminhão baú junto a elas.

Não conheço como funciona este mercado, mas vamos supor que você compre o caminhão guincho ou caminhão baú e depois não consiga um contrato.

Isso é o pesadelo de qualquer empreendedor, investir e depois não ter clientes.

Então, avalie bem quem são os clientes tanto do caminhão baú quando do caminhão guincho para descobrir como conseguir um contrato e assim diminuir o risco do negócio.

Aqui é onde sua pergunta fica fácil de responder, é ao avaliar a parte financeira do negócio e comparar o resultado do caminhão guincho e do caminhão baú que você descobre qual dos dois é melhor negócio.

Você precisa saber qual é o investimento inicial com a compra do guincho (e do caminhão baú), equipamentos, capital de giro, custo de manutenção dos caminhões e consumo de combustível tanto do caminhão guincho quando do caminhão baú.

É preciso saber os custos envolvidos em cada uma das operações: manutenção, depreciação, combustível, funcionário, forma de pagamento das seguradoras, etc.

Com estas previsões financeiras do negócio de guincho e mais outras você poderá ter uma previsão da viabilidade do negócio.

Não se esqueça de calcular a depreciação dos caminhões. Ela é importante porque você terá uma perda entre o valor de compra e de venda do caminhão, após alguns anos de operação (prejuízo não operacional).

Espero ter ajudado! Boa sorte!
respondida por (4,5K pontos)
selecionada por
0 votos
Olá bom dia!

Meu nome é Gilvan, trabalho na Iveco Vetelli.

Posso lhe dizer que tudo depende do seu modo de trabalhar.

Por exemplo:

Caminhões com baú são bons para transportes de carga leve ou pesada, atende todo tipo de distribuição em atacado ou varejo. Pode também ser usado para fazer mudanças.

Já na plataforma de guincho, se agregado a uma empresa de seguros, fornece uma boa rentabilidade, porem um grande custo inicial.

Você pode se obter lucros com os avulsos e com a cobrança de taxi no modelo de cabine dupla também.

Estou à disposição pra qualquer dúvida.

Gilvan Monteiro
Vetelli
respondida por
0 votos
Sem dúvidas o baú tem mais versatilidade, ou seja, tem mais campo de trabalho e o investimento é menor.

Se você mora em cidade grande onde existem restrições para caminhões fazerem entregas em determinados pontos da cidade, você pode optar por caminhões mais leves com rodado simples na traseira, porque esses têm acesso liberado.

Boa sorte
respondida por

Vai Abrir Um Negócio?



400 perguntas
373 respostas
3,521 usuários