Exemplos de Propaganda de Sucesso no Brasil e no Mundo

exemplos de propaganda
Há milhares de novas propagandas todos os dias, mas existem àquelas que fizeram a diferença e atingiram um sucesso inimaginável. Veja os 10 exemplos de marcas que fizeram sucesso com propaganda de alto nível!

Sabe aquele ditado que diz “Propaganda é a alma do negócio”, pois é, esse ditado é perfeito para ilustrar o que vamos tratar neste texto.

De fato a propaganda é a alma de um negócio de sucesso e de uma marca conhecida.

Exemplos de propagandas famosas que mudaram a história de empresas existem aos montes para comprovar esse ditado.

Tire suas dúvidas neste conteúdo sobre quais as técnicas podem ser usadas para criar uma propaganda eficiente e eficaz? Quais meios a propaganda usa para transmitir sua mensagem? Que tipos de propagandas existem? Exemplos de propaganda e por que elas são importantes para um negócio de sucesso?

Aproveite e leia até o final, temos dicas incríveis que podem alavancar seu negócio!

O que é propaganda?

Em uma definição mais concisa pode-se dizer que propaganda é tentativa intencional e metódica de modelar conhecimentos, manipular a aprendizagem e direcionar comportamentos para atender ao desejo de consumo de uma determinada marca, para seguir as ideias e opiniões de um indivíduo ou aceitar a ideologia de uma instituição, seja ela pública ou privada.

A partir dessa definição, a utilização da propaganda, ao longo da história da sociedade humana, teve como finalidade realçar aspectos positivos ou negativos de uma ideologia, pessoa ou leis e normas.

A propaganda pode ser considerada uma arte de cativar as pessoas para um determinado propósito. Para isso ela vai utilizar algumas definições aristotélicas como ethos, pathos e logos.

Sei que pode parecer “chatice” ler sobre essas definições, mas acredite, É IMPORTANTE e vale a pena, pois envolve o princípio e base das propagandas, você tem de entender para conseguir “captar” o porquê determinados exemplos de propaganda fizeram TANTO SUCESSO.

Para Aristóteles ethos significa credibilidade do orador ou escritor que utiliza a inteligência, a moral, a confiabilidade e a virtude para ganhar a atenção do ouvinte ou leitor.

Já o pathos, é a forma de acessar as emoções e crenças interiorizadas pelo público a fim de atraí-lo para o assunto tratado. Para isso, há um apelo às emoções e sentimentos, sentidos, motivações, pré-conceitos e preconceitos.

O logos usa fatos, raciocínio, evidências e a lógica para dar sustentação a um argumento. Para atingir a esse objetivo o logos utiliza dados, estatísticas, evidências, verdades universais e testemunhos.

Ligando esses conceitos ao mundo da publicidade e propaganda, eles são usados em todas as estratégias para atrair as pessoas e conquista-las para aquele propósito determinado pela marca, instituição ou pessoa.

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Por isso, a propaganda visa a mudança de atitudes das pessoas, agindo sobre seu emocional para conquista-la.

Meios utilizados pela propaganda

São diversos os meios que a propaganda utiliza para atingir seus objetivos de persuasão.

  • Meios de comunicação visual e de áudio: televisão, cinema, música, rádio, comerciais, notícias, programas de entrevistas e documentários.
  • Internet: sites, blogs, redes sociais e canais de vídeos.
  • Literatura e artes: revistas, arte performática, pinturas, panfletos, gibis, livros, cartazes e jornais.
  • Discursos: comícios, palestras, eventos políticos e esportivos, shows, praças públicas e órgãos públicos.

Tipos de propaganda

É possível definir alguns tipos básicos de propaganda que são:

Propaganda comercial

A propaganda comercial é a mais comum. Podemos percebê-la em todos os lugares e momentos da nossa vida.

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Seu principal objetivo é fazer as pessoas comprarem determinada marca, produto ou serviço.

Para esse tipo de propaganda são utilizados técnica (falaremos delas mais a frente no texto) de persuasão que influenciam os consumidores a adquirir aquele produto específico. Ela usa linguagem adaptada ao estilo de vida e contexto do público-alvo.

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Em relação ao aspecto visual, os comerciais são atraentes e feitos de forma a destacar o produto ou marca a ser consumido.

Por exemplo, a propaganda de refrigerante que vai patrocinar um evento de música pop utilizará uma linguagem mais jovem com gírias, roupas e objetos que caracterizam esse público.

Propaganda institucional

A propaganda institucional tem como objetivo alertar as pessoas sobre implementação de regras e normas e de prevenção.

Esse tipo de propaganda utiliza linguagem marcada por combinações, uso de recurso estilístico como figuras de linguagem e detalhes ortográficos voltados para sensibilização do público.

Em termos visuais, utiliza uma estrutura que faz o público prestar mais atenção a ela e a ler o texto todo.

Um exemplo desse modelo de propaganda é aquelas veiculadas em época de carnaval, alertando a população para uso da camisinha a fim de evitar a AIDS, ou campanhas para evitar o uso bebida alcoólica para quem vai dirigir.

Propaganda política e partidária

A propaganda política é voltada para atrair filiados, votos, criar uma imagem forte e com ideologia estruturada de partidos e candidatos a cargos governamentais.

Ao longo da história foi utilizada para ajudar na implantação e aceitação de regimes totalitários. Um dos maiores exemplos foi a propaganda nazista que ajudou Hitler a chegar e se manter no poder (excelente exemplo de propaganda de sucesso).

A propaganda partidária tem como finalidade levar os ideais, propostas e programas de governo dos partidos políticos para o povo.

Esse tipo de propaganda não está relacionado apenas com as eleições, mas sim em atrair simpatizantes e filiados que vão auxiliar a consolidar a imagem do partido.

Dentro da propaganda partidária, há a propaganda intrapartidária, através da qual determinado candidato faz propaganda do seu nome para ser o escolhido para a disputa eleitoral.

O melhor exemplo de propaganda partidária é a que ocorre nos Estados Unidos. A disputa entre democratas e republicanos é muito forte e muito bem estruturada para conquistar o maior número de delegados possível.

Para conseguir isso, os propagandistas de cada partido apelam a todas as técnicas de publicidade conhecidas como shows, apoio de celebridades, uso intensivo de redes sociais e internet.

Propaganda de guerra

A propaganda de guerra tem como objetivo recrutar soldados para as frentes de batalha. Ela também tem o propósito de espalhar uma ideologia entre a população e difamar e denegrir a imagem do inimigo.

Foi a partir da Primeira Guerra Mundial que a propaganda foi utilizada para esses fins, mas é na Segunda Guerra e Mundial e, principalmente, durante a Guerra fria, que a intensidade e força da propaganda puderam ser vistas de forma marcante.

Hitler vai comandar a Alemanha nazista no front de batalha, com o slogan de que a raça ariana deveria comandar o mundo por direito e superioridade.

Ao final da guerra e na bipolarização do mundo entre comunismo e capitalismo, a ex União Soviética e os Estados Unidos fizeram um jogo de gato e rato que estremeceu o mundo.

Eles usaram a propaganda para difamar um ao outro ou ressaltar seus feitos como a corrida espacial e armamentista e o desenvolvimento de tecnologias de guerra.

Para essa propaganda usaram o cinema, a música, o estilo de vida de cada sociedade.

Foi nesse período que grandes marcas e celebridades do mundo musical surgiram e se consolidaram no mercado por representar um modo de vida sonhado por muitos.

Propaganda religiosa

A propaganda religiosa tem por objetivo trazer fiéis para determinada doutrina, além de propagar sua mensagem para o maior número possível de pessoas.

Foi dessa forma que a igreja católica expandiu seu domínio com a ideia de que somente sua doutrina levava alma aos selvagens que viviam nos novos territórios descobertos, tirando eles do pecado e da ignorância.

Atualmente, a propaganda religiosa envolve outros meios de propagar a doutrina de determinada religião.

São usadas músicas, cinema, novelas, programas de televisão, palestras, jornais, slogans, eventos e redes sociais que alcançam milhares de fieis em todos os lugares.

Foi essa propaganda religiosa mais diversificada que ajudou a igreja evangélica a crescer no Brasil e em outros lugares do mundo antes dominados pela doutrina católica.

Propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral tem como objetivo divulgar o nome e ideias de um candidato durante o período eleitoral.

São utilizadas as mais diferentes formas de propaganda para chegar até o eleitor e conquistar seu voto.

No Brasil, é o TSE (Tribunal Superior eleitoral), que regula a propaganda eleitoral para evitar excessos e garantir a igualdade de disputa entre os candidatos.

Propaganda governamental

É a propaganda veiculada pelo governo que tem por objetivo divulgar campanhas, ações do próprio governo, prestar contas, informar a população e sustentar a imagem do governo.

É proibido utilizar a propaganda governamental para a promoção da imagem de autoridades ou de partidos.

Técnicas usadas para criar uma boa propaganda

técnicas para fazer propagandasPara cada tipo de propaganda é utilizada uma técnica que pode tornar essa propaganda um sucesso. Conheça as principais e mais usadas técnicas.

Bandwagon (efeito dominó)

Essa técnica cria um sentimento de isolamento nas pessoas que não adotaram uma ideia, causa ou não possuem um determinado produto.

O uso do bandwagon faz com que a pessoa sinta o desejo de pertencer ao grupo que defende a ideia e que possui o produto, pois somente assim ela estará realizada.

Testemunho

O testemunho é uma técnica poderosa muito utilizada em todos os tipos de propaganda. É uma forma de criar um senso de simpatia, afinidade e confiança por causa da pessoa que deu seu testemunho.

Por isso, atualmente as marcas tem procurado youtubers famosos para divulgar suas campanhas, porque eles passam mais credibilidade ao produto.

Assim também é com uso da imagem de celebridades na defesa de causas. Um exemplo de propaganda de testemunho é Bill Clyton que faz palestras sobre o aquecimento global em diversos lugares do mundo levando a mensagem de preservação do meio ambiente.

Pessoas simples

Essa técnica faz uso da imagem de pessoas comuns com a finalidade de mostrar como uma ideologia, política pública ou um produto ou serviço a ajudou.

O uso de pessoas simples gera uma sensação de normalidade e necessidade sobre a ideia ou produto que está sendo promovido, mostrando que podem fazer parte da vida cotidiana das pessoas e muda-las para melhor.

Transferência

Essa técnica é utilizada para atingir os sentimentos positivos do público-alvo sobre algo, transferindo essas emoções para a ideia que está sendo promovida.

É uma técnica que usa muitos símbolos para fazer uma conexão entre as emoções do público com a ideia proposta

Nome-Chamada

Essa técnica utiliza nomes que trazem à tona sentimentos negativos, como medo, raiva ou decepção.

Ao fazer uma comparação entre a pessoa ou a ideia com algo que é negativo aos olhos do público, obtém-se uma associação entre os dois em suas mentes.

Esse recurso é comum em campanhas institucionais para combate ao uso de drogas como cigarro e bebidas alcóolicas.

Também, pode ser vista em propagandas políticas e partidárias a fim de desmoralizar determinados partidos ou candidatos.

Empilhamento de cartão

Nessa técnica são utilizadas informações selecionadas para mostrar apenas um lado de uma questão, história ou argumento.

Busca influenciar a pessoa a escolher uma direção ou lado utilizando informações incompletas ou mal interpretadas.

Generalizações cintilantes ou palavras de efeito

Essa técnica usa palavras fortes que desencadeiam emoções positivas nas pessoas.

Normalmente, são usadas em slogans criados com palavras cuidadosamente selecionadas com a finalidade de apelar para as características, atributos e benefícios que o público-alvo dá muito valor.

10 Exemplos de propagandas de sucesso

São muitos os exemplos de propagandas que deram certo e contribuíram para construção e consolidação de marcas famosas. Vejamos alguns dos principais e mais conhecidos.

Coca Cola

Esse talvez seja o maior exemplo de como uma propaganda bem-feita pode criar uma marca de alcance global.

Sempre utilizando uma linguagem jovem, aliando a imagem da bebida à prática de esportes, a momentos de lazer e reunião de amigos e família, a coca cola conseguiu se tornar uma marca referência no segmento de bebidas não alcóolicas.

Ela também patrocina os principais eventos como Copa do Mundo, Olimpíadas e outros pelo mundo a fora.

Quem não lembra das propagandas do urso polar? Certamente você lembra de 2 a 5 propagandas da Coca Cola.

Bom Brill

A marca de esponja de aço ganhou notoriedade com suas propagandas estreladas pelo garoto Bom Brill interpretado por Carlos Moreno.

exemplo propaganda bombrilA ideia surgiu em 1978, desenvolvida pela agência DPZ. Foi o maior sucesso e a marca conquistou o primeiro lugar em vendas e ainda virou referência no segmento de limpeza.

O carisma e o olhar direto para câmera do garoto Bom Brill criava a sensação de proximidade com a dona de casa, ganhando sua confiança. Foi um sucesso total.

Guaraná Antárctica

A Marca lançou uma propaganda nos anos 90 que mudaria sua história. O comercial mostrava a imagem da pipoca sendo preparada com o guaraná gelado, fez as pessoas ficarem com desejo de consumir pipoca com guaraná.

Para complementar, foi criado um single que grudava nos ouvidos para acompanhar a propaganda. A música virou febre e todo mundo cantava sempre lembrando do guaraná Antarctica.

Hoje, a marca é referência em relação ao sabor e qualidade, ganhando mercado. Atualmente, a principal forma de propaganda da empresa é o patrocínio oficial à seleção brasileira de futebol.

OLX

O site de compra e venda lançou uma campanha utilizando o “Rap da felicidade” para parodiar produtos vendidos por lá. Foi um sucesso tremendo

Além desse hit, o famoso “Desapega, desapega” usado como palavra de efeito se tornou a marca registrada da empresa.

O estilo de propaganda utilizado pela empresa, com uso de paródias, deu tão certo, que o site teve grande expansão, tornando-se um dos maiores em seu segmento.

Posto Ipiranga

As propagandas do posto Ipiranga são extremamente criativas e com o slogan “Tá no Posto Ipiranga, lugar completo pra você”, conquistou o público.

A forma divertida conseguiu transmitir a mensagem de que além de ter o melhor combustível, tudo que a pessoa precisa encontra lá. A propaganda ajudou a consolidar a marca que é referência para os consumidores.

Skoll

As marcas de cerveja sempre trouxeram a combinação mulher e cerveja. A Skoll inovou ao criar um slogan que se tornaria sua marca registrada “Skoll desce redondo”.

Os comerciais são divertidos. Eles fazem comparação com a Skoll que desce redondo enquanto as outras descem quadrado (uma das técnicas que ensinamos no post).

A propaganda deu certo e impulsionou as vendas da cerveja, que se tornou uma das mais consumidas pelos brasileiros.

Chinelos Havaianas

Talvez esse seja o melhor exemplo de como uma propaganda pode tornar uma marca reconhecida e referência para seus consumidores.

Utilizando em seus comerciais diversas celebridades que estão no auge da carreira, ela mostra como o chinelo é confortável, tem alta qualidade e é o preferido de todos.

São propagandas criativas e inteligentes que cativaram o público que se tornou consumidor fiel da marca.

E você já identificou as técnicas utilizadas nos exemplos de propaganda da Havaianas? Isso mesmo, Testemunho e Bandwagon.

Pessoas famosas falando que é bom e ao mesmo tempo, quem não possui está “fora de contexto”, afinal, HAVAIANAS TODO MUNDO USA!

Mac Donalds

A multinacional também conseguiu angariar consumidores fieis com suas propagandas que valorizam o seu produto e provocam o desejo das pessoas de consumir seus lanches (expressões positivas, técnica usada neste exemplo de propaganda, lembra?).

Com palavras bem selecionadas que provocam a vontade de ir ao Mac Donalds para fazer um lanchinho, a marca se tornou referência no segmento de alimentação e estilo de vida.

Margarina Qualy

A propaganda da margarina Qualy traz a mensagem da família feliz e perfeita em volta da mesa comendo um pãozinho ou bolo com manteiga.

A simplicidade da mensagem deu certo e com o slogan “Qualidade de vida começa com Qualy da Sadia” a marca e a empresa ganharam mercado, tornando-se referência para seus consumidores.

Magazine Luiza

O Magazine Luiza se tornou uma das maiores redes de lojas do Brasil. Isso se deve muito às suas propagandas e liquidações que tornaram seus clientes fieis.

Com o slogan “Vem ser feliz”, a rede de loja conquistou espaço no mercado.

A importância de uma boa propaganda para o sucesso de um negócio

A propaganda BEM ELABORADA é importante para tornar uma empresa conhecida e aumentar as vendas de seus produtos e serviços.

Uma boa propaganda, bem-feita, com técnicas corretas, faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma marca, produto ou serviço.

Com uma boa propaganda é possível:

  • Gerar vendas e despertar no consumidor o desejo de ter o produto ou adquirir determinado serviço.
  • Formar a opinião do público em relação às empresas através de divulgação mais efetiva.
  • Ganhar destaque no mercado e se consolidar nele.
  • Conquistar e tornar clientes fiéis à marca, produto ou serviço.
  • Aumentar o alcance da marca entre os consumidores.
  • Conseguir maior vantagem competitiva

Para um negócio de sucesso também é preciso criar uma propaganda de sucesso.

Preparado para começar ou alavancar seu empreendimento? Deixe seu comentário e aprenda um método INFALÍVEL para descobrir se sua ideia tem ou não potencial para o sucesso.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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