Gestão de Negócios

Gestão de NegóciosDificuldades na administração da sua empresa? Aprenda tudo que precisa sobre Gestão de Negócios aqui!

Se você quer começar um negócio ou impulsionar as suas atividades, sem dúvidas, o segredo para atingir os seus objetivos é ter uma gestão adequada ao tipo de serviço que é oferecido.

A gestão de negócios funciona como um conjunto de ações administrativas que são estudas, planejadas e colocadas em prática de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.

Serve tanto para manter o controle do negócio quanto para otimizar os serviços que são prestados, de modo que as expectativas internas e do público consumidor sejam atendidas, consequentemente, gerando bons rendimentos e alcançando as metas e objetivos.

A gestão de negócio é o balizador chave no sucesso da empresa. Quer tirar a prova? Pergunte para empreendedores de sucesso que você conheça as coisas que ele considera mais importantes e que fizeram seu negócio atingir o ápice. Planejamento e boa gestão de negócios estarão, com certeza, entre as respostas.

Ao ter uma boa gestão de negócios, o empresário mantém as finanças controladas, sabe exatamente como está o fluxo de caixa, conhece seus funcionários, mantém um bom atendimento ao cliente, tem menos problemas para resolver e, principalmente, trabalha em cima de um plano de negócios, precisando apenas segui-lo, o que torna tudo mais fácil e previsível.

O Que é Gestão de Negócios?

A gestão de negócios é uma das áreas da administração de empresa e atua em 5 frentes:

  1. Liderança
  2. Planejamento
  3. Controle
  4. Monitoramento
  5. Organização

Com base nessas “estratégias” a gestão trabalha de forma “geral” (empresa inteira) e também em cada setor, por exemplo, logística e entrega.

Assim, a gestão organizará a liderança no setor, criar um planejamento para melhorar o desempenho e corrigir erros, estabelecer uma forma de controle e coleta de dados, desenvolver uma organização (seguir um procedimento) e por fim, fazer o monitoramento.

Assim, a gestão de negócios é definida como o gerenciamento ou administração de um negócio, desempenhando o papel de gerir todas as áreas e ao mesmo tempo trabalhar em “cada uma” para aprimorá-la.

Este método administrativo deve estar presente, tanto em instituições públicas quanto privadas. A gestão é colocada em prática por um gestor, o qual deve estar amparado por uma equipe de profissionais que compartilhe dos mesmos objetivos com eles.

Por Que Fazer a Gestão de Negócio?

Imagine uma empresa que não tem nenhum tipo de administração, sem estabelecer controle em seus setores. Sabe o que acontecerá com ela? Em pouco tempo o negócio começará a apresentar sinais de falha.

Dentre esses sinais ocasionados pela falta de gestão de negócio estão:

Vai dar lucro?

  • Alta rotatividade de funcionários.
  • Baixa no faturamento da empresa.
  • Desorganização em estoque, erros em pedidos para fornecedores e atraso nas entregas.
  • Ambiente de trabalho ou “pesado” ou descontraído demais, em que os colaboradores não se preocupam com as metas.
  • Reclamações de clientes quanto ao atendimento.
  • Dificuldade em alavancar o faturamento e crescer a empresa.
  • Falta de dados para a análise administrativo e de gestão (fluxo de caixa, tributos, controle de estoque, etc).

Além disso, ao aplicar a gestão de negócios na sua empresa, você estará agregando mais organização para a empresa, uma vez que todos os processos são minimamente planejados, visando aumentar as chances de acertos e reduzir os impactos dos erros.

Como Fazer a Gestão de Negócios? [6 Etapas Fundamentais]

A gestão de negócios pode ser desenvolvida e aplicada de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.

Se você deseja otimizar todos os setores da sua empresa é necessário conhecer como funciona a gestão para tirar o maior proveito dos seus métodos administrativos e atingir bons resultados. Por isso, acompanhe abaixo como fazer a gestão de negócios e a sua composição:

1 – Construa Um Plano de Negócios 

Nenhuma empresa vai muito longe se não tiver o mínimo de planejamento, pois, caso todos os passos a serem seguidos não sejam “calculados”, possivelmente surgirão problemas no meio do caminho e o empresário não estará preparado para resolvê-los, podendo comprometer todo o empreendimento.

Sendo assim, primeiramente, é necessário se planejar e construir um plano de negócios para determinar todas as atividades que deverão ser desenvolvidas para atingir o objetivo pretendido.

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O plano de negócios tem que ser montado em formato de relatório, em que é preciso descrever e planejar, com riqueza de detalhes, todos objetivos e questões administrativas da empresa.

Por exemplo: a missão a ser cumprida, os valores do negócio, a visão, o perfil do público-alvo atendido, o valor do investimento inicial, localização, enquadramento tributário, expectativas de vendas e faturamento, estratégias de divulgação, forma jurídica, quadro colaborativo de funcionários, metas a longo prazo, etc.

Vai dar lucro?

O plano também tem de conter a viabilidade financeira e mercadológica da ideia de negócio.

2 – Determine Controles Administrativos e Financeiros

O controle deve ser a palavra-chave da administração de qualquer negócio, independente do tamanho ou objetivos que pretende alcançar.

Pensando nisso, um dos principais pontos da gestão de negócios é determinar os controles administrativos e financeiros que devem ser tomados para que ela se torne precavida, além de gastar e receber de acordo com a sua realidade.

Lembre-se também de estar sempre em busca de formas de reduzir os custos da empresa sem diminuir a sua qualidade e capacidade de produção.

Neste caso, fique ciente de que alguns dos principais controles administrativos e financeiros que devem ser colocados em prática pela empresa sãos inventários de estoque, contas a pagar e receber, fluxo de caixa, cadastro dos consumidores, acompanhamento de orçamento e pedidos realizados, além de custos fixos e variáveis que são necessários para promover a manutenção das atividades no mercado.

3 – Fiscalizar a Contabilidade é Fundamental na Gestão de Negócios

Todas as empresas possuem bases que devem ser acompanhadas de perto para garantir o seu bom desempenho.

Neste aspecto, um dos principais setores que devem ser acompanhados e fiscalizados é o da contabilidade, o qual reúne todos os dados sobre as quantias que o empreendimento fatura e gasta para prestar os seus serviços.

Para fiscalizar a contabilidade da empresa, o ideal é contratar os serviços de um escritório de contabilidade, que é o profissional ideal para mensurar os rendimentos e os gastos do negócio.

Além disso, também é recomendado que o gestor crie o hábito de acompanhar os relatórios do setor de finanças que são gerados, os impostos, balanços mensais e administrativos, o que permite ter uma visão ampla do desempenho do empreendimento.

4 – Crie Um Sistema de Trabalho na Gestão de Negócios

Toda a empresa que é considerada bem sucedida no mercado trabalha através de sistemas que são instaurados em todos os seus setores, pois isso ajuda a conquistar as metas com maior eficiência, visto que há uma maneira estabelecida de como as atividades precisam ser desenvolvidas.

Simplificando, você irá estabelecer um padrão de trabalho e atividades a serem executadas em cada setor, com isso, ficará mais fácil de manter uma estabilidade de produção dentro da sua empresa, além de conseguir descobrir com maior facilidade o que está errado, caso tenha discrepância no desenvolvimento do negócio.

A gestão de negócios tem que criar um sistema de trabalho, que é essencial para contribuir para com a organização dos processos.

Para cumprir com esta etapa é preciso determinar quais serão todas as atividades a serem desenvolvidas pela empresa, os responsáveis por desenvolvê-las, bem como, quando, onde e como elas serão colocadas em prática. Também é preciso fiscalizar se os serviços estão sendo feitos conforme o estipulado.

5 – Investir na Divulgação da Empresa

A divulgação é um dos pontos mais importantes de qualquer negócio, justamente por isso faz parte da gestão de negócios.

Veja, sem uma boa divulgação da empresa, você não terá demanda dos seus produtos, por melhor que sejam, já que, ninguém terá ciência do seu posicionamento no mercado.

Por isso, é crucial investir na divulgação do negócio, fazendo com que a sua marca, serviços e produtos sejam divulgados e cheguem ao conhecimento do público-alvo, despertando o interesse dele em consumir seu produto.

Para divulgar as sua empresa é preciso levar em consideração as características específicas dos seus clientes, visando satisfazê-los em todos os aspectos e não somente aumentar os seus lucros.

A divulgação deve ser feita a partir de meios de comunicação atuais e que sejam acessíveis para o seu público consumidor como sites e demais ferramentas virtuais.

6 – Formas de Se Adaptar Às Mudanças do Mercado Compõem a Gestão de Negócios

Todos os segmentos do mercado acabam sofrendo mudanças ao longo do tempo, que ocorrem a partir do desenvolvimento de novas estratégias, tecnologias, estabelecimento da concorrência ou mudança de comportamento do consumidor.

Para não ficar para trás, a empresa deve se adaptar às mudanças do mercado, acompanhando as novas tendências, tanto sociais e ambientais quanto tecnológicas.

Para aperfeiçoar-se faça um MBA Em Gestão De Negócios ou até mesmo um Curso Gestão De Negócios, fará toda a diferença no seu dia a dia na empresa.

Cursos de Gestão Estratégica de Negócios

Está pensando em ser um administrador ou gestor de empresa? Seja seu próprio negócio ou de terceiros? Para isso é importante fazer um curso de gestão de negócios.

No curso estudará:

  • Planejamento estratégico e plano de negócios
  • Economia
  • Estrutura organizacional de empresa
  • Métodos para tomar decisões
  • Gestão da informação
  • Gestão de marketing
  • Gestão de processos
  • Gestão de pessoas
  • Gestão financeira
  • Contabilidade voltada para negócios
  • Logística
  • Liderança
  • Entre outras.

Caso seu objetivo seja aprender como iniciar um negócio de sucesso, fazer a análise de viabilidade financeira e mercadológica e trabalhar de forma prática, em vez de um MBA você pode utilizar o Kit Novo Negócio.

Abaixo selecionamos 4 opções de MBA em Gestão de Negócios com uma boa estrutura de matérias de estudo e ao mesmo tempo conceituadas dentro do segmento, confira:

Preparado para fazer a gestão dos seus próprios negócios? Deixe suas dúvidas nos comentários!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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