Tipos de empresários e ego empreendedor: Qual é Você?

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Você já parou para pensar sobre os tipos de empresários que existem? Talvez, você não tenha notado, mas existem simplesmente três tipos de empresários bem definidos: o empresário bem-sucedido, o empreendedor sem sucesso e o novo empreendedor.

A princípio, você pode não se identificar com nenhum destes perfis, mas será que você não faz parte de nenhum deles mesmo? Tais definições podem não ser tão cativantes, mas são bem reais.

Vejamos como definiremos cada um dos tipos de empresários e assim você pode se manifestar em comentários sobre o que achou do texto.

Tipos de empresários

Um empreendedor bem sucedido é super fácil de conversar. Eles conhecem todo o jogo, sabem quando entrar ou não em um investimento e entendem o porquê de você também querer ser empresário.

Em sua maioria, são pessoas que adoram o desafio de investir, entretanto, não entram em qualquer ideia maluca que um novo empresário considere uma boa solução. Em outras palavras, ele sabe o caminho das pedras e analisa quais as chances de o negócio dar lucro.

São pessoas pouco impressionáveis com um cartão de visitas, porque em sua maioria ligam para o quanto a conta rende e não em como os empresários estão vestidos em uma reunião.

Geralmente, empresários de sucesso deram certo em seu primeiro empreendimento, mas isso não é só resultado de tino para os negócios, mas de planejamento.

Já o empreendedor sem sucesso é o cara mais azarado do mundo ou é aquele que não planeja a montagem de um negócio e acaba cometendo erros fatais para o empreendimento.

Tudo acontece com ele e por falta de conhecimento do ramo, planejamento ou foco, acaba fracassando. Em sua maioria eles sempre estão com um cartão de visita na mão ou em confecção e sempre em busca de algo para investir e com promessas de que, sem ele, tudo vai cair em mãos.

E na próxima, com certeza, ele fica rico. Muitos já tentaram mais de 20 modelos de negócio e aos seus 40 anos de idade afirmam que estão ‘na batalha’.

Na maioria das vezes, a sua ideia, produto ou serviço simplesmente não resolve o problema de ninguém e por isso, fracassam. Eles não entendem por que ninguém vai investir em seus negócios, mas continuam tentando, pois da próxima vez, tudo vai dar certo!

O novo empresário é o entusiasta, o cara do ano. Ele teve uma ótima ideia ou resolveu investir em um negócio próprio, estando com todo o gás para conseguir ter lucro e ficar rico.

Em sua maioria, são na verdade pessoas que não se encaixam na estrutura corporativa tradicional, geralmente querem ser seu próprio patrão. Vale informar que todo empresário de sucesso foi um novo empresário e o caminho é o mesmo para todos.

A regra também vale para um empresário novo poder ser um dia um empresário mal sucedido. Por isso, é importante conhecer o segmento de mercado no qual se quer investir, pesquisar e montar um plano de negócios antes de começar seu empreendimento.

O que pode acontecer, é o novo empresário achar que é o detentor da fórmula de fazer dinheiro. Ele é entusiasmado, como uma criança descobrindo um mundo, pois seu salário será de dono de empresa e não de funcionário regular.

Outros fatores também animam o novo empresário, como a grande lenda que irá trabalhar menos, pois o empresário bem sucedido já sabe que esta é uma grande ilusão. Eles pensam que vão ser ricos rapidamente e trabalhar menos, por isso estão entusiasmados.

Na maioria das vezes, o novo empresário precisa do capital inicial, mas jamais irá abrir mão de algum luxo para tê-lo. É aqui que vemos o primeiro sinal do ego entrando em confronto com o empreendedorismo.

O ego e o empreendedorismo

Quando os empresários colocam na mente que sua ideia é melhor que todas, seu ego já está inflado. Primeiro pense: por que será que ninguém fez isso antes?

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Duas respostas: ou realmente a sua ideia é única no mundo ou simplesmente o caminho das pedras não é tão simples.

O ego é o maior problema dos empresários hoje em dia e atinge até os mais antigos e experientes, acreditando que é preciso uma mente brilhante por trás de uma empresa de sucesso.

O novo empreendedor é o mais sofredor com o seu ego e o empresário mal sucedido é um eterno sofredor. Ambos são mentes fechadas para opiniões e não aceitam sugestões, pois eles acham que sabem tudo.

Já no caso do empreendedor mal sucedido, ele acha que se falhar sempre vai ter uma segunda chance e jamais verá o seu ego como um problema.

Em sua maioria, para ambos os casos, são apaixonados pela ideia e seu ego adora o fato de que eles podem agora colocar o termo ‘presidente’ em seu cartão de visita.

Se você analisar com calma, vai concordar conosco: o ego é o maior problema dos empresários. Se ele continua acreditando que sua ideia é a melhor, jamais irá conseguir ver os erros e ganhar dinheiro.

E muitas pessoas não conseguem escutar uma crítica sem se sentirem ofendidos. Um profissional apaixonado por sua ideia não consegue enxergar o principal: ele precisa ouvir o seu cliente para poder saber se está certo ou não. E ele, como empresário, sabe de tudo, e jamais irá dar crédito a um cliente.

Empresários e seus clientes: relação de sucesso

Uma dica para ter um bom negócio e quem sabe ficar rico é escutar principalmente o seu cliente. Como? Fazendo uma pesquisa de mercado ou simplesmente saindo do pedestal de empreendedor e se tornando o seu próprio cliente.

Desta forma, você será honesto em responder as seguintes perguntas: o que é o meu produto ou serviço; qual é o valor; como faço para obtê-lo; alguém mais já usou; o que eles dizem. Tentar se colocar no lugar do cliente pode ser uma ótima porta de entrada para começar a investir.

O ego pode ser um grande empecilho na busca pelo sucesso empresarial. Muitas vezes, tentamos ir pelo caminho mais complexo sem ao menos perceber que estamos tomando tal estrada, apenas por não saber ouvir.

Para ser um empreendedor de sucesso, é preciso saber a hora certa de pedir ajuda e saber como agradar a seus clientes e não a você mesmo.

Em qual dos tipos de empresários você se encaixa? Deixe seu depoimento:

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Ver Comentários

  • Adorei.queru abrir meu próprio negócio e esse site vai me ajudar,, bastante quero dizer já, ta me ajudando muito.

  • hoje compreendo um grande erro que meus ex-socios cometeram e que tambem me atingiram,sempre tive socios que se encaixam direitinho no "empreendedor sem sucesso"quando ia dar ideias e corrigi-los,sempre tinha discussão que eles estavam certos e pronto,e davam mancada pra nós se separarmos,e quando a gente se separava eles abriam seu próprio negocio,e não ião muito longe,fechavam,
    obrigado pelo texto ,muito bom

Publicado por
Vinicius Gonçalves

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