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Sumário Executivo do Plano de Negócios – Requisitos e Como Fazer

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O plano de negócios é uma ferramenta fundamental na criação de um empreendimento, principalmente se precisará tirar a ideia do papel e colocar em prática.

Servindo como uma base norteadora para o decorrer das atividades empresariais, o documento prevê desde as estratégias de marketing, preço, fornecedores até potenciais riscos que o negócio está exposto.

Outra finalidade importante é apresentar a empresa às pessoas de interesse: investidores, parceiros, instituições, futuros sócios, entre outros.

Dentro do plano de negócios há o que chamamos de sumário executivo.

O sumário executivo é o primeiro tópico do plano de negócios a ser lido.

Trata-se de uma “vitrine” do seu plano de negócios, pois apresentará de forma sucinta e objetiva os conteúdos que o leitor poderá aferir melhor ao longo do documento

Confira aqui todas as informações mais relevantes para criar o melhor sumário executivo do seu plano de negócios.

O que é sumário executivo

O sumário executivo é um resumo objetivo do seu plano de negócios. Não se trata de uma introdução ou justificativa, mas de um sumário mesmo, contendo seus pontos mais importantes.

Sua estrutura pode (e deve) variar um pouco de acordo com o perfil do leitor, mas é fundamental que tenha no máximo três páginas e nele constem as seguintes informações:

  • Resumo dos principais pontos do plano de negócio;
  • Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições;
  • Dados do empreendimento;
  • Missão e valores da empresa;
  • Setores de atividades;
  • Forma jurídica e enquadramento tributário;
  • Capital social e fonte de recursos.

Ao ser lido por interessados ou até mesmo o próprio empreendedor, o sumário executivo deverá deixar clara a ideia e a viabilidade da sua empresa, bem como as vantagens que ela agrega, além de todas as informações necessárias para que o negócio funcione de forma organizada. As Informações mais detalhadas virão nas partes seguintes.

A importância do sumário executivo

O Sumário Executivo é a primeira parte do seu plano de negócios e serve para fornecer detalhes e informações que podem despertar o interesse de um leitor, que geralmente é um parceiro, investidor ou futuro sócio.

Além disso, serve para facilitar encontrar o que deseja dentro do plano de negócios, que muitas vezes pode ser gigantesco, com mais de 300 pagina, munido tanto de informações, cálculos, gráficos, etc.

Se o sumário executivo do seu plano de negócios não estiver bem escrito, é muito provável que o leitor não se interesse em prosseguir na leitura do restante do documento.

Dessa forma, o sumário executivo assume funções importantes de viabilizar uma avaliação rápida da empresa e de seus planos e de conduzir o entendimento do plano de negócios e das informações que o leitor irá encontrar.

Lembre-se de que mesmo sendo a seção que abre o plano de negócios, o sumário executivo é a última parte do documento a ser escrita, pois ele precisa de os dados coletados e projetados no documento final.

Partes essenciais do sumário executivo

Confira agora as partes mais importantes, aquelas que todo sumário executivo precisa contemplar. Veja também o que escrever e como organizar melhor cada uma delas.

Introdução

Esse primeiro tópico deve conter um breve resumo descritivo do seu empreendimento. Entre os assuntos abordados é importante contemplar:

  • o que é o seu negócio;
  • serviços e bens comercializados;
  • o que diferencia a sua empresa dos concorrentes.

A introdução deve ser breve, e capaz de “vender” a sua empresa, fazendo com que a pessoa fique interessada em continuar a leitura do plano de negócios.

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Descrição da empresa, dados do empreendimento e dados sobre os sócios

Nesta seção você deve descrever um pouco o seu negócio, explicar quem são seus clientes e produtos, contar em linhas gerais a história da empresa, o nicho de mercado o qual ela faz parte, qual será o seu planejamento de marketing, operacional e financeiro, bem como que problemas ela vem sendo destinada a resolver na sociedade.

Visão, Missão e Valores da Empresa

A visão é o que você espera ou como visualiza sua empresa pelos próximos anos. Já a missão é a principal papel da sua empresa na área em que atua. É muito importante colocar a visão e a missão da sua empresa no sumário executivo, pois elas são uma síntese de seus objetivos de longo prazo. Ambas fazem parte da identidade organizacional de uma empresa.

Os valores representam um conjunto de princípios morais e éticos da empresa. Responda ao leitor qual é o seu negócio, quem é o seu consumidor, o que é valor para ele e o que é mais importante para os empregados, sócios, fornecedores, etc.

Defina claramente a missão e a visão de sua empresa, explique qual é o papel que ela desempenha no seu ramo de atuação e qual são as razões dela existir, pois um empreendimento costuma surgir de uma demanda social.

Justificativa do Negócio

Aqui você vai dizer ao leitor porquê e para quem seu empreendimento é importante. Procure enumerar as soluções que o seu negócio irá trazer para a resolução de determinado problema, assim como quais são as dificuldades e desafios que ele ainda enfrenta.

E não esqueça de deixar bem claro qual é o diferencial e o potencial de mercado da sua empresa em relação à concorrência.

Análise de Mercado

Faça uma breve descrição sobre o mercado e o perfil dos seus clientes realizada durante a elaboração do seu plano de negócios. Faça uma pesquisa e apresente dados concretos do setor que a empresa está incluída. A partir desse material, mostre como a sua empresa pretende conquistar e se manter nesse mercado, bem como os planos futuros de expansão ou inovações.

Plano de Marketing

Faça uma descrição sobre os diferenciais do seu negócio e das vantagens que os clientes obterão escolherem os seus produtos e serviços em detrimento da concorrência. Fale um pouco sobre as suas campanhas de marketing e outras ações que você já utilizou ou pretende utilizar para promover a sua empresa.

Planejamento Operacional

Faça uma pequena descrição sobre a estrutura do seu empreendimento, descreva a parte física (prédio, salas, maquinário, filiais, suas dimensões e localizações) e também a de Recursos Humanos. Você pode inserir imagens em anexo, se quiser.

Planejamento Financeiro

Mostre no plano financeiro o quanto de capital é necessário para manter a sua empresa em pleno funcionamento, se ela já se pagou (em termos de investimentos iniciais) ou se está em processo.

Apresente a situação financeira atual do empreendimento e quais são as metas para aumentar o crescimento do negócio. Faça, ainda uma listagem dos recursos que a empresa utiliza, entre materiais, funcionários, serviços terceirizados, entre outros.

Mercado de atuação e equipe de trabalho

Toda empresa faz parte de um contexto social amplo e cheio de oscilações, num mercado complexo e em constante transformação. Por isso o seu sumário executivo deve indicar que você está ciente das condições atuais desse mercado e suas perspectivas.

Para esta avaliação de mercado é importante contar com pesquisas confiáveis sobre as questões mais pertinentes à sua empresa. Uma empresa que produz ração para gatos e cachorros, por exemplo, poderia apontar que existem 30 milhões de animais abandonados. Esta é uma questão social que comove e engaja muitas pessoas, e poderá gerar muitos ganhos se for possível propor alguma iniciativa que busque reverter esse quadro.

O importante é você apontar soluções que possam resolver determinados problemas de forma lucrativa, eficiente e escalável.

Outra coisa interessante que você pode fazer nesta seção é apontar rapidamente sobre como as atuais empresas abordam o mercado e em que ponto são ineficazes ao tentar solucionar o referido problema (ou outros problemas que dizem respeito ao seu setor de atuação), e como a sua empresa é capaz de fazer diferente e melhor.

Objetivo e metas do plano

Os empreendimentos nascem por causa do desejo de alguém de chegar em algum lugar, de conquistar alguma coisa.

Quais são as visões de longo prazo da sua empresa? Aonde você quer chegar e em quanto tempo? Como você pretende alcançar o seu objetivo? É nessa seção do Sumário Executivo que você vai apresentar e responder essas questões.

É importante que você defina um objetivo central, que mostre o que realmente está buscando e que se assemelhe a um propósito, depois metas de curso e médio prazo. Nesse caso, cada meta será como um passo para chegar ao alcance do objetivo.

Um padrão interessante que você pode usar para se nortear é o conhecido SMART. Ele consiste, na realidade, em um acrônimo de cinco competências básicas acerca de metas e objetivos, que devem ser: específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Projeções em gráficos

Nenhum negócio ou projeto á capaz de atrair parceiros, colaboradores e/ou investidores apenas com ideias, por melhores e criativas que elas sejam. É muito mais eficiente e impactante apresentar fatos concretos que assegurem a viabilidade do que você deseja realizar. Isso gera mais transparência e transmite mais segurança ao leitor.

Gráficos e tabelas são capazes de fazer com que a leitura seja mais atrativa por não apresentar somente um bloco de texto e por indicar de forma simples e rápida uma série de informações importantes.

Dentre os principais tipos de gráfico, é possível destacar: pizza, barra, coluna e linhas. Eles podem ser criados no próprio Word ou ser recortados de pesquisas publicadas em sites ou revistas especializadas.

Modelos de sumário executivo do plano de negócios

Fazer diferentes modelos de sumário executivo é importante para captar a atenção de diferentes tipos de pessoas. Afinal, existe uma diversidade de pessoas e grupos de pessoas que podem se interessar pelo seu empreendimento.

Além de você mesmo ao administrar seu negócio, é claro.

Então, o seu sumário executivo precisa estar adequado aos vários perfis de leitores, desde investidores a possíveis sócios e parceiros. Dessa forma, o ideal é criar diferentes sumários, cada um a partir de um enfoque diferente.

Isso vai possibilitar que você, em cada modelo, destaque informações que serão mais relevantes a cada tipo de interlocutor que terá acesso ao seu plano de negócios.

Uma estratégia eficiente que você pode utilizar na elaboração de diferentes modelos de sumário executivo é a criação de personas, que são pessoas fictícias elaboradoras a partir das pessoas reais que você pretende atingir.

Quanto mais informações você tiver sobre o seu público-alvo – nesse caso, aqueles que irão ler o sumário executivo –, mais chances de adequar o texto e adaptá-lo aos interesses do leitor você terá.

Pense nas diferentes pessoas a quem você apresentará o sumário executivo:

  • Investidores
  • Instituições financeiras
  • Parceiros
  • Sócios em potencial.

Vamos supor, por exemplo, que você está fazendo um sumário executivo direcionado a um investidor. Então, faz sentido focar no planejamento financeiro, nas perspectivas de retorno e no potencial do mercado em que você atuará.

Mas isso pode não ser o ideal para apresentar o sumário a um sócio em potencial. Nesse caso, pode ser mais interessante, por exemplo, focar no propósito do negócio, na motivação que está por trás dele e em como e quando ele poderá trazer retorno.

Como fazer o sumário executivo do seu plano de negócios

O sumário executivo é a parte mais importante do seu plano de negócios, mas não é a única. Um plano bem estruturado deve conter ainda uma descrição detalhada da empresa, uma análise mercadológica, detalhes de sua organização e administração, a sua linha de serviços e produtos, bem como a sua estratégia de marketing e vendas.

Não deixe de mostrar que você realizou uma exaustiva análise de mercado antes de propor esse plano de negócios.

Inclua informações sobre a existência de uma demanda ou de uma lacuna no mercado escolhido, e como a sua solução em especial ajudará a satisfazê-la ou preenchê-la.

Convença os seus interlocutores de que você tem chances de sucesso na indústria focalizada, e então aborde os seus planos futuros.

Um ponto extremamente importante, que você nunca deve esquecer é que o sumário executivo deve ser a última parte do plano de negócios a ser desenvolvida. Assim, você terá maior embasamento para criar uma síntese das ideias, avaliando quais informações são mais relevantes.

Na hora de escrever, faço todo esforço para tornar o texto do sumário executivo atraente e convincente. Mostre que você sabe o que está dizendo e fazendo. Lembre-se de que o objetivo é instigar o leitor a ler o plano de negócio completo e conquistar a sua confiança.

No entanto, não enrole: apresente as ideias de forma clara, evidenciando a viabilidade do negócio. O sumário executivo deve ser simples, objetivo e sintético. Ou seja, faça com que ele seja um documento fácil e interessante de se ler.

Guie-se nesses pontos quando for elaborar seu sumário executivo. Lembre-se que ele deve ser:

  • Escrito de uma a três páginas
  • Apresentado como um documento que se sustenta sozinho
  • Escrito em tom formal, evitando pronomes na primeira pessoa.
  • O texto deve ser objetivo e sucinto

Ao descrever o plano, faça um breve relato com suas principais características. Procure mencionar:

  • o que é o negócio;
  • quais os principais produtos e/ou serviços;
  • quem serão seus principais clientes;
  • onde será localizada a empresa;
  • o montante de capital a ser investido;
  • qual será o faturamento mensal;
  • que lucro espera obter do negócio;
  • em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

Seguindo todas essas diretrizes que apresentamos aqui, você será capaz de produzir um sumário executivo capaz de atrair o interesse de qualquer investidor ou parceiro.

Preparado para fazer um bom sumário executivo no seu plano de negócios e tornar a ferramenta mais organizada para você e os interessados?

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Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Publicado por
Vinicius Gonçalves

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