Monte Sua Loja – Veja Como

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Monte sua loja! Não sabe como? Nós ajudamos, confira.

Você está em busca da sua independência financeira e profissional? Então, que tal uma loja?

Esta é uma das alternativas mais aderidas por quem deseja sair da mesmice e ter o seu próprio negócio, o que é uma excelente oportunidade para trabalhar com o que você realmente gosta e mudar de vida, basta escolher o nicho que mais se aproxima dos seus conhecimentos profissionais.

Veja que existem diversas possibilidades de nichos para você montar uma loja, por exemplo, é possível que você monte sua loja de roupas ou monte sua loja virtual, sem contar na imensidão de produtos que se encontram disponíveis no mercado atual.

Contudo, é importante lembrar, busque por trabalhar com públicos mais específicos, assim terá mais chances de conquistar sua parcela no mercado.

No entanto, antes de começar a tomar as primeiras providências para montar a sua loja, você deve ter em mente que este processo é trabalhoso e tem que ser feito com o máximo de planejamento, escolhendo cuidadosamente desde o local para instalá-la até o tipo de produto que será comercializado.

Dessa maneira, pode-se ter mais segurança para entrar no mercado e enfrentar os desafios que virão junto com a atividade praticada, além das variáveis da concorrência da economia.

Que tipo de loja montar e como proceder? Para responder estas questões, saiba que a preparação deve ser a palavra chave para quem deseja montar uma loja, afinal de contas, quanto mais informações você reunir, consequentemente, mais bem preparado estará, aumentando as suas chances de se tornar mais um empresário brasileiro bem sucedido.

Para abrir as portas do seu estabelecimento nós montamos este artigo com dicas sobre como montar uma loja. Confira abaixo:

1- Monte Sua Loja: Você Realmente Quer?

Não são poucas as pessoas que diariamente se lançam no mercado, abrindo um negócio próprio. Mas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cada 10 empresas abertas 8 fecham no mesmo ano.

Os motivos que levam a este cenário são muitos como, por exemplo, falta de administração correta, inexperiência, desistência, falta de dinheiro, rejeição do público-alvo e até mesmo o fato de o empresário descobrir que não tem aptidão para trabalhar com a atividade escolhida.

Ter aptidão para a atividade é de suma importância e muitas vezes é ignorado pelo empresário de primeira viagem.

Pense, você tem de enfrentar uma concorrência severa, caso não saiba exatamente como o seu nicho funciona e como executar com maestria a atividade, dificilmente terá chances.

Portanto, para não engrossar as estatísticas dos empresários que fracassam, a primeira coisa a se fazer é perguntar a si mesmo se você realmente quer abrir uma loja ou é só uma fase de empolgação?

Tenha em mente que a loja vai precisar da sua dedicação integral, pois os problemas não se resolverão sozinhos, você terá que abrir mão de muitos momentos de lazer para ser um empresário dedicado. Analise se você tem capacidade psicológica e profissional para ser um lojista.

Algo que sempre digo às pessoas que me perguntam sobre ser empresário, principalmente no tocante a questão de tempo de lazer, já que o “empresário faz seu horário” é que você, como dono de negócio, trabalhará no mínimo o dobro nos primeiros meses, talvez até o ano inteiro, depois, finalmente, conseguirá dar uma “relaxada”.

A verdade é que o empresário, dono do próprio negócio, não trabalha ‘menos’, mas sim, tem certa liberdade para organizar os seus horários, mas, ao final do dia, quando somar sua carga horária, verá que trabalhou mais do que se fosse funcionário, sem contar que você estará cheio de preocupações.

Veja, não estou tentando desencorajar ninguém, mas sim, fazer com que as pessoas que realmente tenham perfil empreendedor e queiram ser empresários, atinjam seus objetivos, e o primeiro passo é trazê-las para a dura realidade.

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2- Defina o Nicho ao Montar Uma Loja

Uma loja pode ser montada para vender diversos tipos de produtos. Para dar início ao planejamento do seu negócio, faça uma definição de qual será o nicho de atuação da sua loja, ou seja, o tipo de artigo que será comercializado.

Para fazer esta seleção, primeiramente considere quais são os seus conhecimentos e habilidades profissionais, afinal, é necessário trabalhar com algo que você gosta de verdade.

Se você entende de roupas infantis pode montar uma loja de roupas, se gosta de decoração é possível montar uma loja de artigos decorativos, e assim por diante.

Porém, lembre-se que não basta apenas gostar da atividade do estabelecimento, pois também é recomendado analisar se ela é viável e tem um potencial de rendimento estável.

3- Selecione o Público-Alvo ao Montar uma Loja

Com base no tipo de produto que será vendido na sua loja é necessário selecionar quem será o seu público-alvo, ou seja, as pessoas para quem o estabelecimento direcionará as suas ações.

Se a loja vai vender roupas femininas, consequentemente, as mulheres serão o seu público, mas é recomendado fazer o máximo de especificações possíveis como, por exemplo, a idade das clientes, comportamento sociedade, classe econômica, etc.

A partir do momento que a loja tem o seu público definido, ela terá mais praticidade para montar um estoque com produtos que tenham as características e estejam em “conjunto” com as necessidades dos clientes, o que aumenta as possibilidades de conquistá-los e torná-los fieis à sua marca.

4- Monte Sua Loja Mas Antes Estude a Concorrência

Toda a loja vai encontrar dificuldade nos primeiros meses de trabalho e este período pode se tornar ainda pior se ela não souber em que terreno está pisando.

Para diminuir os transtornos desta fase é recomendado estudar quem é a concorrência da sua loja. Comece fazendo uma lista de todos os estabelecimentos da região que trabalham no mesmo nicho que o seu e com o mesmo tipo de público consumidor.

Em seguida, estude as lojas concorrentes de maneira separada, analisando qual é a cartela de produtos que possuem e suas variedades, os preços que cobram, as formas de pagamento que disponibilizam, quais são as suas exclusividades e vantagens que oferecem para os consumidores.

A partir destas informações, você pode montar um plano estratégico para competir em pé de igualdade com os concorrentes.

5- Monte Uma Loja: Questões Legais

Todo e qualquer negócio precisa de amparo legal para ser aberto. Para regularizar a sua loja, você tem que ir até a Associação Comercial da sua cidade e solicitar a abertura do negócio, informando todos os seus dados pessoais e do seu sócio, se houver.

Feito isso, é preciso se dirigir até a prefeitura para pedir o Alvará de Funcionamento, além da Licença Ambiental e Licença do Corpo de Bombeiros.

Todas as autorizações são concedidas após os departamentos responsáveis realizarem uma fiscalização no local e aprovarem que a loja está em condições de funcionar.

6- Escolha o Local Apropriado Para Montar Uma Loja

O local em que a loja será montada pode definir o seu sucesso ou fraco, sendo necessário ter atenção nesta etapa.

Primeiramente, o ideal é instalar a sua loja o mais perto possível do seu público-alvo, procure um ponto em que haja a aglomeração de pessoas e o negócio fique em evidência.

A loja deve ser fixada no local apropriado, por exemplo, se você trabalha com produtos para as pessoas que pertencem às elites econômicas, ele tem que estar em bairros, shoppings e áreas nobres, que funcionem como um chamariz para os clientes em potencial.

7- Estruture a Loja

Monte a estrutura da loja, adquirindo espaço físico, que deve ter em média 40 m², divididos entre o salão para expor os produtos, o estoque, o banheiro e refeitório para os funcionários, além de pequeno escritório para tratar das questões administrativas do negócio.

Para o salão da loja compre prateleiras, gôndolas, expositores, balcão expositor, vitrine, manequins, araras expositoras, balcão de atendimento, caixa, cadeiras, computador, impressora, máquina de cartão de crédito, calculadora, telefone.

Os móveis devem estar adaptados ao tamanho e perfil da loja, sendo funcionais e, ao mesmo tempo, contribuindo com a decoração do espaço. Para montar a estrutura de uma loja de médio porte você vai gastar entre R$ 15.000 mil reais e R$ 50.000 mil reais.

8- Invista na Divulgação ao Montar Uma Loja

Os primeiros meses de funcionamento da loja serão difíceis, pois ela ainda estará se estabelecendo no mercado, sendo conhecida aos poucos pelo público-alvo.

Para reduzir os transtornos nesta fase, recomenda-se investir na divulgação da loja, fazendo um lançamento com preços especiais para cativar os clientes.

Use as ferramentas de publicidade para divulgar a loja como, por exemplo, panfletos, folders, encartes, revistas, além de investir na criação de um site e perfis nas redes sociais para divulgar informações sobre os seus produtos e serviços para os clientes.

O investimento na divulgação do negócio tem que ser permanente, sendo ampliada principalmente nas promoções e datas comemorativas que favoreçam o seu comércio. Veja também como usar o twitter como ferramenta de divulgação.

Monte Sua Loja e Nos Conte Como Está Sendo o Seu Sucesso!

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Publicado por
Vinicius Gonçalves

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