Seu Negócio Lucrativo [FERRAMENTA]
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Se a sua resposta for “nada”, é hora de arregaçar as mangas e fazer alguma coisa, antes que o mercado, de fato, te devore.
Manoel Marcondes Machado Neto, doutor em Ciências da Comunicação pela USP e autor do livro “4Rs das Relações Públicas Plenas: proposta conceitual e prática para a transparência nos negócios”, pela Editora Ciência Moderna, diz que o melhor caminho para pequenos empreendedores iniciarem a publicidade de seu negócio é pela comunidade local. Mas, de que forma atingi-la?
O especialista explica que tudo começa pelo primeiro “R”: o Reconhecimento. O empreendedor deve fazer uso de algumas táticas relacionadas ao estabelecimento de uma identidade – única, distinta. E, se for o caso, utilizar-se também das técnicas do “branding”.
“No caso da comunidade circunvizinha, o esforço se completa com o segundo “R”, de Relacionamento – no atendimento ao público. Um bom serviço ou um bom produto, naturalmente, são a base de tudo”, observa Manoel.
Mas a estrada não para por aí. No terceiro “R”, de Relevância, será preciso destacar-se da concorrência local, a qual disputa público com você.
É momento de atacar as táticas de marketing (pesquisa, eventos pontuais – inauguração, degustação), e, talvez, exercer algum papel relevante na comunidade, patrocinando a quermesse, a festa, a caminhada, a maratona, a “academia da terceira idade” local.
“Para não deixar de lado a construção mais duradoura para quem quer permanecer no local, o quarto “R”, de Reputação, merece atenção. É preciso conhecer a quem se deve dar satisfações, com quem se quer “falar”, adequar a linguagem a partir disso e divulgar muito: no jornal de bairro, no serviço de alto-falante, no portal dos serviços, etc.”, salienta o profissional.
Agora, se você está pensando que para garantir um bom marketing vai precisar de mundos e fundos, está enganado. Grandes investimentos pode, inclusive, ser um erro, principalmente se você não é grande o bastante para sustentar o tranco dos gastos – que são altos.
“Nossa mídia é pouco diversa e isto faz com que possa definir seus preços a partir de bases irreais, inclusive de alcance, sempre superdimensionados”, pontua Manoel Marcondes.
A publicidade alternativa pode ser uma boa estratégia para pequenos negócios. Screen men, projection man, espelhos mágicos e voice media são em conta para o pequeno empreendedor podem até sair em conta para o pequeno empreendedor.
No entanto, Manoel Marcondes é categórico em afirmar que é necessário ter ajuda especializada. Não existe mais espaço para amadores.
“Isto é um mandamento. Não há mais como improvisar, pois ditas “novas mídias” surgem todo o tempo. A atenção dos consumidores está assoberbada de estímulos. Até no “toilette” somos assaltados pela propaganda.
É preciso resgatar o caráter técnico e legal das agências de propaganda. Veículos têm comercializado espaço diretamente e oferecido “criação de graça” para baixar preços de maneira ilegal. Quem perde no final? O anunciante e o público”, alerta.
Manoel também é a favor da propaganda contínua e diz que há muitas vias para isso. “Até com custos “zero”, se você considerar que o próprio empreendedor pode reservar duas horas de seu dia para atuar no meio “internet” e nos “veículos” redes sociais”, ensina.
Mas, não se atenha somente à internet. Muitos acham que ela é a principal via para se fazer conhecido, mas não é bem assim. “Cresce a fatia da internet no “mix” da mídia, mas dados recentíssimos mostram que a mídia impressa se mantém forte. O rádio também.
Quem está perdendo – pouco, ainda, é o meio TV. O documentário “The Naked Brand”, de 2013, demonstra cabalmente a importância de uma era em que os clientes também são mídia”, explica.
Quer outras alternativas para fazer a propaganda da sua pequena empresa de forma eficaz e barata? Confira as dicas de Manoel Marcondes Machado Neto.
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O importante vai ser o seu “comment” sobre cada post que fizer, relacionando seu negócio, seus valores. Dizem, hoje, que “internet é vídeo”.
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Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!