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Como Montar Um Plano de Comunicação [Passo a Passo]

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Quer passar informações para os clientes? Veja como montar um plano de comunicação efetivo.

Em um negócio, saber transmitir a informação correta é fundamental. A comunicação é elencada como um dos pontos mais importantes ao se buscar o sucesso da empresa, tanto no tocante ao sistema interno quanto externo.

Veja, você precisa de clientes, como faz para que eles venham até seu estabelecimento? Marketing? Divulgação? Quando se pena mais a fundo, logo se percebe que nada mais é do que a comunicação.

Conseguir transmitir uma mensagem eficiente para os consumidores fará com que se interessem pela sua empresa.

O que acontece é que uma mensagem eficiente é mais difícil de ser elaborada do que possa parecer, e é justamente por isso que equipes especializadas no assunto ganham a vida. Mas, o que impede você de fazer isso?

Bom, o primeiro ponto a destacar é que é preciso criar um plano de comunicação, assim conseguirá estudar o seu público alvo, a mensagem e até mesmo onde irá veicular as informações.

Por exemplo, um blog pode ser um veículo de comunicação muito efetivo, desde que seja o local em que seus clientes se concentram e estejam suscetíveis àquela informação no ambiente. Veja agora mesmo como divulgar um blog.

Quer aprender como montar um plano de comunicação? Trabalhar de forma efetiva a sua propaganda e fazer com que os potenciais clientes sejam atraídos ao seu negócio?

Para isso será necessário aprender os passos a serem seguidos, mas não se preocupe, ensinaremos tudo que você precisa aprender! Pronto? Confira então como fazer um plano de comunicação.

O Que é Plano de Comunicação

Compreender o que é o plano de comunicação é o primeiro passo para aprender como elaborá-lo, afinal, não tem como criar algo que sequer se sabe o que é, concorda?

O plano de comunicação é um documento escrito que estabelecerá os pontos necessários para que você consiga atingir uma comunicação efetiva com o público-alvo e, com isso, atingir os objetivos almejados.

Este documento compreenderá também os objetivos que se almeja atingir com a comunicação, por exemplo, aumentar a demanda de clientes em 50%, maximizar a quantidade de compras por clientes em X%.

Porém, lembre-se de ser realista, não adianta criar metas quase impossíveis de serem atingidas, pois isso apenas lhe trará frustrações.

Por Que Montar Um Plano de Comunicação

As vantagens de montar um plano de comunicação são tantas que não cabe nos dedos, mas vamos trazer as principais para que você realmente perceba a importância e não deixe de fazer!

Quando você desenvolve um plano de comunicação é possível estabelecer com maior precisão o público-alvo, atingindo de forma mais precisa e, consequentemente, obtendo um melhor resultado de conversão para o objetivo.

Outro fator é o custo que terá quando fizer um plano de comunicação. Por ser possível atingir de forma mais restrita e com maior eficiência os consumidores, consegue-se gastar menos, já que você não estará jogando “anúncios” ao vento, mas sim para os consumidores certos.

As dificuldades e resistências por parte dos consumidores poderão ser previstas através de um estudo apurado no plano de comunicação, o que fará ainda mais efetiva a campanha.

Perceba que você terá um resultado melhor por um custo mais baixo ao fazer um plano de comunicação, podendo, inclusive, prever eventuais problemas que serão enfrentados. Por isso, faça!

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Como Fazer Um Plano de Comunicação

Agora que você já percebeu a importância do plano de comunicação para a sua empresa, chegou o momento de aprender como elaborá-lo. Curioso?

O plano de comunicação é dividido em 7 partes que não podem faltar, outras poderão ser adicionadas de acordo com a necessidade do seu negócio, são elas: objetivo, público-alvo, recursos necessários, mensagem-chave, canais de comunicação, orçamento e avaliação de impacto.

Objetivo do Plano de Comunicação

De nada adianta conhecer o caminho se você não sabe onde deseja chegar, esse é um dos preceitos básicos mais importantes.

Estabeleça o objetivo que deseja atingir com o plano de comunicação ou campanha em si. Por exemplo, você quer aumentar as vendas? Aumentar a quantidade de clientes? Fazer sua empresa mais conhecida?

Descobrir exatamente o que deseja conseguir com a mensagem que será passada é de fundamental importância, e sem isso sua campanha pode estar fadada à falha.

Através da comunicação você pode ressaltar pontos que diferenciam seu negócio dos outros, conseguindo tomar parcela do mercado e “derrubar” concorrentes. Veja agora mesmo como diferenciar o seu negócio, é muito importante.

Público-alvo do Plano de Comunicação

Veja, você tem um objetivo, contudo, responda: Quem proporcionará que você alcance aquele objetivo?

É preciso descobrir quem é o público-alvo da sua campanha que envolverá o plano de comunicação. São pessoas de idade? Jovens? Homens? Mulheres? Qual a classe social? Quanto de renda precisa ganhar para adquirir seus produtos/serviços?

O público-alvo desempenha um papel muito importante porque se você errar o direcionamento a sua campanha será pouco efetiva e muito custosa.

Isso acontece porque você irá utilizar meios de comunicação X para determinado público e Y para outro. Além disso, o tipo de abordagem pode ser diferente e até mesmo o local que você irá emitir a comunicação pode ser outro.

Faça uma pesquisa para descobrir quem realmente utiliza dos seus serviços, caracterize-os e divida em grupos.

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Mensagem-Chave do Plano de Comunicação

O que você espera que o público alvo lembre da sua informação? Qual é a informação foco que ele precisa ficar “batendo” na cabeça?

O estudo das mensagens-chaves precisa ser feito com muita atenção, porque é o que os consumidores terão em suas mentes no decorrer do dia/dias.

Por exemplo, você tem um produto que é considerado o carro chefe do seu negócio e deseja que os clientes vão até sua loja para conferir esse produto e, consequentemente, você terá a oportunidade de fazer com que conheçam a loja, comprem outros produtos e familiarizem-se com o negócio.

Então a mensagem-chave será o produto e para ir até a loja conferir a promoção, podendo-se ainda dar um prazo de escassez, como: durará apenas X dias.

Plano de Comunicação – Canais de Comunicação

Os canais de comunicação correspondem como e onde você irá lançar a “mensagem” que deseja. Existem diversos canais de comunicação, porém, deve-se analisar qual será mais efetivo para o seu tipo de público.

Por isso, o primeiro passo é descobrir onde está localizado o público alvo. Qual é o local em que se concentram? Costumam ler jornais? Acessar as redes sociais?

Quando você descobrir onde os consumidores que lhe interessa que ouçam a mensagem, é o momento de descobrir quais são os melhores canais de comunicação.

Pessoas de mais idade, por exemplo, dificilmente se concentram em redes sociais, embora exista. Normalmente este público irá perceber mensagens na televisão, rádio e jornais. Já o público mais jovem poderá ser encontrado em redes sociais e marketing de conteúdo, em blogs e sites.

Existem vários canais de comunicação, mas para que se consiga bons resultados é preciso utilizar o que corresponde ao seu público. Estabeleça isso no plano de comunicação!

Recursos Necessários Constam no Plano de Comunicação

O que você precisa para poder por em prática o envio da informação desejada? Esse é um ponto indispensável do plano de comunicação.

Por exemplo, você pode precisar de mão de obra para distribuir panfletos, ou guardar uma quantidade financeira para poder fazer campanhas em redes sociais e motores de busca.

Quando você monta o plano de comunicação e estabelece os recursos que serão necessários para conseguir executá-lo a tendência é ter bons resultados, além de gastar exatamente o esperado.

Uma das piores coisas que se pode acontecer quando está trabalhando com a divulgação de um negócio é faltar recursos para continua-lo, seja humano, financeiro ou material publicitário, por isso é tão importante trabalhar os recursos necessários no plano de comunicação.

Orçamento Deve Constar no Plano de Comunicação

Todos sabem o que é um orçamento. Faça um orçamento do valor que gastará e adicione um valor de aproximadamente 15% para as mudanças inesperadas e necessidade de aporte em áreas que não estavam previstas.

Vale a pena fazer busca de preços para montar a sua comunicação, existem diversas empresas que auxiliam nesse processo e com certeza umas são mais caras que outras.

Avaliação de Impacto no Plano de Comunicação

Com as atitudes elencadas, qual é o impacto que você acredita obter? Analisando o custo x benefício, como o mesmo se comportará?

Perceba que a avaliação de impacto corresponde 2 etapas, uma no plano de comunicação e outra quando tiver sido realizada a campanha.

Quando você fizer a avaliação de impacto no plano de comunicação você trabalhará com expectativas, as quais, embora possam não ser o resultado em si, serão próximas, a não ser que seja feito algo de errado.

Você pode atribuir, por exemplo, quantas pessoas irão receber a informação e qual é a média que serão convertidas, segundo suas estimativas.

Já após realizar a campanha você fará outra analise de impacto e verificará como a mesma se comportou, procurando por erros, somente assim conseguirá melhorar para as próximas.

Agora Que já Sabe Como Fazer o Plano de Comunicação, o Que Acha de Por em Prática?

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★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Vinicius Gonçalves

Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

Publicado por
Vinicius Gonçalves

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