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Está pensando em trabalhar com marketing de afiliados seja na internet ou físico, através de empresas como Up Cosméticos, entre outras? Leia este conteúdo até o final, trará informações exclusivas e importantes para se tornar um empreendedor bem sucedido.
O marketing de afiliados é todo o programa que visa “vender” produtos/serviços de terceiros como afiliado, recebendo um percentual e tornando-se parceiro da marca.
É uma espécie de colaborador, fazendo ou não uso da marca para propagar e vender os produtos.
Na internet o marketing de afiliado ou de rede se tornou comum com a venda ou indicações de cursos e produtos, existindo, inclusive, empresas especializadas, como é o caso da Hotmart, Eduzz e Zanox.
Nestas opções o parceiro faz a divulgação e indicação dos produtos, sendo que, caso seja realizada uma ação como clique, cadastro ou até mesmo venda, recebe-se um valor ou percentual, os quais são previamente acordados.
Embora seja “recente” o marketing de afiliados na internet, de forma presencial e física já acontece a muito tempo, é o caso das empresas como Natura, Avon e etc.
As quais criaram “consultoras” que nada mais são do que um marketing de afiliados, contudo, precisam adquirir os produtos e ganham um valor (percentual) em cima de cada venda.
A estrutura de criação do marketing de afiliados tende a ser “piramidal” ou, no mínimo, comissionada. Vamos conhecer a diferença entre as duas modalidades?
Na estrutura piramidal o parceiro pode integrar na sua base outros colaboradores, ganhando também um pequeno percentual em cima de cada venda dos demais, por isso chamamos de “piramidal”.
Já no comissionado, não existe a possibilidade de integrar uma equipe ou novos parceiros na base, a ligação é feita tão somente com o produtor.
Hoje, o marketing de afiliados no “mundo físico”, presencial, porta a porta, tornou-se pouco visado, justamente pela dificuldade de conseguir efetuar as vendas, pouca quantidade de empresas atuantes e o significativo aumento de os consumidores decidirem o que querem comprar, ao invés de aceitarem, tão facilmente, a venda porta a porta (sugestão).
Por isso, embora seja possível sim ganhar um bom dinheiro com o marketing de afiliados presencial/físico, este está cada vez menos vantajoso e mais difícil de atingir o sucesso.
Perceba, falamos que está mais “difícil” e não impossível, é possível achar facilmente casos de sucesso atuando desta forma.
Para ajuda-lo com o marketing de afiliados reunimos 11 dicas imbatíveis e que farão toda a diferença na sua carreira, confira:
No início tende a ser difícil trabalhar com marketing de afiliados justamente pelo fato de ser desconhecido, já se tiver um networking legal, poderá ter resultados positivos desde o início.
Bons produtos e marca consolidada são pré-requisitos importantes para o sucesso de um empreendedor do marketing de afiliados. As pessoas precisam acreditar na marca e o produto deve satisfazer uma necessidade ou solucionar um problema urgente.
Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!
Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.
Produtos de emagrecimento ou de controle de diabetes por exemplo, tendem a ter um alto volume de vendas em marketing de afiliados online, justamente por satisfazerem os quesitos acima.
Consumidores em busca de emagrecimento costumam estar “desesperados” e com alto estima abalada, por isso estão mais propensos a comprar e com menos objeções.
A melhor forma de convencer os consumidores a adquirir suas indicações de produtos/serviços é conhecendo-os profundamente, seus medos e anseios, com isso poderá trabalhar para conquista-los e atingir o inconsciente, responsável pela decisão de compra.
Outro fator a ser observado antes mesmo de escolher o produto que irá trabalhar no marketing de afiliados é o potencial do nicho.
Realmente as pessoas compram dentro deste nicho? Com que frequência? Como é a concorrência e o poder econômico? Questões como estas devem ser avaliadas antes de iniciar.
Um erro bastante comum ao trabalhar com marketing de afiliados é focar apenas na busca pelo produto e esquecer que tem concorrentes, os quais podem ter o monopólio do mercado.
Por exemplo, trabalhar como afiliado de calçados é uma tarefa difícil devido a forte concorrência, seja física ou virtual, como é o caso das grandes lojas ou empresas como Dafiti ou Netshoes.
Caso opte por trabalhar com marketing de afiliados online esteja ciente que não é “brincadeira”, terá concorrentes experientes e com longos anos de estudo de mercado, inclusive com equipes especializadas em marketing virtual para obter o melhor resultado.
Sua única chance é levar a sério o negócio e se dedicar tanto quanto os outros.
Campanhas de marketing físicas ou virtuais serão obrigatórias para conseguir vender os produtos que irá receber comissão e, no caso da internet, SEO (search engine optimization), também conhecido como otimização para motores de busca, garantirá que tenha visitas nas suas campanhas e sites, permitindo vendas corriqueiras e com baixo custo.
No sistema piramidal o ganho maior vem dos seus “colaboradores”, ou seja, aqueles que trabalham na sua base e você ganha um pequeno percentual em cima das indicações/vendas realizadas por eles.
Aqui o objetivo número 1 é conseguir montar uma base forte, de pessoas engajadas e que consigam ter um bom faturamento com vendas.
Em marketing de afiliado ser um dos primeiros é sinônimo de “exclusividade” e pouca concorrência, por isso, muitos iniciantes tem como objetivo inicial encontrar marcas e produtos que estão recém se lançando, mas com alto potencial de investimento e crescimento.
Antes de se dedicar a uma empresa tenha certeza que esta efetua os pagamentos corretamente e nos percentuais acordados.
Para descobrir, uma boa dica é entrar em contato com quem já atuou como parceiro, podendo-se obter as informações necessárias.
Seus colaboradores da base constituem parte da sua receita/faturamento, então se lembre sempre de trata-los bem, inclusive, se possível, dê incentivos e benefícios extras que a marca em si não fornece.
Talvez um dos pontos mais importantes para ter sucesso com o marketing de afiliados é tratar o negócio como uma empresa, seja no quesito administração, marketing ou pagamentos de colaboradores.
Ainda, tenha um planejamento de marketing e plano estratégico, pode ser decisivo e evite dispersar as ações.
Muitos aspirantes a empreendedores cometem o erro de pensar no marketing de afiliados como um “bico”, renda extra, e acabam por não levar a sério como deveriam.
O marketing de afiliados é um negócio como todos os outros, deve ser precedido de uma análise de viabilidade de negócio, planejamento estratégico, capital de giro e plano de ação.
Por isso, se você está pensando em ser bem sucedido nesta área, sugiro, honestamente, dedicar-se e tratar como uma verdadeira empresa ou negócio.
Lembre-se, o mercado já possui empreendedores treinados e com bases sólidas, por isso é preciso estar preparado para conseguir um bom espaço no mercado.
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!
Ver Comentários
Concordo e discordo, mercado de afiliados sim é uma ótima oportunidade de construir um negócio. Agora construir um negócio sólido e consistente baseado nas técnicas ensinandas no mercado hoje é IMPOSSÍVEL. O mercado aqui no Brasil está sofrendo demais com uma overdose de "desinformação" e acredite isso não é nenhum pouco bom. existem formas mais consistentes e firmes de se trabalhar como afiliado e com negócios na internet.
eu mesmo coloquei no meu blog esses dias um artigo super interessante que falo detalhadamente um plano de marketing que utilizo nas minhas empresas para eventualmente fazer vendas como afiliado.