A escolha da localização do ponto comercial é fator crítico de sucesso para empresas do ramo varejista, atacadista e empresas fabris.
Por isso, ao montar um negócio a localização do ponto comercial é essencial .
Para escolher um ponto comercial de forma estratégica é necessário realizar pesquisas:
As pesquisas devem identificar a proximidade com o público-alvo, público que reside aos arredores da empresa. E ainda o público-alvo que passa diariamente onde a empresa está localizada.
Pesquisando os motivos da movimentação do público-alvo, ou seja, o público que faz parte da movimentação de pessoas que estão nesta localização estudando, trabalhando ou apenas para lazer.
Quais os motivos que faz com que as pessoas estejam presentes ali, a pesquisa desses motivos é essencial para identificar a clientela em potencial.
Observando a movimentação, o fluxo de pessoas e as razões que fazem com que as pessoas frequentem o local e ainda a vizinhança, o empreendedor poderá também descobrir traços importantes no perfil e comportamento consumidor, baseando assim a escolha da localização do ponto comercial.
Outra análise a ser feita é sobre a existência de concorrência local, quais empresas do mesmo ramo estão em funcionamento na região e qual o nível de concorrência, questões como:
- Qual o porte da empresa concorrente?
- Quantos anos de tradição dessas empresas?
- Qual o grau de movimentação e o que essas empresas oferecem?
É necessário realizar uma pesquisa amigável, para descobrir o acesso de transporte, a facilidade ou dificuldades encontradas, a infraestrutura local e outros.
É necessário apontar também pesquisas sobre alguns fatores como:
Existência de cooperação de outras empresas ou empresas que completem o negócio e até mesmo o serviço oferecido pelo empreendimento. Ou seja, é importante encontrar uma localização em que exista sinergia.
O Preço de Acordo Com a Localização do Ponto Comercial
Ao procurar um ponto comercial para alugar, deve-se sempre procurar uma boa localização, quanto melhor a localização, maior será o preço do aluguel.
Claro, que nem todas as empresas estarão situadas em um ótimo ponto comercial, e o alto custo é um dos motivos.
Por isso, as empresas podem investir em um ponto que não é tão caro, mas que ao mesmo tempo pode ser um local com potencial e para que o negócio deslanche o próximo passo é investir em divulgação e na aparência do local.
Dicas Para Escolha da Localização do Ponto Comercial
O Trabalho de Procura – empresas comerciais abrem e fecham as portas o tempo todo, isso porque a escolha da localização do ponto comercial não foi a mais adequada para a atividade a ser realizada.
Uma dica importante é escolher se deseja alugar ou comprar o ponto comercial. Ocorre também que um negócio pode funcionar com sucesso em um local e em outro local não encontrar o mesmo sucesso, isso, porque o local tem que possuir as características que estejam de acordo com o negócio escolhido.
Lembrando, que a localização poderá ser também surpreendente, pois muitas vezes uma loja de decoração e artigos para o lar pode estar em um setor bancário e obter sucesso, por isso, é necessário pesquisar localização e clientela em potencial sem discriminar nenhuma possibilidade.
Pois, quando os empreendedores chegam para pesquisar com padrões pré-estabelecidos, muitas vezes acabam não enxergando as verdadeiras oportunidades locais.
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Outro fator importante ao escolher a localização do ponto comercial é quanto ao potencial da região, ou seja, quantos consumidores estarão dispostos a se locomover para consumir naquela região e porque o fariam. Portanto, é necessário abrir a mente e pesquisar as diversas possibilidades locais.
Antigamente um bom ponto comercial era uma questão de poder aquisitivo da população e fluxo de pessoas na região, porém a realidade mudou com o poder de compra da classe C e a preferência das pessoas por se locomoverem para consumir e também por motivos de lazer.
Por essas razões é que procurar uma localização do ponto comercial é um fator cada vez mais complexo.
O Público-alvo – como dissemos acima a escolha da localização também precisa estar baseada no público-alvo e por isso é necessário uma avaliação dos seguintes fatores:
Público-alvo – analise qual produto ou serviço são oferecidos pela empresa e assim delimitar o público-alvo.
A Pesquisa Econômica – também é necessária, portanto é necessário pesquisar o poder aquisitivo da região e os investimentos necessários para que o negócio se torne apresentável para aquela localidade.
Ou seja, empresas que escolhem se localizar em um bairro sofisticado terão maiores investimentos com infraestrutura.
Custos e Investimentos – é necessário avaliar também qual o custo de se pertencer a localidade, ou seja, qual o custo do aluguel, do condomínio, do estacionamento, da fachada e de outros requisitos que são próprios do endereço.
Segurança – é necessário identificar se a área é segura, muitos empresários escolhem um local com a existência de outros comércios e muita movimentação, mas esquecem do fator segurança, pois existem pontos comerciais que são mais sujeitos a assaltos, roubo de carros, esses locais pode até haver policiamento, mas contam também com a criminalidade e situações constrangedoras.
Cidades do Interior – algumas empresas comerciais e empresas fabris estão preferindo abrir novos empreendimentos em cidades do interior, isso porque nas cidades do interior o custo com instalações poderá ser mais baixo, o custo da mão de obra e ainda o potencial consumidor do local.
O público das pequenas cidades está ávido pela inovação e diferenciação, por isso, empreender nas pequenas cidades é uma ótima oportunidade para empresários criativos.
Invista na Localização do Ponto Comercial
O local para instalação do empreendimento já foi escolhido, o próximo passo então é investir na aparência do local e no conforto para os clientes.
É importante saber se deseja comprar ou alugar um ponto comercial para o seu negócio.
O aluguel do ponto comercial é mais indicado para quem não possui muito capital de giro. Por outro lado, quem deseja comprar, a venda do ponto comercial pode se tornar lucrativo, pois, caso o negócio não de certo, há a possibilidade de passar o ponto comercial para terceiros.
Lembre-se, tanto no caso de aluguel ou compra de ponto comercial, deve-se sempre fazer o contrato de ponto comercial, ou seja, formalizar o negócio que está sendo realizado entre as partes, assim, evitará diversos problemas no futuro.
Uma loja com aparência moderna pode ser o diferencial para determinado centro comercial, o acesso também, por isso, pense em clientes que são cadeirantes e portadores de deficiência.
Outro ponto de diferenciação poderá ser um estacionamento próprio, já que estacionar é um problema na maioria das cidades. É preciso planejar como a empresa pode criar diferencial onde está situada, e com certeza esse será um fator crítico de sucesso.
Agora Você já Tem Todas as Dicas Que Necessita Para Escolher a Melhor Localização do Seu Ponto Comercial! Boa Sorte!
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!