Como Fazer um Panfleto de Vendas com Técnicas Comprovadas

Como fazer um panfleto que venda
Para fazer um panfleto eficiente e com boa conversão, que faça com que a pessoa que receba realmente leia, é preciso observar cores, imagens, conteúdo e outras dicas.

Nesse texto, ensinaremos a você algumas técnicas e dicas para que consiga fazer um panfleto que venda, aumente o seu público comprador e traga sucesso para o seu negócio.

Estudos científicos comprovam que uma pessoa faz uma análise, seja de outras pessoas ou imagens, em menos de 5 segundos, ou seja, é apenas “uma passada de olhos”.

Dessa forma, podemos entender porque um panfleto bem elaborado, com foco nas partes importantes e com uma linguagem neurolinguística apropriada pode aumentar significativamente as vendas de uma empresa.

Nesse conteúdo focamos em ensinar passo a passo como criar o panfleto, dicas e cuidados para não errar. Confira!


Um leitor/consumidor faz 3 análises iniciais e persuasivas em um panfleto: cor, imagem e conteúdo.

1. Escolha do Programa para fazer um panfleto

Para fazer um panfleto será necessário um programa de artes gráficas, normalmente para isso é utilizado o Photoshop ou Coreldraw.

Para quem deseja algo simples, grátis e com modelos de qualidade já prontos, o Canvas é uma excelente opção.

Dica: O custo para contratar um especialista é baixo, muitas vezes a arte é grátis, desde que a impressão dos panfletos seja realizada na gráfica.

2. Como escolher as Cores do Panfleto?

As cores que serão utilizadas no panfleto são responsáveis por destacar a escrita e imagens. Isso acontece porque a cor de fundo causa contraste.

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Para encontrar uma cor adequada pense da seguinte forma: a cor não pode “ofuscar” as demais imagens e escritas que serão inseridas no panfleto, bem como, não pode causar um contraste tão elevado que a pessoa se sinta incomodada ao olhar o panfleto.

Uma boa dica para acertar na escolha das cores do panfleto, tanto do fundo, letras e borda, é utilizar a psicologia das cores ou o círculo cromático.

escolher cores com circulo cromatico
O círculo cromático permite encontrar corretamente as cores contrastantes para panfletos de forma harmônica.

Utilizar bordas com cores diferentes e que destaquem o panfleto costuma trazer bons resultados ao prender a atenção do leitor por mais tempo e fazer com que ao menos “receba” o panfleto no momento da entrega.

3. Imagens para fazer um panfleto que vende

Todo panfleto precisa de uma boa imagem, jamais faça um panfleto apenas com informações escritas, sem quaisquer imagens.

O primeiro ponto que o leitor observará é a imagem, já que esta exige menos esforços, basta um “passar de olhos” e pronto, a informação inicial já está processada.

Por isso, possuir uma imagem análoga a ideia do negócio, bonita e previamente estudada, observando os preceitos da PNL (programação neurolinguística) é fundamental.

Uma imagem que foi muito utilizada nos EUA, e ainda é até os dias atuais, é a de um boneco (Bill Clinton creio eu) apontando com o dedo para frente em direção àqueles que olhavam.

O boneco mantinha um olhar firme e sério, juntamente com frases para se alistar no exército americano.

A imagem foi um verdadeiro sucesso e responsável por um grande número de alistados.

Através de uma análise neurolinguística percebe-se que a imagem foi muito bem estudada, trazendo um caráter patriarcal, utilizando uma mensagem subliminar de AUTORIDADE, como se estivesse mandando o leitor entrar para o exército.

imagem para fazer panfletoDessa forma, percebe-se o poder de uma imagem, bem como, que se o exército americano gastou tantos esforços para criar algo desse tipo, imagine o poder de persuasão que uma imagem bem elaborada pode ter no seu panfleto?

Importante: A imagem deve ter algo a ver com o seu negócio, por exemplo, caso deseje vender aparelhos de informática e queira utilizar uma técnica como a acima exposta, pode-se utilizar o Bill Gates, ou imagens de computadores ultra modernos.

De nada vale uma imagem se o leitor não tiver conhecimento do que ela deve transmitir, ou seja, pense como leitor e não como um técnico na área.

Por exemplo, caso coloque uma imagem de 1 computador e escreva o modelo para demonstrar a existência de produtos altamente tecnológicos da sua loja, isso dificilmente funcionará, pois o leitor não saberá nada sobre aquele modelo, contrário seria se colocasse a imagem de um IPAD ou Galaxy, entre outros produtos que tem um maior índice de adeptos.

4. Como fazer e estilizar o conteúdo do panfleto?

O conteúdo é observado em uma segunda análise pelo leitor, e mais, apenas se algo tiver chamado a sua atenção e o deixado interessado ao “passar o olho”. 

Nessa segunda “analise” o leitor tão somente vai focar no que estiver bem destacado, não prenderá sua atenção nos detalhes, em razão disso, destacar o que é importante e que convença o leitor a reler o panfleto ou ir à loja é fundamental.

Existem 3 (três) formas básicas e bem aceitas de destacar uma informação, são elas:

  • Divergência de cor (contraste): por exemplo, a escrita é na cor branca e a palavra que deseja destacar utiliza um azul forte.
  • LETRA MAIÚSCULA: Aumentar o tamanho da letra e colocá-la em maiúscula faz com que em uma leitura rápida aquela palavra seja percebida.
  • Letra negritada: Colocar em negrito determinada palavra chama a atenção do leitor.

Perceba que sua atenção foi focada em alguma das 3 formas acima.

Aconselha-se a unir no máximo 2 das técnicas acima, pois senão pode confundir o leitor.

Tenha em mente que esta segunda análise é realizada em forma de “leitura dinâmica”, aquela famosa passada de olho para ver do que se trata.

Se o leitor se interessar, fará uma leitura final para entender os detalhes.

4.1 – Como Escolher as Palavras para Destacar ao fazer um panfleto?

conteudo do panfleto
Destaque no conteúdo do panfleto apenas as palavras chaves e realmente importantes para despertar interesse.

Quando estamos fazendo um panfleto é comum achar que tudo é “importante” e no final do panfleto perceber que destacou TUDO. Entender quais palavras devem ser destacadas e encontrá-las no seu “anúncio” é necessário para criar um panfleto eficiente e que venda.

Para descobrir as palavras a serem destacadas parta do seguinte:

  1. A palavra deve ser positiva, ou seja, não destaque coisas ruins.
  2. Deve ser de fácil compreensão e significativa, já que o leitor tem de olhá-la e assimilar com seu produto e, principalmente, perceber algum significado.
  3. A palavra tem que ter uma correlação com seu produto.
  4. As palavras devem formar uma “sequência” para que o inconsciente assimile a informação.

Exemplo: No NOVO NEGÓCIO você encontra a chance de SUCESSO para MONTAR a sua empresa com POUCO DINHEIRO.

Observação: Mesmo que você pense algo distinto, essas palavras permanecerão no seu inconsciente e tenderão a formar o seu convencimento.

Dica: palavras que envolvam preço devem ter um cuidado especial. Caso seja uma PROMOÇÃO destaque-a, agora, caso o preço não seja o ponto chave, evite priorizá-la.

4.2 – Quais Informações São “obrigatórias” para um Panfleto que vende?

Caso o leitor tenha se interessado no conteúdo do panfleto através da “2° análise” ele irá reler com mais calma, talvez não no momento em que entregar, mas com certeza guardará o panfleto em algum local para ler posteriormente.

Nesse momento o leitor já tem 70% de interesse na sua empresa e, mesmo que não compre, lembrará dos seus produtos, serviços e empresa, ou seja, a PROPAGANDA e publicidade já foi realizada com sucesso.

Na 3ª análise o leitor analisará os por menores (detalhes), desde preços, produtos oferecidos, vantagens, etc, com isso formará o seu interesse em COMPRAR.

Utilizar expressões pejorativas como PRECINHO ou VALORZINHO é uma importante tática para criar a ideia de valor baixo, porém, poucas pessoas utilizam, então aproveite.

Importante: Caso seus produtos sejam estritamente TÉCNICOS, evite a utilização de linguagens pejorativas.

Conduza as informações de forma que instigue o leitor a entra em contato com sua empresa.

A curiosidade é a forma mais efetiva de conseguir um contato, muitas vezes permanecendo dias no inconsciente de uma pessoa.

Por isso empresas de grande porte utilizam expressões como:

  • Confira todas as ofertas na loja (instigando a ir conhecer, curiosidade).
  • Na internet (digite seu e-mail para receber informações): por que já não fornecer as informações? (curiosidade).

Claro, um panfleto possui pouco espaço, então é NECESSÁRIO instigar a curiosidade do leitor para que entre em contato com sua empresa/loja.

5. Qualidade do Material ao fazer um panfleto

O material da impressão precisa ser de boa qualidade para proporcionar brilho e vivacidade ao “anúncio”, ressaltando as partes destacadas.

O custo por um material de qualidade não fica muito acima do custo por algo de baixa qualidade, por isso, evite economizar nisso, além do mais, é a propaganda do seu negócio!

6. Entrega dos panfletos

A entrega dos panfletos precisa ser realizada da forma correta, caso contrário poderá por abaixo todo o trabalho.

A melhor forma de se entregar o panfleto é através da entrega direta, ou seja, em que alguém entregue em mãos ao possível cliente, assim terá certeza que receberá e, provavelmente, será feita a 1ª análise.

Caso não tenha como fazer dessa forma, pode-se deixar nas caixas do correio, os resultados costumam ser, em média, 40% da panfletagem de entrega direta.

É aconselhável deixar alguns maços de panfletos em locais de grande movimento e que seu público alvo tenda a frequentar, podemos mencionar como exemplo os restaurantes, farmácias ou até mesmo uma pequena bancada na frente do seu estabelecimento.

Dicas para fazer um panfleto eficiente:

  1. Esteja sempre atento ao público que pretende atingir com o panfleto, por exemplo, de nada adiantará colocar seus panfletos em uma loja de vídeo games quando o que se deseja é vender máquinas industriais para empresas.
  2. Nem sempre a entrega de panfletos para todos os públicos é a melhor opção, pode-se utilizar uma panfletagem mais específica, diretamente para um público, por exemplo, caso deseje vender salgados, pode deixar panfletos em postos, escolas e estabelecimentos que adquiram em maior quantidade o produto.
  3. Utilize formatos inovadores e cores diferentes para chamar a atenção e instigar o consumidor a ler.
  4. As fotos precisam ser de boa qualidade, principalmente quando for anunciar promoções de produtos, neste caso se aconselha a contratar um fotógrafo profissional.
  5. O panfleto deve ter um tamanho pequeno, podendo ser 1/4 de uma folha A4.
  6. Jamais utilize papel pardo ou reciclado (pardo), ofusca o brilho.
  7. Fazer uso de verniz localizado facilita o destaque e aumenta a concentração do consumidor para ler.
  8. Coloque no máximo 2 (dois) meios de contato, mais do que isso poderá tornar o panfleto confuso e com muitas informações desnecessárias.

Para fazer um panfleto que realmente venda é necessária uma análise profunda do que será exposto, bem como de palavras e frases que instigam o leitor a entrar em contato com a empresa e conhecer mais sobre o serviço ou produto.

Faça algo pensado, reserve uma semana para pensar em tudo e fazer com os mínimos detalhes. 

A porcentagem de venda pode ter um aumento significativo através de uma boa panfletagem, mas tenha um foco especial em seu público alvo, caso contrário poderá ter um aumento de visitas no seu estabelecimento e pouca conversão em compras.

A melhor forma de panfletagem é, sem sombra de dúvidas, a direta, aquela em que será deixado os panfletos em um local em que o seu público alvo de fato frequente ou em mãos.

Caso deseje se aperfeiçoar ainda mais, contamos com outro texto de como fazer um panfleto.

Dica importante: com aumento da utilização da internet e das redes sociais como forma de comunicação, uma excelente maneira de fazer publicidade é “compartilhando” o panfleto através de redes sociais.

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Qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!



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