Seu Negócio Lucrativo [FERRAMENTA]
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Você está prestes a abrir uma empresa? Este processo é feito em etapas e exige diversas medidas e entre elas está a criação de uma proposta de valor, que basicamente é o planejamento de como o negócio será conhecido no mercado, pelos concorrentes e pelo seu público-alvo, ou seja, a reputação que você quer que ele tenha.
Para criar uma proposta de valor bem elaborada e eficiente é necessário analisar diversas características da empresa, que vão desde o segmento de atuação até o modo ela deseja se posicionar.
Veja agora mesmo como trabalhar e montar a sua proposta de valor.
Para construir a reputação do seu negócio é preciso entender o que de fato é a proposta de valor. Pois bem, este termo é utilizado para identificar uma ideia central, que é usada como ponto de partida para a criação de uma marca e de todos os seus aspectos internos e externos.
É possível dizer que a proposta de valor é uma espécie de conceito que será usado para crias as ações relacionadas ao marketing e ao posicionamento que a empresa pretende ter no mercado.
A proposta de valor é elaborada com a finalidade de demonstrar quais são os verdadeiros valores da empresa, que posteriormente serão utilizados como referência para a apresentação da sua experiência com as ações que realiza, os produtos que fornece, como se comunica e se relaciona com o público-alvo/funcionários.
Mesmo sendo um fator muito importante para o começo de qualquer negócio, a proposta de valor ainda é ignorada, especialmente pelas empresas de micro e pequeno porte, o que é um grande erro.
Ter uma proposta de valor bem definida é importante para que as empresas possam se basear em como desenvolver as suas campanhas de marketing e que tipo de posicionamento buscar no mercado frente aos seus clientes e concorrentes do segmento.
A proposta de valor também tem uma importância social para a empresa, uma vez que a maneira como ela se posiciona e divulga os seus valores a ajuda conquistar a aceitação dos indivíduos com o mesmo pensamento, e que podem se tornar clientes fiéis à sua marca devido a esta identificação.
Mais do que atrair clientes e aumentar a margem de lucros, a proposta de valor tem a finalidade de promover melhorias nas ações internas da empresa.
A proposta de valor é uma ferramenta necessária para a construção da identidade do negócio, tendo que ser elaborada com cautela, levando com consideração todas as características da empresa, dos seus produtos e da imagem que se pretende transmitir aos clientes, à sociedade e ao mercado. Veja a seguir como criar a proposta de valor:
Uma das finalidades da proposta de valor é fornecer dados para orientar a empresa em relação à maneira que ela será percebida no mercado pelos clientes e concorrentes.
Para que seja possível criar a proposta de valor é preciso definir quais são os produtos ou serviços que a empresa vai fornecer para o seu público-alvo.
Por isso, mesmo que a empresa já esteja funcionando é indicado fazer uma lista com todos os produtos e serviços oferecidos, a forma como eles são desenvolvidos e quais são os profissionais responsáveis por executá-los.
A partir daí, a empresa pode criar uma proposta de valor que se adéque aos seus produtos. Por exemplo, uma empresa de produtos naturais pode se posicionar no mercado como uma marca saudável.
Para impedir que este e outros problemas ocorram, o mais indicado é conhecer as características do setor em que o negócio irá desenvolver as suas atividades.
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Para tal, é necessário fazer uma análise do ramo de atuação da empresa, levantando questões como, por exemplo, o índice de lucratividade dos últimos anos, quem são os maiores e menores concorrentes, como eles estão se posicionando no mercado, quais serviços ou produtos fornecem, como se comunicam, se divulgam as suas marcas e como se relacionam com os consumidores.
Assim, é possível construir uma proposta de valor de acordo com a realidade em que o negócio está inserido.
Um dos pontos cruciais para criar uma proposta de valor forte é desenvolver um problema de mercado, o qual a empresa irá resolver. Para saber qual é o verdadeiro problema que o negócio vai enfrentar é preciso conhecê-la a fundo, juntamente com as características do seu público-alvo.
Nesta situação, uma empresa que fabrica cosméticos feitos por meio da extração de elementos da natureza pode definir como um problema para a proposta de valor formas de defender o conceito de sustentabilidade, pensando em formas de agregar valor à sua marca.
O problema criado tem de ser real, ou seja, algo que a empresa realmente possa resolver, sem passar ao público a impressão de que está propondo ideais que não podem ser cumpridos.
Depois de criar o problema para a proposta de valor é necessário estipular qual será a solução para resolvê-lo, que também deve estar dentro de um contexto de realidade para que a empresa possa cumprir no seu cotidiano.
Para solucionar o problema é preciso considerar as características internas e externas do negócio.
A solução do problema da proposta de valor tem que compreender todos os setores da empresa, levando em consideração as necessidades dos seus funcionários e os anseios do público-alvo.
O mais recomendado é escolher uma solução que estimule a participação dos seus clientes na propagação e construção do ideal estipulado, ajudando a criar uma rede de relacionamento.
Tenha em mente que a proposta de valor tem a função de gerar identificação entre a sua marca e o público-alvo. Sendo assim, é preciso que a proposta de valor seja criada a partir de um diferencial.
Pense porque os consumidores devem dar preferência para a sua empresa, mesmo que a concorrência esteja oferecendo produtos ou serviços semelhantes.
Para criar um diferencial competitivo agregado a proposta de valor é preciso pensar o que realmente a empresa deseja transmitir para o mercado que atua, se quer somente lucrar ou deseja construir uma imagem e personalidade forte, que seja percebida de forma positiva e ganhe a preferência dos consumidores.
O diferencial da marca pode estar relacionado ao seu ideal, aos serviços e produtos, na comunicação, na publicidade ou na forma de se relacionar com os clientes.
Para tornar a sua proposta de valor ainda mais forte, você pode agregar conceitos sociais a ela. Recorra aos temas em voga como, por exemplo, a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento da tecnologia em harmonia com a sustentabilidade, a transparência e consciência política, entre outros temas.
É importante lembrar que a empresa só deve agregar aquele conceito social que faz parte do seu nicho de atuação, das atividades que presta no mercado e dos ideais que realmente acreditam, os quais, posteriormente, devem ser divulgados ao público consumidor e explicado porque o tema deve ser considerado pela sociedade.
A proposta de valor deve ser usada como um guia para a empresa, logo ela não deve ser criada apenas para informar que possui ideais nos quais acredita.
Depois de definir com clareza qual é a sua proposta de valor é necessário desenvolver ações que se pautem por estes ideais, tanto no âmbito interno quanto externo.
A marca nunca deve gerar ambiguidade sobre a sua proposta de valor, ou seja, divulgar certa proposta de valor, mas executar ações que não condizem com ela.
Portanto, todos os produtos, serviços e campanhas de marketing criadas devem transparecer as referências da sua proposta de valor, reforçando-a para gerar identificação com o público.
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!