Proposta de Valor: Pontos importantes e como criar

Você está prestes a abrir uma empresa? Este processo é feito em etapas e exige diversas medidas e entre elas está a criação de uma proposta de valor, que basicamente é o planejamento de como o negócio será conhecido no mercado, pelos concorrentes e pelo seu público-alvo, ou seja, a reputação que você quer que ele tenha.

Proposta de Valor: Pontos importantes e como criarA proposta de valor inclui, principalmente, os valores que a marca terá e como eles serão divulgados para o público interno e externo.

Para criar uma proposta de valor bem elaborada e eficiente é necessário analisar diversas características da empresa, que vão desde o segmento de atuação até o modo ela deseja se posicionar.

Veja agora mesmo como trabalhar e montar a sua proposta de valor.

Que é Uma Proposta de Valor

Para construir a reputação do seu negócio é preciso entender o que de fato é a proposta de valor. Pois bem, este termo é utilizado para identificar uma ideia central, que é usada como ponto de partida para a criação de uma marca e de todos os seus aspectos internos e externos.

É possível dizer que a proposta de valor é uma espécie de conceito que será usado para crias as ações relacionadas ao marketing e ao posicionamento que a empresa pretende ter no mercado.

A proposta de valor é elaborada com a finalidade de demonstrar quais são os verdadeiros valores da empresa, que posteriormente serão utilizados como referência para a apresentação da sua experiência com as ações que realiza, os produtos que fornece, como se comunica e se relaciona com o público-alvo/funcionários.

Qual é a Importância da Criação da Proposta de Valor?

Mesmo sendo um fator muito importante para o começo de qualquer negócio, a proposta de valor ainda é ignorada, especialmente pelas empresas de micro e pequeno porte, o que é um grande erro.

Ter uma proposta de valor bem definida é importante para que as empresas possam se basear em como desenvolver as suas campanhas de marketing e que tipo de posicionamento buscar no mercado frente aos seus clientes e concorrentes do segmento.

A proposta de valor também tem uma importância social para a empresa, uma vez que a maneira como ela se posiciona e divulga os seus valores a ajuda conquistar a aceitação dos indivíduos com o mesmo pensamento, e que podem se tornar clientes fiéis à sua marca devido a esta identificação.

Mais do que atrair clientes e aumentar a margem de lucros, a proposta de valor tem a finalidade de promover melhorias nas ações internas da empresa.

Como Criar a Proposta de Valor

A proposta de valor é uma ferramenta necessária para a construção da identidade do negócio, tendo que ser elaborada com cautela, levando com consideração todas as características da empresa, dos seus produtos e da imagem que se pretende transmitir aos clientes, à sociedade e ao mercado. Veja a seguir como criar a proposta de valor:

1- Defina os Produtos da Empresa

Uma das finalidades da proposta de valor é fornecer dados para orientar a empresa em relação à maneira que ela será percebida no mercado pelos clientes e concorrentes.

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Para que seja possível criar a proposta de valor é preciso definir quais são os produtos ou serviços que a empresa vai fornecer para o seu público-alvo.

Por isso, mesmo que a empresa já esteja funcionando é indicado fazer uma lista com todos os produtos e serviços oferecidos, a forma como eles são desenvolvidos e quais são os profissionais responsáveis por executá-los.

A partir daí, a empresa pode criar uma proposta de valor que se adéque aos seus produtos. Por exemplo, uma empresa de produtos naturais pode se posicionar no mercado como uma marca saudável.

2- Identifique as Características do Setor de Atuação

Proposta de Valor: Pontos importantes e como criarPara uma empresa de nada adianta criar uma proposta de valor bastante agressiva no mercado se o setor de atuação está pedindo um pouco de cautela e contenção.

Para impedir que este e outros problemas ocorram, o mais indicado é conhecer as características do setor em que o negócio irá desenvolver as suas atividades.

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Para tal, é necessário fazer uma análise do ramo de atuação da empresa, levantando questões como, por exemplo, o índice de lucratividade dos últimos anos, quem são os maiores e menores concorrentes, como eles estão se posicionando no mercado, quais serviços ou produtos fornecem, como se comunicam, se divulgam as suas marcas e como se relacionam com os consumidores.

Assim, é possível construir uma proposta de valor de acordo com a realidade em que o negócio está inserido.

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3- Crie Um Problema de Mercado

Um dos pontos cruciais para criar uma proposta de valor forte é desenvolver um problema de mercado, o qual a empresa irá resolver. Para saber qual é o verdadeiro problema que o negócio vai enfrentar é preciso conhecê-la a fundo, juntamente com as características do seu público-alvo.

Nesta situação, uma empresa que fabrica cosméticos feitos por meio da extração de elementos da natureza pode definir como um problema para a proposta de valor formas de defender o conceito de sustentabilidade, pensando em formas de agregar valor à sua marca.

O problema criado tem de ser real, ou seja, algo que a empresa realmente possa resolver, sem passar ao público a impressão de que está propondo ideais que não podem ser cumpridos.

4- Estipule A Solução do Problema

Depois de criar o problema para a proposta de valor é necessário estipular qual será a solução para resolvê-lo, que também deve estar dentro de um contexto de realidade para que a empresa possa cumprir no seu cotidiano.

Para solucionar o problema é preciso considerar as características internas e externas do negócio.

A solução do problema da proposta de valor tem que compreender todos os setores da empresa, levando em consideração as necessidades dos seus funcionários e os anseios do público-alvo.

O mais recomendado é escolher uma solução que estimule a participação dos seus clientes na propagação e construção do ideal estipulado, ajudando a criar uma rede de relacionamento.

6- Apresente Um Diferencial Para a Proposta de Valor

Tenha em mente que a proposta de valor tem a função de gerar identificação entre a sua marca e o público-alvo. Sendo assim, é preciso que a proposta de valor seja criada a partir de um diferencial.

Pense porque os consumidores devem dar preferência para a sua empresa, mesmo que a concorrência esteja oferecendo produtos ou serviços semelhantes.

Para criar um diferencial competitivo agregado a proposta de valor é preciso pensar o que realmente a empresa deseja transmitir para o mercado que atua, se quer somente lucrar ou deseja construir uma imagem e personalidade forte, que seja percebida de forma positiva e ganhe a preferência dos consumidores.

O diferencial da marca pode estar relacionado ao seu ideal, aos serviços e produtos, na comunicação, na publicidade ou na forma de se relacionar com os clientes.

7- Agregue Conceitos Sociais na Proposta de Valor

Para tornar a sua proposta de valor ainda mais forte, você pode agregar conceitos sociais a ela. Recorra aos temas em voga como, por exemplo, a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento da tecnologia em harmonia com a sustentabilidade, a transparência e consciência política, entre outros temas.

É importante lembrar que a empresa só deve agregar aquele conceito social que faz parte do seu nicho de atuação, das atividades que presta no mercado e dos ideais que realmente acreditam, os quais, posteriormente, devem ser divulgados ao público consumidor e explicado porque o tema deve ser considerado pela sociedade.

8- Desenvolva Ações Pautadas na Proposta de Valor

A proposta de valor deve ser usada como um guia para a empresa, logo ela não deve ser criada apenas para informar que possui ideais nos quais acredita.

Depois de definir com clareza qual é a sua proposta de valor é necessário desenvolver ações que se pautem por estes ideais, tanto no âmbito interno quanto externo.

A marca nunca deve gerar ambiguidade sobre a sua proposta de valor, ou seja, divulgar certa proposta de valor, mas executar ações que não condizem com ela.

Portanto, todos os produtos, serviços e campanhas de marketing criadas devem transparecer as referências da sua proposta de valor, reforçando-a para gerar identificação com o público.

Crie agora mesmo a sua proposta de valor para o seu negócio! Comente.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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