Como Divulgar Uma Empresa de Serviços e Prospectar Clientes

Como Divulgar Uma Empresa de Serviços e Prospectar ClientesVeja o passo a passo de como divulgar uma empresa de serviços e conseguir uma boa carta de clientes. As empresas de prestação de serviços nascem com uma pequena desvantagem no mercado de divulgação: elas não vendem produtos.

Atrair o consumidor pelo seu consumismo é, sem sombra de dúvidas, a maior vantagem que uma nova empresa no mercado pode ter no seu dia-a-dia para criar uma boa cartela de clientes.

Mas isso não quer dizer, que com uma boa divulgação ela não ganhe mercado e apareça na mídia de forma correta e consiga se sobressair em seu setor.

Antes de tudo, é preciso saber que divulgar uma empresa é crucial para a sua sobrevivência no mercado. Como esperar angariar clientes sem que eles saibam que você existe?

Por isso, reserve uma parcela do seu orçamento base ao montar o seu plano de negócios lucrativos para divulgação e não irá se arrepender, pois é de extrema importância.

Deixar este ponto para depois pode ser um erro, pois a verba pode extrapolar o orçamento inicial e novos custos podem surgir e lançar uma empresa no mercado sem que ninguém saiba, é uma das piores ações que podem ser feitas em seu empreendimento. Veja mais.

Como Começar a Divulgar Uma Empresa de Serviços

A primeira regra a se seguir antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição de seu público-alvo e isso varia bastante conforme o serviço a ser prestado.

O seu consumidor meta pode ser uma pessoa, empresa ou um grupo. Um bom exemplo são empresas de dedetização, que possuem como público a ser atingido outras empresas e condomínios em sua maioria, sendo residências em segundo plano.

Definido o seu público-alvo, o próximo passo é partir para a divulgação de fato, fazendo investimento em dinheiro e contratando mão-de-obra para o ato.

Explorando a Mídia Televisão na Divulgação

Existem diferentes tipos de mídia para divulgação e cada uma é mais apropriada para uma determinada classe social a ser atingida. Para os públicos C e D, televisão e panfleto são a maior pedida.

Para a televisão, a melhor estratégia é anunciar durante os programas da rede local como os telejornais do meio dia e fim de tarde. Este público dificilmente assiste aos telejornais matinais, sendo desnecessário tal custo, que é bem elevado.

Investir em comerciais locais é mais barato e é uma forma de testar o mercado local, uma tentativa que geralmente traz retorno.

Sabe qual seu número da sorte? Nosso artigo sobre numerologia empresarial pode te dizer.

Vai dar lucro?

Já para os públicos da classe A e B como donos de empresas e moradores de classe média alta, invista, sobretudo, em comerciais durante os jornais matinais e noturnos, hora preferida pela maior complexidade dos programas.

Porém, não invista toda a sua verba nisso, lance apenas por um mês ou menos (quinze dias) e aguarde resultados para poder investir mais em outros formatos de mídia ou persistir no que fez o seu telefone tocar.

Mesmo tendo ideias geniais para comercial, contrate uma empresa voltada para mídia televisiva, estúdios de comunicação ou publicitário e veja se sua ideia é mesmo viável.

Nem sempre o que adoramos é vendável e uma imagem negativa na mídia de apenas vinte segundos de comercial pode repercutir por anos a fio. Melhor não arriscar e empregar pouca verba, mas empregar bem.

Divulgação em Panfleto

Para o público alvo de classe baixa uma mídia que funciona bastante é a panfletagem em ruas para um serviço voltado para as pessoas. O melhor para este setor de clientes é a divulgação nas ruas, seja em sinais de trânsito ou paradas de ônibus.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Uma boa pedida é optar por locais com movimento como ruas de centros comerciais e em cruzamentos. A ação pode ser feita por seus próprios funcionários ou terceirizando o serviço com empresas de divulgação, que também vão te dar orientações para quais locais divulgar em sua cidade.

Para as classes A e B, o ideal é investir em anúncios como encarte de jornal emitido para assinantes ou revistas semanais.

Vai dar lucro?

Faça uma boa tiragem com uma arte e mensagem apropriadas, sempre consultando publicitários ou gráficos especializados e analisando a concorrência para ter um material que chame a atenção, com cores adequadas.

O panfleto será seu cartão de visita, por isso capriche também no papel e na qualidade de impressão.

Lista Telefônica Para Divulgação

A lista telefônica é a mídia que não fala. O hábito do brasileiro de consultar as páginas amarelas é antigo e certeiro, então seja para o público de classe alta ou baixa, não deixe de anunciar na lista.

Muitas vezes, esta forma de procura é mais rápida que na Internet, que vai te dar resultados nacionais sobre o termo pesquisado, mas a lista limita-se à sua cidade e ao seu bairro.

Como Divulgar Empresa de Serviços na Internet

A melhor forma de usar a rede mundial de computadores a seu favor é investindo em um site com os serviços prestados, cartela de clientes, endereço e telefone.

Seja claro e objetivo na página e coloque a possibilidade de pedir um orçamento virtual, porque o mundo hoje em dia é bastante informatizado e a maioria das pessoas dispensa um orçamento por telefone ou fax, preferindo receber a proposta por e-mail.

Descubra como ganhar dinheiro com  blog.

Fazer a divulgação em redes sociais tais empresas apenas se for para um mailling de contatos bem locais ou uma empresa nacional.

Colocar ações no Orkut ou Twitter é uma boa apenas para a imagem da empresa, mas não é uma forma muito centrada de conseguir clientes, porque dificilmente irá atingir seu público-alvo de início. Leia mais.

Invista nas mídias tradicionais e use as redes sociais como complemento de mercado. O mesmo vale para o e-mail marketing, também conhecido como newsletter.

A menos que tenha em mãos um grupo de emails bem definido, não precisa investir tão pesado em tal mídia antes da firma abrir. Veja mais.

Leia também nosso artigo sobre vendas pela internet e tenha ainda mais sucesso no seu negócio.

Divulgação Com Representantes

Uma das formas bem usadas para divulgar o empreendimento novo é o envio de representantes comerciais até os clientes. Eles agem como negociadores, fechando contratos e os encaminhando até a empresa.

Nesta forma de divulgação a vantagem do cliente está em seu local de trabalho ou em casa, o que facilita a negociação, pois ele se sente mais confortável e aberto a propostas.

Veja também como ser um pequeno empreendedor de sucesso.

E Você o Que Acrescenta a Esta Lista? Comente Abaixo!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


Artigo anterior5 maneiras de fazer seu negócio render mais
Próximo artigoComo montar uma criação de avestruz: Dicas de Raças e Como Fazer
Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Oi Boa tarde gostaria de saber como faço para ganhar clientes sou técnico de refrigeração estou começando agora como faz divulgar meu trabalhor. Esse email é da minha esposa poder mandar por ele.obg

  2. temho uma emprea ME na qual tem mantido minhas contas , mas assumo que ando desanimado, pois ( excluindo fora oque comentarei, são os meu hj amigos, contatos e fiéis clientes pontuais e até pq n dzr emergencias, qd careço de um adinatamento ), mas isso pq fiz e gostaria q todos que desde principio forem como estes em COMPREENDER c conceito geral permaebte, necessário, higiênico, necessário, infinito e obrigatório se trsatando de saúde pública, comércio, estabelçecimentos, comerciais, alimentíocs, e d contato público,…
    mas A AULA E A PRÁTICA DELA FAZEM QE CORRESPONDAM COM O NOME E MEU TRABALHO, E aos demais sabendo que “ta dada a aula” deixam eclodir até o alicerce , forro, dispensa, e vestuario de funcionárops, para que APÓS EU VÁ e COMBATA e não comprometa com o CONTROLE e TOTAL trabalho QUE INDIDUAL/TE É EXCLUSIVO DE CADA CASO, então ac abop me limitando a estes e como posso DIZER que apenas , NÃO SOU SÓ O CARA QUE RESOLVO, MAS QUE N PERMITO E CUIDO para que n trenenha, ao tentarem ser ( o cliente ) QUEM DITA E FIRMA ATÉ QUANDO ….de verdade pr´muitos PERDI pq n quero e n sou funcionário de nunguém, a firma é minha e o compromisso é de processos, e q devem ser compromissados de igual tanto para mim quanto para o contratante, mas a prática é muitodiferente dfi]isso,,,
    SE ALGUEM PRECISAR DE COMBATE , EU COMBATO,
    SE ALGUEM PRECISAR DE CONTROLE OU BARREIRA , O FAÇO
    SE ALGUÉM TAMBÉM QUISER ALÉM DISSO TER TUDO E MAIS O RESIDUAL, ME XAME 94845 01 67, mas m xame pr executar, e n pr ter aula de como os insetos agem ou fazem, póis EU N USO REMÉDIO,,,USO VENENO , E SEI ONDE ELES ESTÃO MESMO SEM ENTRAR NO LOCAL SOLICITADO. CARLOS 948450167

  3. Eu tenho um pequena empresa prestadora de serviço e me bati um monte com a divulgação de meus serviços, até que achei este rapaz, ele é especializado em site e anúncios de Google. Vale muito a pena, custo + beneficio 10.

  4. Boa tarde!!
    Meus sinceros agradecimentos, pela matéria ! que me ajudou muito na busca de divulgação.
    Tenho um espaço onde atendo com massoterapia! em Bauru, fone 981248924

  5. Tenho uma pequena empresa de prestação de serviço/ar condicionados, gostaria de saber qual é a melhor forma de divulgação para angariar mais clientes?

  6. Boa tarde.
    Achei fundamental todos os fatores mencionados, bom temos uma micro empresa e trabalhamos com raspagem de piso de madeira, achei bem satisfatorio todas as questoes que correspondem as minhas ideias, vcs sao bem faticos e diretos nos pontos que mais devemos nos preoculpar, hj para manter-mos uma boa empresa devemos nos preoculpara com tds as ferramentas e as que nos podem ser uteis e que nos faça td a diferença…

  7. sou eletricista ha 25 meu negocio nunca deslanchou vivo num perregue danado o dinheiro que entra mal da para pagar as contas sou um bom proficional e de confiança mais nao sei o que acontece o trem nao rompe

  8. Sou representante da área comercial, trabalho para uma empresa de informática em que temos vários serviços que prestamos tais como assistência técnica de equipamento informático, criação de web sites formações, fornecimento de equipamento informático e outros.

    bom o mercado e concorrido uma vez que não e a única empresa existente na cidade.
    por tanto agradeço dicas para poder divulgar e suceder pós em algumas vezes não sou sucedido quando vou apresentar o portfolio de serviços numa empresa rececionista ou a secretaria da barreira não me dechando falar com superiores da empresa. COMO FACO PARA SER ESTRATEGICO NESTES ASSUNTOS.

    Com melhores cumprimentos
    Elton

  9. atualmente tenho um furgão mb 3/4 e os fretes e viagens quasi que pararam depois e durante a copa de futebol que devo fazer procurei pela internet,não funciona; procurei empresas carga so p/veiculos novos ate 10 anos,panfletos,fraco e assim por diante QUE FAZER ? por isso estou procurando montar um trailer de lanches,c/pasteis,cochinhas,pizza e refris,cervejas,sucos (latas)ja tenho fritador de pastel,expositor de salgados,geladeiras(02)frezer)(02)e 12 banquetas 04 mesas plasticas;…..quero uma dica como conseguir capital de giro sem arriscar não poder pagar depois a divida,e medo dos juros.estou em curitiba onde a prefeitura tem fama de ser um grande problema p/comerciantes ambulantes ademais de proibir e banir trailers,sendo que no resto do pais no ha proibições deste tipo e muito pelo contrario ajudam a quem està començando.

  10. Estou abrindo uma empresa de panfletagem,gostaria de receber ideias para saber de como abordar o cliente para fechar vendas.e como conseguir um representante comercial para trabalhar por comissao de vendas.
    Obrigada.

  11. Boa Noite !!!

    Tenho uma empresa no ramo de prestação de serviços de limpeza em condomínios, industrial, comercial e pós obra, e gostaria de receber dicas para alavancar meus negócios e conseguir clientes.

  12. OI ,ESTOU ENTRANDO NO RAMO DE REPRESENTAÇÕES DE CONSTRUÇÃO CIVIL,QUERIA SABER COMO POSSO COM MAIS FACILIDADE ,FAZER CAPTAÇÃO DE OBRAS E REFORMAS DE IMOVEIS COMERCIAIS,PREDIAIS E ETC…. ALEM DE VISITAS.

  13. Tenho uma empresa de controle de pragas urbanas (dedetizadora) e gostaria de saber de uma midia forte de impacto para eu divulgue os nossos servicos.

  14. Gostei do conteudo aqui apresentado,e juntamente com o curso do Sebrae
    de COMO APRENDER A EMPRENDER,poderei formatar meu plano de ação como
    pintor,na categoria MEI.

  15. Excelente post!
    As dicas citadas são ótimas para o sucesso publicitário de uma empresa, principalmente porque explicita cada canal de comunicação por onde a empresa pode caminhar e quais as melhores indicações para cada um deles. Parabéns pelo post!

  16. Resido na região Norte do Brasil ( Belém / Pa ) noto que é muito difícil arriscar em alguma coisa com um valor excessivo, pois ninguém faz estoque de produtos por aqui, devido o frete ser muito care a aliquota ser de 17%.. poderiam me dar uma idéia eu que devo arriscar sem investir muito ou quase nada? ( ( Obrigado )

  17. Olá boa tarde meu nome é rodrigo santos , e a melhor forma de expandir os negócios com certeza é através da publicidade .existe o famoso boca boca ,indicação de pessoas que contrataram o serviço isso ajuda muito , mais nada melhor que contratar uma agencia de publicidade ,para cuidar dos negócios imagem da empresa e dar um up ,nas vendas !
    vou deixar meu contato trabalho na New way qualquer coisa me liguem 2803-8936 ou 7823-0632 nextel ,crio peças publicitarias de radio e tv , ajuda muito falar com Rodrigo !

  18. Olá, bom tive uma experiência positiva utilizando um site que oferece diversos tipos de serviço para o meu negocio na internet, o site se chama freelancerbr além de aumentar as minhas vendas e anúncios pela internet, o pessoal faz um trabalho rápido e com ótimo atendimento. Uma boa dica para quem não quer gastar muito dinheiro com divulgações e publicidade.

  19. gostaria de receber uma orientação. Sou taxista, mais quero ampliar o negocio, pois o campo está crescendo e vejo a necessidade de um investimento no serviço de motoboy.

  20. Como fazer para conseguir representante comercial que trabalhe recebendo porcentagem de serviços contratados para a empresa por ele?

  21. estou otimista com mais uma nova loja de calcado.portanto estou investindo nas mídias de carros de sons,panfletos,agencia de modelos… porque acho que é a forma mais eficaz….

  22. è verdade, sao varias mídias, inclusive essa idéia de lista telefonica e IDEAL, veja bem;

    IDEAL para negócios locais, otimo para uma empresa que presta serviços local em sua cidade.

    Mais a nivel nacional, recomendacoes para sites de artigos e importantissimo, também cadastro em sites como apontador,keencontre,classificados (em geral).

    é isso, tem muita coisa de graça e de qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here