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Muito se tem falado em branding e poucas pessoas realmente sabem como desenvolvê-lo. Confundindo com a mera criação da marca, o branding é mais abrangente, engloba toda a essência, gerenciamento da marca e relacionamento com o cliente.
Então, você se sente capacitado a criar o branding da sua empresa? Quer saber mais sobre o assunto e conseguir tornar sua marca desejada pelos consumidores e, acima de tudo, representar exatamente o que busca passar?
Criamos este conteúdo especialmente para você, ensinando o que é branding, pontos importantes na criação da marca, essência e como fazer o branding corretamente do seu negócio.
Segundo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), marca é qualquer sinal que identifica os produtos de uma empresa. Pode-se pensar também como marca sons, atributos intangíveis e até mesmo valores.
Quantas vezes você já se deparou com empresas conhecidas por razões humanitárias, valores e etc? Com isso é possível perceber que a marca é bem mais abrangente que um simples sinal de identificação no rótulo de produtos ou utilizada para propaganda.
Entenda mais sobre criação de marca.
A marca traz consigo toda a essência da empresa, valores, estratégias e, quando o branding é feito da forma correta, isso pode significar um forte potencial de marketing e aumento de vendas.
O Branding é o processo de criação e desenvolvimento de marca, logotipo, identidade visual e demais atributos que tornam uma marca/empresa lembrada. Em outras palavras, trata-se de todo o processo envolvido para criar a imagem que a empresa irá ‘passar’ aos seus consumidores.
Wally Olins, especialista em desenvolvimento de marcas e branding já dizia “Branding: persuadir os de fora a comprar e persuadir os de dentro a acreditar”.
É exatamente esta a função do branding, fazer com que as pessoas que estão de fora assimilem e “comprem” a marca, a qual representa toda a essência de uma empresa, e fazer com que aqueles que já consomem ou pessoas que trabalham na empresa, acreditem nos seus valores e características.
Quantas vezes você já se deparou com um produto X e disse: Ah, é da marca Y!
Esta empresa é um caso de sucesso em branding, pois conseguiu fazer da sua marca uma referência para o consumidor, pois os valores da empresa estão refletidos na marca, e o consumidor os reconhece.
Assim, pode-se responder o que é branding afirmando que é todo o processo de criação de marca, design, administração e atributos que demonstrarão o valor da empresa através de
uma representação (seja logo, símbolo, marca, mascote), fazendo com que o seu público-alvo perceba a essência da empresa ao visualizar a sua representação.
Criar o branding da marca exige muita atenção, observar pontos específicos e manter um “passo a passo” para garantir que ocorra adequadamente. Por isso separamos por etapas o desenvolvimento do branding, vamos lá:
Qual é o seu público alvo? Sem saber exatamente para quem a sua empresa vende é impossível montar um branding de qualidade e que reverta em resultados.
Isso porque, precisará transmitir a imagem dentro da linguagem e canais/formas perceptivos mais aceitos por este público.
Por exemplo, supondo que a sua marca efetue a venda de produtos infantis, a abordagem de branding será totalmente diferente do que se o foco for venda de produtos para adultos.
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Foque em conhecer exatamente o seu público alvo e o que eles esperam de uma empresa como a sua.
Qual é a identidade da sua empresa? O que possui de diferencial, valores que irão tornar o seu negócio diferente dos demais?
Toda empresa tem características próprias e que acabam por se tornar uma identidade. Podemos citar como exemplo a famosa franquia Subway, que trabalha em cima do foco “saúde”.
Faça uma avaliação da sua marca/empresa para descobrir a identidade, aquilo que fará com que as pessoas lembrem e, assim que visualizarem a marca, lembrem-se dos valores e imagem da empresa.
O planejamento estratégico deve ser de curto e médio prazo, tendo como foco o “lançamento” da marca e o branding que será gerado.
Para montar o planejamento observe os seguintes pilares:
Estes pilares servirão para que você desenvolva o planejamento estratégico, avalie as ações a serem tomadas para que a sua marca consiga ter uma boa expansão e produza os efeitos desejados nos consumidores.
Esqueça os slogans e logotipos óbvios. Para conquistar o público é preciso ter algo diferente, original e que assemelhe/identifique apenas a sua marca.
Um exemplo clássico foi a propaganda veiculada pela Sukita e que fez sucesso durante meses: “Oi tio, quer uma Sukita?”. Algo original e diferente que levou às pessoas a se identificarem com a marca de refrigerante e, ao mesmo tempo, aumentar o consumo.
Caso esteja como dificuldades em encontrar ideias originais, fazer um brainstormer com os colaboradores pode ser uma boa solução.
A data de lançamento pode interferir e muito no poder de branding de uma marca. Esta data corresponde ao momento que as campanhas iniciarão (pré-lançamento) e o término.
Também, tenha bem definida as campanhas de marketing, seja digital ou offline, ambas precisam ter um cronograma e resultados estimados para comparar. (Não se esqueça de anotar o orçamento).
Outra dica importante é avaliar os horários que seu público tende a ter mais contato com o marketing da sua empresa, sempre observando a sazonalidade do seu negócio.
Por exemplo, caso sua marca trabalhe com venda de chocolates, focar em um lançamento próximo da páscoa será uma boa opção.
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!