8 Dicas Para o Seu Blog Empresarial

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8 Dicas Para o Seu Blog EmpresarialHoje em dia é obrigatório uma empresa estar na Internet e não há como fugir disso. Uma boa empresa precisa de visualização e o site é a forma mais eficiente e barata de conseguir isso. Entretanto, um canal muito eficiente que pode vir ligado ao site é um blog empresarial.

O blog é uma sessão mais aberta em que se pode publicar notícias de outros veículos com as devidas fontes e respeitando os diretos autorais, bastidores da empresa e por isso, muitas empresas de pequeno e grande porte andam aderindo à ferramenta.

Mas você sabia que um blog pode aumentar suas vendas também e solidificar a marca da sua empresa? Veja a seguir 8 dicas para o seu blog empresarial.

Faça do seu blog uma extensão do seu site principal

A maior parte das pessoas não curte o que a empresa tem a dizer sobre ela na página institucional, pois sabe que é um texto semelhante a quase todos os outros sites.

Elas preferem algo mais dinâmico, com notícias e bastidores e isso geralmente deve ser encontrado no blog empresarial. Crie um link direto e de fácil visualização na página principal para chamar a atenção do visitante em seu site para o blog.

Crie também um domínio semelhante ao do seu site, algo como blog.site.com. Deixe claro para o visitante, que seu blog tem uma ligação com o site da sua empresa, ou seja, que é uma extensão do mesmo.

Fale um pouco do mundo e menos de sua empresa

Se você está criando um blog empresarial para o site do seu negócio e for postar apenas notícias sobre sua empresa, melhor criar uma sessão de notícias em seu site. Um blog é algo mais aberto, dinâmico, no qual as pessoas usam para se informar.

Este conceito é complicado de entender para alguns empreendedores, mas é simples na prática: fale no blog menos sobre sua empresa e mais sobre o universo o qual a empresa está situada.

Se você vende refrigerante, por exemplo, busque eventualmente notícias sobre o aumento das vendas do setor, novas marcas surgindo e dê a seu leitor motivos para voltar ali e acompanhar seu blog empresarial.

Ao retirar notícias de outros veículos, cite a fonte, créditos de imagem e data de publicação. Claro que você deve falar sobre seus produtos, promoções, novas campanhas de marketing, mas não se limite a isso ou não há sentido em ter um blog.

Mantenha uma frequência de atualização

As pessoas voltam em blogs de marcas quando encontram informações interessantes, mas não costumam voltar mais de duas vezes se encontram a mesma notícia.

Para evitar isso, não publique cinco notícias em um mesmo dia, mas agende postagens para todos os dias da semana. Mantenha uma regularidade: ou você posta todos os dias, ou apenas um dia na semana, mas sempre no mesmo dia.

Faça textos curtos e diretos

O leitor da web é um leitor mais dinâmico, sem muita vontade de ler um livro. Para isso ele prefere revistas, jornais e publicações mais longas. Logo, seja direto no assunto. Publique textos bem revisados de no máximo uma página de Word ou 500 caracteres se tiver escrito toda a mensagem.

Vai dar lucro?

Revise mais de uma vez, pois é a imagem de sua empresa que está em jogo. Também use imagens para ilustrar os textos e tornar a leitura mais leve. A linguagem coloquial é recomendada no blog, mas mantendo a formalidade.

O importante é usar palavras de fácil acesso ao seu público usual. Use letras de fácil leitura e ao menos tamanho de fonte 11. O tamanho não é tão importante, pois o leitor pode ampliar na sua própria tela.

Use dinamismo nas postagens

Anime a leitura do seu blog empresarial com vídeos interessantes, músicas ou posts divertidos, mesmo que sejam de concorrentes. Colocar mídias nas postagens ajuda sua página a ficar interessante.

Deixe links para compartilhamentos

Uma boa parte dos internautas usa redes sociais. Use isso a seu favor deixando ao final do texto, links para compartilhamento como envio por e-mail para um amigo, curtir no Facebook ou Twitter. Estes são os mais usuais, mas você pode pensar em outros à medida que outras redes sociais forem surgindo.

Permitia também que seus leitores possam acompanhar as atualizações regulares do seu blog empresarial via e-mail e RSS. Tais ferramentas são automáticas e você pode apenas colocar na tela, em um canto de fácil visualização.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

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Os chamados plugins servem para permitir opções de assinatura do leitor a seu blog. Nos blogs WordPress, por exemplo, são bem simples de instalar e funcionam muito bem.

Tenha conteúdos íntegros e honestos

Não crie promoções com as quais você não vá cumprir ou crie um espaço apenas para falar mal de seus concorrentes.

Vai dar lucro?

Blogs são ferramentas de comunicação e por isso, passíveis de processo também caso o dono da outra marca se sinta ofendido. Pense nisso antes de postar algo.

Achou útil nossas 8 dicas para o seu blog empresarial? Compartilhe!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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