Como funciona o Snapchat – Tudo sobre a plataforma

como funciona o snapchat passo a passo
Aprenda como funciona o snapchat e as formas que pode utilizar para divulgar o seu negócio na plataforma

O Snapchat está em alta e poucas pessoas sabem como funciona e as possíveis aplicações para os negócios e serviços com o objetivo de aumentar o faturamento.

Entender como funciona o Snapchat é ir além de conhecer as funcionalidades habituais, mas também entender as formas de usá-lo para cada objetivo.

Sabendo disso criamos um conteúdo exclusivo sobre como funciona o Snapchat, desde a instalação, criação de conteúdo, funcionalidades até as maneiras de utilizá-lo, confira!

O que é Snapchat?

O Snapchat é um aplicativo de mensagens instantâneas voltado para smartphones com sistema operacional Android e iOS.

O Snapchat pode ser usado para enviar texto, fotos e vídeos com o diferencial de que os conteúdos só podem ser vistos apenas uma vez, depois são deletados do aplicativo.

A maior popularidade do snapchat está entre os jovens da geração Millennials (nascidos entre 1980 e 2000), que usam para compartilhar material que não querem que sejam copiados para outros locais.

O grande diferencial desse aplicativo é o tempo de exibição pré-determinado de 1 a 10 segundos do conteúdo enviado a alguém.

Com isso o conteúdo não ficará salvo no dispositivo de qualquer pessoa. Se tentarem tirar uma foto da tela com o conteúdo, quem enviou será avisado da ação.

O Snapchat permite adicionar textos, emojis, desenhos de mão livre, filtros, previsão do tempo e hora local.

Dados sobre o Snapchat

Abaixo alguns dados que demonstram a importância do Snapchat:

  • Usuários ativos: 187 Milhões por dia.
  • Receita: 286 milhões no trimestre. Aumento de 46% em um ano.
  • Crescimento: a retenção de usuários aumentou em 20% no último trimestre. O número de anunciantes dobra a cada trimestre.
  • Criação: setembro de 2011

Como funciona o Snapchat

como funciona o snapchatNo Snapchat todo material publicado na plataforma é apagado após ser visualizado. Com isso, é possível enviar conteúdo comprometedor para o usuário com a garantia de que o conteúdo não será copiado e enviado para outras pessoas.

Essa característica fez com que o aplicativo ficasse bastante popular entre os jovens que enviam “nudes”.

O Snapchat também possui outros recursos como Lenses que são filtros divertidos para fotos que possibilita adicionar efeitos exclusivos para selfies e outras imagens.

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Outra função são os Geofiltros, que são usados apenas em locais específicos do mundo.

Há também o Stories, uma opção que permite a criação de uma pequena narrativa com fotos e vídeos que fica visível para todos os contatos no seu “perfil”.

Da mesma forma que as mensagens comuns, esse conteúdo fica disponível por tempo limitado, mas pode ser visto diversas vezes antes de sumir.

Por que o Snapchat faz tanto sucesso

Esse aplicativo faz muito sucesso por diversas razões como:

Privacidade

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Para se registrar no Snapchat, é preciso apenas um número de telefone e um apelido. E a única forma de se encontrar um usuário é conhecendo o seu apelido.

É um app que permite o compartilhamento de experiências com um determinado grupo de pessoas, sem que esse conteúdo fique armazenado, garantindo assim maior privacidade para o usuário.

Vai dar lucro?

Efêmero

Ao contrário de redes sociais como o Facebook, que armazena fotografias e vídeos desde a data em que o usuário criou seu perfil, o Snapchat apaga seu conteúdo a cada 24 horas.

Isso possibilita mais liberdade e faz com que histórias e comentários sejam mais naturais e divertidas.

Se um usuário enviar um snap para outra pessoa, a mensagem só pode ser vista duas vezes. E em 30 dias a mensagem será apagada se quem a recebeu não clicar.

Para empresas e veículos de mídia, essas características possibilitam uma oportunidade de interação ágil e desafiadora, já que o conteúdo precisa prender a atenção dos usuários rapidamente.

Não é uma rede social

Os usuários do Snapchat não precisam interagir com outras pessoas ou criar conteúdo próprio. Seu uso foi diversificado com a seção discover – várias histórias oferecidas por diversos veículos de mídia.

Dessa forma é possível entrar nos perfis de meios de comunicação como BBC, CNN, Wall Street Journal e outros, que atualizam seu conteúdo a cada 24 horas.

Diariamente, 8 bilhões de vídeos são assistidos pelos usuários do Snacphat.

O que se pode fazer usando o Snapchat?

Fotografar um Snap

Ao acessar o aplicativo, o usuário é direcionado para a função de “câmera” para registrar seu Snap rapidamente.

Na parte de cima à esquerda, há um botão para ativar ou desligar o flash, o “fantasminha” abre o “menu” principal do aplicativo e o item de “câmera” à direita alterna entre as lentes traseira e frontal para selfie.

Na parte inferior, há o botão para abrir o Chat à esquerda e conversar com seus amigos.

No centro, o círculo maior registra a foto, para gravar vídeos pressione o círculo por alguns segundos (o botão ficará em vermelho).

O círculo menor acessa a galeria do celular e de Memórias. Na direita, há o botão de “Histórias”, com Snaps de amigos e celebridades.

Lentes no Snap

Para ativar as Lentes com efeitos divertidos é preciso colocar na câmera frontal (selfie) e pressionar seu dedo no seu rosto por alguns segundos.

Os efeitos serão ativados. Rolando as opções para a direita ou esquerda é possível ver todas as Lentes do Snapchat.

Depois de escolher um efeito, o usuário registra a imagem tocando no botão circular central maior e para gravar vídeos mantenha o mesmo botão pressionado por alguns segundos.

Para fechar o recurso e voltar para a câmera tradicional pressione o item de “X” na parte inferior do aplicativo.

Editar o Snap

Depois de registrar a foto, o usuário vai para a tela de edição.

No lado superior esquerdo é possível descartar o Snap (ícone de “X”) e fazer outro, caso o resultado não tenha agradado.

Na direita estão os botões para adicionar adesivos, texto ou um desenho à mão.

Os filtros são acessados arrastando a tela para a direita e esquerda.

Na parte inferior estão opções para mudar a duração do Snap, fazer download, adicionar à sua história ou enviar (botão em azul).

Usar dois filtros ao mesmo tempo

É possível aplicar dois filtros diferentes em um snap. Para isso selecione um deles, segure a tela e, com a outra mão, puxe o filtro para a lateral.

Isso garante que o primeiro fique fixo na sua foto enquanto escolhe o segundo para ser aplicado.

Se não gostar do resultado, solte a tela e retorne para a escolha de filtros.

Economizar o consumo de dados

Por causa da quantidade de recursos que o aplicativo tem ele pode trazer alto consumo de dados e bateria do seu celular.

Isso pode ser minimizado ativando a opção Modo Viagem no aplicativo.

Para isso, acesse as configurações do seu app (escolha o fantasma na área superior da tela e em seguida selecione a engrenagem na direita), desça um pouco a tela e escolha “gerenciar” em “serviços adicionais”.

Pronto! É só ativar o Modo Viagem que o Snapchat vai reduzir automaticamente o consumo de dados móveis do seu celular, permitindo que as informações só sejam carregadas quando você as selecionar no aplicativo.

Realizar chamadas com vídeo e voz

A opção de chamadas com vídeo e voz foi adicionada ao Snapchat recentemente.

Para usar essa opção há duas alternativas: enviar snaps privados de 10 segundos (tanto de voz quanto de vídeo), ou realizar uma chamada de voz com o seu contato, como é feito no Skype, por exemplo.

O ícone de telefone é para voz e o ícone da câmera serve para as chamadas em vídeo ou gravação de pequenas mensagens.

Para enviar uma mensagem de até 10 segundos, de voz ou de vídeo, segure o ícone desejado por alguns segundos até a gravação se iniciar.

Quando soltar o botão, o áudio ou vídeo será imediatamente enviado para o seu contato, sem possibilidade de revisão.

Para iniciar uma videoconferência ou chamada por voz dê um toque leve no ícone desejado e confirme. Mas atenção, essa opção consome dados do celular.

Se confirmar, a chamada será iniciada esperando a resposta do contato.

Se ele não responder em tempo hábil, há a opção de enviar uma chamada de 10 segundos e deixar para que o contato veja mais tarde.

Por que o Snapchat é importante para os negócios

Mesmo não sendo adotado como um canal para promover campanhas de marketing, o snapchat tem boa reputação e é inovador.

Além disso, o snapchat vem sendo visto pelas empresas como uma forma de deixar a imagem de suas marcas mais humanizadas.

Essa estratégia, se usada de forma eficiente, pode atrair diversos seguidores e, consequentemente, clientes.

Esse aplicativo possibilita aos usuários criar conteúdo de vídeo rápido sem o uso de grandes recursos de produção.

Para as marcas, isso é uma nova oportunidade de mostrar a sua cultura, compartilhar conteúdos e se conectar com seu público de forma mais estimulante.

Além de poder utilizar para comercializar produtos ou serviços, o snapchat também pode ser uma ferramenta útil para mostrar os eventos em que a empresa participará, a equipe de colaboradores, e outras formas de fazer as pessoas se sentirem participantes da rotina da marca.

Com tantas empresas competindo por vendas, é importante encontrar novas formas de se destacar e aproximar as pessoas da marca, isso é algo inovador e fundamental para enfrentar a forte concorrência.

As pessoas gostam de ver os “bastidores” das suas empresas favoritas, por isso mostrar o que está por trás dos produtos ou dos serviços oferecidos torna a relação entre cliente e empresa mais próxima, o que reflete na preferência de marca e decisão de compra.

Veja algumas vantagens de investir nesse canal:

  • O snapchat tem mais de 100 milhões de usuários ativos por dia.
  • 796 fotos são compartilhadas a cada segundo.
  • Os usuários do snapchat assistem em média 8 bilhões de vídeos por dia.

Esse app não é só um canal apenas de selfies, mas também uma poderosa ferramenta de marketing de conteúdo, na qual pode-se informar de novos produtos, serviços, mostrar processo de criação e muito mais.

Como usar o Snapchat para divulgar um negócio

como usar o snapchatAgora que já entendeu como funciona o snapchat veja abaixo as principais formas de usá-lo para divulgar um negócio ou serviço:

1. Ações de venda

Não importa o tamanho do negócio ou o ramo de atuação: se há consumidores finais, quanto mais canais de comunicação houver entre loja e cliente, melhor para as vendas.

Mas cuidado para não exagerar e “encher” as pessoas com conteúdos desnecessários.

O snapchat pode auxiliar nas vendas por ser uma forma rápida, personalizada e não definitiva de lembrar aos fãs de uma marca ou empresa de que algo está acontecendo.

Queimas de estoque ou grandes promoções, como as Black Fridays, podem ser sugeridas por meio do Snapchat.

Contudo, use o bom senso na hora de enviar snaps. Inicie essas ações apenas alguns dias antes de começar as promoções, assim, de forma gradativa, o cliente vai sendo lembrado do evento que vai acontecer.

2. Lançamento de novos produtos

Se a empresa tem produtos próprios é comum que ela lance novas coleções e modelos em determinados períodos.

O Snapchat pode auxiliar na divulgação do lançamento das novas coleções ou modelos, despertando a curiosidade através de vídeos e fotos.

Por isso, fotografar partes do produto ou filmar algumas reações de pessoas que estão vendo o item pela primeira vez é uma ótima ação de vendas.

Lembre-se das ferramentas extras do Snapchat que permitem incrementar ainda mais na apresentação.

É importante Usar o snapchat em conjunto com as demais redes sociais para promover o produto novo.

3. Concursos e promoções

Outro uso para o Snapchat no mundo dos negócios é na promoção de concursos e outros eventos que vão dar prêmios aos usuários.

Dessa forma, a ferramenta pode ser usada para interagir de verdade com os clientes, criando desafios para serem superados diretamente no aplicativo.

Com isso, pode-se solicitar desenhos mais criativos, combinações entre fotos e emojis e muito mais.

Para chegar à definição de qual é a melhor proposta é fundamental analisar a marca ou produto, qual é o público-alvo e também ter os objetivos de forma bem clara para não tornar a promoção um fracasso.

Com tudo planejado é só encaixar a sua campanha nas possibilidades do Snapchat e esperar os resultados.

Depois basta tirar um print da tela dos vencedores e entrar em contato com seus clientes — como o serviço conta com um sistema de bate-papo, isso não será difícil.

4. Conteúdos exclusivos de eventos ao vivo e bastidores

Se a empresa está promovendo um evento para lançar um novo produto ou inaugurar uma nova loja, o Snapchat pode ajudar na promoção de tudo que está sendo feito.

Como o aplicativo faz registros que se apagam automaticamente depois de algum tempo ele pode registrar momentos que não devem ser eternizados.

Então, fazer capturas de bastidores e vídeos breves com pessoas dando depoimentos, ou registros de tudo aquilo que está acontecendo, pode ser uma boa forma de trazer os clientes para dentro do evento.

A criatividade aqui é alma do negócio. Ela vai fazer toda a diferença na hora de usufruir dos recursos do Snapchat.

Lembre-se da opção de adicionar fotos e vídeos a sua história o que os torna disponíveis para todos os seguidores durante 24 horas.

Explorar a exclusividade das divulgações via Snapchat tem também um grande potencial neste quesito.

5. Interação com fãs e fortalecimento da marca

Para manter uma marca viva na cabeça dos clientes é preciso cultivá-la. Dessa maneira, mais uma vez, o Snapchat pode ter papel importante nisso, afinal, permite um contato rápido, direto e bem pessoal com o consumidor.

Envios despretensiosos, que não têm o objetivo de promover eventos, de fazer propaganda, são muito bem-vindos.

Com esses envios é possível trazer o cliente para perto da empresa, criando uma interação diferente daquela vista nas demais redes sociais e assim fixar a marca.

Mais uma vez, é importante ter bom senso ao usar o Snapchat. Encher o aparelho dos clientes com vários snaps não é o ideal, por isso, adicione muito conteúdo ao seu histórico, isso não gera notificações e só é visto por quem clica.

Conhecer o Snapchat nos seus mínimos detalhes pode fazer a diferença entre uma atuação que atrai o cliente e uma que o irrita, o que pode prejudicar muito a empresa e a marca.

Veja como ter um bom relacionamento com o cliente.

Como criar uma conta no Snapchat

Para criar uma conta no snapchat é preciso seguir alguns passos. Veja quais são:

  1. Faça o download do aplicativo

  • iPhone ou iPad: abra o Snapchat na App Store, toque em “Obter” e depois em “Instalar”.
  • Android: acesse o Snapchat na Loja Play Store e toque em “Instalar”.
  • O Snapchat é feito para smartphones. Alguns problemas podem aparecer ao tentar usar um tablet.
  1. Abra o aplicativo

O ícone é amarelo com uma silhueta de um fantasma branco.

  1. Escolha a opção Registrar

Uma tela de criação de conta do Snapchat aparecerá.

  1. Insira seu nome

Digite nome e sobrenome nos espaços correspondentes.

  1. Toque em Registrar & Aceitar

  2. Coloque sua data de aniversário e toque em Continuar

É necessário ter 13 anos ou mais para criar uma conta no Snapchat; caso o usuário possua menos de 13 anos, ele será redirecionado ao Snapkidz.

  1. Digite um nome de usuário e toque em Continuar

O nome de usuário é a identificação do Snapchat, que outras pessoas devem encontrar para adicionar o contato.

Não há como modificá-lo após a criação, por isso, deve-se escolher bem o nome de usuário que será associado à conta.

Depois, escolha um nome de exibição que os amigos verão. Nessa etapa há liberdade para criar e mudar quando quiser.

  1. Insira um endereço de e-mail e toque em Continuar

O endereço de e-mail será utilizado para verificar as mudanças realizadas na conta do Snapchat.

O Snapchat enviará um e-mail de verificação. Sigas as instruções fornecidas para confirmar o e-mail.

  1. Digite uma senha e toque em Continuar

Utilize uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos para criar uma senha segura.

  1. Insira o número do celular onde o Snapchat está instalado e escolha Continuar

  2. Comprove ser uma pessoa escolhendo as imagens corretas e toque em Continuar

O Snapchat possui um método de verificação que evita que contas automatizadas sejam feitas; para isso, toque nas imagens com um fantasma.

  1. Adicione os amigos

O Snapchat escaneará a lista de contatos do aparelho para encontrar outros usuários da rede social; para adicioná-los como amigos, basta tocar na pessoa com um ícone de adição (“+”) à direita da tela.

Quando os seus amigos aceitarem o pedido de amizade será possível trocar fotos e vídeos com ele.

Esse passo pode ser pulado selecionando a opção “Não Permitir” depois de escolher “Continuar”.

Para adicionar um amigo que não está nos contatos será preciso buscá-lo manualmente.

Toque no ícone de pesquisa no canto direito superior da tela “Adicionar Amigos” e procure pelo nome de usuário da pessoa no Snapchat. Pronto! A conta está criada, é só usar.

Aprender como funciona o snapchat é o primeiro passo para utilizá-lo na divulgação dos seus serviços e negócios. Lembre-se de administrá-lo corretamente e cadastre seu e-mail para receber novidades aqui do blog.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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